Pavimentação de meios-fios
Muitos proprietários têm dificuldade em instalar um meio-fio e contratar especialistas para fazer essa obra, pagando grandes somas de dinheiro. Na verdade, você mesmo pode cuidar da instalação. No artigo iremos explicar em detalhes como instalar corretamente os meios-fios para as pedras de pavimentação.
Peculiaridades
O meio-fio não só confere um visual completo à calçada, mas também protege o revestimento contra deformações. Isso é especialmente importante para ladrilhos de clínquer. O meio-fio de pavimentação, ou meio-fio, como costuma ser chamado, atua como um elemento decorativo do projeto.
Em qualquer caso, como aconselham mestres experientes, você não deve ignorar seu estilo. É especialmente relevante quando se trata de limitar zonas ou destacar caminhos estreitos de jardim.
O meio-fio protege os ladrilhos ou pedras de pavimentação de influências externas, preserva a integridade do revestimento e prolonga sua vida útil.
As diferenças entre os meios-fios estão no material de sua fabricação. No mercado moderno existem elementos de orla em pedra, plástico, existem meios-fios de polímero e meios-fios de clínquer. Vamos nos deter nas variedades de produtos.
Variedades
Hoje você pode encontrar bordas de qualquer formato, configuração, cores diferentes. Esses elementos são feitos de vários materiais. O mais simples e mais comum é um meio-fio de concreto. É feito de concreto da mais alta qualidade, é muito durável e confiável na operação. Quando colocado no pátio de uma casa particular, pode ser ocultado.
Uma borda de plástico é um elemento moderno para decoração de revestimento. Os meios-fios feitos com esse material estão ganhando popularidade, são acessíveis, mas apresentam uma série de desvantagens: o plástico desbota ao sol e tem baixa resistência.
Os elementos de pedra, ao contrário dos de plástico, pelo contrário, são duráveis, mas caros. Existem meios-fios cortados em pedra natural e outros artificiais. Porém, com um bom trabalho, é praticamente impossível distinguir qual produto é feito de base natural e qual é feito de aparas de pedra misturadas com concreto.
O meio-fio de clínquer é feito de acordo com a tecnologia de fabricação de tijolos de clínquer, portanto tal meio-fio não pode ser confundido com nada. Possui cor, formato e tamanho especiais. E também meios-fios, como telhas, são feitos de uma mistura de polímero e areia. Tanto os ladrilhos quanto as bordas de tal plano são considerados as opções mais baratas, mas o material não é muito durável. Ele tem uma desvantagem: ele se expande quando aquecido. Há também borracha meio-fio, eles são feitos de migalhas de pneus de automóveis.
Eles toleram bem o calor, frio e umidade, mas são elementos perigosos para o fogo.
Como instalar corretamente?
Muitas vezes, o meio-fio da calçada é feito de concreto. Uma tela é coletada de tantos produtos quantos forem necessários para decorar a seção desejada da pedra de pavimentação. Considere como colocar esse meio-fio com suas próprias mãos e que distância manter entre os elementos durante o assentamento.
- Cave uma trincheira o mais fundo possível, dependendo do tamanho do meio-fio. E você também precisa considerar o quanto ele deve se projetar acima do solo. A largura da vala é 1 cm maior do que o elemento de cada lado para vazar.
- Despeje uma solução de uma mistura de areia-cimento (1 parte de cimento e 3 partes de areia) na cova.
- Estique a corda para um assentamento uniforme e coloque uma barra de concreto no nível da argamassa ainda não curada, cravando-a com um martelo de borracha.
- Despeje a solução nas laterais para proteger o elemento.
- Em seguida, o resto das peças são empilhadas de ponta a ponta.
Usualmente, o nível superior do meio-fio é definido ao nível de paralelepípedos ou ladrilhos. Mas quando houver a possibilidade de o solo chegar à superfície, por exemplo, durante a chuva, é melhor deixar o meio-fio mais alto do que o caminho. Em qualquer caso, é aconselhável colocar o lancil acima do revestimento pelo menos 1-2 cm. O lancil para lajes é regulado de acordo com as dimensões exatas e observando rigorosamente a distância entre os elementos. Apenas um pequeno intervalo de 2 a 4 mm é permitido.
A solução é bastante espessa para não se espalhar durante a instalação. Nos locais onde o elemento de meio-fio já foi colocado, você pode preencher cuidadosamente a terra - acredita-se que o concreto irá amadurecer mais rápido desta forma. A solução finalmente endurecerá dentro de 2-3 semanas, por isso não é desejável operar a pista até este momento.
Caso seja necessário cortar o meio-fio, isso só pode ser feito com uma roda diamantada, que é inserida na retificadora. Depois que o meio-fio estiver totalmente reforçado, você pode começar a colocar as pedras de pavimentação. No exterior, o solo pode ser compactado e já totalmente nivelado após a conclusão de toda a instalação dos ladrilhos.
Se você tiver que colocar um meio-fio em uma área onde o lençol freático chega perto do nível do solo, forneça um "travesseiro" adicional durante o assentamento na forma de uma camada de brita de 10 cm de altura. Ele precisa ser colocado sob o meio-fio, bem no fundo.
Para obter informações sobre como fazer um meio-fio para pedras de pavimentação, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.