Borda de metal
Meio-fio de metal é um componente importante no projeto de áreas de jardins e parques. Podem ser feitos em forma de lancis para caminhos e relvados, como lancis de jardim para lajes de pavimentação e canteiros de flores. Além das características de instalação, é aconselhável estudar com antecedência os principais exemplos de projeto paisagístico.
Peculiaridades
O paisagismo e a própria disposição de um jardim, horta, relvado ou terreno misto contíguo implicam uma delimitação nítida das zonas principais. Essa separação é possível com uma grande variedade de materiais. No entanto, uma das melhores opções para tal projeto é merecidamente uma borda de metal. Esta solução é diferente:
- confiabilidade;
- força mecânica;
- durabilidade;
- baixa visibilidade;
- facilidade comparativa de instalação (nenhum trabalho demorado com concreto ou argamassa).
O meio-fio de metal pode ser usado para caminhos e gramados. Em qualquer caso, é resistente às oscilações de temperatura e precipitação. Roedores e insetos não comem metal, não infectam fungos microscópicos e visíveis. A forma da estrutura é preservada, e a partir do metal, você pode criar linhas que são bastante variadas em aparência.
Claro, também existem desvantagens - gravidade comparativa, risco de corrosão, custo. Mas, ao mesmo tempo, é garantido que a germinação das ervas daninhas seja bloqueada.
Variedades
O principal nas bordas de jardins é o material de que são feitas. O aço carbono é muito resistente. É o aumento do teor de carbono com uma quantidade relativamente pequena de outros componentes de melhoria que é sua principal característica química. Em contraste, o aço inoxidável contém não apenas carbono, mas também cromo. Portanto, é garantida uma resistência muito maior da cerca às condições adversas e à umidade intensa.
No entanto, o aço inoxidável é difícil de usinar. É por isso que o uso de metal ferroso ainda é muito mais atraente se for planejado equipar uma barreira encaracolada. A forma da borda em si também é importante. Tiras para camas de metal são amplamente utilizadas - oficialmente, são chamadas de fita de borda. Normalmente, o metal tem 1 mm de espessura.
Os fabricantes complementam seus produtos com dentes, o que facilita a montagem posterior. O aprofundamento dos dentes costuma ser de 100 mm, repetindo a geometria da borda do caminho ou da zona do canteiro. Importante: a parte da estrutura visível do exterior não pode ser superior a 2 cm. A barreira da barra é feita, como o próprio nome indica, de barras de metal de várias seções. Normalmente esses produtos têm função puramente decorativa, portanto, muitas vezes procuram confeccioná-los no mesmo estilo da cerca externa do país, garantindo assim a harmonia da composição.
Um tipo separado de barreiras de metal são meios-fios projetados para o acabamento de lajes de pavimentação. Eles substituem com sucesso o concreto convencional ou outros blocos volumosos. Você pode usar essas estruturas na junção não apenas com gramados comuns, mas também com caminhos de asfalto. E também compatibilidade garantida com faixas de dropout. Alguns fabricantes fornecem encaixe em substratos de concreto.
Montagem
A instalação no solo de uma borda de fita é praticada nos casos em que os canteiros de flores são organizados em várias camadas, mas também é útil para canteiros altos. Normalmente, o pedaço de fita necessário é cortado, que é exibido ao longo da linha pré-marcada. Você pode conectar as extremidades com um grampeador. A configuração da futura crista é marcada com pinos. A distância entre eles é de pelo menos 0,5 m. Quando tudo está preparado, a moldura é preenchida com terra e as próprias cristas são feitas.
O diagrama de instalação detalhado parece diferente. Eles começam delineando o tamanho dos futuros canteiros de flores, caminhos de jardim e círculos de tronco de árvore. Quando o contorno é desenhado, uma ranhura estreita deve ser cavada. Um meio-fio é montado neste fosso, que é cavado de ambos os lados. Um máximo de 20 mm de construção é trazido à superfície. A profundidade de fechamento é determinada pelas plantas plantadas no local. Se plantas perenes crescerem lá, serão pelo menos 15-20 cm. Caso contrário, até o metal pode sofrer com as raízes (ou interferir no desenvolvimento normal das plantas). Em outros casos, é suficiente com uma margem de 10-15 cm.
As bordas dos canteiros ou canteiros devem ficar cerca de 5 a 7 cm acima da superfície, o que evitará o consumo desnecessário de água para irrigação devido ao seu espalhamento nas laterais do canteiro. Para caminhos e terrenos, o requisito é o oposto - a barreira deve estar exatamente no nível da superfície principal, para que haja menos poças depois da chuva ou na primavera.
Uma almofada de areia e cascalho é formada sob qualquer meio-fio. Para aumentar a resistência a condições adversas, é fornecida uma camada de impermeabilização. Normalmente, uma película de polietileno ou material de cobertura atua como impermeabilizante. Todos os componentes são cuidadosamente ajustados e bem fixados.
Uma "bota" ajuda a prevenir o deslocamento horizontal, no qual, em solos densos, tal adição não é necessária.
Exemplos em paisagismo
A fita adesiva pode ser muito atraente. Aqui estão alguns exemplos.
- Aqui ele se curva bastante, mas visualmente parece estar perdido contra o fundo de um canteiro de flores brilhante. No entanto, isso dificilmente pode ser considerado uma desvantagem.
- Uma cerca de metal pode ter uma aparência muito mais leve. A solução brilhante foi bem recebida.
- A estrutura envolvente às vezes é feita na forma de uma cerca figurada.
No próximo vídeo você pode dar uma olhada na calçada de metal do jardim Kekkila.
O comentário foi enviado com sucesso.