Descrição das bordas de pedra e seus tipos
Os meios-fios de pedra podem ser uma decoração elegante para o jardim e a área local. Ambos os meios-fios de pedra com uma malha para um canteiro de flores e barreiras decorativas de jardim para caminhos têm uma boa aparência. Mas é importante saber quais são seus pontos fortes e fracos, como fazê-los com suas próprias mãos.
Vantagens e desvantagens
O mais importante é que o meio-fio de pedra seja uma estrutura forte e estável. Com um trabalho competente e uma boa seleção de materiais, vai durar muito mais tempo do que estruturas feitas de madeira, plástico ou mesmo metal. As estruturas de pedra expressam perfeitamente o visual tradicional, combinando-se com o ambiente enfaticamente antiquado. Você também pode mostrar originalidade real e variar com flexibilidade o design do território. A autoconstrução de meios-fios pode economizar significativamente.
Com a abordagem certa para o projeto de um canteiro de flores ou caminho, mesmo o espaço mais indefinido parecerá muito mais interessante.
Outra vantagem é digna de nota:
- uma ampla variedade de opções de aparência (uma vez que uma ampla variedade de tipos de pedras são aplicáveis);
- confiabilidade mecânica da cerca;
- a possibilidade de processamento simples (ao escolher calcário macio, arenito, tufo);
- segurança ambiental;
- aparência natural e graça natural.
Quanto às desvantagens, deve-se lembrar aqui que:
- a criação de lancis de pedra requer esforços sérios o suficiente para trabalhar esteticamente o projeto, é fácil cometer erros graves, mas é muito mais difícil corrigi-los do que usando madeira, metal, plástico;
- a pedra é mal processada, as manipulações com ela são trabalhosas e demoradas; além disso, exigem grande precisão;
- mesmo as opções mais simples são relativamente caras.
Quais pedras são usadas?
Ao criar bordas, diferentes tipos de pedra são usados.
Basalto
É bastante razoável fazer uma orla do jardim para um canteiro de flores ou para caminhos de basalto. Esta pedra parece ótima. Além disso, é resistente às influências ambientais.
Estruturas de basalto fortalecem a estrada e a separam com sucesso da calçada normal.
Ardósia
Esta também é uma excelente forma de preparar um meio-fio de pedra. A estratificação peculiar confere a esta barreira de pedra natural excelentes características decorativas. As cercas de ardósia são suficientemente fortes e impermeáveis à água. Eles mantêm suas qualidades estéticas originais por muitas décadas.
A ardósia é resistente a vários produtos químicos e variações de temperatura.
Calcário
Esta rocha possui uma superfície porosa. Na maioria das vezes, é caracterizada por cores cinza, branco ou creme (e seus vários tons). As barreiras naturais de calcário podem ser rosa ou azul. Mas você precisa entender que, com o tempo, a cerca de cal se partirá.
É possível prevenir ou pelo menos enfraquecer o aparecimento de fissuras saturando as cavidades com solo, bem como utilizando plantas de cobertura do solo.
Granito
As estruturas de granito selvagem são extremamente duráveis. No entanto, é preciso entender que esses projetos não são muito adequados para jardins e canteiros - eles afetam adversamente a acidez da terra. Mas a favor das estruturas de granito é evidenciado por sua alta resistência ao gelo, facilidade de manutenção, alta densidade de material e uma variedade de cores.
Vale a pena considerar que devido à dureza do granito, ele só pode ser processado com equipamentos especializados.
Existem essas variedades:
- serrado;
- polido;
- lascado;
- polido.
Arenito
O meio-fio de arenito não é muito durável. Mas se distingue por cores brilhantes e excelente permeabilidade ao ar. Ao usar tal pedra, é necessário levar em consideração sua porosidade e aplicar medidas especiais.
E, no entanto, não se pode contar com uma longa vida útil. Portanto, a opção com arenito deve ser considerada em último lugar.
De outros
Tuff - isto é, um subtipo de calcário - é bastante promissor. Tuff tem uma variedade de tons. É mecanicamente forte e relativamente fácil de processar. O quartzito é elogiado por seu brilho à luz do sol e por seu jogo gracioso.
Você pode equipar uma fronteira com pedras de entulho. Dolomita ou sua outra origem é praticamente irrelevante na prática. Mas, ao mesmo tempo, apenas material limpo é usado para a construção, livre de quaisquer bloqueios e defeitos. O tamanho dos blocos varia de 7,5 a 3,5 cm.
As melhores perspectivas são abertas com o uso de entulho decorativo, mas trabalhar com ela requer experiência e precisão.
Recursos de instalação DIY
Antes de fazer uma borda de pedra, você precisa descobrir quais tipos existem e qual deles é melhor usado em um caso específico. De importância fundamental aqui é a especificidade dos canteiros e canteiros de flores, as peculiaridades das plantas cultivadas. De maior valor decorativo são os meios-fios relativamente baixos obtidos a partir de um material prático e acessível. Muitas vezes, os gabiões são preparados a partir da grade, preenchendo-os então:
- a pedra real;
- destroços, Pedregulho;
- seixos do rio e do mar.
Este método é adequado para a formação até mesmo de canteiros de flores complexos de vários níveis. Os gabiões podem ser preenchidos em vários graus, além disso, sua produção e construção independentes são permitidas. A construção em gabião é muito duradoura e tem um aspecto atraente. No entanto, o lado negativo será a necessidade de utilização de uma tela especial e a necessidade de seguir rigorosamente a tecnologia de obtenção da estrutura.
Uma boa alternativa pode ser considerada a construção de um meio-fio de cimento (ou melhor, de argamassa de concreto).
As instruções passo a passo para criar uma cerca de pedra o ajudarão a fazer tudo certo. Mas, no início do trabalho, você deve estocar:
- pedra natural ou blocos de concreto;
- baioneta e pá;
- estacas;
- corda;
- fita de construção;
- macete de madeira;
- argamassa de cimento.
Todo o lixo e plantas desnecessárias são retirados da área selecionada, os caminhos e canteiros de flores são demarcados. Quando a corda é esticada entre as estacas, o gramado é retirado com pá de baioneta, junto com alguns centímetros do substrato, exatamente de acordo com as marcações. Isso permitirá que você organize uma base leve para o meio-fio.
Uma trincheira aberta é preenchida com uma almofada de areia de cascalho. Em seguida, é feita uma fôrma relativamente baixa, hastes de reforço são montadas e uma argamassa de cimento é vazada. Assim que a fundação endurece, a fôrma é removida. Neste ponto, você pode começar a traçar a própria borda. Todas as suas peças são fixadas em argamassa de cimento.
Concluída esta etapa, é necessário projetar o canteiro de flores em si, mas o caminho deve ser feito antes de criar a borda.
Belos exemplos
Alguns exemplos o ajudarão a entender como ficará a borda finalizada.
- Esta é a aparência de uma das opções. O acentuado desnível da execução apenas confere à estrutura um encanto exterior especial.
- Um meio-fio de pedra branca de volume muito baixo também pode ser uma solução atraente.
Por trás da aparente aleatoriedade do layout das pedras individuais, existe um esquema estrito e bem elaborado.
- Não importa o quão estranho possa parecer, mesmo blocos de concreto redondos podem ser uma solução bastante atraente em alguns casos.
Para informações sobre como fazer uma borda de pedra, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.