Formas de meio-fio

Contente
  1. Característica
  2. Visualizações
  3. Escolha
  4. Como fazer isso sozinho?

O desenho de um caminho em um jardim, uma calçada ou uma estrada é impossível sem o uso de bordas. Sua seleção e instalação não demandarão muito tempo e esforço, e o trabalho final irá encantar os olhos por muitos anos.

Característica

As bordas são utilizadas não apenas para decoração, mas também para o correto zoneamento do espaço. Para "multiplicar" os componentes de um meio-fio holístico, você precisa de moldes de meio-fio para fundição. Dependendo da finalidade, os formulários são produzidos para blocos:

  • estrada - usada para o projeto de estradas e a separação de faixas de pedestres e faixas de rodagem;
  • jardim - necessário para decorar caminhos de jardim, canteiros de flores e outras coisas;
  • calçada - para preservar a cobertura da calçada.

Apesar da grande variedade de espécies, eles estão unidos pelo fato de que o meio-fio não permite que as margens da estrada ou do solo rastejem e desabem. Ele faz um excelente trabalho com a tarefa.

As pedras laterais podem ser colocadas de duas maneiras diferentes, de acordo com GOST. Dependendo do método escolhido, as formas são de alturas diferentes.

Antes de obter a forma, você precisa decidir qual é adequado para um determinado local.

  • Em forma de meio-fio. Neste caso, as pedras laterais sobressaem um pouco acima da superfície superior da estrada.
  • Em forma de borda. Durante a execução da obra, as pedras do meio-fio são colocadas no mesmo nível do pavimento.

Portanto (dependendo da finalidade dos blocos futuros), as formas do meio-fio e do meio-fio serão diferentes na fabricação.

Visualizações

Para decorar uma horta, caminhos, canteiros de flores, pode-se usar meios improvisados, por exemplo, um monte de seixos, cerâmicas quebradas e outros. Mas a decoração em forma de pedras decorativas, que você mesmo pode fazer, ficará muito mais bonita. A vazante dos blocos não demorará muito, o principal é decidir sobre o material do formulário.

  • Plástico. Os moldes de plástico são uma das opções mais populares, o polipropileno é usado para a fabricação da base. A forma é bastante leve, o que permite utilizá-la na produção em série e na confecção com as próprias mãos. Não possui costuras desnecessárias que atraem a atenção dos transeuntes, é bastante elástico por si só e possui nervuras especiais que permitem resistir a fortes pressões internas.

A variedade de formas (semicircular, retangular e outras) torna este modelo ainda mais popular.

  • De madeira. Mais frequentemente usado como uma estrutura autônoma para criar trilhas. Essa borda é fácil de fabricar e, para fazê-la, basta comprar várias folhas de compensado de alta qualidade. É importante atentar para a densidade e não economizar no compensado, pois na maré baixa uma árvore ruim pode não só desmoronar, mas também inchar.
  • Silicone. Peso leve e alta elasticidade tornam esta forma muito fácil de usar. Os moldes de silicone são bem-sucedidos para a autofusão, mas em escala comercial eles não são tão populares. Se você precisa fazer muitos blocos de uma vez, não é lucrativo usá-los - o custo de um formulário não é tão alto, mas se você comprar vários de uma vez, será difícil para você.
  • Metálico. Eles têm duas subespécies: ventilador e cassete. Ambos são feitos de ligas como o aço. Ao decorar um jardim doméstico, eles também podem ser encontrados em papelão ondulado. O design inclui bandejas, quatro lados rebatíveis e um palete.No entanto, cada uma dessas formas tem suas próprias características. O formato do leque é criado com fixadores separados nas seções, o que simplifica o processo de decapagem. Mas a diferença do cassete é que os clipes estão localizados na estrutura de suporte, que possuem dispositivos especiais para vedar a solução em seu interior.
  • Fibra de vidro. Eles têm várias desvantagens, mas às vezes são usados ​​ao criar bordas. Devido ao seu grande tamanho, são inconvenientes de usar e o material em si é muito exigente no cuidado e no pós-processamento, por isso preferem não levá-lo. Levará mais tempo para preparar o formulário do que para preencher o bloco.
  • Borracha. Podemos supor que eles já caíram no esquecimento. A obsolescência reside no fato de que o cuidado e o processo de fabricação são complicados por fatores adicionais e, por exemplo, os mesmos moldes de plástico ou silicone não requerem tal intervenção. Os moldes de borracha precisam ser tratados com ácido clorídrico e seu volume e baixa resistência reduzem seu potencial para uso posterior.

Freqüentemente, a ajuda de equipamentos adicionais é necessária durante o processo de fabricação, e o produto acabado pode precisar de um pós-processamento especial.

Escolha

Para realizar a construção de estradas e serviços de utilidade pública em escala industrial, são feitas estruturas que têm quase a mesma aparência - é um quadrilátero plano com um canto recortado, que lembra várias variações de um trapézio. Essas formas industriais incluem: Inglês, em forma de D e meio-fio de estacionamento. Esses blocos são criados especificamente para uma seção de estrada monolítica.

Na decoração de caminhos de jardim, caminhos junto à casa, para azulejos e outros casos, quando, juntamente com a funcionalidade dos blocos, a sua estética deva ser, são utilizadas formas tradicionais e discretas. Estes incluem ondulado, semicircular, quadrado, oblíquo, bem como a forma "super" e na forma de uma faixa reta. Eles têm uma aparência fora do padrão que impressiona a todos e podem variar em altura. Por exemplo, existem contrapartes de baixo perfil para formas onduladas, oblíquas e super. Esses meios-fios permitem que você crie uma aparência original para o seu jardim.

Como fazer isso sozinho?

À primeira vista, pode parecer que a tecnologia de fabricação de monoblocos é muito difícil para um construtor não profissional, mas na verdade não é. Como em qualquer outro caso, você precisa abordar o assunto com cuidado, definir prioridades e acentos, agir de acordo com instruções e algoritmos. Antes de iniciar a fabricação, você precisa levar em consideração algumas convenções.

  • É melhor usar concreto da marca M-300 ou M-500. Sua vantagem será o fato de que os produtos feitos com esse concreto apresentam alta resistência à compressão dinâmica.
  • Para evitar a subsidência do solo, você precisa usar uma argamassa de cimento e areia.
  • A gaiola de reforço será a garantidora da margem de segurança do futuro produto.
  • Você precisa levar cimento de alta qualidade para evitar danos mecânicos.
  • O trabalho deve ser realizado em temperaturas acima de 5 ° C.

Você mesmo pode fazer um design exclusivo para a borda de um molde de estêncil. Muitas vezes, os proprietários recorrem à produção de faixas caseiras no local na forma de elementos semicirculares. O projeto requer imaginação e engenhosidade, portanto, para a fabricação de blocos decorativos, você pode usar todos os tipos de meios improvisados, por exemplo, tubos de grande diâmetro, ralos, vazantes, e assim por diante. Fazer o trabalho requer cuidados especiais. O formulário deve ser instalado nas imediações do local de colocação. Isso será um ponto positivo, para não carregar o peso e "não atrapalhar" a solução mais uma vez.

Para o enchimento, é importante usar material de alta qualidade que foi diluído estritamente de acordo com as instruções. Uma solução devidamente preparada se assemelha a uma massa de coalhada em consistência.O próprio molde deve ser totalmente preenchido com cimento para que não haja bolhas de ar, o que reduz muito a resistência do produto. Depois de despejar uniformemente, a superfície superior deve ser cuidadosamente nivelada.

Para fazer isso de forma rápida e eficiente, você pode usar uma espátula, mas uma espátula comum também funcionará.

A peça deve ser liberada do molde após a pega da argamassa (após cerca de 3-4,5 horas) e deixá-la em repouso por cerca de 24 horas para curar. Depois de preparar o número necessário de blocos, eles podem ser colocados diretamente na pista em um ou dois dias. Esse intervalo de tempo é explicado pelo fato de que durante esses dias os blocos secam completamente e ganham uma margem de segurança suficiente.

Se desejado, agentes de coloração podem ser adicionados à argamassa para combinar os blocos com um estilo de local ou esquema de cores específico. Você pode simplificar o processo de extração do bloco adicionando um plastificante à mistura. A lubrificação permitirá que você alcance a figura sem obstáculos. É importante lembrar que o comprimento máximo de um bloco sem reforço não deve ser superior a 200 centímetros, pois blocos longos têm maior probabilidade de quebrar durante a instalação.

Para informações sobre o que e como lavar os formulários para a borda, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário