Qual é a aparência do espinheiro-alvar e como cultivá-lo?

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades e formas
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

O espinheiro-alvar comum tem muitos nomes. Também é chamado de espinheiro-alisado ou espinhoso. Uma planta arbustiva, que pertence à família rosa, é muito difundida, tem excelentes qualidades decorativas e muitas propriedades úteis. No artigo, vamos dizer-lhe como é o espinheiro-alvar e como cultivá-lo corretamente.

descrição geral

A área de distribuição da fábrica em questão é o território da Europa Ocidental. Em condições naturais, hoje existem mais de 200 variedades dessa cultura. O espinheiro foi introduzido na parte oriental da Europa no final do século XIX. Naquela época, era considerada uma planta cultivada. Com o tempo, o espinheiro voltou a ser uma cultura silvestre, que pode ser encontrada nas margens, em plantações ou em áreas florestais. A planta pode se desenvolver com sucesso em climas marinhos e úmidos, bem como em solos pedregosos.

Hawthorn é uma planta conhecida que é difícil de confundir com outras culturas. A altura de um arbusto elegante pode atingir a impressionante marca de 3 metros. As características da planta dependem muito de como foi cortada. A coroa do espinheiro-alvar é geralmente exuberante, densa e esférica. Um pouco menos frequentemente, a coroa tem uma estrutura assimétrica ou ovoide. Os detalhes espinhosos nos rebentos do espinheiro são mais frequentemente caracterizados por um comprimento de 5 cm.

É necessário levar em conta o fato de que o espinheiro-alvar produz flores brancas nos galhos. A forma desta planta é geralmente com vários caules.

  • A casca de uma sombra cinza ou marrom em uma haste densa de uma planta pode ser coberta com rachaduras ou sulcos característicos.

  • Os brotos do espinheiro-alvar na maioria das vezes crescem para a frente, mas variedades dessa cultura popular também podem ser encontradas.

  • Os ramos jovens do espinheiro-alvar atraem a atenção com uma rica tonalidade vermelha. Muitas vezes estão cobertos de pequenos elementos espinhosos.

Quanto às lâminas de folhas de espinheiro-alvar, a seguinte descrição botânica é relevante aqui.

  • As folhas da planta são de tamanho médio. Na maioria das vezes, as placas têm a forma característica de um ovo, losango, círculo ou elipse.

  • Além de lâminas de folha sólidas, espinheiro comum pode produzir lâminas com dissecção ou entalhes nas áreas marginais.

  • Normalmente, a superfície da folhagem do espinheiro é lisa. E você também pode encontrar essas variedades de plantas, cujas lâminas das folhas são complementadas por uma pubescência característica.

  • No contexto da estação do outono, a folhagem do espinheiro-alvar adquire uma bela tonalidade dourada, podendo também ficar laranja ou roxa. Você também pode encontrar espécies que não mudam de forma alguma sua cor original. Uma árvore semelhante, até a própria queda da folhagem, mostra uma copa verde.

Considere quais características e características externas as flores e frutos do espinheiro comum têm.

  • O período de floração da planta em questão cai nos últimos dias da primavera ou no início do verão.

  • O espinheiro-alvar comum floresce brilhantemente. As inflorescências dessa cultura popular costumam ter um guarda-chuva ou uma pequena estrutura de escudo.Existem variedades que produzem apenas flores isoladas.

  • Cada flor de uma planta tem 5 pétalas. A cor dos botões é geralmente branca como a neve, bem como rosa ou avermelhada.

  • Durante a floração, o espinheiro libera aromas específicos. Às vezes, o cheiro lembra peixe podre. Fenômeno semelhante se deve ao fato de que nas flores da cultura existe uma substância especial que provoca odores desagradáveis.

  • A frutificação do espinheiro-alvar ocorre com mais frequência no início da temporada de outono.

  • Os frutos do espinheiro comum parecem pequenas maçãs. O diâmetro geralmente chega a 0,8 cm e sua forma pode ser em forma de pêra ou esférica. As infrutescências alongadas também podem se desenvolver.

  • As cores das bagas de espinheiro podem ser diferentes. As cores variam do laranja claro ao bordô. A partir dos 10 anos de vida, a cultura começa a frutificar com força total.

O sistema radicular do espinheiro-alvar torna-se muito longo quando a cultura atinge mais de 5 anos de idade. Por isso, o replantio da planta neste período não é mais recomendado, pois rizomas muito longos serão extremamente difíceis de não danificar.

A taxa de crescimento do espinheiro-alvar varia. Em média, o crescimento anual da cultura é de cerca de 25 cm, sendo o mesmo valor relevante para a largura de plantio. A planta atinge seus indicadores finais e tamanho máximo em 7 a 10 anos de vida.

Variedades e formas

Vamos considerar quais características e características distintivas caracterizam as variedades e formas mais comuns de espinheiro-alvar.

Pera

Nesta variedade de planta, as lâminas das folhas são compostas por três lóbulos. Devido a essa característica, a árvore em suas características externas é muito semelhante ao viburnum. Na natureza, o espinheiro-alvar normalmente cresce no oeste do continente norte-americano. A árvore pode atingir alturas impressionantes - cerca de 12 metros.

Os ramos da variedade de pêra são cobertos por espinhos afiados. As inflorescências da cultura têm formato corimboso, consistindo em um grande número de flores. Os frutos da planta são caracterizados por uma cor vermelha escura. Como a variedade de espinheiro em questão não pode se orgulhar de ser resistente à geada, geralmente não é cultivada em nosso clima.

Semi-soft

Em condições naturais, esta planta cresce na América do Norte. Seu tamanho pode chegar a 8 metros. A árvore tem uma copa semelhante a uma tenda. As lâminas das folhas da cultura apresentam uma rica cor verde e uma estrutura de 8 lóbulos. A forma ovóide é característica.

Inicialmente, o lado externo da folhagem semi-macia do espinheiro é coberto por uma pubescência clara., após o que permanece visível apenas na área das veias. No outono, a folhagem adquire uma coloração castanha com ligeiro tom avermelhado. Flores grandes do tipo corimbose pendem nas pernas alongadas.

Na aparência, as inflorescências desta variedade se assemelham fortemente a uma verdadeira nuvem felpuda. Os frutos pequenos são de cor laranja e apresentam uma ligeira tonalidade avermelhada. O sabor da fruta é muito agradável.

Fixado

Esta variedade de espinheiro é chinesa. Parece ser uma árvore ramificada que ama muito a umidade e não tem medo de condições climáticas geladas. Além disso, esta planta não impõe requisitos especiais às condições e características do solo em que é cultivada.

O diâmetro da copa da variedade em questão pode ser de até 6 metros. A casca desenvolve-se escura, tem espinhos longos e uma tonalidade acinzentada. A folhagem da cultura cresce verde escuro, mostrando um brilho brilhante nas superfícies. As placas são dissecadas. Pequenas bagas vermelhas verrucosas podem ser em forma de pêra ou bola. A variedade em questão parece especialmente impressionante durante os períodos de floração e durante a frutificação.

Nuvem carmesim

Esta variedade pode crescer tanto como arbusto como como árvore com altura igual ou superior a 4 metros. A cultura tolera facilmente o sombreamento, tolera a seca sem problemas. A nuvem carmesim se sente melhor em solos argilosos, bem como em solos de tipo argiloso pesado. A planta pode crescer em taludes e rochas. Ele se desenvolve melhor em climas úmidos.

Para as espécies de espinheiro em consideração, ramos espinhosos são característicos. As flores da cultura são grandes, com uma cor carmesim brilhante e um núcleo branco como a neve. Os frutos são médios, vermelhos e bastante doces.

Aterrissagem

O espinheiro-alvar é um arbusto ornamental que não impõe requisitos especiais à composição da mistura do solo. A cultura se adapta facilmente a uma ampla variedade de condições externas. A planta não tem medo de geadas ou secas e também é tolerante à sombra.

O espinheiro-alvar é frequentemente plantado no contexto da primavera. No entanto, muitos especialistas recomendam fazer isso no outono, não na primavera. Nesse período, as mudas não precisam de muita manutenção devido ao volume de chuvas suficiente. Se o tempo estiver relativamente quente, o enraizamento da cultura será notavelmente acelerado. Apesar do fato de que no outono o espinheiro-alvar está em um estado de "descanso e repouso", suas raízes ainda podem crescer e se desenvolver ativamente em temperaturas de solo de até +4 graus Celsius.

O principal é começar a plantar a cultura em tempo hábil. Nesse caso, o sistema de rizomas jovens terá tempo para completar sua formação antes das primeiras geadas: nos arbustos plantados no outono, cresce muito mais devagar.

É importante escolher e preparar o local certo para o plantio da planta. O espinheiro-alvar pode ser plantado em quase qualquer tipo de solo. Porém, o melhor é optar por terrenos drenados e férteis que recebam muita luz. O pouso propriamente dito deve ser feito em covas não muito profundas de 50x50x80 cm.

O fundo dos furos deve ser preenchido com uma camada de drenagem de cascalho, cascalho ou tijolo quebrado. Uma drenagem de 15 cm é suficiente.Para preparar a mistura de plantio ideal, você pode usar farinha de folhas, areia, turfa e húmus. A cal também pode ser adicionada à fórmula, mas isso não é recomendado se o arbusto estiver nos estágios iniciais de seu desenvolvimento.

Vamos descobrir as regras básicas para o plantio de espinheiro-alvar.

  • Primeiro você precisa preparar mudas de 2 anos. É melhor comprá-los em viveiros comprovados.

  • Futuros arbustos devem ser localizados, mantendo uma distância de 1,5-2 metros um do outro.

  • Antes de iniciar os procedimentos de plantio, deve-se prestar atenção especial às pontas das raízes. Todas as áreas secas ou danificadas devem ser removidas imediatamente.

  • Uma boa drenagem precisa ser cuidada. Para isso, coloca-se cascalho fino no fundo da cova de plantio, deita-se 10 cm de areia em cima, tira-se ½ balde de húmus, adiciona-se superfosfato (100 g) e 500 ml de cinza de madeira. A combinação de componentes é bem misturada e, em seguida, o buraco é preenchido com a mistura em 1/3.

  • Assim que as mudas forem colocadas na camada de solo, devem ser bem regadas e, em seguida, polvilhadas com uma densa camada de capim seco, turfa ou palha.

Não plante sementes ou mudas de espinheiro perto de maçãs, cerejas ou peras. Isso se deve ao fato de que as árvores frutíferas listadas sofrem das mesmas pragas. Para formar uma sebe original em todo o perímetro, uma cultura é plantada em uma trincheira de 50 cm de largura, mantendo uma distância não superior a 0,5 m.

Cuidado

As plantas plantadas no local certamente precisarão de cuidados adequados e regulares. Vamos entender as medidas básicas de cuidados que serão necessárias para o espinheiro-alvar.

Regar e alimentar

A planta em questão crescerá e se desenvolverá muito mais ativamente se você fertilizá-la regularmente.A partir do segundo ano após o plantio no local e até o primeiro momento de frutificação, os fertilizantes são aplicados 2 vezes ao ano. A primeira vez que a cultura é fertilizada contra o fundo de placas de folhas florescendo. Compostos de nitrogênio são adequados para isso. O segundo curativo é adicionado em setembro.

Os arbustos maduros devem ser alimentados 3 vezes durante a temporada. Os seguintes tipos de curativos são necessários.

  • Primavera. Para fazer isso, misture 10 litros de água, 3 colheres de sopa. eu. humato de sódio. Esta mistura é derramada sob uma planta (pelo menos 30 litros por posição). Quando as flores desabrocharem, tome 1 colher de sopa. eu. sulfato de potássio por 10 litros de água. Uma planta vai precisar de 10 litros de recursos. Hawthorn é alimentado no início da manhã ou no final da noite.

  • A planta também é alimentada durante o amadurecimento de seus frutos. Para isso, 4 colheres de sopa são diluídas em 20 litros de água. eu. humato de sódio. A mistura preparada deve ser regada com muito cuidado com os arbustos.

A rega da planta também precisa ser feita da maneira correta. Nas estações quentes do verão, a rega é realizada uma vez por mês para uma frutificação rica. Para 1 arbusto, você precisará gastar 1 balde de água. Se não chover por muito tempo, a rega pode ser feita com um pouco mais de frequência - 2 a 3 vezes por mês. É importante garantir que não haja muita umidade na mistura do solo.

Poda

A cultura em questão sobrevive ao processo de moldagem sem problemas. Ao mesmo tempo, o espessamento da coroa é significativo. Graças a isso, a planta pode ser usada para criar uma bela sebe.

O espinheiro-alvar só precisa de uma poda obrigatória - limpeza sanitária de primavera. Por meio dessa operação, todas as peças secas e danificadas da planta são removidas.

O corte de cabelo deve ser executado com base na estrutura planejada da coroa. Se você precisar fazer uma cerca viva, os brotos são geralmente podados até 1/3 do comprimento total.

Wintering

O espinheiro-alvar parece ser uma espécie de planta bastante resistente à geada. Ele não precisa de isolamento cuidadoso para o inverno. Quanto às variedades decorativas, elas ainda precisam fornecer pelo menos uma cobertura leve para cobrir as raízes salientes. Para isso, é permitida a utilização de uma camada densa de cobertura morta (até 10 cm) composta por folhagem seca.

Deve ser lembrado que qualquer espinheiro pode congelar botões ou brotos no contexto do inverno, mas com o início da primavera tudo normalmente volta ao normal rapidamente.

Reprodução

O espinheiro-alvar pode se reproduzir de várias maneiras:

  • sementes;

  • camadas;

  • sugadores de raiz;

  • estacas;

  • enxertia em uma haste.

Na maioria das vezes, a planta se propaga precisamente pelo método de sementes. Primeiramente as sementes são devidamente preparadas, em seguida, classificadas e colocadas em recipientes adequados, onde existe a possibilidade de retirada de umidade.

A propagação de plantas por estacas também é realizada com muita frequência. Para isso, no final do outono ou início da primavera, são preparados segmentos de cultura com espessura de até 15 cm e, em seguida, adicionados gota a gota. Na primavera, esses componentes são divididos em pedaços de 7 a 8 cm e plantados obliquamente em uma estufa com solo fértil. Neste caso, 1-2 cm do corte é sempre deixado por cima. A terra precisará de umidade regular.

Doenças e pragas

Como muitas outras frutas, o espinheiro-alvar pode estar sujeito a várias doenças. Na maioria das vezes, são:

  • fungoso;

  • viral;

  • bacteriana;

  • Doenças não comunicáveis.

Na maioria das vezes, são as doenças de natureza fúngica que se propagam.

Freqüentemente, o espinheiro é afetado pelo oídio. Com isso, a planta fica coberta por uma flor esbranquiçada, que com o tempo se torna mais densa, tornando-se cinza. Em fases posteriores, esta placa assume uma tonalidade marrom. O oídio pode parasitar a cultura em questão, causando sérios danos a ela.

E também a planta pode sofrer manchas. Esta doença multicolorida pode afetar uma ampla variedade de culturas. A doença é fúngica, transmitida por insetos.

A folhagem dos espinheiros costuma estar enferrujada. A doença também ataca os ramos e frutos da planta. A derrota dos tecidos tegumentares provoca outra doença - a crosta. Leva à ruptura desses tecidos, pode se manifestar na forma de queimaduras.

Infecções fúngicas muito perigosas costumam causar lâminas de folhas crespas. Eles se inflam, criam protuberâncias e concavidades incomuns e são cobertos com uma tonalidade acastanhada.

Além disso, o espinheiro-alvar comum em muitos casos acaba sendo um "alvo" para insetos nocivos. Normalmente, a cultura em questão é atacada por pragas que se deslocam de macieiras, ameixas e peras, além de plantações ornamentais. O espinheiro-alvar é afetado principalmente por:

  • cochonilha;

  • escudo;

  • espinheiro;

  • mosca-serra das frutas;

  • corpo achatado;

  • gorgulho;

  • escudo falso;

  • pulgões verdes e outros.

Deve-se notar que o próprio espinheiro-alvar não pode atuar como um portador dos insetos parasitas listados.

Aplicação em paisagismo

Os paisagistas adoram o espinheiro-alvar, pois ele é despretensioso e não precisa de cuidados complexos. Além disso, a planta exibe belas e ricas cores que podem efetivamente decorar a área do quintal. A curiosa estrutura da coroa de espinheiro pode servir de decoração a qualquer jardim.

Na maioria das vezes, a planta em questão é usada no projeto paisagístico para os seguintes fins:

  • para o paisagismo das áreas que ainda estão vazias e não ocupadas por nada;

  • para formar belas sebes;

  • como aterrissagens estéticas combinadas, juntamente com spireas;

  • para criar becos espetaculares.

Como mencionado acima, a cultura tolera facilmente o procedimento de cultivo, portanto, pode estar sujeita à formação de quaisquer padrões e formas. Ao mesmo tempo, espinhos afiados de plantas podem servir como uma excelente proteção do território contra animais e roedores.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário