Qual a aparência do espinheiro vermelho-sangue e como cultivá-lo?
Muitas pessoas sabem a aparência de um espinheiro vermelho-sangue, mas nem todo mundo sabe como cultivá-lo corretamente. Esta planta é corretamente considerada um verdadeiro depósito de vitaminas para pássaros e humanos em hibernação. Esses arbustos, únicos em todos os aspectos, há muito se estabeleceram em muitas cabanas de verão. As principais vantagens de todos os tipos de espinheiro-alvar podem ser atribuídas com segurança à frutificação abundante, despretensão e facilidade de cuidado, já que a planta é capaz de sobreviver e se desenvolver mesmo em sua ausência total.
descrição geral
O espinheiro vermelho-sangue ou siberiano é um representante da família Rosaceae com as características correspondentes, forma de vida e fórmula floral (* Ч5Л5Т∞Т (4)). Ele pode ser encontrado em quase todo o território da Federação Russa. Esta planta é um arbusto que, em determinadas condições, pode atingir os 7 metros de altura.
Na natureza, também existem espécimes relativamente pequenos (até 4 metros).
Estudando os fatos históricos relativos à pátria do espinheiro, é importante notar que as primeiras menções a ele datam da época da Grécia Antiga. No momento, na Rússia, o comprimento da zona de habitat da planta é de mais de 5 mil km, e ela própria inclui:
- Sibéria Ocidental e Oriental;
- Transbaikalia;
- regiões orientais da parte europeia.
Além disso, os arbustos considerados vivem nos territórios da Mongólia, China, Ásia Central e Cazaquistão. Segundo a descrição botânica, o espinheiro é uma planta com rebentos literalmente cobertos por espinhos pontiagudos de 2 a 5 cm de comprimento.
As folhas, que se localizam alternadamente, têm forma pinada. As estípulas são de dois tipos: em forma de foice e em forma de coração de coco.
Em vez grandes inflorescências em espinheiros são formadas de pequenas flores brancas com anteras roxas. A floração abundante começa em maio, e somente no final do período de verão os frutos amadurecem em forma de bolinhas com diâmetro de até um centímetro. Tanto na fase de floração como na frutificação, os arbustos estão muito bonitos. É com esta característica em mente que o espinheiro é amplamente utilizado atualmente como um elemento decorativo no projeto de jardins, casas de veraneio e terrenos de quintal.
Na maioria das vezes, há arbustos nas parcelas, cuja altura média é de 5 metros. Eles são bastante espinhosos e ao mesmo tempo adaptados para viver em quase todas as condições. Particularmente notáveis são os frutos do representante descrito da família Rosaceae, e estamos falando de bagas de forma esférica ou elíptica, que são chamadas de maçãs. Sua cor pode ser vermelho brilhante e bordô e até laranja. As sementes estão localizadas na polpa farinosa da fruta. Na maioria das vezes, o último tem um sabor neutro, mas algumas variedades criadas artificialmente podem dar frutos com bagas adocicadas.
Aterrissagem
O ponto chave é escolher o lugar certo para os arbustos. Nesse caso, é importante considerar o quanto a planta adora a luz solar.
É importante lembrar que a falta de iluminação pode afetar negativamente a floração e a frutificação e também excluir esses dois estágios de desenvolvimento do espinheiro.
Outra característica importante no plantio de plantas é que elas têm um sistema radicular desenvolvido. Na maioria dos casos, ele vai para o subsolo, razão pela qual os arbustos não respondem bem ao transplante. É por isso que tais procedimentos agrotécnicos são relevantes até que a planta atinja os 5 anos de idade.
É digno de nota que os solos pesados são bastante adequados para a variedade de espinheiro vermelho-sangue. É importante que o solo seja fértil. Dadas essas nuances, é altamente recomendável prestar a devida atenção ao preparo do solo antes do plantio. O algoritmo em si é assim:
- preparação de covas (furos), cuja profundidade chega a 0,9 metros;
- no fundo de cada cova de plantio, uma camada de drenagem com cerca de 15 cm de espessura é formada por pequenas pedras, tijolos quebrados, areia grossa de rio;
- enchimento sobre a drenagem de uma fina camada (até 1 cm) de cal;
- preparação do substrato por meio da mistura completa de areia de rio, húmus, bem como turfa e solo retirado de árvores decíduas;
- encher 2/3 dos orifícios com a mistura resultante;
- colocação de mudas nos buracos (é importante espalhar as raízes de maneira cuidadosa e uniforme).
No estágio seguinte, os arbustos são ligeiramente polvilhados com mistura de solo e regados abundantemente. Depois disso, os poços são preenchidos com solo até o fim, pisoteado e coberto com cobertura morta.
No plantio dos arbustos descritos, é importante levar em consideração que as mudas estão localizadas a uma profundidade de cerca de 0,7 m, e o colo da raiz deve estar no nível da borda do solo. Os animais jovens podem ser colocados em habitat permanente com a idade de 2 a 5 anos. É precisamente essa faixa etária que é considerada ótima devido ao fato de que durante esse período o sistema radicular já atinge um certo nível de desenvolvimento, mas ao mesmo tempo é jovem e forte o suficiente para suportar as mudanças nas condições de crescimento sem muito estresse. .
O plantio é melhor feito na primavera ou no início do outono.
O próximo ponto importante é o espaçamento entre as mudas. Aqui, a finalidade dos arbustos plantados terá um papel fundamental. Portanto, se estamos falando em criar uma cerca viva, o intervalo deve ser de 0,2 m. Em situações onde a forma da copa, floração e abundância de frutos estarão em primeiro plano, a distância entre as plantas é de 2 metros ou mais.
Cuidado
No cultivo do espinheiro vermelho-sangue, é necessário atentar-se não só para a escolha correta do local, levando em consideração a atitude da planta em relação à luz, mas também para mais cuidados com os arbustos. Isso se refere a medidas agrotécnicas como:
- rega regular;
- alimentação oportuna e competente;
- capina;
- aparar e aparar;
- realização de vários procedimentos para fins preventivos.
Durante a estação de crescimento, é recomendável prestar atenção especial à colheita completa das ervas daninhas. É necessário livrar-se em tempo hábil desses vizinhos indesejáveis, que, pelas características da estação, aparecem ativamente ao redor dos arbustos. Paralelamente, é necessário afrouxar o solo regularmente (após cada irrigação) e, se necessário, renovar a camada de cobertura morta. Com a chegada do outono, a zona radicular deve ser escavada a uma profundidade de cerca de 20 cm.
O cumprimento das regras elementares de cuidado garante a presença de espinheiros fortes e saudáveis com qualidades decorativas destacadas no local. A propósito, eles, com a manutenção adequada, podem desempenhar bem as funções de uma sebe.
Regar e alimentar
Para o pleno desenvolvimento, floração e frutificação, o espinheiro requer uma quantidade suficiente de umidade. O regime de irrigação padrão é a irrigação mensal à taxa de 10 litros de água para cada planta. No entanto, no verão quente, a frequência de tais procedimentos muda previsivelmente, de modo que os arbustos são regados até 3 vezes por mês.
Um ponto igualmente importante é a aplicação oportuna e correta de fertilizantes. Como mostra a prática, sem essas práticas agrícolas, não será possível criar as condições mais favoráveis para o espinheiro vermelho-sangue.
O solo nutritivo é a chave para um crescimento ativo e pleno desenvolvimento.No entanto, é inevitavelmente esgotado com o crescimento prolongado de arbustos em um só lugar.
Jardineiros experientes sabem que o fertilizante principal e mais adequado para a planta descrita é o esterco de vaca. E esta cobertura é preparada com antecedência, mergulhando o componente principal em água na proporção de 1: 2. A solução é infundida por 14 dias. Espalhe o produto pelos arbustos no início da primavera.
Além da matéria orgânica especificada, recomenda-se alimentar o espinheiro-alvar com nitrofosfato e humanos. Essas substâncias devem ser adicionadas:
- antes de brotar;
- antes do início do período de floração;
- depois que o arbusto desapareceu.
Deve-se lembrar que independentemente da finalidade dos arbustos cultivados, é importante fornecer a nutrição necessária do solo. Com isso, os arbustos farão as delícias do dono do sítio com uma copa rica e estética, além de uma florada abundante e uma colheita de frutos silvestres de alta qualidade.
Poda
É importante lembrar que os principais cuidados são o tratamento formativo dos arbustos, bem como a poda sanitária. No segundo caso, estamos falando sobre a remoção oportuna de brotos secos e danificados.
A melhor época para esses eventos agrotécnicos é a primavera.
A poda anual pode melhorar significativamente as qualidades decorativas do espinheiro. Os jardineiros modernos dão facilmente aos arbustos formas quadradas, esféricas e piramidais. Naturalmente, você também deve se lembrar de manter a forma durante o corte de cabelo.
Wintering
Nesse caso, vale a pena focar no fato de que as mudas exigem mais cuidados, principalmente no preparo dos arbustos para o inverno. Até os 5 anos de idade, você precisará cobrir os galhos e o sistema radicular com estopa e turfa ou folhas secas. Essa abordagem permite que você forneça a proteção mais eficaz e evite o congelamento. Os adultos não precisam dessas atividades, pois dispõem de recursos suficientes para superar as geadas do inverno.
Reprodução
Hoje, existem e estão praticando vários métodos de criação dos arbustos e árvores descritos. E estamos falando sobre as seguintes opções de criação:
- de sementes;
- usando camadas;
- sugadores de raiz;
- estacas (estacas verdes e raízes);
- estoque (enxertia).
De acordo com as estatísticas atuais, o primeiro método da lista raramente é usado pelos jardineiros modernos. É muito mais comum criar espinheiro por camadas. O principal é ter uma mãe arbusto forte e saudável. Nele, um dos brotos mais baixos é selecionado, dobrado no chão e enterrado nele. Rapidamente, essas camadas criam raízes e um broto surge na superfície.
É bastante simples de implementar e o método de uso para reprodução de rebentos de raiz.
Aqui, a principal tarefa é desenterrar os brotos de um adulto e transplantá-los. Além disso, frequentemente são utilizadas estacas de raízes. Para implementar este método, você precisará de:
- desenterre o rizoma no outono;
- limpe-o completamente do solo e das raízes;
- cortar estacas de 10 cm;
- plante o material resultante em um ângulo de 45 graus a uma profundidade de 2 cm;
- cubra o patamar com papel alumínio.
É importante que as estacas enraízem em solo úmido. Será possível transferir mudas para um local permanente na primavera. O estoque é propagado principalmente por variedades híbridas, o que permite preservar ao máximo todas as características da mata-mãe.
Doenças e pragas
Um dos componentes importantes do cuidado do espinheiro é proteger a planta dos ataques de pragas. O maior perigo para os arbustos é representado por:
- borboleta espinheiro;
- goldtail;
- bicho-da-seda anelado.
É importante notar que este trio de insetos nocivos também danifica macieiras e pereiras. Levando esse fato em consideração, os jardineiros experientes processam o espinheiro-alvar junto com as plantações de frutas na primavera para fins de prevenção.
Ao mesmo tempo, "Fufanon" e outras drogas com efeito semelhante são usadas com sucesso.
Em situações em que as lagartas têm tempo de aparecer, um delfínio vegetal único virá em seu socorro. Para preparar a infusão, você precisará moer 1 kg de folhas e caules desta flor e despejar a massa resultante com 10 litros de água. A solução é insistida por 3 dias, após os quais os arbustos que foram atacados por pragas são filtrados e pulverizados com ela. Durante o inchaço e a abertura dos botões, o espinheiro pode ser atacado por cobreiras e pulgões. Nesse caso, o tratamento das plantas com "Aktara" e "Decis" será um meio eficaz de controle.
Se avaliarmos o nível de perigo potencial no contexto de doenças fúngicas, atenção especial deve ser dada a problemas como o oídio. Em arbustos e árvores infectados, folhagens, brotos e até inflorescências são cobertos por uma flor característica. A próxima etapa é o amarelecimento, deformação e queda das folhas, retardando o crescimento dos brotos e secando as copas. Como medida preventiva, a pulverização de primavera com o líquido Bordeaux é usada com sucesso.
Aplicação em paisagismo
O tipo de espinheiro descrito pertence às plantas ornamentais. Esses arbustos e árvores parecem esteticamente agradáveis ao longo da temporada. Na primavera ficam literalmente repletas de flores brancas e, mais perto do outono, adquirem uma cor vermelho-sangue graças aos frutos. Hawthorn não é menos atraente durante a queda das folhas.
Desde os tempos antigos, essas plantas têm sido usadas com sucesso como sebes. Uma copa densa, folhagem densa e, claro, espinhos afiados atuam como uma barreira confiável, mas ao mesmo tempo estética. Além disso, esses arbustos combinam bem com outras plantas ornamentais (tília, castanheiro, bordo) como parte das composições paisagísticas.
O comentário foi enviado com sucesso.