Espinheiro decorativo
O espinheiro-alvar é uma cultura popular entre os floricultores que chama a atenção por suas cores brilhantes e resistência a influências externas.
Visualizações
O espinheiro-alvar é um arbusto para cultivo no jardim. Tamanho grande e aparência atraente são as principais vantagens da planta. O surgimento da cultura é, em princípio, familiar para quase todos. Características principais:
-
nome em latim - Crataegus;
-
arbustos - poderosos, pequenos;
-
os espinhos são afiados;
-
coroa - arredondada;
-
brotos - roxos ou vermelhos;
-
as folhas são graciosas, de tamanho pequeno e de cor verde escura.
Curiosamente, os espinhos do espinheiro são brotos modificados. No processo de crescimento ativo, eles são pequenos em tamanho e praticamente não representam nenhum perigo. No entanto, à medida que a planta se desenvolve, os espinhos do verde mudam de cor para castanhos, tornam-se mais densos e perigosos. O comprimento do espinho depende da região onde o espinheiro é cultivado, bem como da variedade. Em média, o indicador chega a 8-12 cm. Vale ressaltar que a maioria das plantas não possui espinhos a princípio, o que simplifica o cultivo e o cuidado com a mata. A presença de espinhos, por outro lado, exige cautela.
O espinheiro decorativo começa a florescer por volta de maio ou junho. O tempo exato depende da região em que a planta é cultivada. A floração é caracterizada por botões brancos ou rosados, cujo diâmetro chega a 3 cm. As flores são colocadas em densas inflorescências-escudos, o que torna o arbusto mais viçoso.
Alguns tipos de espinheiro se distinguem por suas flores duplas. Mas, independentemente da espécie, os botões da planta são caracterizados por estames e anteras atraentes. Outra característica da cultura é a floração abundante e brilhante.
Hoje, muitas variedades de espinheiro decorativo são conhecidas. Os jardineiros identificam mais de mil arbustos diferentes com os quais você pode decorar o seu jardim. Vale a pena considerar as variedades mais populares.
Ordinário
A variedade mais comum de espinheiro-alvar decorativo, que atrai jardineiros com floração abundante e tamanho compacto. Outras vantagens de Crataegus laevigata incluem:
-
resistência a rajadas repentinas de vento, poluição de gás;
-
disponibilidade;
-
versatilidade de uso.
O espinheiro floresce a partir de maio ou junho, dependendo da região de crescimento. Características de Bush:
-
flores - grandes, rosa brilhante ou brancas;
-
coroa - exuberante, oval;
-
folhas - brilhantes, 3-5 lóbulos, sombra verde brilhante.
Os rebentos do arbusto são bastante poderosos, o que lhe permite formar grandes botões.
Sangue vermelho
Hawthorn ornamental com frutos vermelhos característicos e floração abundante. As principais características da cultura:
-
os arbustos são compactos;
-
os espinhos são bastante grandes, atingem 4 cm de comprimento, raramente são localizados;
-
flores - brancas;
-
frutas - esféricas;
-
as folhas são de tamanho médio, verdes brilhantes.
As bagas caem em caules finos. A casca castanha, que se destaca ainda durante a floração do espinheiro, é considerada uma decoração especial da casta. Alguns espinhos não representam um perigo específico, por isso a variedade é bastante popular entre os jardineiros.
Softish
Não é a variedade mais comum, mas bastante atraente com as seguintes características:
-
os arbustos são de tamanho médio;
-
os brotos são poderosos;
-
flores - delicadas brancas, pequenas;
-
os frutos são de cor laranja com casca densa;
-
as folhas são brilhantes, de um verde brilhante na primavera a um laranja intenso no outono.
As bagas de espinheiro são distinguidas pela polpa saborosa e suculenta, por isso a planta é frequentemente plantada como um arbusto frutífero. Esta variedade é encontrada principalmente em regiões da América do Norte, mas também é cultivada nas regiões da Rússia.
Os espinhos da planta merecem atenção especial. Eles são pequenos em tamanho, não representam um perigo particular. Os ramos do espinheiro-alvar são densos, pelo que durante a época de floração é possível conseguir uma copa exuberante e perfeita sem necessidade de poda.
Monopeste
Outra variedade popular de espinheiro-alvar, que é um arbusto alto e extenso, com frutas suculentas e belos botões. Características principais:
-
arbusto - até 2 m de altura;
-
coroa - densa, exuberante;
-
brotos - fortes, poderosos, localizados próximos uns dos outros;
-
flores - tom delicado branco ou rosa;
-
as folhas são de tamanho médio, verde-escuras.
Os frutos do espinheiro têm uma tonalidade vermelha clara e se distinguem por suas valiosas propriedades medicinais. O espinheiro pode ser piramidal, rosa ou terry branco. O arbusto é cultivado principalmente em grandes áreas, plantando ao longo de caminhos ou cercas.
Carne verde
A peculiaridade desta espécie reside na coroa densa e esférica, cuja densidade é muito maior do que a da coroa de espinheiro semi-mole. Especificações:
-
os espinhos são curtos;
-
flores - brancas, raramente roxas;
-
brotos - poderosos, capazes de resistir a vários botões;
-
folhas - cor verde rica, de tamanho pequeno, ovóide;
-
frutas são pretas.
As bagas de espinheiro atraem os jardineiros com seu sabor suculento e aroma rico. A casca da planta é cinza.
Os jardineiros prestam especial atenção aos botões densos das inflorescências, que os prendem e evitam que caiam. As anteras escuras atuam como um sotaque brilhante, indicando imediatamente que tipo de arbusto ornamental é. Paisagistas costumam usar a planta para decorar áreas médias a pequenas.
Daursky
O espinheiro-alvar é uma espécie decorativa especial com as seguintes características:
-
as folhas são de tamanho médio, verde-escuras;
-
coroa - compacta, esférica;
-
brotos - densos, poderosos;
-
a casca é vermelha;
-
os espinhos são pequenos, raros.
A cultivar forma flores brancas. As anteras têm uma tonalidade púrpura profunda. Esta combinação torna o arbusto tenro durante a floração, motivo pelo qual é apreciado pelos paisagistas.
No final da floração surgem nos ramos frutos de tonalidade vermelha brilhante, em forma de esfera. As bagas têm um sabor rico.
Fixado
Um tipo especial de espinheiro-alvar decorativo, adequado tanto para plantação individual como para criar sebes inteiras ou composições paisagísticas únicas a partir de várias plantas. Especificações:
-
arbustos - tipo de espalhamento;
-
a casca é densa, cinza;
-
espinhos - pequenos, raramente localizados;
-
folhas - tipo pinnately dissecado com uma cor verde brilhante.
Durante o período de floração, a variedade produz flores grandes, rosa pálido ou brancas, e depois dá forma a frutos brilhantes, cuja superfície é decorada com pequenas verrugas.
Usar tal arbusto na paisagem seria uma solução interessante.
Espinhoso grande
A espécie se destaca pelos grandes espinhos, pelos quais recebeu esse nome. A cultivar é uma candidata ideal para sebe quando é necessário cercar, compensar ou cobrir uma área. Especificações:
-
espinhos - até 12 cm de comprimento;
-
as folhas são pequenas, verde-escuras, brilhantes;
-
ramos - poderosos, compactos;
-
flores - leitosas ou rosa.
No final da floração, o arbusto forma grandes frutos de cores vivas, que se destacam no fundo da folhagem.A polpa das bagas deste espinheiro é um pouco seca, pelo que a variedade é utilizada principalmente para fins decorativos.
Lavalieri
Uma variedade popular que atrai jardineiros com floração abundante e frutos grandes. Especificações:
-
arbustos - altos;
-
brotos - poderosos, mas densos;
-
placas de folha - verde rico, tamanho médio, brilhante;
-
flores - brancas e rosa.
Em meados ou no final do verão, o arbusto está coberto de frutos vermelhos brilhantes, o que parece bastante impressionante. Os frutos silvestres têm um aroma rico e um sabor suculento.
Mordensky
Um híbrido bastante controverso, que é considerado um dos tipos mais populares de espinheiro-alvar. As principais características incluem:
-
os arbustos são compactos;
-
flores - duplas, mudando de cor de rosa para branco;
-
espinhos - ausente;
-
brotos - poderosos, ramificados;
-
as frutas são grandes e brilhantes.
Os frutos silvestres não têm sabor e aroma extraordinários, pelo que a principal função do espinheiro é decorativa.
De outros
Existem também outras variedades de cultura decorativa.
-
Hawthorn Wattian. Um arbusto com uma altura de 6 a 8 metros, ideal para criar cercas naturais. A variedade apresenta grandes espinhos e placas foliares de cor azul. Durante o período de floração, forma flores brancas, que depois se transformam em bagas amarelas.
-
Em forma de leque. Recebeu esse nome devido ao formato único da coroa, que é formada por brotos eretos e espinhos curvos em sua superfície. As folhas ovóides têm uma tonalidade verde rica, as flores são de um branco delicado, os frutos são brilhantes, mas não suculentos.
-
Espinheiro de Douglas. Variedade ornamental, cuja peculiaridade reside na casca escura, desprovida de espinhos. A vista é ideal para plantar em áreas onde as crianças costumam brincar. As folhas do espinheiro são verdes escuras, as flores são brancas e os frutos têm uma tonalidade preto-púrpura.
-
Hawthorn Maximovich. Tipo de cultura decorativa doméstica, que também não tem espinhos. Outras características incluem folhas ovóides e ramos marrom-acinzentados. As flores são brancas, os frutos não são atraentes.
Se considerarmos as regiões do sul do país, o olhar pode parar no espinheiro-alvar. Suas folhas têm formato original, os espinhos chegam a atingir 5 cm de comprimento e os frutos chamam a atenção com cores vivas.
Cuidado
O espinheiro-alvar decorativo é despretensioso no cuidado, se você abordar a cultura de plantio corretamente com antecedência. Recomendações básicas.
-
Recomenda-se plantar um arbusto em locais ensolarados. A planta floresce pior se estiver na sombra.
-
O solo deve ser fértil e o lençol freático baixo, caso contrário, é necessário um dispositivo de drenagem. Se isso não for previsto, as raízes da planta murcharão e ela morrerá.
-
Recomenda-se fertilizar com cal duas vezes por ano de plantio.
-
Em tenra idade, a poda regular do arbusto é necessária para criar a forma de copa ideal.
O espinheiro requer atenção especial apenas nos primeiros 2 anos. Assim que a planta estiver adaptada, o principal cuidado será fertilizar regularmente durante a primavera e o outono. Basicamente, compostos orgânicos na forma de verbasco ou cinza de madeira são usados como cobertura.
E você também precisará cuidar da rega oportuna da planta. Normalmente, o arbusto não precisa de mais do que 1-2 regas por semana.
Uso em paisagismo
O espinheiro decorativo é popular entre os paisagistas. Esses arbustos são freqüentemente encontrados em canteiros de jardim, com sua ajuda eles organizam composições únicas, plantas verdes em áreas grandes, pequenas e médias. A principal vantagem do espinheiro decorativo é o seu tamanho compacto, que não ocupa muito espaço, mas ao mesmo tempo não parece imperceptível.
O espinheiro decorativo é frequentemente usado como:
-
arbusto de baga - a planta chama a atenção com frutos brilhantes e comestíveis;
-
arbusto decíduo - uma espetacular coroa de outono não deixará ninguém indiferente, essas plantas são plantadas ao longo dos caminhos;
-
cultura de floração - a planta vai se deliciar com flores grandes de cores delicadas.
Hawthorn fica bem em plantações de grupo e individuais. A cultura é cultivada principalmente na forma de uma árvore ou tronco. Se você classificar arbustos por localização no jardim, eles serão usados para o dispositivo:
-
cerca;
-
vegetação rasteira ou borda da floresta;
-
becos;
-
arbustos de fundo.
Hawthorn também é plantado ao lado de árvores perenes para criar paisagens atraentes. Se necessário, os arbustos são formados pelo corte de brotos muito longos e irregulares.
Uma propriedade adicional do espinheiro é a proteção do vento da área circundante. E também arbustos eram freqüentemente usados para mascarar a área circundante ou criar telas.
Finalmente, o espinheiro é popular entre os insetos melíferos. Portanto, a planta é frequentemente plantada em apiários para organizar a reprodução e o desenvolvimento eficazes das abelhas. Os pássaros também preferem banquetear-se com os frutos do arbusto, que também usam espinheiros para abrigar seus ninhos.
O comentário foi enviado com sucesso.