Métodos de criação de Hawthorn

Contente
  1. Como propagar por estacas?
  2. Reprodução por camadas
  3. Usando descendência basal
  4. Propagação de sementes
  5. Enxerto

Todos os métodos de propagação do espinheiro são reduzidos a dois: semente e vegetativo. No caso do espinheiro-alvar, a melhor forma é a enxertia.

Como propagar por estacas?

A escolha do método de criação de espinheiros depende principalmente da espécie.

O espinheiro de jardim varietal de frutos grandes é mais frequentemente propagado por enxertos e estacas, só na hora de pegar é preciso selecionar com cuidado o material para não cortar os galhos do estoque. O método de semente, neste caso, pode dar resultados imprevisíveis.

O espinheiro-alvar se reproduz bem por meio de brotos ou cortes de raízes. A propagação de sementes tem suas vantagens - você pode obter um material muito resistente. Mas isso exigirá tempo e paciência do jardineiro. As espécies de espinheiro-alvar comum e monopédico atuam como porta-enxerto para formas cultivadas. As estacas de espinheiro podem criar raízes, mas o fazem com firmeza e relutância.

É melhor levar mudas para armazenamento de longo prazo na primavera., antes do início do fluxo de seiva, ou na queda, após a queda das folhas. O verão é o pior período. No entanto, as estacas verdes são colhidas melhor no final de junho ou início de julho. Durante esse período, os brotos estão apenas começando a lignificar, mas ainda são plásticos e crescem ativamente.

A propagação ideal por estacas ocorrerá mais cedo se o tempo estiver quente e seco.

Seleção e corte de material

Os brotos devem ser tirados apenas de ramos laterais, não muito ativos. Ao cortar o material, você deve selecionar as partes intermediárias e inferiores dos brotos mais próximas das raízes. Os superiores criam raízes piores. E também não tome os brotos gordurosos centrais verticais - eles formam raízes muito fracamente.

É assim que os tiros devem ser.

  1. Limpar, sem danos e manchas (doenças, queimaduras, vestígios de ulcerações) na casca.

  2. Melhor idade - anual fotos. Um pouco pior - bienal.

  3. Comprimento cada corte deve eventualmente ser 10-15 cm, espessura de 7-8 mm.

É melhor colher os galhos para cortar as estacas do nível médio dos galhos, no lado sul da copa.

Por baixo, cortes esverdeados são cortados sob o rim - aqui os cortes imaturos são os menos vulneráveis ​​a infecções. Lignificado - corte estritamente no centro entre dois nós.

O corte superior de qualquer estaca é feito o mais próximo possível do botão, em um ângulo de 45 graus.

Variantes

Não importa se as mudas são colhidas verdes ou lignificadas, é aconselhável processá-las em um estimulante. Pode ser "Kornevin", "Zircon", "Epin". As mudas são mantidas em solução estimulante por 1 hora, depois plantadas em areia misturada ao meio com turfa. Uma solução estimulante é derramada nas plantações, as mudas são cobertas com um frasco de vidro.

Outra variante da mistura é 1 parte de areia para 1 parte de perlita.

As estacas precisarão de cuidados cuidadosos: arejamento constante, rega cuidadosa.

As raízes não darão os cortes em si, mas as plantas filhas jovens sob o botão inferior. Assim que aparecem, começam a retirar a jarra de vidro - primeiro por 20 minutos, depois o tempo é aumentado.

Rega abundantemente, conseguindo umectação completa do solo, mas apenas quando a camada superior seca. No ano seguinte, os arbustos jovens podem ser plantados em terreno aberto. A distância entre os patamares é de 2 m.

O enraizamento de estacas de espinheiro pode ser realizado em batatas, semelhante às rosas. As estacas são tratadas com permanganato de potássio fraco, mantido em solução de "Heteroauxina" ou outro estimulante por 24 horas.Você pode tomar suco de babosa. Pegue uma batata grande e saudável, retire os olhos, deixe secar. Use uma chave de fenda ou uma faca para fazer um "buraco" na batata.

O talo é inserido na cova, a batata é imediatamente plantada no solo. O local é escolhido aquecido, protegido dos ventos. Em uma batata, o pedúnculo recebe os nutrientes necessários. O tubérculo retém bem a umidade, é criado pela natureza para não se deteriorar no solo por muito tempo, protege as estacas de espinheiro da infecção por bactérias e a ponta das estacas de temperaturas extremas.

Reprodução por camadas

O método não é adequado para plantas padrão, apenas para espinheiros-bravos. Instrução.

  1. Na primavera ou no início do verão, pequenos sulcos são cavados ao lado dos arbustos.

  2. Você precisa preparar grampos de metal.

  3. Os brotos jovens de 1 a 2 anos são colocados de forma que o local sob o botão inferior seja no solo.

  4. Pin o broto com um grampo e polvilhe com terra (de preferência turfa, húmus seco, feno).

  5. No futuro, as camadas serão tratadas como plantas maduras. Fertilize uma vez por mês.

  6. No outono, as camadas são separadas da planta-mãe e plantadas em local permanente.

Se as raízes das novas mudas forem pequenas, o transplante das mudas pode ser adiado até a primavera.

Usando descendência basal

Hawthorn dá ativamente brotos de raiz. Normalmente, principalmente em plantas enxertadas, é cortado para não esgotar a planta principal. Várias das plantas filhas mais fortes são deixadas para reprodução. Eles são separados do arbusto principal com uma pá de baioneta comum ou tesouras de podar, cortando a raiz que conecta a prole e o arbusto-mãe. Ao mesmo tempo, atuam com cuidado para não danificar as duas plantas.

Os brotos que atingiram 10 cm são separados na primavera e no início do verão, até o início de julho.

Também existe um método de propagação por estacas de raiz. Na primavera ou no outono, cave as raízes com 2 cm de espessura, corte em segmentos de 10 cm de comprimento. Mergulhe as estacas em local aquecido, obliquamente, com pontas grossas para cima, de forma que fiquem 2 cm acima do solo.

Propagação de sementes

A complexidade da reprodução de sementes de espinheiro - na necessidade de estratificação de longo prazo... Como qualquer planta de latitude média, o espinheiro vive em ciclos. Suas sementes também são adaptadas para longos invernos e despertam devido aos complexos efeitos do tempo e da temperatura.

As sementes de Hawthorn são estratificadas em 7-8 meses. a uma temperatura de + 4 ... 7 ° С.

Opção de estratificação: as sementes são envoltas em gaze, mantidas em local aquecido (+ 20 ... 25 ° C) por 4 meses, depois o mesmo período é conservado no refrigerador ou no porão a uma temperatura de + 4 ... 7 ° С.

Quando semeadas antes do inverno, na primeira primavera, apenas 20-30% das sementes germinam.

Colhem-se sementes pouco maduras, porque a casca madura é muito dura, lembra uma pedra.

A escarificação ajudará a acelerar a germinação - este é um tratamento que permite que você se livre da casca externa dura das sementes, e a semente será capaz de germinar mais rápido.

Métodos de escarificação de sementes de espinheiro.

  1. Mergulhe as sementes em água morna por 3 dias. Limpe-os com areia e enxágue. Mergulhe em uma solução de nitrato de potássio 1% por 2 dias.

  2. Enxágüe as sementes com água, deixe de molho em uma solução de ácido sulfúrico ou clorídrico a 3% por 20 minutos, enxágue e esfregue com areia em uma peneira. Outra opção: molhe as sementes em água, acrescente os ácidos por cima e deixe repousar por 12 horas. Em condições naturais, as sementes de espinheiro freqüentemente sofrem escarificação natural no trato gastrointestinal das aves, portanto, esse tratamento com uma cultura é percebido de forma positiva.

  3. Processamento com lixa de unha, lima, faca afiada. Os cortes ou cortes são feitos na crosta dura das sementes. Do jeito mais difícil, as sementes do espinheiro são bem pequenas.

  4. Lixar. As sementes são presas entre duas folhas de lixa fina e esfregadas com as palmas das mãos, rolando para a frente e para trás.

  5. Escalde as sementes com água fervente e coloque-as imediatamente em água fria. Aguente por um dia. Repita o procedimento.Para maior comodidade, as sementes são embrulhadas em um pano fino de algodão e mergulhadas alternadamente em copos de água fervente e água fria.

Após a escarificação, as sementes são semeadas em terreno aberto. As mudas aparecerão na primavera, no segundo ano as mudas chegarão a 1,5 metros.

Enxerto

A vacinação é realizada no início de agosto. Requer habilidade e uma ferramenta afiada - o espinheiro tem casca dura e madeira.

O estoque é um espinheiro comum ou um pistilo, sorveira vermelha, pêra, chokeberry, irga. Hawthorn é uma cultura tolerante que se dá bem com todas as árvores listadas.

A inoculação é realizada nas cinzas da montanha pelo método da cópula melhorada. As hastes de igual diâmetro são alinhadas ao longo de cortes oblíquos de modo que os tecidos dos cortes coincidam. O local do enxerto é de 80-100 cm. O estoque é uma muda de espinheiro com 2 anos de idade, com diâmetro de colo de raiz de 1 cm.

A melhor época para a cópula é o final de março, início de abril, até meados de junho. É importante capturar o momento em que o rebento (espinheiro varietal) ainda está dormindo e o estoque (freixo da montanha) já começou a despertar.

A tubulação é usada com menos frequência. Nos espinheiros (assim como nas cerejas e cerejas), os botões são difíceis de preservar até a primavera. Para fazer isso, você precisa cortar as mudas para conduzi-las e armazená-las em local fresco. Portanto, o método de "enxerto com um botão brotando" no início da primavera não é muito eficaz. É mais seguro vacinar com um rim de inverno. Esses botões se formam no ano em curso, depois que as plantas deixam o período de crescimento da primavera.

Esses rins podem ser colhidos em qualquer época do ano antes da vacinação, de manhã cedo ou à noite. Eles são cortados do meio de brotos adequados. A lâmina foliar é removida, o pecíolo é deixado por conveniência. Os brotos são embrulhados em um pano úmido e mantidos em local fresco.

Em seguida, execute a brotação no bumbum. Esse método é bom porque pode ser realizado em qualquer época do ano, independente da movimentação dos sucos. A uma distância de 1 a 1,5 cm do botão, é feito um corte, cortando um escudo, que é um botão com um pedaço de casca e uma fina camada de madeira. É desejável que a camada de madeira não seja grossa, caso contrário o escudo criará raízes ainda piores. No porta-enxerto, a gema é retirada, tentando repetir a forma do escudo. A parte inferior do córtex não é removida. Acontece uma espécie de "língua". O escudo é aplicado no local do corte, coberto com uma língua. O escutelo junto com a língua são cuidadosa e firmemente amarrados ao tronco, de modo que o botão fique voltado para fora.

A tubulação também pode ser realizada em uma incisão em forma de T.

E também existem formas inovadoras de criação de espinheiro. A clonagem permite que você obtenha milhares de plantas em seis meses. O botão da planta é colocado em um meio nutriente especial. O método requer equipamento especial.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário