Características de meios-fios de tijolo
Para criar canteiros de flores, os jardineiros usam vários materiais de construção. O tijolo é considerado um dos mais comuns. Você pode fazer lindas bordas de várias configurações a partir dele. Ao mesmo tempo, tanto as barras de barro antigas quanto as novas são utilizadas nas obras. Estruturas fortes e confiáveis são estabelecidas para arranjar canteiros de flores e caminhos de jardim. Considere as características deste material, seus tipos e regras de estilo.
Vantagens e desvantagens
O meio-fio de tijolos é capaz de se encaixar em qualquer estilo arquitetônico. Essas soluções parecem mais vantajosas ao lado de casas e edifícios de tijolos.
As barras são usadas não apenas para criar canteiros de flores originais - com sua ajuda, elas dividem o espaço, alocam caminhos de jardim e cercam reservatórios criados artificialmente.
Os benefícios incluem vários fatores.
- Tamanhos de bloco pequenos. Devido ao seu pequeno tamanho, ao criar cercas não é necessário utilizar equipamentos especiais. A partir de pequenos blocos, você pode definir canteiros de flores de várias formas - quadradas, retangulares, redondas ou curvas.
- Combinação com diversos materiais naturais ou artificiais. A alvenaria está em harmonia com várias pedras, vidro, madeira, conchas, metal e produtos plásticos.
- Capacidade de suportar alta pressão do solo dentro da estrutura. Graças a esse recurso, as estruturas de vários níveis podem ser feitas de tijolos.
- Durabilidade da estrutura sujeito à seleção correta dos blocos e aderência à tecnologia de instalação.
Os tijolos são vendidos em uma ampla variedade - eles diferem em forma, textura e características técnicas. Comprar novos produtos para 1-2 canteiros de flores não será muito caro. Se você quer economizar na compra de material, pode procurá-lo em aterros ou canteiros de obras abandonados.
Bordas de jardim para canteiros de tijolos não têm medo de alta umidade (com exceção de blocos de silicato), geada. Eles não se deformam sob os raios do sol, eles podem suportar cargas de energia significativas. As estruturas de tijolo durarão pelo menos 5 anos.
Variedades
Os fabricantes oferecem vários tipos de materiais. Basicamente, os canteiros de flores são feitos de tijolos de cerâmica vermelha. É feito de argila com uma porcentagem mínima de calcita não decomposta. Quando queimado em fornos a uma temperatura de 1000 graus, o produto adquire alta resistência e resistência a diversas condições climáticas adversas.
Alguns jardineiros fazem meio-fio com tijolos brancos de cal. É feito de areia fina. A cal atua como um componente de ligação. As barras de silicato são fabricadas com tecnologia de prensagem em autoclave.
No entanto, esses tijolos são indesejáveis para arranjar meios-fios, uma vez que têm baixa resistência à umidade.
Os tijolos são classificados em 2 grupos. Eles são privates e decorativo... Os primeiros se diferenciam por um custo mais baixo, mas sua qualidade é baixa - rachaduras, lascas e outros defeitos externos geralmente estão em sua superfície. Frente para meio-fio de tijolo parece mais sólido e luxuoso.
Barras decorativas são caracterizadas por uma geometria perfeita. Eles são:
- liso com uma superfície frontal plana;
- texturizado com uma superfície em relevo (por exemplo, com imitação de gesso decorativo);
- moldado com uma forma geométrica complexa.
Com a ajuda de tijolos moldados, é conveniente dispor cantos, canteiros de flores com bordas arredondadas.
Tijolos decorativos e cerâmicos vêm em tons diferentes, para que você possa escolher uma solução com base nas suas preferências e necessidades de gosto. As cores mais comuns são:
- vermelho clássico;
- cereja;
- chocolate;
- Palha;
- pêssego e outros.
Soluções mais caras são produzidas pelo método de revestimento vitrificado seguido de queima. Essas modificações são realizadas em cores diferentes - do escuro e pálido ao brilhante contrastante.
Os canteiros de flores mais duráveis, confiáveis e caros são as estruturas de tijolos de clínquer. O material é feito de tipos plásticos de argila, seguido da queima da massa em altas temperaturas de até 1300 graus. As barras acabadas são caracterizadas pela baixa absorção de água, boa resistência e resistência a baixas temperaturas. Para decorar a parte frontal das barras, são aplicadas aparas minerais engoberadas ou esmaltadas.
Ferramentas e materiais
Para criar canteiros de flores a partir de tijolos, você não precisa de uma ferramenta especializada. Todo o trabalho pode ser feito usando o inventário em mãos. Para colocar um meio-fio sem cimento, uma pá de baioneta, um nível, uma corda ou corda densa, pinos para marcação são adequados.
Se a estrutura vai ser erguida com uma solução, não pode prescindir de uma talocha, de um martelo, de um recipiente para misturar a massa de trabalho. Ao realizar um trabalho em grande escala, um misturador de concreto manual ou elétrico pode ser útil.
Para preparar a massa de trabalho, você precisará de cimento, areia fina peneirada e água. O tijolo será necessário a partir dos materiais. Para lancis de alvenaria, é preferível dar preferência às barras encorpadas. Blocos com vazios de ar não funcionarão. Essas cavidades são projetadas para melhorar o isolamento térmico da estrutura erguida. As flores não precisam disso. Além disso, os meios-fios revestidos com tijolos ocos podem entrar em colapso em breve.
O fato é que a umidade se acumula nos vazios, que se expande com o congelamento e danifica a barra.
Como fazer isso sozinho?
Existem várias maneiras de colocar tijolos para a construção de cercas de flores no país. O método mais fácil é instalar o meio-fio sem usar argamassa de cimento.
Instruções passo a passo:
- marcação com estacas e cordas;
- remover a camada superior do solo com uma pá até uma profundidade de 30 cm para remover os rizomas das ervas daninhas;
- colocando uma parede de tijolos em torno do perímetro da base.
As bordas sem argamassa são dispostas a até 6 cm de altura a partir de barras planas. Canteiros de flores mais altos são criados com pasta de cimento para garantir a confiabilidade.
Para criar uma estrutura maciça ou alvenaria de vários níveis, várias etapas devem ser executadas.
- Prepare a fundação. Para maior comodidade do trabalho, você pode fazer um desenho preliminar no papel.
- Aplique marcações na área selecionada, cave uma pequena trincheira de até 30 cm, tampe o fundo e coloque o material de cobertura sobre ele.
- Para fortalecer a estrutura, a vala é vazada com concreto (a proporção recomendada de cimento e areia é 1: 3, a água é adicionada em porções).
- Após a solidificação da fundação, é necessário iniciar o assentamento da cerca de tijolos.
- Após cerca de uma semana, as plantas podem ser plantadas no canteiro de flores.
Outra forma de decorar canteiros de flores ou caminhos de jardim, que era muito popular, é postura espinha de peixe... Essa tecnologia costumava fazer canteiros de flores em hospitais, creches, escolas. Para criar um jardim de flores, é melhor usar um tijolo vermelho durável, pois ele terá que ser cavado no solo. A instalação inclui várias etapas:
- marcar o local e cavar uma trincheira com 10-15 cm de profundidade;
- expor tijolos com uma inclinação de cerca de 45 graus no recesso formado;
- enterrando as barras, socando o solo.
Ao final do trabalho, deve-se obter uma borda recortada com topo triangular.
Para obter informações sobre como fazer uma borda de tijolo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.