Tipos e variedades de espinheiro
Os jardineiros podem usar uma grande variedade de tipos e variedades de espinheiro. Tipos como pinnate e Arnold estão em alta demanda. Mas também é preciso prestar atenção à Mordena Toba e macia, ao esporão de Galo e outras variantes desta planta.
Espinheiro-alvar e suas variedades
Esta espécie é uma árvore alta com espinhos. Mas às vezes também é representado por uma forma de arbusto. Uma característica desse espinheiro é uma coroa arredondada e compactada. As qualidades decorativas são preservadas até o final da estação de cultivo. O espinheiro-alvar comum no hemisfério norte pode viver até 250-300 anos. Típicas para ele são a folhagem verde-escura ou verde-amarelada, que no outono adquire tonalidades vermelhas expressivas.
Espinhos raros se desenvolvem nos ramos desta planta. Estes são os brotos modificados. Eles são macios no início, mas em plantas maduras são quase tão duros quanto boas unhas. O espinheiro-alvar comum tornou-se a fonte de muitas variedades de jardins ornamentais.
A variedade Lyudmila dá frutos grandes e é desprovida de espinhos. É caracterizada por maior resistência a microorganismos prejudiciais. Espécimes de grande porte de Lyudmila criam raízes bem em novos lugares. A planta dá frutos pesados. Ela florescerá em maio e junho. Observa-se excelente desenvolvimento da raiz e capacidade de resistir ao frio extremo.
Zlat e Shamil - estas são duas variedades mais populares de espinheiro-alvar. Shamil é diferente:
-
resistência ao frio e à seca;
-
poucos espinhos curtos (30-40 mm);
-
folhagem larga;
-
frutos esféricos de 20 mm;
-
polpa doce e ácida suculenta;
-
brotos castanhos, gradualmente cinzentos.
O espinheiro-alvar Zlat desenvolve inicialmente rebentos castanho-escuros. É uma casta tardia com frutos grandes e de sabor decente. Bagas agridoces amadurecem no final de setembro.
Esta planta não tem espinhos. No entanto, pode congelar em condições severas de inverno.
Características do espinheiro Arnold
Este é o nome de uma árvore com uma altura de 6 a 8 m, que é coroada por uma densa copa assimétrica em forma de um largo círculo. A seção desta coroa atinge 6 m. Os brotos marrons relativamente finos do espinheiro-alvar são cobertos por grandes espinhos. A folhagem tem a forma de um ovo largo ou oval; as árvores darão frutos a partir dos 6 anos.
O espinheiro-alvar de Arnold floresce para formar flores relativamente grandes. Seu cheiro é difícil de confundir com qualquer outra coisa. Os escudos planos de uma estrutura complexa estão soltos. A floração ocorre geralmente no final de maio e na primeira quinzena de junho. Caracteriza-se pelo aparecimento de grandes bagas vermelhas brilhantes, que tendem a cair repentinamente.
Outras variedades populares
Douglas
Na natureza, esta espécie se desenvolve nas margens de rios e riachos de montanha. Também é encontrado em bosques, chegando a uma altitude de 1600 m acima do nível do mar. É uma árvore monóica caducifólia, crescendo até 9-12 m, mas às vezes observa-se um desenvolvimento espesso (na forma de touceiras).
Solo neutro, ligeiramente ácido e ligeiramente alcalino é adequado para o seu crescimento. O principal é que seja argiloso.
Holmes
Até agora, não houve nenhuma descrição hortícola dessa cultura em russo. Foi estabelecido que tal planta pode sobreviver resfriando até –25 graus. Ele prospera em solo de giz e argila densa e pesada. Os ramos crescem para cima, a altura total do espinheiro holmes pode chegar a 4-9 m, em alguns casos até 10 m. A comestibilidade da fruta é notada.
Elvanger
Este espinheiro é uma árvore típica com até 6 m de altura, em condições naturais, é encontrado principalmente na região dos Grandes Lagos. A seção do tronco pode atingir 0,3 m, e as folhas ovais têm 60-90 mm de comprimento e 50-75 mm de largura. Eles também observam:
-
inflorescências peludas densas;
-
Pode florescer;
-
Frutificação em setembro;
-
frutos vermelhos brilhantes elipsoidais.
Softish
Este é um representante típico da flora norte-americana. É estético e despretensioso. Na cultura, o espinheiro-alvar é cultivado desde 1830. Em nosso país, essa planta é ativamente utilizada em toda a parte europeia. Sua densa coroa é predominantemente em forma de bola.
A folhagem tem a forma de ovo ou oval. Todas as folhas têm uma ponta pontiaguda. A queda das folhas ocorre relativamente tarde. As inflorescências incluem 12 a 15 flores. A abundância de óleo essencial nas flores contribui para a difusão de um perfume expressivo a longa distância.
Outras características:
-
o comprimento dos frutos em forma de pêra é de até 20 mm;
-
pubescência perceptível de bagas;
-
polpa um tanto seca;
-
teor de açúcar - até 15%.
Espora de galo
É também uma árvore e um dos melhores tipos de espinheiro. A forma original é encontrada no leste da América do Norte. O esporão de galo é principalmente de folha caduca, ocasionalmente cultura semi-perene. Sua altura geralmente chega a 6 a 8 m. Às vezes, pode chegar a 12 m, mas também são possíveis espécimes com arbustos.
Uma característica da planta é uma cor marrom acinzentada. Brilho dos rebentos castanho-avermelhados. Existem muitos espinhos e eles estão espaçados perpendicularmente; suas extremidades são dobradas para baixo. O comprimento dos pecíolos atinge 5-20 mm. As inflorescências nuas consistem em 15-20 flores, cuja seção é de 15-20 mm; as pétalas são brancas.
A espora do galo floresce no início de abril. As frutas estão prontas para a colheita no final de outubro. A colheita pode hibernar nos ramos. Essa planta se desenvolve bem em toda a Rússia, o que é apreciado por muitos paisagistas.
Em condições climáticas difíceis (São Petersburgo, Extremo Oriente), o congelamento é provável.
Sangue vermelho
É uma planta bastante resistente ao inverno, cuja altura chega a 5 m, destacando-se a resistência à seca e ao sombreamento. Preste atenção ao fato de que este tipo de espinheiro pode se desenvolver em todos os tipos de solo. A hidratação excessiva é contra-indicada. Tanto na primavera quanto no outono, esta árvore parece muito bonita.
Às vezes, o espinheiro vermelho-sangue é um arbusto alto. Ele decidiu:
-
toda a Sibéria (incluindo o Território Trans-Baikal);
-
Cazaquistão;
-
parte da RPC;
-
Mongólia.
O sistema radicular é bastante poderoso, podendo atingir a profundidade de 1 m. O período de floração dura aproximadamente 3 semanas. Os rebentos das raízes não se desenvolvem. Você pode contar com o desenvolvimento de frutos de 2 centímetros em setembro; eles têm um sabor agradável agridoce típico. Sementes estratificadas são usadas para propagação, mas você também pode enxertar ou cortar a planta.
Este tipo de espinheiro é ótimo para sebes. Seus espinhos se tornarão uma barreira impenetrável. Você pode cortar a cultura completamente com calma. Barberry será um bom companheiro para ele. Vale a pena considerar combinações com outras culturas decorativas e de flores.
Champlain
Informações sobre esse tipo são extremamente escassas. Este espinheiro produz grandes frutos. Eles contêm uma quantidade notável de ácido ascórbico. A concentração de caroteno também é bastante alta. Os frutos silvestres têm um sabor agradável.
Fixado
Este, como muitos outros espinheiros, também é uma árvore. Em alguns casos, é observado um crescimento espesso. A altura da planta pode chegar a 2 a 6 m. A seção da copa é de 2 a 4 m. A copa tem a forma próxima a uma ampla pirâmide e é praticamente simétrica.
Outras características:
-
casca marrom-acinzentada;
-
espinhos de 10-20 mm de comprimento;
-
crescimento moderadamente ativo;
-
crescimento de até 30 cm por ano de altura e até 20 cm de largura;
-
vida útil de mais de 50 anos;
-
a floração ocorre em maio e junho;
-
cor amarela do outono;
-
flores brancas de um centímetro e meio, agrupadas em inflorescências de 5 centímetros;
-
o comprimento dos frutos comestíveis é de até 1 cm.
O espinheiro pináculo é usado em um pouso solo. Também é plantada em encostas e becos. Embora a planta exija luz, também pode se desenvolver em sombra parcial. É conhecido por sua alta resistência ao gelo e boa resistência a cortes de cabelo; replantar uma cultura não é difícil. A planta é encontrada nas margens de rios, em encostas pedregosas de vales; ele tem sido usado em uma ampla variedade de plantações desde 1860.
Mordensky
Esse espinheiro também é chamado de Toba. A sua altura varia de 3 a 5 m, notando-se uma densidade de copa significativa, que se distingue por uma estrutura de distribuição arredondada. Com a idade, torna-se cada vez mais achatado. Toba tem uma casca cinza escura e é quase desprovida de espinhos. É caracterizada por folhas com lóbulos largos, lembrando visualmente um ovo.
Essas folhas atingem 40-50 mm de comprimento. Têm um brilho característico e são mais escuros na parte superior do que na parte inferior. Nos meses de outono, a folhagem do espinheiro Morden adquire uma cor amarelo-vermelho ou vermelho-laranja. As flores de Terry são características, que no início são brancas, mas gradualmente ganham um rico tom rosado. Você pode esperar a floração no final de maio ou início de junho.
Os frutos vermelhos desse espinheiro serão escassos mesmo na latitude de Moscou. Eles não são formados todos os anos. A maturação da safra é atingida no final de setembro. Esta espécie é boa tanto em plantio individual quanto em grupo. Ele pode se tornar uma tênia em um jardim raso, acentuar a entrada de um jardim ou ser usado para paisagismo de pátios em cidades.
Solo exigente não é bom. É melhor usar solo solto e completamente umedecido com uma reação alcalina fraca. Sua compactação excessiva é contra-indicada. A resistência à salinidade do solo é baixa. A resistência às condições urbanas, incluindo a poluição por gás, é muito alta.
Altaico
É tão bom para sebes como para variedades varietais. Para este espinheiro, um grupo ou crescimento único em superfícies rochosas é típico. Ele povoa a Ásia Central e Central. Basicamente, a altura não ultrapassa 6 m, podendo chegar ocasionalmente a 8 m.
O espinheiro-alvar de Altai tem brotos castanho-avermelhados. Neles se desenvolvem lentilhas esbranquiçadas. Às vezes, há espinhos curtos (de até 20 mm). As flores brancas são agrupadas em inflorescências corimbose ou umbellate complexas. A folhagem tem uma estrutura pecíolo e distingue-se pela cor verde, que se dilui ligeiramente com uma flor azulada.
Os frutos são castanho-alaranjados ou de cor amarela pura, com formato semelhante a uma bola. O diâmetro da baga é de até 1 cm, cada uma com 5 sementes. O método de reprodução por sementes é o principal, apesar do laborioso. Temos que levar em consideração a irregularidade das mudas ao longo do tempo.
As sementes não estratificadas do espinheiro Altai brotarão apenas muito tempo após a semeadura. Às vezes, você tem que esperar até 3 anos.
Recomenda-se a escolha de cristas úmidas e soltas, cuja estrutura é aprimorada com giz. Das medidas de manutenção, a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento são as mais significativas. Esta espécie é apreciada não só como cultura ornamental, mas também como matéria-prima medicinal.
Em forma de leque
Um espinheiro semelhante na natureza gravita em direção aos vales dos rios. Possui média tolerância à seca. É ideal cultivar ao sol ou à sombra parcial. A forma de vida é uma árvore de 6 metros.
O espinheiro em forma de leque geralmente tem muitos troncos e galhos ascendentes. Ele precisa de um neutro, ligeiramente ácido ou ligeiramente alcalino-terroso. Você pode plantar tal safra na primavera e no outono. As sementes germinam em 1-2 anos, mas a taxa de germinação é de apenas 11%. Estacas enraizadas fracamente durante a propagação vegetativa.
Regar o espinheiro em forma de leque é necessário apenas no contexto de uma seca prolongada. Ele mantém suas propriedades decorativas durante todo o período de cultivo. Os rebentos nus são cinzentos claros. A folhagem é arranjada em espiral, as folhas visualmente se assemelham a losangos ou ovos expandidos. Possuem topo pontiagudo e os pecíolos atingem 1-4 cm de comprimento.
Para a região de Moscou, o já mencionado espinheiro comum é bem adequado. Uma alternativa a ele é o tipo de carne verde (também conhecida como fruta preta). Esta planta é caracterizada pela presença de espinhos. Na natureza, é encontrado em Kamchatka e Sakhalin. Os conhecedores notam sensações de sabor agradáveis. Perto de Moscou, você também pode cultivar espinheiro-alvar.
É capaz de se desenvolver em uma ampla variedade de substratos. Esta é uma ótima planta de mel. Esta espécie pode crescer até 12 m. Tem poucos espinhos, não mais que 1 cm de comprimento. Alguns exemplares vivem 200 e até 300 anos. As inflorescências eretas têm uma seção transversal de até 5 cm.
Entre as melhores variedades está o espinheiro de frutos grandes. O tamanho de seus espinhos é de 4 a 12 cm. As flores são pintadas de branco, rosa ou vermelho. Eles são agrupados em inflorescências da tireoide. Existem frutos ovais, esféricos ou oblongos.
O comentário foi enviado com sucesso.