Tudo sobre fitas de meio-fio

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Visão geral da espécie
  3. Materiais de fabricação e cores
  4. Fabricantes
  5. As nuances de escolha
  6. Como instalar corretamente?
  7. O que pode ser substituído?
  8. Visão geral da revisão
  9. Exemplos em paisagismo

As fitas de freio são amplamente utilizadas por jardineiros e fazendeiros de caminhões para enobrecer lotes. Eles emolduram camas, gramados e são usados ​​em projetos paisagísticos. As vedações são vendidas numa vasta gama - nas lojas existem materiais de diferentes formas, tamanhos e cores.

O que é e para que serve?

A fita de meio-fio é um material de rolo flexível usado com mais frequência em residências, ao decorar uma casa de campo de verão. Dependendo da modificação e do fabricante, sua altura chega a 10-60 cm e seu comprimento não ultrapassa 30 metros.

As fitas de jardim são amplamente utilizadas na área de quintais.

  • Melhoria de caminhos e caminhos. Com o auxílio de fita adesiva, é fácil delimitar áreas, zoneando assim o espaço. Ajuda a formar caminhos de pedestres com uma variedade de materiais de construção a granel.
  • Formação de círculos próximos ao tronco perto de arbustos de jardim e árvores frutíferas. Ao usar cercas decorativas, a área próxima às plantações ficará mais apresentável e bem cuidada.
  • Limitar a propagação de plantas com raízes rasteiras, como framboesas, hortelã e morangos. Se as medidas adequadas não forem tomadas a tempo, essas safras se espalharão rapidamente por todo o local. Enterrar a fita do meio-fio profundamente ajudará a evitar que a vegetação se espalhe dentro de uma determinada área ou canteiro.
  • Decoração de canteiros de flores, relvados, canteiros.
  • Proteção de áreas da germinação de ervas daninhas. A fita plástica, com cerca de 15 cm de profundidade no solo, impedirá o crescimento do wheatgrass.

As cercas, além de sua função decorativa, também desempenham um papel prático.... Por exemplo, eles são usados ​​para proteger a base de uma estufa ou outra estrutura do contato direto com o solo. Isso aumenta sua durabilidade e evita a destruição prematura da fundação.

O meio-fio de fita também é usado para elevar o nível de canteiros de flores em áreas baixas. Ao usar cercas, os fertilizantes aplicados não serão levados pela chuva e a irrigação artificial exigirá menos água.

Visão geral da espécie

Os fabricantes oferecem fitas de jardim com várias modificações. Eles são classificados por finalidade e materiais de fabricação.

Dividindo

Essas fitas de esgrima são feitas de materiais duráveis. Os produtos destinam-se a aprofundar 10-20 cm no solo. Na maioria das vezes, eles são uma fita plana com uma malha ou superfície lisa. Em contraste com as fitas decorativas, esses materiais são mais densos. Suportam perfeitamente as cargas e não têm medo do gelo, pelo que não podem ser escavados para se preparar para o inverno.

Decorativo

Essas modificações são esteticamente mais agradáveis. Eles são feitos em forma de onda, podem ter bordas perfuradas. Essas soluções são frequentemente usadas para decoração "cerimonial" de canteiros de flores, canteiros de flores. À venda encontram-se variações com rebordo reforçado com aberturas. Devido à sua maior rigidez, essas estruturas mantêm melhor sua forma.

Os pára-choques decorativos de jardim têm um aspecto original e elegante. Eles podem imitar uma cerca de ferro forjado ou cerca de piquete. Devido ao seu uso, você pode transformar qualquer site de forma rápida e econômica.

Materiais de fabricação e cores

Ao contrário dos meios-fios clássicos feitos de borracha, pedra, concreto e vários materiais compostos, a fita adesiva para jardim é feita apenas de plástico ou aço. Esses produtos têm diferentes características e características de desempenho.

Plástico

As bordas de plástico são fitas flexíveis feitas em várias variações de cores. Cores verde, marrom, vermelho, preto, cáqui - uma grande variedade de paletas permite que você escolha um produto de acordo com as preferências pessoais e crie um projeto paisagístico único.

Considere os benefícios das bordas de fita plástica.

  • Fácil instalação e desmontagem. Nenhuma habilidade especial é necessária para criar uma cerca de gramado. Todo o trabalho é realizado com equipamentos improvisados. Se necessário, a fita pode ser facilmente desmontada, cavando-a do solo.
  • Uma vasta gama de produtos de marcas nacionais e estrangeiras. Os fabricantes oferecem modelos rígidos mais finos ou mais duráveis, ondulações ou mesmo variações. As soluções de plástico estão disponíveis em 15 tonalidades.
  • Flexibilidade e elasticidade do material. Devido a essas características, a fita pode não só emoldurar gramados com formas geométricas claras, mas também criar canteiros e canteiros ondulados.
  • Resistência a vários fatores ambientais adversos. O plástico não tem medo da exposição ao sol, do contato com a chuva ácida, das mudanças de temperatura. Apesar das difíceis condições de operação, os materiais de alta qualidade mantêm sua apresentabilidade externa por muito tempo.
  • Resistente a corrosão.
  • Peso leve e dimensões, graças ao qual os produtos são facilmente transportados e não ocupam muito espaço na limpeza para armazenamento.
  • Plástico flexível é fácil de cortar, o que simplifica o trabalho de instalação.
  • Reutilizável.
  • Custo acessível.

Sujeito às regras de instalação e operação, o plástico durará muito tempo. No entanto, a durabilidade e todas as vantagens acima descritas são inerentes apenas aos produtos de alta qualidade dos segmentos de preço médio e caro. Também há produtos baratos à venda. Via de regra, apresenta algumas desvantagens. As fitas de orçamento geralmente são feitas de polímeros instáveis ​​a temperaturas negativas. Para estender sua funcionalidade, eles terão que ser desmontados antes do início do tempo frio.

Cercas baratas costumam ser muito finas - nesse caso, podem esticar sob a pressão do solo. Não é recomendado emoldurar canteiros de flores altos com essas fitas, pois podem quebrar ou desmoronar rapidamente.

Metal

Ocasionalmente, nas lojas, há faixas de metal nas bordas. Eles geralmente são feitos de aço. Para aumentar sua resistência à corrosão, os produtos são galvanizados. Para protegê-los da umidade, um revestimento de polímero ou poliuretano pode ser aplicado em sua superfície, mas tais modificações custarão muito mais do que variações galvanizadas.

A fita de metal é mais rígida do que a fita de plástico. Tem maior resistência, por isso não se estica com o peso do solo ao emoldurar canteiros altos.

As seguintes vantagens são inerentes às estruturas metálicas:

  • peso leve;
  • resistência à alta umidade, não suscetibilidade a processos de decomposição, ataques de microorganismos nocivos que causam mofo;
  • longa vida operacional;
  • instalação simples.

A cerca de metal parece esteticamente agradável. Eles são corrugados, ondulados ou retos. Suas desvantagens incluem um preço mais alto do que as estruturas de plástico e soluções de cores limitadas.

Fabricantes

Fitas de meio-fio de plástico são fabricadas em muitos países. Os produtos mais orçamentários são produzidos na Rússia e na China. A julgar pelos comentários, a baixa resistência é considerada sua principal desvantagem.Os produtos da Polônia e da China são extremamente macios, e é por isso que se deterioram rapidamente. Os produtos alemães são considerados da mais alta qualidade e mais duráveis ​​para o arranjo de jardins e hortas.

Aqui está uma pequena classificação dos fabricantes mais populares.

  • Raco (Alemanha). Vários equipamentos para horta e pomar são produzidos sob esta marca. Todos os produtos cumprem os padrões internacionais de qualidade, o que é confirmado pelos certificados TUV, GS. A empresa existe há mais de 40 anos. Durante esse tempo, ela assumiu uma posição de liderança na produção e venda de equipamentos de jardim em todo o mundo.
  • Gardena (Alemanha). A empresa foi fundada em 1961 em Ulm. Inicialmente, era produzida uma ferramenta de jardim sob a marca, mas hoje a fabricante oferece diversos equipamentos para trabalho e paisagismo de parcelas individuais até sistemas de irrigação inteligentes. Os produtos Gardena são conhecidos por sua confiabilidade e durabilidade. Ela é conhecida em mais de 120 países ao redor do mundo.
  • "País" (Rússia). Fabricante nacional de ferramentas de jardim. Com a marca registrada, os pára-choques econômicos são produzidos em plástico resistente ao gelo em várias cores. A maioria dos produtos é apresentada em fitas de 1 mm de espessura e 11 cm de altura.
  • HoseLand (Rússia). A empresa foi fundada em 1998 (até 2007 se chamava Pharmex-Service CJSC). Oferece uma ampla seleção de equipamentos domésticos.

Fabricantes famosos também incluem as seguintes empresas: Palisad (Alemanha), Green Belt (Rússia), Elsa (Ucrânia), Diorit (Rússia) e outras.

As nuances de escolha

Ao comprar uma fita de meio-fio, em primeiro lugar, é preciso considerar seu tamanho.

  • Espessura. A vida útil e a elasticidade do produto dependem deste indicador. As cercas mais densas têm 2 mm de espessura, com um mínimo de 0,5 mm. Deve-se ter em mente que as modificações densas não dobram bem, por isso não é recomendado comprá-las para enobrecer canteiros de flores geometricamente complexos. Se você planeja aparar a grama entre as fileiras com um aparador, é melhor escolher o produto mais espesso.
  • Comprimento. Quanto mais alto o indicador, mais área a fita pode cobrir. O comprimento do rolo é selecionado levando em consideração as tarefas definidas.
  • Largura altura). O valor deste parâmetro varia amplamente (10-50 cm). Para a formação de caminhos, recomenda-se a escolha de uma fita de 10 cm de largura, para enquadrar canteiros, canteiros, criando zonas próximas ao tronco perto das árvores - pelo menos 15 cm, para espaço de zoneamento - 20 cm. Para criar canteiros ou cercas para a germinação de arbustos, uma borda de fita com uma altura de pelo menos 30 cm.

Também é necessário decidir sobre a escolha da cor da cerca. A coloração depende das preferências individuais do jardineiro e dos objetivos que ele estabelece para si mesmo. Para criar soluções de design originais em seu enredo pessoal, você pode escolher fitas brilhantes - vermelho, amarelo, rosa. No entanto, deve-se ter em mente que eles podem trazer dissonância à composição geral.

As fitas em tons de castanho e verde são consideradas clássicas - vão bem com o solo e com as plantações. Eles são adequados para arranjar canteiros de flores, canteiros.

Como instalar corretamente?

A instalação da fita-guia é fácil de fazer com as próprias mãos, embora seja mais conveniente trabalhar em conjunto. Para instalar, você precisa da seguinte ferramenta:

  • pá de baioneta;
  • grampeador de construção;
  • tesoura ou faca forte;
  • martelo;
  • pinos.

Os últimos destinam-se a prender a guia do meio-fio com um broche ou sobreposição. Os pinos são feitos de plástico durável. Possuem ponta pontiaguda para penetração imediata do produto no solo e topo plano. A altura da maioria dos modelos dessas montagens é de 30 cm - o suficiente para fixar com segurança a fita no solo.As estacas de plástico são fáceis de usar, são seguras para qualquer plantação, são duráveis ​​devido à sua resistência à umidade e à luz solar.

Existem duas maneiras de fixar a fita do meio-fio - aterrada e rebaixada. É aconselhável recorrer à primeira técnica ao organizar canteiros de flores em várias camadas e canteiros altos. O procedimento para realizar o trabalho com um método de instalação baseado em solo:

  • corte da fita levando em consideração o tamanho da área a ser refinada;
  • fechando a cerca em um anel, conectando suas extremidades com um grampeador;
  • instalação da fita (o produto deve ser inserido no solo com sua parte final);
  • fixação do meio-fio com estacas (instaladas a uma distância não superior a meio metro uma da outra);
  • preenchimento do formulário resultante com solo e posterior plantio de safras.

A técnica de rebaixamento é mais frequentemente utilizada quando é necessário limitar o espaço, por exemplo, ao cortar gramados, criando círculos próximos ao tronco ou limites claros de caminhos. Para instalar a fita, você precisará fazer uma ranhura de 10-20 cm de profundidade, colocar uma cerca e cavar ao longo da borda, sem se esquecer de socar o solo.

O que pode ser substituído?

Para economizar dinheiro, você pode se recusar a comprar uma fita de meio-fio pronta e fazer suas próprias cercas de jardim com materiais de sucata. Por exemplo, para canteiros ou caminhos de vedação, utiliza-se frequentemente a ardósia velha, desde que esteja em boas condições, ou os restos deste material de construção após a colocação do telhado. Para criar uma cerca, as placas de ardósia precisam ser cortadas em produtos do tamanho necessário e cavadas no solo. As vantagens de tais lancis incluem baixo custo, facilidade de instalação, as desvantagens são a fragilidade do material e a liberação de substâncias nocivas para o solo.

As cercas de plástico também estão sendo substituídas por cercas de madeira. Os produtos de madeira são fáceis de usar e funcionais - podem ser usados ​​para assentar várias camadas de diferentes alturas. O material é facilmente serrado em pedaços do comprimento desejado. As cercas de madeira terão uma aparência esteticamente agradável em qualquer área.

Esses produtos são ecológicos, mas têm vida curta. Em contato com o solo úmido, a árvore incha, apodrece e racha com os raios do sol. Para prolongar a durabilidade, a madeira deve ser tratada com agentes protetores e posteriormente envernizada.

Para cercar canteiros de flores, alguns jardineiros usam garrafas de vidro ou plástico. Neste caso, recomenda-se levar recipientes do mesmo tamanho e design. Para instalá-los, você precisa cavar os recessos nos quais coloca alternadamente o recipiente com o gargalo para baixo. Para a fabricação de cercas de jardim, você pode usar os restos do papelão ondulado. O material é resistente à corrosão, podendo servir por mais de um ano mantendo a apresentabilidade externa.

A folha perfilada é fácil de usar, pois é flexível - pode ser usada para criar canteiros de flores com uma configuração complexa.

Visão geral da revisão

Fitas de freio são usadas por muitos jardineiros e jardineiros. Seu uso é uma das maneiras mais orçamentárias e rápidas de melhorar a terra. A julgar pelas avaliações dos consumidores, as cercas de plástico ajudam a criar composições de paisagens interessantes para pessoas sem habilidades especiais de design.

Outros benefícios da fita de meio-fio incluem:

  • instalação simples e rápida - os materiais da fita são facilmente cortados com uma tesoura ou um cortador de construção;
  • boa resistência ao calor - a borda não racha durante o inverno no solo;
  • excelente elasticidade - fitas para criar cercas com configurações figuradas são facilmente dobradas, embora não haja sinais de vinco em sua superfície;
  • uma ampla gama de fitas de diferentes formas, cores e tamanhos.

Os usuários observam que as fitas de meio-fio não requerem manutenção especializada. Ao limpar os produtos para armazenamento, eles devem ser retirados do solo, limpos de contaminação ou enxaguados sob pressão de água. Por outro lado, alguns compradores atribuem a fraca resistência das cercas finas. Eles quebram rapidamente quando a fita é instalada perto de arbustos ou perto de um sistema radicular maciço. No último caso, o plástico fraco pode quebrar devido ao crescimento excessivo de raízes. No entanto, jardineiros experientes não recomendam se livrar da cerca danificada - você pode tentar consertá-la. As rachaduras no plástico podem ser facilmente removidas com um ferro de solda ou maçarico.

Outra desvantagem, os consumidores consideram o desbotamento da borda com a exposição prolongada aos raios ultravioleta. Em geral, as avaliações sobre meio-fio de plástico são positivas. As respostas negativas são freqüentemente deixadas em produtos de baixa qualidade de produção duvidosa.

Exemplos em paisagismo

Fitas de meio-fio de plástico são usadas no projeto de reservatórios artificiais, na criação de caminhos a granel, na formação de canteiros de flores. Na galeria de fotos acima, você pode ver como, usando cercas de fita, você pode transformar um local no campo ou no jardim.

O vídeo a seguir mostrará como escolher e instalar a fita de meio-fio corretamente.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário