Quais são os meios-fios do caminho e como instalá-los?
Muitos proprietários de terrenos particulares querem saber como fazê-lo sozinho e instalar meios-fios para caminhos no país. Este elemento decorativo realmente torna os caminhos e entradas de automóveis muito mais atraentes, conferindo à paisagem um aspecto elegante e bem cuidado. Os tipos de meio-fio para caminhos de jardim são bastante diversos: existem tipos de concreto, plástico, macio e outros que merecem atenção.
Peculiaridades
Fronteiras para caminhos no jardim ou no terreno próximo à casa são um elemento essencial no projeto paisagístico. Eles desempenham um papel importante na planta do local e ajudam a conter o crescimento da grama. Para parcelas de jardim de uma pequena área, a delimitação é especialmente importante, porque aqui qualquer desordem torna-se imediatamente perceptível. Além disso, os meios-fios podem ser um elemento decorativo que valoriza o conceito geral do jardim, mas o seu principal objetivo é formar um layout claro e rigoroso.
Muitas outras tarefas podem ser resolvidas com a ajuda de um sistema de esgrima bem elaborado. Um meio-fio de jardim impede que o solo entre nos caminhos, transferindo-o dos canteiros, e ajuda a evitar a erosão do solo após rega ou chuva. A altura da cerca é selecionada de acordo com as características da paisagem. Com a organização correta, é possível melhorar a captação e escoamento da água, eliminar a propagação da grama no cultivo de gramados ou hortas.
Visão geral da espécie
Existem muitas opções e métodos para organizar as fronteiras das casas de verão. Pode ser um design macio ou flexível, monolítico sólido ou feito de madeira. Alguns proprietários de sites preferem usar pedras de pavimentação clássicas para essa finalidade. Existem também módulos de barra e polímero, sebes.
A melhor opção é selecionada individualmente. Você pode entender o que é melhor para uma determinada paisagem com base no design do próprio local. Por exemplo, um meio-fio baixo de pedra seria a melhor solução para caminhos pedonais. O lado semicircular fica bem em um jardim japonês. Existem meios-fios altos e estreitos, com foco em canteiros de flores emoldurando, reservatórios, rabatok.
Metálico
Uma solução de design original que vai bem com caminhos com uma superfície volumosa - de cascalho, pedra britada. Eles são feitos de materiais inoxidáveis: tipos especiais de aço, uma liga de alumínio e cobre.
Essas cercas ficam bem ao decorar caminhos retos e caminhos com curvas claras.
Plástico
Uma opção popular disponível em uma variedade de designs. Esses meios-fios são fáceis de instalar, adequados para áreas com terreno irregular. Uma ampla gama de cores confere-lhes uma excelente combinação com canteiros de flores, cumeeiras, relvados. Essas cercas são adequadas para enquadrar caminhos e caminhos curvos. O plástico é bom porque não tem medo da exposição à umidade e aos raios ultravioleta, mantém suas características em quaisquer condições climáticas.
Tijolo
Na maioria das vezes, essas armações de trilhos são feitas de tijolos opostos. Vários métodos de instalação são possíveis - horizontalmente, com uma inclinação. É melhor construir elementos de uma cerca de tijolos sobre uma base de concreto - assim, vai durar muito tempo. Em contato direto com o solo e a umidade atmosférica, o material se degrada rapidamente. A estrutura de tijolos é perfeita para jardins de estilo inglês, bem como áreas pavimentadas.
Concreto
A versão clássica para caminhos retos, calçadas, espaços públicos. Esses lancis podem ser colocados de diferentes maneiras, variando sua altura e aparência. A instalação da cerca é bastante trabalhosa, requer uma preparação preliminar, a própria pedra artificial é maciça e exerce uma pressão significativa no solo.
Wicker
Esta opção de meio-fio não é muito adequada para conter grama e solo, mas é muito decorativa. A "wattle" em miniatura é feita à mão, com ramos de salgueiro. Eles se encaixam bem no projeto de canteiros de flores e caminhos, mas servem como decoração para o jardim.
Pedra
Uma das melhores opções para bordas que não cabem nos cânones tradicionais é feita de pedra natural crua. Essas cercas parecem muito pitorescas, em harmonia com diferentes estilos de design. A rocha concha barata é adequada para criar bordas, bem como tipos de minerais e rochas mais apresentáveis e valiosos.
Em um luxuoso jardim oriental, mármore e travertino ficam bem, com um estilo mais austero, você pode usar granito ou arenito. Pedra artificial que imita o relevo natural também é bastante popular.
De madeira
O meio-fio de tábuas ou madeira se adapta bem ao estilo country, assim como a outras soluções de design tipicamente "rústicas". Você pode fazer cercas altas e baixas de madeira, dando-lhes uma forma incomum. A gama de cores também não se limita aos tons clássicos.
Você pode pintar a madeira em qualquer cor, mas as superfícies terão que ser tratadas anualmente, você também pode usar impregnações. Uma desvantagem significativa dessa cerca é sua fragilidade, mas ela é compensada pela capacidade de construir uma estrutura com materiais de sucata.
Vivo
Macio ou sebes - baixo, tipo meio-fio, se encaixam perfeitamente em qualquer paisagem. Eles são atraentes e podem ter densidades diferentes. Ao escolher coníferas anãs, você pode facilmente dar-lhes contornos geométricos claros. Entre as plantas que também são utilizadas no desenho de fronteiras vivas, estão:
- hospedeiro;
- canna;
- Sino;
- heléboro;
- Badan.
A plantação mista de plantas permite criar composições originais que mantêm o seu efeito decorativo durante todo o ano.
Como fazer isso sozinho?
É muito fácil construir meios-fios para caminhos no país. Em uma base temporária, você pode até instalar cercas de ardósia ou enchê-las em uma caixa de pedra triturada e cimento. As opções caseiras não limitam o tamanho das estruturas acabadas, o que é especialmente importante para áreas com terreno difícil. Caminhos de cascalho podem ser dispostos ao longo dos lados com uma borda de concreto simples, também é adequado para ladrilhos. A instalação neste caso demorará mais, mas a cerca também durará mais de 1 ano.
Borda de plástico
As cercas leves feitas de material polímero não requerem uma instalação longa e complicada. É muito fácil colocar a fita de polímero ao redor do perímetro do gramado, canteiro de flores ou outro elemento da paisagem. É melhor instalá-lo antes de aplicar o revestimento de base. O procedimento será o seguinte.
- Marcando os contornos da pista. Uma borda será organizada ao longo de seu perímetro.
- Prepare a cerca de plástico e as estacas de ancoragem.
- Montagem. Os elementos de plástico são colocados no lugar, as estacas são inseridas nas alças, cravadas no solo.
As cercas feitas de elementos de polímero pré-fabricados são baratas e de montagem rápida. Pode ser completamente escondido com ladrilhos, sem medo de que o solo ou as raízes da grama penetrem além dos limites designados.
Meio-fio de concreto faça você mesmo
Este tipo de vedação é montado a partir de blocos pré-fabricados, requer preparação preliminar e terraplenagem. É adequado para áreas com caminhos pavimentados ou concretados. Neste caso, mesmo as cargas operacionais mais intensas não danificarão a pedra artificial. O concreto não tem medo da umidade atmosférica, parece rígido, é versátil e funcional. A construção de tal meio-fio requer as seguintes medidas preparatórias.
- Cavando uma trincheira. A profundidade é selecionada levando em consideração a altura dos elementos de concreto.
- Derramar uma almofada de areia-cimento na proporção de 3: 1. A solução deve ser espessa para que o meio-fio não "flutue" durante a instalação. Deve-se notar que é melhor nivelar a base.
- Instalação de blocos. Eles são instalados em uma solução que ainda não endureceu. Primeiro, 4-5 elementos são montados e, em seguida, são reforçados com porções adicionais da mistura de cimento nas laterais. A altura ideal do meio-fio acima do solo é de cerca de 5-7 cm.
- Aterro da trincheira. É feito depois que a solução solidificou. Uma mistura de terra e areia é colocada no recesso restante.
O meio-fio acabado pode ser usado para o fim a que se destina imediatamente após o preenchimento da vala. Não se solta durante a pré-concretagem.
Ideias originais para fronteiras
Você pode literalmente criar cercas incomuns para caminhos de jardim a partir de materiais de sucata. Claro, não será tão durável quanto pedra ou concreto, mas o design da estrutura da pista pode ser alterado com frequência. Por exemplo, você pode criar meios-fios a partir de cortes redondos de árvores de alturas diferentes ou iguais. Quando pré-impregnados com anti-sépticos, duram de 2 a 3 temporadas. A aparência apresentável das faixas nem sempre é necessária. Se estamos falando de contenção banal das bordas dos canteiros, mantendo a limpeza dos caminhos, pode-se dar preferência às cercas de ardósia. Eles são baratos, facilmente cortados e podem ter qualquer altura desejada.
Todo residente de verão pode fazer e entregar meios-fios de forma independente para caminhos de cascalho, concreto e ladrilhos. Fazer trilhas no site com materiais improvisados economizará significativamente no seu orçamento. Uma opção barata para uma cerca de plástico não requer uma instalação complexa. Você pode montá-lo corretamente no site literalmente durante o fim de semana. A escolha fica apenas com o dono do site.
No próximo vídeo, você encontrará uma maneira muito simples de fazer uma borda e uma forma para ela com suas próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.