Tudo sobre a instalação de meios-fios e meio-fio
Para muitos moradores da cidade, a instalação de fronteiras e meios-fios pode parecer um processo incompreensível e difícil, mas na realidade é perfeitamente possível lidar com isso por conta própria, sem pagar a mais para os artesãos. A tarefa é bastante viável com certo conhecimento e adesão a algumas regras. Em nosso artigo, explicaremos em detalhes como você pode melhorar o local fazendo uma cerca com as próprias mãos e economizando na instalação de meios-fios.
Peculiaridades
O meio-fio da calçada é um elemento necessário no projeto paisagístico. Com a sua ajuda, alocam áreas cegas, canteiros de flores, equipam caminhos de jardins e o território de um pátio privado. Mas os freios são necessários não apenas para criar beleza. A instalação de lancis é necessária, em primeiro lugar, para proteger o revestimento, para evitar que o solo se misture e não caia na área vedada. Em suma, se você percorreu os caminhos por mais de um ano para que durem muito tempo, instale uma borda ao longo da borda para evitar que o material se desmorone e mantenha-o no formato desejado. Uma das características funcionais dos meios-fios é a redistribuição da carga no local com diferentes superfícies.
Uma borda de proteção é especialmente necessária em áreas pavimentadas estreitas; neste caso, outra estrutura não fornecerá proteção confiável contra destruição e reforço do revestimento. Os proprietários que estão tentando fazer sem uma borda, colocando os ladrilhos na vertical, ainda assim chegam à conclusão de que precisam dela. Pedaços de ardósia ao longo das bordas das pedras de pavimentação colocadas também não desempenham as funções que os meios-fios desempenham. Com o tempo, em qualquer caso, você tem que fazer a orla, portanto, para não fazer um trabalho dobrado, não gastar o dobro do tempo e do esforço, é melhor seguir imediatamente o caminho certo.
Observe que em caso de retrabalho, os reparos nas bordas dos ladrilhos ainda não foram concluídos. Não há necessidade de reinventar a roda ou economizar na orla, se já se decidiu enobrecer o território com lajes. Um bom meio-fio é a proteção, decoração e acabamento superficial. A instalação dessa cerca pode ser feita automaticamente pelo empilhador ou você mesmo pode fazer isso. Eles levam um carro quando é necessário instalar centenas de metros de orla, principalmente um meio-fio de estrada. Você mesmo pode fazer o trabalho no seu site. É melhor convidar um assistente - desta forma o trabalho será discutido mais rápido, e outra pessoa é necessária para medir ou segurar, enviar os elementos.
Detenhamo-nos nesses métodos com mais detalhes e, em cada caso, consideremos a tecnologia para colocar meios-fios.
Como instalar por máquina?
O empilhador automático tornará o processo mais rápido, mas geralmente são usados por empresas especiais de estradas para trabalhos de beira de estrada. Se também for preciso colocar meio-fio quilômetros de extensão, convém convidar uma equipe especializada, que, com o auxílio da tecnologia, fará o trabalho com rapidez e eficiência. A máquina mais simples é configurada para compactar a massa de concreto de bombeamento em um formato de perfil ancorado. Sua produtividade é de até 500 metros por turno, podendo ser utilizado durante todo o dia para acondicionar até 1 km de meio-fio.
A movimentação do equipamento não está associada à presença de tração nas rodas (esta unidade não a possui), mas ocorre involuntariamente em resposta ao movimento reverso do compactador. Pode ser alugado e entregue no local em carrinho ou em carreta. O stacker é movido por um motor a gasolina de 16 cavalos (resfriado a ar) Os painéis laterais são removíveis para facilitar o acesso à unidade.2-3 pessoas podem estabelecer facilmente um trabalho contínuo na unidade durante o dia.
Estilo faça você mesmo
Agora, no mercado, você pode comprar um meio-fio de vários tipos:
- tronco;
- estrada;
- calçada;
- jardim reto;
- raio.
Os meios-fios diferem na forma e no tamanho, mas possuem uma tecnologia de assentamento comum - em todos os casos, deve-se seguir as mesmas regras. Portanto, as instruções gerais passo a passo para instalar a pedra do meio-fio são as seguintes.
- Em primeiro lugar, na dacha, são determinados os limites do terreno para as telhas, ao longo das margens da qual é cavada uma vala. Para uniformizar, são feitas marcações: primeiro, pinos (de madeira ou metal) são cravados e uma corda ou cordão é puxado.
- A profundidade da cava depende da altura do meio-fio e do nível desejado de sua saliência em relação à cobertura pretendida (lajes). E na largura, você precisa cavar 20 centímetros a mais do que a espessura do elemento de meio-fio selecionado.
- O fundo da vala deve ser nivelado, compactado e coberto com areia a uma altura de 5 centímetros.
- Em seguida, preencha a vala com uma mistura de cimento-areia na proporção de 1: 3 - 1: 4 (cerca de 3 cm).
- Montar meios-fios: é preferível colocá-los por baixo do nível, retocando com um maço de borracha.
- A distância entre as partes da estrutura do meio-fio não deve exceder 3 milímetros.
Como você pode ver, esse trabalho pode ser feito com um número mínimo de ferramentas. A tecnologia de assentamento pode ser diferente: o meio-fio pode ser colocado em uma base diferente. Vamos considerar tudo separadamente.
Para o chão
A tecnologia de assentamento da fita mestra sem concreto é aplicável em solos densos, onde há a garantia de que a cinta aderirá completamente sem fixação adicional com argamassa de cimento. Via de regra, esse método se justifica em áreas com solo argiloso, onde os elementos do revestimento e suas cercas praticamente não se movem.
Na areia
O esquema de instalação na areia é o mesmo da instrução geral passo a passo até o momento em que a estrutura é concretada com argamassa de areia-cimento. Só o entulho (ao nível de 15 cm) pode ser posto sob tal meio-fio, depois de o ter calçado bem. Nos intervalos entre a trincheira e as paredes da pedra do meio-fio, o entulho também é preenchido e compactado firmemente. Esta tecnologia é utilizada se não houver recursos adicionais para a aquisição de materiais para fazer a mistura do concreto, ou quando for necessário encerrar o espaço inferior apenas por algum tempo. Com este método, a estrutura pode ser rapidamente destruída, mesmo com a menor pressão sobre ela com o pé inclinado. Isso deve ser levado em consideração e compreender que é de natureza bastante temporária e é adequado, por exemplo, para cercar um jardim de flores, canteiros de flores.
Em uma base de concreto
Se o solo é propenso a se elevar (ou em terrenos inclinados), a pedra do meio-fio é colocada sobre uma almofada de areia e cascalho, sobre a qual é derramada uma camada de concreto. Em tal base de concreto, o meio-fio vai durar anos. O procedimento para tal instalação é o seguinte.
- O local é medido, após ter martelado os pinos nos pontos-chave em que o cordão é puxado.
- De acordo com as marcações obtidas, eles cavam uma vala com uma pá de modo que pelo menos 10, ou mesmo 15 centímetros, permaneçam nas laterais do meio-fio de cada lado. E ao cavar no fundo, é preciso levar em consideração que no fundo ao nível de 10 centímetros haverá brita, então a argamassa de areia-cimento será despejada cerca de 5 centímetros, enfim, leve em consideração a altura do meio-fio - a que distância você deseja que ele suba acima da superfície.
- O fundo deve ser nivelado e calcado; o ideal é que geotêxteis com densidade mínima de 160 g por metro quadrado sejam colocados no fundo. Isso evita a mistura de areia e cascalho com o solo, o que vai permitir que o meio-fio corra por mais tempo. E isso é uma garantia de que quando houver elevação na primavera não haverá turnos.
- Areia grossa e cascalho grosso (25-40 mm) são despejados no gekotêxtil a um nível de 10-15 centímetros. Tudo está fortemente abarrotado.
- A solução é feita na seguinte proporção: 3-4 partes de areia e 1 parte de cimento.A quantidade de água é mínima, apenas o suficiente para agitar a composição, que deve ser colocada em camada espessa (5 a 7 cm) sobre uma base de brita.
- Um elemento de meio-fio é colocado sobre uma almofada de concreto, uma solução é derramada nas laterais e o meio-fio é fixado.
- O concreto tem tempo para secar e endurecer. Havendo espaço livre entre a vala e o meio-fio, deve-se cobrir com entulho ou areia, socar e borrifar com terra.
A solução de concreto ainda pode ser feita com a adição de brita. Neste caso, pegue 1 parte de cimento, 2,5 partes de areia (de preferência peneirada) e 2 partes de água e brita de tamanho médio. É bom aplicar tal solução com espátula sobre uma base preparada. Em seguida, um elemento de meio-fio é instalado na argamassa, ajustado com um martelo de borracha. Não é necessário bater na pedra com um martelo comum e mais ainda com uma marreta para evitar a deformação do meio-fio. Para tal, é necessário um martelo com botão de borracha.
Essa tecnologia é uma garantia de que, ao levantar, a calçada permanecerá no lugar, nenhuma mudança ocorrerá. Portanto, o método de instalação depende, em primeiro lugar, do solo e dos objetivos perseguidos pelo proprietário. Você precisa de uma cerca temporária - não se preocupe com a concretagem, coloque o meio-fio diretamente no chão ou na areia, para uma estrutura sólida e durável, será necessário um esforço adicional com a argamassa. Os meios-fios nem sempre cabem em linha reta, às vezes têm que ser feitos ao longo de um caminho curvo. Quando o raio de curvatura é superior a 11 metros, então, em um círculo, o meio-fio é feito de uma peça reta comum, que é cortada com um disco de diamante em várias partes. Cada parte é unida no ângulo desejado, elas são fixadas com uma mistura de concreto.
Quando o raio for inferior a 11 metros, é necessário adquirir meios-fios especiais com a curvatura desejada. Eles não precisam mais ser cortados, basta encaixá-los corretamente e prendê-los com argamassa.
Os especialistas aconselham para permitir a estabilização da estrutura e proceder ao tratamento das fissuras. Os vãos que se formam entre as partes do meio-fio são removidos apenas com uma mistura seca de cimento e areia. Em seguida, regam com água e aguardam a secagem da superfície, mas não enchem com a solução pronta. Os deslocamentos da estrutura acabada são estabilizados com uma composição semi-seca: concreto semi-seco é despejado em cada lado do meio-fio. Em geral, para colocar a orla da borda, é desejável usar brita da fração 15 e cimento do mais alto grau de qualidade - 500.
Para proteger o revestimento da chuva, artesãos experientes aconselham colocar a cama da esteira 2 a 4 centímetros mais alta em relação ao solo. Pela mesma razão, eles fazem uma inclinação de 2 a 4 graus, mas se a paisagem já for inclinada, isso é desnecessário. Se houver necessidade de aparar a pedra do meio-fio, você não pode prescindir de um amolador e de uma roda diamantada. Você pode usar um cortador de gás - este equipamento pode ser alugado. Lembre-se de usar óculos de segurança ao fazer isso.
Outro conselho valioso: em locais onde o lençol freático é bastante alto, uma camada adicional de entulho deve ser espalhada sob a areia até uma altura de cerca de 10 centímetros. Sem essa medida adicional, existe a preocupação de que a cerca se afrouxe mais rápido do que você gostaria. A borda é combinada com a cor do ladrilho, a opção mais barata é a pedra cinza natural. Quanto às ferramentas: além de uma pá de baioneta para cavar uma trincheira, prepare uma pá. Será útil para trabalhar com argamassa.
Aliás, a mistura de argamassa pode ser misturada na mesma pá ou em betoneira. Tudo depende dos volumes. É claro que, para trabalho em grande escala, um processo automatizado facilitará muito o seu trabalho. Um dispositivo de mistura de concreto também está disponível para aluguel. Para não refazer o trabalho, na hora de dar forma à vala é melhor aprofundar um pouco mais. Como se costuma dizer - neste caso é melhor cavar do que não cavar alguns centímetros. O excesso de distância pode ser coberto com entulho, mas se a profundidade não for suficiente, será necessário cavar novamente.
Normalmente, a pedra do meio-fio é aprofundada pela metade ou um terço de sua altura. Mas acontece ainda mais profundamente - tudo depende do seu desejo e das condições para a localização da cerca e cobertura. Leve em consideração o fato de que o solo não cai no forro, e a água da chuva forte tem um local para escoar. Ao socar a "almofada" de entulho, você pode usar uma carga adicional das ferramentas disponíveis ou simplesmente socá-la com os pés. A camada pode ser irregular, elas são niveladas sob o nível com areia, que é mais maleável nesta.
Para facilitar o processo, a areia pode ser levemente umedecida - assim a camada será compactada e nivelada com mais facilidade e rapidez.
Antes de colocar as guias, você precisa decidir como serão colocadas:
- para o chão;
- sobre almofada de areia com fixação lateral com solução;
- deitado sob uma base de concreto.
Todo o processo posterior dependerá disso. No decorrer do trabalho, nem sempre será possível alterar a decisão. Então, se os materiais necessários para a argamassa não estiverem disponíveis, você não poderá consertá-los - você terá que enterrar o meio-fio apenas no chão, e esta é uma opção de curta duração. Ou, ao começar a assentar sobre uma almofada de areia, não poderá passar para a concretagem, pois não terá argamassa suficiente.
Dê aos elementos do meio-fio a oportunidade de agarrar pelo menos por um dia e depois continue trabalhando nas rachaduras e comece a colocar os ladrilhos.
E também tenha em mente que a pedra do meio-fio pode resistir a colisões de curto prazo, mesmo com veículos leves, mas se essas cargas forem constantes, ela entrará em colapso. Neste caso, é melhor levar uma pedra armada de estrada com barras de aço no interior com um diâmetro de até 14 milímetros. Esse meio-fio é usado para separar a zona de pedestres da faixa de rodagem. Mas para uma casa de verão, eles usam principalmente um meio-fio - um meio-fio de calçada comum. Ele vem em um tamanho menor, mais leve, é mais conveniente trabalhar com ele durante a instalação.
Para obter informações sobre como instalar corretamente a borda com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.