Meio-fio de plástico para lajes de pavimentação
Meio-fio de plástico para lajes de pavimentação torna fácil e rápido dar a uma área pavimentada uma aparência limpa e atraente. O meio-fio de plástico é prático, resistente à umidade e tem uma aparência atraente. Vale a pena aprender um pouco mais sobre o que é, como difere do analógico de concreto, como são instalados os meios-fios dos caminhos.
Vantagens e desvantagens
Meio-fio de plástico para pavimentação de lajes é uma excelente escolha para decorar uma casa de verão ou um terreno particular. Eles transformam completamente a aparência de uma área pavimentada, adequada para caminhos e opções de instalação mais complexas, inclusive para a criação de áreas arredondadas e curvas.
Tais lancis protegem bem os ladrilhos do contato com sujeira, entulho, facilitam muito o planejamento da paisagem, conferem um aspecto mais organizado.
Existem várias vantagens óbvias nos meios-fios de polímero.
- Estética. Os elementos prontos são produzidos lisos e com revestimento decorativo, relevo, imitação de moldagem de estuque. Eles têm uma aparência atraente durante todo o ano, e a variedade de espécies permite que você escolha a opção certa para qualquer projeto paisagístico.
- Resistência a influências externas. Chuva forte, neve, geada, raios brilhantes do sol não têm um efeito destrutivo significativo na superfície do material polimérico. Para a produção de bordados, os fabricantes utilizam plásticos com maior resistência aos raios UV, evitando que desbotem com o tempo. Sob ação mecânica, lascas e rachaduras não aparecerão na superfície.
- Cuidado exigente. Essa borda não precisa ser atualizada, como as contrapartes de madeira ou metal. Basta lavar periodicamente o pó com água de uma mangueira. Ao mover uma passarela ou área pavimentada, o guarda-corpo pode ser reutilizado.
- Segurança de lesões. Meio-fio de polímero não tem as desvantagens de suas contrapartes de concreto e de madeira. Lascas, joelhos quebrados não serão um problema, mesmo se houver crianças ou animais de estimação muito brincalhões em casa.
- Versatilidade. O meio-fio de plástico não transforma o local em uma aparência de residência oficial - é apropriado onde quer que seja necessário. Você pode demarcar com cuidado o estacionamento para os hóspedes ou cercá-los com seu canteiro de flores favorito no caminho, organizar a área ao lado do lago ou separar o gramado da entrada da garagem.
- Custo acessível. Um meio-fio de plástico é muito mais barato do que qualquer outra opção de cerca para pavimentação de pedras ou superfícies de azulejos.
- Eco-segurança. Para a produção de meios-fios, são utilizados polímeros quimicamente resistentes que não agridem o solo. Mesmo quando aquecidos, eles não emitem substâncias perigosas.
- Durabilidade. A vida útil de produtos de qualidade é calculada ao longo de décadas.
- Facilidade de instalação. A calçada ao longo do passadiço, ao redor do pátio ou da piscina é fácil de instalar por conta própria, bastando para isso o conjunto de ferramentas necessárias.
- Peso mínimo. Mesmo solo muito solto não se dobrará com o peso do meio-fio. Também torna o armazenamento e a portabilidade muito mais fáceis.
Apesar das vantagens óbvias, esse tipo de fronteira também apresenta desvantagens. O primeiro é um grande número de produtos de baixa qualidade no mercado. Além disso, nem todo mundo gosta de paisagismo usando plástico, algumas opções parecem francamente baratas e primitivas.
Sob cargas mecânicas significativas, as estruturas poliméricas podem simplesmente rachar - o concreto tem uma capacidade de carga maior.
O que eles são?
O meio-fio de plástico pode ser classificado de acordo com sua função ou aparência. Existem opções funcionais - quase invisíveis, produzidas na forma de uma fita montada ao longo da borda de um caminho ou plataforma de ladrilhos. Os módulos decorativos são pré-fabricados e seccionais, podem imitar outros materiais, têm um acabamento texturizado.
Entre as variedades mais populares, existem várias opções interessantes.
"País"
A borda é do tipo fita com uma base estreita e uma borda arredondada e espessa na parte superior. Adequado para decorar o pátio com pequenos mosaicos.
Parece elegante, mas não excessivamente decorativo.
"GeoPlastBord"
Meio-fio seccional fixado à superfície do solo com estacas especiais. É flexível, pega facilmente contornos complexos, conveniente para traçar caminhos e plataformas curvas.
O material é polipropileno.
"Labirinto"
Seus blocos são imediatamente produzidos com decoração em forma de imitação de pedra natural, alvenaria. São facilmente montados em uma única linha, possuem estrutura volumosa, são fixados de forma segura com âncoras e possuem altura suficiente para garantir a delimitação do território.
"Fita"
Um meio-fio clássico flexível de pequena espessura, que é melhor desmontar para o inverno. É adequado para enquadrar canteiros de flores, postes de luz, localizados no meio de áreas ladrilhadas.
A fita adquire facilmente uma forma curva, pode ter uma superfície lisa ou ondulada.
"Pedra velha"
Esses meios-fios têm uma superfície texturizada que imita o calcário processado de maneira grosseira. Combinam com calçadas de pedra natural ou ladrilhos de estilo retro, em harmonia com escorregas alpinos e outros tipos de composições paisagísticas com recurso a minerais.
"Placa de jardim"
Meio-fio volumétrico que imita a textura de uma cobertura de terraço. Eles vão bem com caminhos no jardim, eles são adequados para delimitar a área cega perto da casa.
Normalmente são produzidos na forma de placas medindo 150 × 3000 mm.
"Tijolo"
Este tipo de vedação pré-fabricada de plástico é feita em forma de secções que imitam tijolos colocados em ângulo, em forma de dentes. O meio-fio é fácil de instalar, mas não foi projetado para cargas significativas.
Esta não é a única fantasia dos fabricantes. À venda podem ser encontrados módulos com imitação de decoração ao estilo das colunas romanas ou outros elementos arquitetônicos, com medalhões, rosetas e ornamentos florais.
Regras de instalação
A instalação de uma borda de plástico não é muito difícil, leva um mínimo de tempo. Nenhuma preparação prévia da trincheira é necessária para instalar a cerca.
A maioria das opções são facilmente ancoradas no solo usando estacas ou âncoras especiais.
A profundidade da ranhura para elementos de fita não é superior a 8 cm, a largura depende dos parâmetros de um determinado produto. A base é colocada na cova preparada, então pode ser borrifada com terra. A orla pré-fabricada é formada troço a troço, bastando para isso deixar 2-3 cm nos rebordos da cobertura de azulejos, ao longo de todo o perímetro, na preparação do terreno.
Na hora de escolher, vale a pena dar preferência às opções com conexão de âncora - possuem reforços adicionais. É possível encher o meio-fio ao nível do solo com areia ou sua mistura com entulho.
Em solo rochoso, é melhor substituir as âncoras padrão por barras de reforço de metal. Em solo muito macio e solto, recomenda-se aumentar o número de pontos de fixação. Nesse caso, as âncoras são presas em um ângulo para que sua extremidade fique sob a camada de ladrilho. Isso fortalecerá a estrutura.
O comentário foi enviado com sucesso.