Tudo sobre plantas de meio-fio
Plantas para bordar permitem adicionar beleza ao local, além de enfatizar uma determinada forma. Muitas vezes, eles são plantados em caminhos, canteiros de flores, gramados, canteiros de flores e outros vários elementos de jardim. Para criar um belo padrão, é necessário selecionar corretamente as plantas de borda.
Peculiaridades
Muitas vezes, você deseja enfatizar a forma de um canteiro de flores ou gramado no jardim. Se for necessário escolher fábricas de fronteira, prestam atenção em primeiro lugar a espécies baixas, já que não esconderão a verdura, vários elementos de jardim. Essas plantas são caracterizadas pela compactação e também apresentam um excelente espessamento. Neste caso, as bordas parecerão impressionantes, destacando formas geométricas regulares e incomuns.
Hoje, está à venda uma grande variedade de espécies de plantas de fronteira, para que cada um possa escolher a melhor opção para decorar o seu jardim, tendo em conta um determinado estilo. Para decorar a área circundante, são utilizadas plantas anuais de baixo crescimento e bienais de cobertura do solo, perenes e arbustos, bem como grama.
Se as crianças, principalmente as crianças pequenas, têm acesso às plantas, então é melhor plantar nessa área plantas que sejam resistentes a qualquer tipo de dano, além do conhecido pisoteio. Essas opções são frequentemente usadas em parques infantis ou ao longo de caminhos.
As plantas do meio-fio podem ser plantadas para uma variedade de propósitos, mas a maioria é feita para marcar uma linha específica, por exemplo, ao longo de caminhos, ao redor de canteiros de flores e outros objetos semelhantes. Os especialistas recomendam dar preferência às culturas com um longo período de floração. Muitas vezes, são escolhidas flores raquíticas que têm a capacidade de florescer durante todo o verão. Eles geralmente são plantados em caixas de varanda.
Um, bienal e perenes podem ser usados para criar bordas impressionantes. Não se esqueça da regra principal - apenas as plantas plantadas próximas parecem atraentes. Plantar flores firmemente é essencial para criar uma aparência uniforme e evitar rasgar se aparecerem plantas murchas. A cerca deve ter limites claros, mesmo à distância.
Ao escolher as plantas de freio, deve-se levar em consideração o tipo de solo, sua posição e reação. E não se esqueça que essas plantas devem se encaixar harmoniosamente no projeto geral do jardim.
Plantas populares
Hoje, uma grande variedade de plantas de borda está à venda, entre as quais você pode escolher uma - ou flores perenes, vários tipos de grama e arbustos pequenos. Vamos dar uma olhada nas variedades mais famosas.
Flores
Para criar uma fronteira, muitas vezes são usadas variedades baixas, que crescem por apenas um ano. Com essas cores, você pode criar constantemente composições originais, experimentar várias soluções de paisagem.
A cada ano será necessário fazer um novo plantio de plantas ornamentais.
Você pode prestar atenção às variedades mais populares de flores anuais.
- Petúnia É uma flor incrível que se tornará uma decoração brilhante em qualquer canteiro de flores. Petúnia é bastante brilhante e vistosa. A planta precisa de rega regular e prefere crescer em um local ensolarado. A petúnia pode ser plantada diretamente no solo ou começar com as mudas primeiro. Variedades incomuns de petúnias são plantadas apenas por meio de mudas.
- Marigolds (barbas pretas). Esta espécie é caracterizada pela facilidade de cultivo, bem como pela floração bastante longa (do início de junho a outubro). Os malmequeres são apresentados em várias cores: espécies vermelhas, laranja e amarelas. Para fazer um meio-fio, você precisará de rampas baixas que não excedam 30 cm de altura. Vale destacar o intenso aroma de flores, que pode não agradar a todos. Muitas vezes são escolhidos para plantar nos arredores de um rabatka ou debaixo de uma cerca.
- Amores-perfeitos (Viola wittrockiana). Essas flores adornam as bordas no início da primavera. Têm um longo período de floração (março a outubro). Os especialistas aconselham o plantio de apenas uma variedade da mesma cor, que geralmente inclui vários tons de uma vez. A flor é bastante resistente, pois pode suportar até pisadas. A planta necessita de rega moderada e sistemática, gosta de locais bem iluminados.
- Margaridas (Bellis annua). Essas plantas geralmente crescem pequenas, de 4 a 20 cm, por isso são usadas regularmente para decorar cercas vivas. As inflorescências em forma de cesta geralmente têm uma tonalidade branco-amarelada ou rosa. As margaridas florescem desde o início da primavera até meados do verão. Eles não são caprichosos e muito eficazes.
As flores perenes também estão em alta demanda. Considere as soluções mais brilhantes para criar uma cerca de flores.
Campânula (sino)
Se você quiser decorar uma borda perene branca como a neve, preste atenção à campânula. Isso permitirá que você crie um canto delicado e sofisticado. Normalmente, os sinos brancos são plantados em vasos e, em seguida, colocados nos locais necessários. Esta flor requer rega constante, o solo não deve ficar seco.
Crisântemo
Esta cultura deve ser atribuída às flores tardias. É representado por uma grande variedade de espécies (mais de 160 variedades), entre as quais há uma e perenes. Variedades pequenas e subdimensionadas são usadas para formar meios-fios. Eles são conhecidos por sua maior robustez no inverno, uma variedade de cores e formas, e podem florescer por um longo período. Variedades precoces, médias e tardias estão à venda.
Se você as escolher corretamente e plantá-las em seu terreno, ele sempre estará em flor, porque as flores de uma variedade serão substituídas pelo florescimento de outra - e assim por diante.
Crisântemos crescem esplendidamente em lugares iluminados. Após 2-3 anos, eles já precisam de um transplante. Vale a pena aplicar fertilizantes com cuidado, pois com o excesso a planta ganha massa verde. O crisântemo deve ser coberto para o inverno.
Rosas
Essas flores costumam ser usadas para criar bordas em camadas. A variedade Debut rose tem uma altura pequena, apenas 38 cm, com flores duplas de tom vermelho escuro, que adornam o jardim de Junho a Setembro. Os arbustos devem ser plantados a uma distância de cerca de 20 cm uns dos outros, e apenas mudas são usadas para propagação. Para o inverno tudo as rosas devem ser cobertas com ramos de abeto e uma moldura de filme.
Tulipas
Essas flores bulbosas também são usadas para criar bordas. As tulipas anãs também são chamadas de tortas ou baixas. A planta tem apenas 10-12 centímetros de altura. Se você se sente atraído por flores azuis, olhe para Alba Coerulea Oculata, que tem um centro azul escuro.
Íris
Para a formação de fronteiras vivas, íris barbudas anãs são adequadas.
Não são muito comuns na nossa zona, mas são óptimos para decorar um jardim. As íris não são caprichosas, começam a florescer muito cedo e abundantemente.
A folhagem vai decorar o território até o final do outono. Eles podem ser usados para criar bordas de vários níveis.
Narcisos (Narciso)
Esta flor é freqüentemente usada para delinear plantas bulbosas. O tamanho da planta varia de 20 a 40 cm, as flores podem ser laranjas, amarelas ou brancas. Os narcisos geralmente florescem do meio ao final da primavera, por isso são classificados como plantas de primavera.
Arbustos
Os arbustos merecem atenção especial. Eles são duráveis e parecem muito impressionantes. Considere as opções conhecidas de arbustos para a formação de cercas vivas.
- Host (função). As variedades baixas deste arbusto serão uma excelente solução para canteiros ou canteiros, podendo ser usados para cercas de árvores. Eles crescem bem em áreas sombreadas.
- Sedum proeminente (Sedum Spectabile). Também é chamado de arbusto de gelo. Com cerca de 40 cm de altura, formam-se nele grossos rebentos, com folhas com bordos serrilhados e flores rosadas que surgem no início de agosto.
- Lavanda (Lavandula). Esta é a solução ideal para a incorporação do estilo provençal no projeto paisagístico do jardim. A alfazema é freqüentemente usada para formar cercas de flores ao longo de caminhos. Possui um aroma incrível e aparência atraente. Floresce apenas no segundo e terceiro meses do verão com flores violetas e lilases. Normalmente sua altura não ultrapassa 60 cm, vale destacar que existem variedades que toleram bem as geadas. Este arbusto cresce bem em locais ensolarados, mas precisa de proteção contra os ventos.
- Heuchera de flor pequena (Heuchera micrantha). É adequado para formar decorações bastante altas. Esta planta perene tem folhas verdes e roxas escuras. Ela floresce no segundo e terceiro meses de verão. As inflorescências paniculadas contêm flores creme e rosadas.
- Cravo Cirrus. Esta variante geralmente não tem mais de 30 cm de altura e tem folhas estreitas, verde-azuladas, que formam pequenos cachos. A planta tem flores brancas ou rosadas. Ele decora o jardim desde o final da primavera até meados do verão. O cravo pinado cresce bem em solos secos.
Grama
A grama é freqüentemente usada para formar bordas, o que dá originalidade e singularidade ao design da área local. Entre as ervas mais comuns, os seguintes tipos devem ser observados:
- hakonechloa;
- impera;
- pináculo (rabo de raposa);
- junge (perene e comum);
- festuca cinza;
- ophiopogon (plano plano).
Regras para a criação de composições
Ao decorar composições de paisagens de plantas de fronteira, você deve seguir recomendações simples. Pela primeira vez, uma orla de flor em seu jardim foi usada por Gertrude Jekyll, que era paisagista por formação. E hoje muitos admiram seu trabalho.
Gertrude Jekyll recomenda que você primeiro se familiarize com os nomes dos representantes do mundo vegetal, olhe as obras já desenhadas na Internet, e só então comece a experimentar, criando sua própria composição única.
Para tornar uma bela foto realidade, várias recomendações devem ser levadas em consideração.
- As flores, ao formar uma sebe, devem ser de cor diferente da cor do próprio jardim, embora seja melhor escolher tons contrastantes.
- Deve-se ter em mente que cada cultura cresce tanto para cima quanto em largura, então inicialmente você deve deixar espaço suficiente para ela.
- A presença de grandes lacunas na borda da flor fará com que pareça confuso. É melhor usar plantas do mesmo tipo, plantando-as em duas fileiras ao mesmo tempo.
- É necessário respeitar certas dimensões ao formar meios-fios, por exemplo, ao longo de um caminho. Parâmetros clássicos - a altura não deve exceder 40 cm, e a largura - 50 cm.
- Na hora de escolher plantas de uma grande variedade, é recomendável dar preferência às que crescem muito e por muito tempo.
- Se considerarmos as perenes atrofiadas, então sua aparência muda com bastante frequência, dependendo do clima. Você precisa escolher aquelas flores que ficam lindas tanto no calor quanto durante as chuvas.Uma excelente solução serão as variedades despretensiosas que se caracterizam por uma excelente resistência.
- Cercas perenes em forma de formato parecem incríveis, mas esse tipo de design só pode ser criado por um profissional. Para iniciantes, é melhor começar com formas simples.
- Se as plantas perenes são usadas para criar um certo padrão, o período de sua floração deve ser levado em consideração. Eles devem florescer ao mesmo tempo - só então ele acabará por encarnar o desenho concebido em realidade.
- Se pretende criar uma decoração original em forma de sebe para a sua casa de verão, então terá de começar por traçar um plano. Pegue papel e lápis de cores diferentes, desenhe como você vê a futura composição. Ao mesmo tempo, destaque que as plantas subdimensionadas serão plantadas em primeiro plano e assim por diante. Assim, você pode ver claramente como as plantas de vários tipos e cores serão combinadas umas com as outras.
Hoje, os paisagistas são capazes de muitas coisas. Eles podem até mesmo criar uma borda de arbusto verde que parece bonita, tem um longo período de floração e é ótima para aparar.
Mas os especialistas novatos neste campo não devem aceitar arbustos - as experiências não serão coroadas de sucesso, porque é necessária uma certa experiência. É mais fácil, claro, trabalhar com flores subdimensionadas.
A maioria dos paisagistas aconselha o uso de flores de crescimento excepcionalmente baixo, porque seu tamanho não obscurece a beleza de todo o jardim. Normalmente sua altura é de 25 cm.
Dicas de cuidados
As plantas perenes de baixo crescimento não precisam de cuidados especiais. Vale a pena seguir as seguintes recomendações:
- na primavera é necessário podar os brotos secos;
- o preparo do solo deve ser realizado - a fertilidade do solo e a ausência de ervas daninhas afetam positivamente o desenvolvimento das plantas;
- no verão, as flores precisam ser regadas, eliminadas e desbastadas;
- no outono, quando as plantas começam a murchar, é imprescindível aplicar fertilizante;
- se o canteiro de flores está localizado ao sol, então plantas que gostam de calor devem ser plantadas, se em áreas sombreadas - espécimes que gostam de sombra;
- você precisa monitorar o desenho da borda - se espaços vazios aparecerem, você precisa preenchê-los, plantar flores, arbustos;
- é impossível recomendar soluções de cores para bordas de plantas, pois cada um tem sua própria visão e ao mesmo tempo prefere certas versões de cores - alguém gosta de uma combinação de várias flores de tons diferentes, enquanto outros tentam aderir à uniformidade, sem usar mais do que duas variedades.
Belos exemplos
Esperamos que as seguintes idéias para decorar áreas de jardim com a ajuda de plantas de meio-fio o ajudem a criar sua própria opção única e inimitável.
- A lavanda parece muito impressionante e também chama a atenção com seu perfume incrível. É perfeito para decorar pistas.
- O meio-fio rosa brilhante será o destaque de qualquer jardim. Ele permite que você crie uma cerca viva bastante alta.
- Floxes perenes formam um "tapete" bastante elegante. Eles têm pequenas flores roxas e ficam ótimos em conjunto com caminhos de pedra.
- Um jardim com plantas com flores de várias cores e tonalidades não deixará ninguém indiferente. Para fazer uma verdadeira obra de arte de jardim, você deve primeiro pensar sobre quais flores serão usadas e também levar em consideração o período de seu florescimento.
- Petúnias ficam ótimas quando combinadas com flores bulbosas. Esse conjunto parece incrível na primavera.
Para plantas de freio, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.