Características do espinheiro-alvar e seu cultivo
A floração e a frutificação abundantes tornam o espinheiro-alvar popular entre muitos jardineiros. A vantagem dessa variedade é a facilidade de cuidar da cultura.
descrição geral
O espinheiro tem um pistilo, é também uma semente, ganhou este nome devido às peculiaridades da estrutura: há um pistilo na flor e, consequentemente, uma pedra. Esta planta pode assumir duas formas: um arbusto e uma pequena árvore. Sua altura é em média de 3 a 6 metros, mas às vezes chega a 8-12 metros. Existem espécimes de vida longa com 200-300 anos, elevando-se a um nível de 17-18 metros e tendo uma coroa esférica com um diâmetro de 18-20 metros. Os rebentos do espinheiro são diferentes: estão completamente nus, com pelos densos no início, ou cobertos por espinhos de um centímetro. Nos ramos estão as folhas brilhantes, escuras na parte superior e claras na parte inferior, bem como botões ovóides que crescem em comprimento até 3-5 milímetros. A forma da folha difere dependendo da localização.
As inflorescências da cultura são representadas por escamas complexas, constituídas por 10-18 flores e atingindo um diâmetro de 5 centímetros. Os botões abrem de maio a junho. A polinização do espinheiro é realizada com a ajuda de insetos. Os frutos da planta são maçãs de tons castanho-avermelhados ou amarelos. Seu comprimento não ultrapassa 7-10 milímetros e dentro há um único osso grande. Frutos com polpa doce aparecem nos galhos em setembro. O membro do gênero Hawthorn e da família Rose tem muitos usos. Pode ser criado exclusivamente para fins decorativos, utilizado como mel, para obtenção de frutos ou ainda na medicina.
A presença de um poderoso sistema radicular permite que a planta fique sem regar por muito tempo. Suas características incluem alta resistência à geada.
Variedades populares
O espinheiro selvagem de pistilo único tornou-se o ancestral de muitas variedades híbridas agora cultivadas em jardins. Entre si, diferem na forma da copa, no tom das lâminas das folhas e no aspecto das flores. Por exemplo, existem variedades piramidais e chorosas. As inflorescências da planta são de cor carmesim, rosa, branco como a neve ou vermelho.
Alguns arbustos são cobertos por folhas variadas e listras brancas são encontradas nas pétalas de outras flores.
- A variedade "Rosea Flore Plena" é muito apreciada. com inflorescências duplas de cor rosa escuro. Em uma árvore com uma copa espalhada, aparecem frutos redondos, de um vermelho vivo. A floração da variedade começa em junho.
- Freqüentemente usado em paisagismo e espinheiro-alvar "Strickta". Esta variedade é caracterizada pela presença de uma copa com ramos voltados para cima. A árvore atinge uma altura de 6 a 8 metros. A forma de suas folhas lembra as folhas de bordo.
- No espinheiro "Pendula" crescem galhos que choram, às vezes até com casca amarela.
- "Alba Plena" cresce em um arbusto esférico com uma altura de 2,5 a 3 metros. É coberto com longos espinhos cor de vinho e flores duplas brancas. A cor das lâminas das folhas coriáceas muda de verde escuro para amarelo alaranjado.
- Hawthorn "Rubra Cativeiro" pode assumir a forma de um arbusto e de uma pequena árvore. A copa densa é abundantemente coberta por inflorescências de rubi e folhas duras verdes claras.
- Variedade "Compacta" refere-se a arbustos anões globulares que não crescem mais de 3 metros. Sua floração vai de maio a junho e é acompanhada pelo aparecimento de flores brancas como a neve.
Aterrissagem
O plantio de mudas de espinheiro monopático no local é organizado no outono ou na primavera. Se a planta tiver 2 anos de idade, é melhor transferi-la para um terreno aberto na primavera, para que possa criar raízes com segurança antes do inverno. Isso deve ser feito apenas quando a temperatura do solo aquece até + 4-5 graus. Para exemplares com mais de 5 anos, o outono é mais adequado: na próxima primavera, um arbusto jovem florescerá e até se deliciará com um pequeno número de frutos. É importante manter dentro da primeira década de setembro, de modo que pelo menos 1,5 mês antes da geada. As datas exatas são determinadas em função das características climáticas da região.
Uma área aberta e bem ventilada, mas com luz difusa, é recomendada para espinheiro monopata. Mesmo o sombreamento parcial pode prejudicar a cultura: a planta dará menos frutos e, em geral, terá uma aparência pior. Qualquer solo é adequado, mas sempre drenado. A planta não é capaz de se desenvolver em áreas úmidas. A acidez ideal é de 7,5-8 pH. Terras pobres são necessariamente enriquecidas com húmus e cinzas de madeira.
Também é recomendável certificar-se de que não haja maçãs e peras com pragas semelhantes nas proximidades.
As mudas de espinheiro são colocadas em covas simples ou em uma única trincheira com intervalo de 50 centímetros. A segunda opção é recomendada nos casos em que se pretende cultivar uma sebe. Se as mudas crescerem separadamente, 2 a 3 metros terão que ser deixados entre as covas. Os recortes devem ter 70 centímetros de profundidade e a mesma largura. Uma camada de drenagem se forma na parte inferior, e areia é despejada em cima - em geral, cerca de 20 centímetros.
Recomenda-se mergulhar as mudas em uma preparação estimulante, por exemplo, "Kornevin", antes do plantio, e também para tratar o sistema radicular contra infecções fúngicas. Se necessário, raízes longas são cortadas da planta e os brotos quebrados são eliminados. O plantio propriamente dito começa com o fato de que uma mistura de um balde de composto e 100 gramas de nitrophoska é distribuída na drenagem. A raiz da muda é baixada até uma pasta de argila e colocada verticalmente no centro do caroço. É importante que o colar da raiz permaneça acima da superfície. O espaço livre é preenchido com solo e o plantio é irrigado com líquido quente. Um dia depois, o círculo do tronco precisará ser coberto com serragem, lascas e pedaços de casca de árvore.
Cuidado
O despretensioso espinheiro monopéstil requer apenas os cuidados mais básicos.
Regar e alimentar
A cultura consegue sobreviver à falta de água, mas seu excesso pode ser desastroso, levando à podridão da planta. O ideal é que as mudas jovens sejam irrigadas uma vez a cada 2 semanas, e as plantas adultas - uma vez por mês, em média, cerca de 10 litros de líquido são despejados sob cada arbusto. A presença de uma camada de cobertura morta permitirá que você retenha a umidade no solo ao máximo.
Até o espinheiro florescer, deve ser alimentado com uréia, e no outono, no final da safra, a planta vai precisar de uma mistura de potássio, fósforo e nitrogênio. Se desejar, no momento da formação dos botões, a cultura é fertilizada com Agrícola.
Poda
O corte da coroa do espinheiro é executado dependendo da ideia do projeto. Por exemplo, na formação de uma sebe, os arbustos são processados horizontal e verticalmente. Não menos frequentemente, a planta recebe um formulário padrão. Um desenho semelhante do arbusto é realizado no outono e, na primavera, os galhos congelados e secos são removidos dos espécimes.
Se o espinheiro-alvar estiver localizado em uma área bem iluminada, então sua copa estará correta em si mesma, restando apenas podas preventivas. O rejuvenescimento é necessário para os arbustos que atingiram a idade de 6 a 7 anos.Como parte deste procedimento, apenas 2-3 ramos antigos são eliminados. Se necessário, livre a planta de inflorescências desbotadas e ramos internos de espécimes muito espessos.
Wintering
Antes do inverno, os arbustos de até 6 anos estão sujeitos a cobertura morta obrigatória. As plantas são amontoadas, após o que são protegidas com uma camada de serradura, folhagem seca e agulhas. Se o verão foi seco, a planta precisará organizar a irrigação com carregamento de água.
Um espinheiro de um pé adulto não requer preparação especial para uma onda de frio. Se uma onda de frio está prevista para -35-40 graus, então você pode jogar neve no tronco até a altura máxima ou embrulhá-la em estopa.
Reprodução
O espinheiro pode ser propagado independentemente por estacas, camadas, descendentes e sementes.
- Para a enxertia, é necessário tirar galhos jovens, nos quais cerca de metade do caule já está rígido. As peças de trabalho são cortadas em um ângulo de 45 graus usando uma ferramenta afiada desinfetada com álcool. Os galhos são submersos em solo úmido e regados até o surgimento de brotos. Além disso, o espinheiro pode ser transferido para seu habitat permanente, onde crescerá e criará raízes.
- A reprodução por estratificação é a maneira mais fácil: o galho é inclinado ao solo, fixado com um suporte especial e polvilhado com terra. Quando o broto se enraíza, resta apenas ser separado da planta-mãe e transplantado para outro local.
- Adequado para fins de reprodução e rebentos que crescem na raiz.
- Por fim, sugere-se o uso de sementes. O material, que sofreu estratificação de 12 meses, é distribuído ao longo de ranhuras, cuja profundidade não ultrapassa 1,5 cm, e as lavouras são cobertas por folhagem seca, galhos de coníferas ou pano protetor.
O surgimento das mudas terá que esperar muito tempo, até um ano.
Doenças e pragas
O espinheiro-alvar geralmente não se sente bem quando cresce à sombra, permanece por muito tempo em condições de alta umidade ou em baixas temperaturas. É provável que a cultura esteja infectada com oídio, de que a coroa é mais afetada.
Neste caso, as partes afetadas deverão ser cortadas imediatamente, e a própria planta deverá ser pulverizada com sulfato de cobre ou flores puras. Para não atrair pragas, os arbustos são tratados profilaticamente com preparações contendo cobre. O inseticida "Iskra" ajuda a planta contra pulgões da maçã e "Dursban" - para vermes da folha.
Uso em paisagismo
Hawthorn pode ser cultivado individualmente ou fazer parte de composições de grupo. Uma planta despretensiosa responde bem a um corte de cabelo e, portanto, consegue dar-lhe qualquer forma. Freqüentemente, a cultura é usada para decorar sebes, bordas de parques ou áreas de lazer. Com a ajuda de arbustos, você também pode colocar os acentos necessários no gramado.
Uma planta com flores orgânicas parece um fundo de coníferas anãs.
O comentário foi enviado com sucesso.