Fazemos bordas para canteiros de flores com materiais de sucata
Muitos jardineiros ficam felizes em decorar seu jardim com os materiais disponíveis. Limitando o canteiro de flores com um meio-fio, o jardineiro dá uma aparência acabada. Nesse caso, você precisa tentar manter a borda limpa e uniforme. Quanto ao enquadramento das faixas, utilizam-se de uma forma bastante diferenciada, e, é importante destacar, o material disponível a todos. O meio-fio de recipientes de plástico ganhou grande popularidade, mas existem outras soluções igualmente interessantes e práticas.
Finalidade dos meios-fios
Na criação de interessantes composições em forma de orla, o dono do terreno investe muito tempo e esforço para que o enquadramento dê aos caminhos do jardim um aspecto atractivo. É necessário um meio-fio na calçada para delinear uma passarela, tornando-a imune a uma série de problemas, que geralmente incluem poluição ou crescimento excessivo. Freqüentemente, os proprietários de seus sites pensam não tanto no componente prático das bordas, mas no lado estético.
As cercas para caminhos e canteiros podem ser feitas no mesmo estilo, o que ajudará a manter o estilo geral do jardim.
Muitas vezes é mais conveniente usar opções prontas como bordas, mas muitos jardineiros preferem criá-las a partir de itens improvisados: recipientes de plástico, metal, madeira ou pedra.
Como fazer garrafas
Muitos decoram canteiros de flores usando garrafas de plástico. Se eles se acumulam em casa - ótimo, você não precisa se livrar deles - você pode fazer uma borda atraente com suas próprias mãos com materiais de sucata. Além disso, em recipientes cortados ao meio, você também pode cultivar flores ou vegetais menores. O plástico é muito usado na horticultura devido às propriedades do material. É durável, não tem medo de água, é resistente ao calor e, graças à elasticidade do plástico, o material não racha mesmo no tempo mais frio.
Você pode criar uma borda brilhante para canteiros de flores de garrafas de plástico. É feito em diferentes tamanhos e formas. Se você deseja criar um canteiro de flores atraente, é recomendável coletar garrafas de tons saturados: vermelho, azul, amarelo. Se o objetivo do meio-fio é simplesmente confinar o espaço, recipientes transparentes são adequados.
O volume recomendado de garrafas é de 3,5 litros, além disso, você pode plantar flores nelas. Os consumíveis são selecionados de acordo com o tamanho da estrutura.
Os canteiros de flores são criados de acordo com a preferência pessoal. Eles podem ser:
- horizontal;
- vertical;
- multicamadas;
- oval;
- volta.
A disposição de um meio-fio baixo no local permite zonear o território e tornar o jardim mais interessante. Todo o processo leva um pouco de tempo - tudo é feito facilmente com suas próprias mãos de meios improvisados. Frascos lavados e preparados são preenchidos com areia para pesagem. Uma trincheira rasa é cavada ao longo dos limites previamente marcados. As garrafas são instaladas com o gargalo para baixo, enterrando-as pela metade. É muito importante que não haja espaço livre - é assim que a fronteira cumprirá sua função original.
Observação! Lembre-se de preparar suas garrafas com cuidado. Retire os rótulos deles, lave. Frascos transparentes podem ser coloridos com tinta acrílica. A tinta é derramada nas garrafas e depois agitada.
Para criar uma pista, garrafas de vidro de qualquer bebida são adequadas. Mas vale a pena considerar que tal meio-fio requer um manuseio mais cuidadoso para evitar lesões. Antes de iniciar o trabalho, recolha os frascos lavados do mesmo tamanho. Vale a pena considerar que para enquadrar a pista você terá que estocar uma grande quantidade de material (são necessárias cerca de 100 garrafas por 1 M²).
É melhor agarrar o meio-fio ao longo das bordas do caminho com argamassa. Usando barbante e pinos no trabalho, eles pré-marcam o meio-fio. Tara é nivelada ao longo do cabo. O sulco inicialmente preparado é vazado com cimento, não atingindo as bordas. Depois de um tempo (quando o cimento endurece), as garrafas são inseridas com cuidado. Para evitar a entrada da solução, o frasco é tampado. Há outra maneira: as garrafas são cavadas alternadamente no solo (em algum lugar até a metade da ranhura), após o que uma massa de cimento é despejada ao longo das bordas da trincheira.
Meio-fio de pneu velho
Junto com as garrafas de plástico, uma borda para emoldurar um canteiro de flores com pneus é popular. Eles alegram o ambiente, principalmente quando bem decorados. As plantas geralmente são plantadas dentro dos pneus. O meio-fio do pneu é colocado no solo em torno do perímetro ou colocado em uma camada no solo. O trabalho preliminar envolve a limpeza obrigatória dos pneus da sujeira e, em seguida, a pintura.
Uma ótima opção para jardineiros experientes: faça uma moldura com tubos de metal. Você precisa cortar 3 pneus e conectar as juntas com grampos. Pinte-os com cores brilhantes e depois cubra-os com terra. Preparar! Agora você pode plantar lindas flores. Essa fronteira durará muitos anos. Uma pequena borda para um canteiro de flores de camomila pode ser feita de um todo e quatro pneus cortados ao meio. As pétalas são enterradas 6 cm no solo para que sejam simétricas à roda central.
A composição parece mais impressionante em uma versão brilhante.
O que mais você pode fazer
Existem muitas ideias para criar bordas para canteiros de flores - só falta escolher a opção adequada. Todo jardineiro deseja que seu terreno seja atraente. Isso pode ser feito usando os materiais disponíveis.
Plástico
A orla de plástico é uma solução original, pois dá um toque especial ao jardim, mas também pode ficar invisível (dependendo das preferências do jardineiro). Esses meios-fios são divididos em três tipos:
- a fita de rolo flexível (permanece quase invisível, enterrada no solo) cumpre perfeitamente a sua tarefa - mantém o rasto, impedindo-o de rastejar;
- seções (graças a elementos individuais especiais, uma borda decorativa é criada);
- uma cerca pré-fabricada (tem uma forma diferente e imita uma variedade de materiais: por exemplo, ladrilhos ou pranchas).
Metal
A cerca de metal é considerada a solução ideal. Ele vem em diferentes formas. Os cintos representam uma cerca imperceptível do caminho, eles são enterrados 10 cm no solo.As fitas de metal mantêm a forma original do caminho e não são visíveis ao mesmo tempo. As hastes de metal são usadas para fins decorativos: por exemplo, as peças forjadas de uma cerca podem repetir caminhos feitos de metal.
As desvantagens do design incluem apenas o preço, portanto, se for necessário criar uma borda invisível, os jardineiros costumam escolher materiais plásticos.
Madeira
A madeira tem um excelente aspecto. O material é ecologicamente correto, durável e fácil de instalar. O bom da madeira é que ela pode ser usada de várias maneiras: na forma de barras, cortes de serra, pranchas ou pinos. Uma borda de madeira faz seu trabalho perfeitamente, mas tem uma desvantagem significativa - fragilidade. Antes da instalação, a árvore deve ser tratada com substâncias protetoras.
Quanto à instalação, ela exige muito pouco esforço: primeiro é feita uma vala, depois é feita uma almofada de drenagem e, no final, é espalhado um material com propriedades impermeabilizantes.
Driftwood
Uma solução interessante para decorar canteiros de flores pode ser troncos. Eles são ótimos para áreas onde existem bancos de madeira, entalhes e caixilhos de janelas. A madeira flutuante extravagante deve ser limpa de casca e subsequentemente tratada com um anti-séptico. Via de regra, eles são colocados em torno do perímetro, após o qual as plantas são plantadas.
Driftwood traz motivos interessantes para a paisagem: a composição de fantasia lembra um mundo de conto de fadas.
Bambu
O ecodesign nos estilos japonês e chinês é muito popular agora. As sebes diminutas feitas de bambu exótico ficam lindas no local. Eles chamam a atenção não só por sua aparência, mas também por sua durabilidade. O bambu é leve e resistente às intempéries. Os troncos de bambu são amplamente utilizados por designers em suas obras, criando composições verdadeiramente magníficas.
Tendo aprendido sobre as diferentes formas de enquadrar caminhos e canteiros de flores, você pode escolher a opção que mais lhe convier. Não tenha medo de experimentar, crie uma fronteira única e deixe os vizinhos na área suburbana inveja de você!
Ao escolher um material para a orla, não se esqueça de levar em consideração as condições climáticas da sua região, o estilo geral do jardim. Além disso, lembre-se de que muitos materiais requerem processamento.
Para informações sobre como fazer cercas para canteiros de flores com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.