Descrição das pedras do meio-fio e sua instalação

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Materiais (editar)
  4. Marcando
  5. Dimensões e peso
  6. Recursos de instalação
  7. Dicas de pintura

As pedras do meio-fio são usadas para construir meios-fios - cercas que são necessárias para separar calçadas e a estrada. Hoje, em nosso artigo, falaremos com mais detalhes sobre o que são pedras de meio-fio, bem como como elas são instaladas.

O que é isso?

As pedras do meio-fio podem ser feitas de vários materiais (por exemplo, concreto ou granito). mas sua produção direta é realizada com base em um dos 2 métodos existentes: prensagem semisseca ou moldagem por vibração. Os blocos de construção podem ser produzidos totalmente pintados ou sem pintura.

As características distintivas dos blocos de meio-fio incluem o seguinte:

  • resistência a temperaturas instáveis;
  • Resistência à umidade;
  • força e confiabilidade;
  • longa vida útil;
  • superfície antiderrapante;
  • uma ampla gama de cores e tamanhos de pedras;
  • alto nível de transferência de calor, etc.

As calçadas são amplamente utilizadas na disposição de áreas públicas e áreas privadas.

Visão geral da espécie

Hoje, existem vários tipos de pedras que são utilizadas para a construção de fronteiras. Cada um desses tipos tem suas próprias características e propriedades individuais.

Estrada

Esta variedade é considerada a mais popular, difundida e procurada. É com a ajuda dessas pedras de meio-fio que os leitos das estradas são equipados.

Jardim

Com a ajuda de meios-fios para passeios de jardim, pode equipar vários territórios. Portanto, esses elementos de construção são frequentemente usados ​​para calçadas, piscinas, canteiros de flores, canteiros, etc.

Tronco

Pelo nome deste tipo de pedras de meio-fio, você pode adivinhar que elas são muito utilizadas no processo de assentamento de rodovias.

Entrada

A característica distintiva mais importante das pedras do meio-fio de entrada é o fato de terem uma parte externa chanfrada. Eles geralmente são colocados onde os veículos entram na calçada.

Assim, o tipo específico de meio-fio deve ser escolhido levando em consideração os propósitos para os quais você irá usá-lo no futuro.

Materiais (editar)

Ao escolher um meio-fio, sua atenção deve ser dada ao material de que esse elemento de construção é feito. A matéria-prima determina em grande parte as qualidades e características do meio-fio. Dependendo do material de fabricação, existem vários tipos de blocos de construção.

Vibropressed

Em primeiro lugar, é importante notar o fato de que os vibropressed são caracterizados por um alto nível de resistência. Além do mais, Suas características distintivas incluem uma longa vida útil, bem como resistência a mudanças bruscas de temperatura e alta umidade. Assim, você pode instalar esses blocos de construção em regiões com quaisquer condições climáticas.

Concreto e concreto armado

Esses materiais são os mais populares e amplamente utilizados na fabricação de calçadas. Por exemplo, para a fabricação de pedras de concreto armado, o concreto armado de granulação fina é usado. Este material possui um alto nível de resistência a solicitações mecânicas.

Granito

Os especialistas relatam que os blocos do meio-fio de granito têm a maior resistência. Ao mesmo tempo, eles são bastante caros, portanto, nem todos estão disponíveis para compra. Também é importante observar a durabilidade de tais blocos de construção.

Marcando

Na hora de comprar meio-fio, é importante estar atento à sua marca. A marcação do bloco de construção consiste em letras e números e é dividida em 4 partes:

  • letra de designação que indica o tipo de produto ao longo do perfil (formato transversal);
  • um número que indica o comprimento do bloco em centímetros;
  • um número que indica a altura do bloco em centímetros;
  • um número que indica a largura do bloco em centímetros.

Neste caso, para conveniência da percepção das informações pelo usuário, todos os números são separados por um ponto.

Dimensões e peso

No território da Federação Russa, está em vigor o GOST, que regula os indicadores e as dimensões das pedras do meio-fio como altura, largura, comprimento e peso. Assim, por exemplo, no mercado de construção você pode encontrar blocos de construção com as seguintes dimensões: 1000x300x150, 1000x200x40, 500x200x80, 1000x200x80, etc. Além disso, cada um dos tamanhos tem um peso diferente. Por tamanho e peso, existem várias categorias de pedras do meio-fio:

  • BR (privado);
  • UN (privada ampliada);
  • BUP (privado ampliado intermitente);
  • BL (direto com bandeja);
  • BV (entrada);
  • BK (radial, raio de curvatura 5-15 m).

Considere os tamanhos de calçada mais populares:

  • 1000x200x80 com um peso de 40 kg (mais frequentemente usado para arranjar gramados e jardins);
  • 500x200x30 com um peso de 6,65 kg (um bloco de construção bastante fino);
  • 500x200x70 com um peso de 15 kg (o principal método de fabricação é a fundição por vibração);
  • 500x200x80 com um peso de 18 quilogramas (com a ajuda desta variedade equipam-se as zonas pedonais);
  • 500x200x60 com um peso de 16 kg (usado em parques).

Recursos de instalação

Uma vez que você selecionou e comprou um meio-fio adequado para sua finalidade, é importante instalá-lo corretamente. A instalação e a instalação podem ser feitas com as suas próprias mãos e com a ajuda de especialistas qualificados. De uma forma ou de outra, a calçada deve ser colocada e assentada estritamente de acordo com todas as tecnologias e normas, os trabalhos devem ser executados de acordo com o SNIP em vigor.

Em que com antecedência, você precisa preparar o esquema correspondente e as ferramentas necessárias (por exemplo, fórceps, dispositivo de inclinação, etc.). Também é importante lembrar sobre a argamassa para alvenaria e rejuntamento (por exemplo, com revestimentos de cimento-concreto), com base na qual os blocos de calçada serão instalados.

O procedimento para instalar pedras do meio-fio é o seguinte.

  • Primeiro você precisa fazer um trabalho preparatório. Em primeiro lugar, trata-se da marcação do território no qual você vai instalar os blocos de construção. Tradicionalmente, as marcações são feitas usando elementos especialmente concebidos, nomeadamente estacas e cordas. Assim, a corda é puxada sobre as estacas - assim se forma a linha do futuro meio-fio.
  • O próximo passo é escavar uma trincheira. Para as dimensões principais, você precisa pegar a largura da borda e adicionar 5 centímetros de cada lado. A profundidade da trincheira deve ser 2/3 da altura da calçada que você está usando.
  • Depois disso, o fundo da vala que você cavou deve ser coberto com entulho - a espessura dessa camada deve ser de 4 cm. Em cima da brita, é necessário colocar 2 centímetros de areia e, em seguida, essa mistura é despejada com água. O meio-fio pode então ser colocado na trincheira.
  • A etapa final é a preparação da solução de fixação. Para fazer isso, você precisa pegar cimento, areia e água na proporção de 1 a 3 para 1,5. Esta solução deve ser colocada em uma camada uniforme, cuja espessura deve ser de 2 centímetros.

Hoje, não é necessário instalar pedras de freio com as próprias mãos. Para esses fins, dispositivos especializados foram desenvolvidos e criados - empilhadores de borda. Deve-se ter em mente que mesmo que você instale a calçada sem erros, a vida útil dos blocos de construção é limitada.Consequentemente, com o tempo, você terá que realizar trabalhos de construção para substituir os elementos desgastados.

Se possível, os especialistas recomendam mudar todo o meio-fio de uma vez, e não suas pedras individuais.

Dicas de pintura

Após a instalação, a borda geralmente é pintada. Este processo deve ser abordado com cuidado, responsabilidade e precisão, pois a aparência final da cerca dependerá de suas ações. Em primeiro lugar, vale a pena preparar os materiais e ferramentas necessárias para o trabalho, em particular - tinta, massa, primer, cores, etc. Neste caso, é necessário calcular com cuidado o consumo de materiais com antecedência. Assim, por exemplo, ao escolher uma tinta, deve-se levar em consideração o fato de que ela será aplicada na borda em várias camadas.

A escolha da tinta deve ser levada muito a sério. Primeiro, ele deve ser comprado em lojas de ferragens especializadas. Ao mesmo tempo, deve-se dar preferência a tintas especialmente projetadas para uso externo. Isso se deve ao fato de possuir características importantes como elasticidade e resistência. Consequentemente, ele manterá sua cor original por um longo tempo e não desbotará sob a influência da luz solar, radiação ultravioleta, precipitação, etc.

Além do mais, a tinta deve ser selecionada levando-se em consideração de que material os próprios meios-fios são feitos - esses materiais devem ser bem combinados uns com os outros. Outro fator importante a se prestar atenção é a composição da tinta. Para se familiarizar, leia o rótulo ou peça a ajuda de um vendedor em uma loja especializada onde você adquire material de construção. Portanto, a composição da tinta deve necessariamente incluir componentes químicos que impeçam o desenvolvimento de mofo e bolor.

Além da escolha dos materiais, também é importante preparar adequadamente a base das pedras do meio-fio. Portanto, antes de mais nada, os elementos de construção precisam ser limpos de poeira, sujeira, tinta velha, etc. Se houver defeitos na superfície, é necessário removê-los - por exemplo, as rachaduras devem ser feitas de massa. Depois que as etapas preparatórias forem concluídas, você precisa cobrir o meio-fio com uma camada de solo.

Assim como a tinta, o primer deve ser selecionado com base no fato de que deve ser destinado exclusivamente para uso ao ar livre. Recomenda-se aplicar este material com rolo. Além disso, é imperativo que você espere um dia para que o primer seque bem com antecedência. Só depois é feita a pintura direta da estrutura.

Quanto à escolha da cor de tinta direta, neste caso recomenda-se focar apenas nas suas preferências. Portanto, você pode pintar a borda com uma ou várias cores de uma vez. Em qualquer caso, deve-se lembrar que a tinta deve ser aplicada em várias camadas. A próxima camada deve ser aplicada somente quando a anterior estiver completamente seca. O procedimento de pintura em si deve ser realizado com cuidado, aplicando tinta em camada fina para evitar manchas indesejadas e outros defeitos. Pinte com um rolo para evitar manchas de pincel.

Além disso, por conveniência, você pode usar cartuchos ou pulverizadores especialmente projetados.

No próximo vídeo, você colocará o meio-fio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário