Tudo sobre o espinheiro

Contente
  1. Descrição
  2. Plantar e sair
  3. Reprodução
  4. Doenças e pragas

Para tornar a área local mais florida e atraente, muitos residentes de verão usam arbustos ornamentais. Um dos mais famosos e belos é o espinheiro-alvar, que ao mesmo tempo dá uma excelente colheita de frutos silvestres com propriedades úteis. Características distintivas da planta em sua despretensão e resistência ao frio, o que é especialmente importante para latitudes domésticas.

Descrição

O espinheiro é um híbrido que pode parecer uma árvore ou um arbusto. Com os devidos cuidados, a planta pode atingir 7 m de altura, a árvore tem copa assimétrica, cujo diâmetro costuma ser de cerca de 5 m. Com bastante luz natural do sol e umidade, o crescimento anual pode ser de cerca de 25 cm.O espinheiro se distingue por numerosos brotos e um tronco no qual existem pequenos espinhos.

As principais características da planta.

  • Hawthorn se distingue pela folhagem vermelha ou laranja, que se manifesta bem no outono.

  • As flores do espinheiro são lindas e brancas como a neve, desabrocham no início de maio e duram até o final do verão.

  • No início do outono, você pode ver as bagas esféricas na árvore, que são bastante grandes.

  • As frutas podem ser comidas e possuem muitas propriedades úteis.

As características únicas do espinheiro permitem que seja cultivado não apenas como árvore ornamental, mas também como arbusto. No entanto, antes de comprar uma muda, você deve estudar as características da variedade para ter certeza de que ela é adequada para o cultivo em uma determinada casa de verão.

O híbrido é popular devido ao fato de ser famoso por sua resistência à seca e mudanças bruscas de temperatura. Além disso, ele lida bem com muitas doenças e pragas. Uma das características é o sistema radicular profundo, graças ao qual a planta pode se abastecer de água de forma independente.

Entre as vantagens da cultura estão a atraente folhagem ornamental, as características benéficas dos bagos, a facilidade de manutenção e a capacidade de enfrentar o frio, graças ao qual a planta pode ser plantada mesmo em latitudes domésticas. O único inconveniente que os jardineiros chamam é um grande número de espinhos, que dificultam a coleta de frutas.

Plantar e sair

Plantar um espinheiro é bastante simples e não causa nenhuma dificuldade, mesmo para os jardineiros novatos. As atividades são quase as mesmas do trabalho com outros arbustos ou árvores.

Os arbustos jovens devem ser plantados no início da primavera, até que as folhas desabrochem. Durante a temporada, a planta poderá criar raízes, além de dar o primeiro crescimento. Além disso, esses arbustos fazem um excelente trabalho no inverno, pois conseguem ficar mais fortes com o primeiro frio. Apesar disso, o plantio de espinheiros no outono não é proibido, e o arbusto costuma ser plantado mesmo depois que as folhas caem.

Deve-se prestar muita atenção à seleção do local ideal. É melhor escolher áreas que recebam luz solar suficiente. Não é recomendado plantar espinheiros perto de uma casa ou área de recreação, pois os arbustos floridos têm um cheiro desagradável.

É melhor usar solo fértil e antes de plantar deve ser desenterrado para se livrar das ervas daninhas. A composição do solo ideal para esta planta é a presença de solo gramado, húmus, turfa e areia. As proporções devem ser selecionadas dependendo da variedade da planta.

A principal vantagem do espinheiro é que ele é amigável, por isso pode ser plantado próximo a quase todas as culturas. O principal é que o arbusto tem uma boa área para alimentação.

A escolha do material de plantio ideal também é importante. É melhor comprar mudas que não tenham mais de 4 anos e que a altura não ultrapasse 1,5 m. Essas mudas podem apresentar um bom sistema radicular, o que tem um efeito positivo no crescimento da árvore. É imprescindível examinar os troncos com cuidado para que não apresentem danos ou sinais de doença. Na presença de um sistema radicular aberto, será necessário embeber as raízes em água com uma solução de permanganato de potássio, que as desinfeta e estimula o desenvolvimento ativo.

Apesar do espinheiro não precisar de cuidados ativos, ele deve ser podado de vez em quando. O fato é que a cultura forma constantemente um grande número de brotos que devem ser removidos. É melhor fazer isso no início da primavera, antes que a seiva comece a se mover na árvore. Os brotos danificados também devem ser aparados antes do primeiro tempo frio.

Os fertilizantes orgânicos e minerais são usados ​​ativamente como fertilizantes, que são ideais para a planta. Os arbustos jovens devem ser regados com frequência, mas as plantas adultas são irrigadas apenas durante um verão forte e seco.

Considerando o fato de que o espinheiro-alvar é resistente à geada, uma planta adulta não precisa ser protegida durante o inverno, mas os troncos das árvores jovens são mais bem protegidos da geada com um abrigo.

Reprodução

O espinheiro pode se reproduzir de várias maneiras. Um dos mais populares, mas difícil, é o enxerto. O principal problema é que o material de plantio é bastante difícil de enraizar. É melhor cortar as estacas no início da primavera, até que os botões comecem a inchar. Na função de material de plantio, utilizam-se brotos verdes com espessura não superior a 1 cm, sendo preferível escolher brotos que brotem do lado sul.

As estacas devem primeiro ser enviadas para um estimulador de formação de raízes, para que seja possível ativar o processo de crescimento. O material preparado é colocado em solo nutritivo e leve, após o qual é retirado em local com quantidade suficiente de luz natural.

Para a germinação, as estacas precisam de um nível de umidade constante, por isso será necessário regar constantemente e borrifar as plantas. Se as mudas suportaram o inverno frio, na primavera devem ser alimentadas com nitrogênio.

Uma das maneiras mais seguras e fáceis de reproduzir o espinheiro-alvar é o enxerto. Arbustos velhos ou cinzas de montanha são freqüentemente usados ​​como porta-enxertos. A época ideal para a enxertia é na primavera, depois que passa a geada. Ao mesmo tempo, é importante garantir que não ocorram mudanças bruscas de temperatura durante a noite, pois isso pode prejudicar a planta. Para o herdeiro, vale a pena pegar um broto saudável de dois anos, cuja altura não ultrapassa 1 metro. Com o procedimento correto, a sobrevivência virá dentro de um mês e meio, e os primeiros frutos aparecerão já no ano que vem.

E você também pode realizar a reprodução por sugadores de raiz. Para isso, no outono, é necessário separar cuidadosamente a vegetação lateral da planta mãe e transplantá-la para uma área previamente preparada. Para um crescimento mais eficiente, a fertilização adicional com fertilizantes de fósforo pode ser realizada e coberta para o inverno para proteger contra geadas.

Doenças e pragas

Este híbrido é famoso por sua resistência a muitas doenças e pragas. Neste caso, é necessário seguir as regras de cultivo de uma planta para evitar que seja danificada por várias pragas. Muitas vezes a planta é afetada pelo oídio. É um fungo que ataca a folhagem jovem e os rebentos, o que pode paralisar as colheitas e destruir completamente a árvore. O principal perigo do fungo é que, sem tratamento, cresce com extrema rapidez e leva à deformação dos brotos. No processo de tratamento, é necessário eliminar as áreas afetadas e também pulverizar constantemente o arbusto com fungicidas.

Freqüentemente, os espinheiros são afetados pela ferrugem, que faz com que a folhagem seque. Uma excelente forma de o combater é usar o líquido bordeaux.

Quanto às pragas, o espinheiro é suscetível a pulgões. Devido à sua influência, muitas vezes fica coberto de manchas vermelhas, o que leva ao seu ressecamento. É impossível lidar com isso sem tratamento, e é melhor usar fungicidas especiais de amplo espectro para isso.

A mariposa espinheiro também causa um problema para os residentes de verão., que é uma pequena borboleta com asas longas. As lagartas dessa borboleta podem causar sérios danos à planta, pois comem rapidamente a folhagem e podem destruir completamente a árvore.

Você pode se livrar das pragas com a ajuda de preparações especiais.

Em geral, o espinheiro-alvar é uma planta ornamental ímpar, que se destaca pelo cuidado despretensioso e pela resistência às intempéries.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário