Qual a aparência de um espinheiro e como plantá-lo?

Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Hawthorn tem muitas propriedades úteis, por isso é frequentemente cultivado em chalés de verão. Além disso, também é usado como planta ornamental. Hoje vamos falar sobre a aparência de um espinheiro, como plantá-lo corretamente e como cuidar dele.

Descrição

Hawthorn se parece com um arbusto semelhante a uma árvore ou uma pequena árvore (pertence à família rosa). A planta é amplamente utilizada para a preparação de diversas composições medicinais, para a decoração de projetos paisagísticos. Seus frutos podem ser comidos.

A copa da árvore é densa e redonda. Sua forma também pode ser ovóide. Às vezes, é assimétrico. A casca da planta é castanha ou cinzenta, podendo observar-se nela um grande número de fissuras de vários tamanhos. A casca pode ser nervurada.

Os galhos do Hawthorn são retos ou lacrimejantes, às vezes são encontrados galhos em forma de zigue-zague. Os rebentos jovens crescem ligeiramente pubescentes ou completamente nus. Suas cores são roxas brilhantes. Nas árvores você pode ver espinhos sem folhas de até 10 mm de comprimento. Eles se desenvolvem a partir dos botões axilares. As folhas do espinheiro podem ter várias formas, incluindo redondas, elípticas e ovóides. As bordas podem ser divididas ou denteadas. O comprimento das lâminas das folhas varia de 1 a 10 cm. A superfície da folhagem pode ser nua ou densamente pubescente.

No outono, as folhas adquirem uma coloração laranja ou roxa. Mas algumas variedades são capazes de manter sua cor verde até o final do outono. As flores de espinheiro podem ser brancas, rosa ou vermelhas. Seu diâmetro chega a 1-2 cm. Cada botão tem cinco pétalas. As flores são coletadas em inflorescências corimbosas ou em forma de guarda-chuva. A flor do espinheiro começa na primavera ou no início do verão. Durante este período, toda a árvore é coberta por um grande número de pequenas flores.

Os frutos da cultura são pequenas maçãs, seu formato é esférico ou em forma de pêra. Seu tamanho varia muito (de 4 mm a 4 cm). Dentro da fruta, várias sementes cantam. A cor da fruta vai depender da variedade, tipo de espinheiro. Na maioria das vezes, eles são espécimes vermelhos, laranja, amarelos e quase pretos também são encontrados. As bagas amadurecem em setembro-outubro.

Hawthorn é cultivado ativamente na América do Norte. Na Rússia, é encontrado nas regiões da Sibéria Ocidental, Sibéria Oriental, na Transbaikalia.

Visualizações

Agora veremos as características de algumas espécies individuais de espinheiro.

  • Pera. Este espinheiro cresce com folhas trilobadas. É cultivado no oeste dos Estados Unidos. A planta é uma grande árvore de 10-12 metros de altura. Está salpicado de espinhos retos, cujo comprimento pode chegar a 5 centímetros. Os botões de tal espinheiro se reúnem em inflorescências com várias flores. Os frutos da árvore são de cor vermelha brilhante, seu diâmetro é de 6-8 mm. É importante notar que esta espécie é caracterizada por baixa robustez invernal, por isso não deve ser cultivada na faixa do meio.
  • Suave. Às vezes também é chamado de semi-soft. O espinheiro-alvar é cultivado na América do Norte. A altura de uma árvore adulta saudável chega a 7 a 8 metros. Possui a coroa mais densa. As folhas desta espécie são verdes escuras, sua forma é ovóide. Em plantas jovens, eles são densamente pubescentes, mas com a idade, a pubescência desaparece. Mais perto do outono, as lâminas das folhas adquirem uma tonalidade marrom.Grandes botões deste espinheiro se reúnem em inflorescências corimbose. Os bagos são de cor vermelho-alaranjada, o diâmetro pode atingir 2 cm e a polpa amarela.
  • Corte de Periston. Esta espécie também é chamada de chinesa. É considerado resistente e amante da umidade. A variedade é absolutamente pouco exigente para o solo. A planta é altamente ramificada com uma copa exuberante que se espalha. A altura de uma árvore adulta é de 4 a 6 m e sua casca é de cor cinza escuro. Nela é possível ver um pequeno número de espinhos de até 2 cm de comprimento, as folhas das plantas são verdes brilhantes, os frutos são vermelhos esféricos ou em forma de pêra. esta espécie dá frutos em abundância.

O espinheiro pinado tem excelentes qualidades decorativas.

  • Shportsovy. Esta espécie também é chamada de "espora de galo". É cultivado no leste dos Estados Unidos. A altura de um espécime adulto varia de 6 a 12 metros. A copa das árvores está se espalhando amplamente, os galhos caindo sobre ela. Os ramos são densamente cobertos de espinhos de 8 a 10 cm de comprimento, a folhagem é inteira, o comprimento das placas é de 7 a 10 cm, são coriáceas, nuas, nas bordas podem-se ver dentes irregulares. As folhas são coloridas de verde escuro, mas com o início do outono tornam-se laranja. Durante a floração, forma-se um grande número de pequenos botões brancos de até 2 cm de diâmetro no espinheiro.Esta variedade é considerada resistente à seca, mas sua robustez no inverno é baixa.
  • Carne verde. Esta espécie é cultivada no Japão, as Kuriles, Sakhalin e Kamchatka. Atinge 3 a 6 m de altura e a casca das árvores é cinza. Os rebentos são roxos, cobertos de espinhos de até 10-15 mm de comprimento. A folhagem é ovóide, a parte superior pontiaguda. As folhas podem ser nuas ou púberes. Durante a floração, um grande número de flores brancas se forma nas plantas, elas formam escudos. Os frutos do espinheiro são pretos com polpa verde saborosa.
  • Monopeste. Essa variedade é encontrada no Cáucaso, na Ásia Central. Tem o crescimento mais rápido. A altura da planta varia de 3 a 6 metros. Possui uma coroa simétrica em forma de tenda. Os rebentos nus na vegetação são densamente cobertos por pequenos espinhos de até 1 cm de comprimento. As folhas deste espinheiro podem ser ovóides ou rômbicas. Durante a floração, botões brancos ou rosa se formam na árvore. Eles se reúnem em pequenas inflorescências. Uma semente amadurece em cada fruta.
  • Daursky. A espécie é uma árvore ou arbusto de até 5 a 6 m de altura e a copa da planta se espalha com ramos roxos escuros. Existem espinhos em sua superfície. A folhagem pode ser nua ou pubescente. É de cor verde escura. A forma das folhas é ovóide ou rômbica alongada. As flores neste espinheiro são pequenas, brancas, são coletadas em inflorescências corimbose.
  • Espinheiro de Douglas. Este espinheiro cresce no oeste da América do Norte. Tem uma alta resistência ao inverno. A casca do tronco é castanho-escura, lamelar. Os ramos são castanho-avermelhados, podem chorar. Os ramos têm espinhos curvos ou retos. As folhas das árvores são alongadas, ovóides ou simplesmente ovóides. Seu topo é pontudo. A cor da folhagem é verde escura, com o início do outono, torna-se amarela ou laranja.

Separadamente, deve ser dito sobre o espinheiro vermelho-sangue. Este espécime ornamental de folhas vermelhas é conhecido por seus lindos frutos comestíveis. Eles são amplamente utilizados na preparação de medicamentos. Esta espécie também é chamada de espinheiro siberiano. A variedade chega a atingir 5 metros de altura. É freqüentemente usado para paisagismo de parques, pátios e praças.

O espinheiro vermelho-sangue é resistente à poluição do ar e à geada. Possui uma exuberante e bela coroa esférica, ramos roxos brilhantes com espinhos duros. As placas foliares são púberes, sua forma é rombóide, há pequenos dentes nas bordas. As flores da árvore são brancas.Eles podem ter uma leve tonalidade rosa. Os botões são coletados em inflorescências.

Aterrissagem

Vamos descobrir como plantar um espinheiro corretamente. A maneira mais fácil de obter mudas prontas no viveiro. Às vezes, os jardineiros compram sementes para o cultivo de mudas. Você pode plantar uma planta em terreno aberto no início da primavera ou no outono. A área a ser plantada deve ser bem iluminada pelo sol. Lembre-se de que o espinheiro prefere terras férteis.

Se você for plantar várias árvores, deverá manter uma distância de pelo menos 2 metros entre elas. Covas de plantio devem ser preparadas com antecedência. Uma mistura de solo, turfa e areia é despejada sobre eles. Limão e matéria orgânica também são adicionados lá. As plantas com pelo menos dois anos são adequadas para o plantio. Imediatamente antes do plantio, uma drenagem de entulho e tijolo quebrado é formada no fundo de cada cova. A areia é derramada no topo (espessura da camada 5-7 cm).

Além disso, o jovem arbusto é cuidadosamente colocado na cova. Depois disso, é coberto com uma mistura de solo. No processo de trabalho, manuseie as raízes com o máximo de cuidado para não danificá-las. Imediatamente após o plantio, a cultura é bem regada. Recomenda-se cobrir a zona próxima ao tronco com composto ou húmus. A espessura da camada deve ser de pelo menos 5 centímetros.

Em seguida, a planta deve ser cortada, deixando caules de 10-12 cm de comprimento.

Cuidado

Para cultivar um espinheiro-alvar forte e saudável, você precisa cuidar dele adequadamente.

Regar e alimentar

Esta cultura é regada uma vez durante a estação normal. Ao mesmo tempo, uma árvore adulta tem um balde cheio de água. A quantidade de rega é aumentada durante os períodos de seca. Além disso, o espinheiro também precisa de alimentação adicional. Recomenda-se a aplicação de fertilizantes na primavera, antes da floração. Nesse caso, é melhor usar chorume (uma planta tem um balde cheio dessa matéria orgânica). Para prepará-lo, 1 litro de esterco é misturado a 10 litros de água.

Poda

Se o local de plantio da planta foi inicialmente selecionado corretamente, então ela forma de forma independente uma bela e correta copa, adquirindo um aspecto decorativo. Ainda assim, a poda higiênica não faz mal nenhum. Na maioria das vezes, esses procedimentos são realizados na primavera. No processo de poda, os brotos danificados e secos são removidos. Se você está cultivando uma variedade de espinheiro-alvar para colher frutos silvestres, o procedimento deve ser realizado dentro da copa, para evitar o espessamento excessivo.

A formação da coroa de espécies decorativas é realizada regularmente. Arbustos e árvores podem tolerar facilmente esse procedimento. Mas para dar-lhes várias formas, a poda não só os brotos, mas também as folhas é necessária. E eles fazem isso várias vezes por temporada.

Reprodução

O material de plantio de tal cultura é obtido por estratificação, estacas de raiz, sementes, enxerto em um caule. Em plotagens pessoais, um método simples com camadas é usado com mais frequência. Nesse caso, execute as seguintes ações.

  • No início da primavera, são cavados buracos perto da planta-mãe, com profundidade não superior a 10 cm.
  • Ao mesmo tempo, o solo é preparado para os locais de plantio. Os ramos inferiores dos arbustos são colocados nas ranhuras feitas, enquanto as gemas apicais permanecem na superfície.
  • Para que os ramos flexíveis não interfiram, é melhor fixá-los com colchetes e cobri-los com terra, depois disso tudo é regado e coberto com palha.
  • Ao longo da temporada, 4-5 regas são realizadas. Após a formação dos brotos jovens, suas bases são cobertas por montes de solo com altura de 10-15 cm.
  • No outono ou na próxima primavera, as plantas são plantadas para que possam crescer.

Lembre-se de que, se o sistema radicular for danificado, os brotos começarão a se formar nas plantas adultas. É considerado um material de plantio adequado. Depois que os arbustos jovens formam seu sistema radicular, eles são colocados em locais preparados.

Doenças e pragas

Hawthorn pode estar infectado com as seguintes infecções.

  • Oídio. Com essa doença, manchas de flores cinzentas e brancas se formam na folhagem e nos caules do arbusto, podendo ter tamanhos diferentes. Com o tempo, essas áreas começam a se deformar e morrer. Em caso de infecção, as áreas danificadas devem ser removidas imediatamente. Depois disso, o espinheiro é tratado com produtos químicos (por exemplo, "Vectra").
  • Mancha marrom. Esta doença faz com que manchas marrons redondas apareçam na superfície externa das folhas. A morte ocorre nessas áreas.
  • Mancha cinzenta. Quando um arbusto está infectado com manchas cinzentas, a folhagem fica coberta por um grande número de manchas cinzentas.
  • Mancha amarela. Neste caso, as lâminas das folhas serão cobertas por grandes manchas amarelas. Com o tempo, eles ficam marrons. Além disso, as folhas doentes caem.

Para curar a vegetação dessas doenças, você deve usar medicamentos que contenham cobre (líquido bordalês). Às vezes, essas formulações são usadas para fins profiláticos. Hawthorn também pode ser afetado por pragas.

  • Rolo de folhas. O parasita põe seus ovos na casca. Lagartas crescidas roem botões e ovários e depois passam para as folhas novas. Para destruir o rolo de folha, você pode usar a droga "Clorofos".
  • Hawthorn. Esta borboleta põe ovos na folhagem. As pequenas lagartas comem botões e folhas jovens.
  • Inseto de escama de maçã. É um pequeno inseto que suga ativamente a seiva das plantas. Para se livrar da cochonilha, eles são tratados com fortes inseticidas.
  • Aphid. O parasita aparece com mais frequência em plantas jovens. Ele se alimenta da seiva da árvore. Como resultado, as folhas dos arbustos e das árvores ondulam e murcham. Os ramos começam a secar e morrer. Para destruir pulgões, são usados ​​produtos químicos prontos. A melhor opção seria a composição de "Karbofos". É dissolvido em água e, em seguida, pulverizado com ele. Para combater pulgões, uma solução simples de sabonete, infusão de tabaco e alho também é usada.

Aplicação em paisagismo

  • Freqüentemente, sebes inteiras são formadas por árvores altas de espinheiro-alvar no local. Eles se tornam uma cerca confiável real. As plantas podem ser deixadas em sua forma natural ou você pode dar a elas uma forma quadrada, cônica ou redonda com uma ferramenta de jardim.
  • No paisagismo do país, uma árvore grande e alta fica bem, florescendo com flores vermelhas e frutos brilhantes. Esta planta pode se tornar um belo destaque no design geral. É melhor plantá-lo próximo a espaços verdes simples.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário