Tudo sobre parafusos de alta resistência

Contente
  1. Descrição
  2. Áreas de uso
  3. Tipos e marcação
  4. Materiais (editar)
  5. Dimensões e peso
  6. Exploração

Saber tudo sobre parafusos de alta resistência é necessário não apenas para funcionários de empresas de construção de máquinas. Essa informação também é necessária para a maioria das pessoas comuns que estão tentando criar estruturas complexas. As diferenças em tipos e marcações, características de operação, dimensões e peso são extremamente relevantes.

Descrição

Para parafusos de alta resistência, há um GOST oficial válido 52644-2006. Este ato padroniza:

  • dimensões do parafuso;

  • o comprimento da linha de tal prendedor;

  • variações de elementos estruturais e projetos;

  • coeficientes de torção;

  • peso teórico de cada produto.

Eles também são cobertos pela norma DIN 6914. Por padrão, este produto tem uma cabeça sextavada de chave inglesa. Destina-se a juntas de aço altamente tensionadas. O diâmetro do fixador pode ser de M12 a M36. Seu tamanho varia de 3 a 24 cm.

Esses parafusos podem ser usados ​​em engenharia mecânica, na construção de motores. Eles também são úteis para áreas onde forte vibração está ativa; finalmente, eles podem ser usados ​​na construção de estruturas de vários tipos. No entanto, o torque de aperto correto desempenha um papel importante. Muito pouca pressão muitas vezes leva à destruição prematura da conexão, muito forte - pode danificar os fixadores ou as estruturas a serem conectadas.

A designação dos parafusos de alta resistência nos desenhos é feita usando o símbolo do triângulo, no topo do qual (mas não no topo!) As linhas verticais e horizontais se cruzam.

Áreas de uso

Várias áreas de uso para fixadores extra fortes já foram mencionadas. Mas pode ser usado não apenas para estruturas metálicas na construção e engenharia mecânica, como muitas vezes se pensa. Esses produtos também são necessários para máquinas agrícolas e fixações de trilhos. A principal característica é a adequação para tais juntas de montagem que são expostas a cargas muito pesadas e onde, portanto, métodos de fixação padrão não podem ser usados. Esses fechos são procurados mesmo na construção mais "pesada" - na construção de pontes, túneis, torres e torres altas.

Todas as peças dos parafusos de alta resistência, é claro, devem ter maior confiabilidade e resistência mecânica. Todas as conexões onde tais fixadores são usados ​​são classificadas na categoria resistente ao cisalhamento. Ao usar esses fixadores, você não precisa escarear ou limpar os orifícios. Você pode aparafusar um parafuso de alta resistência não apenas em metal, mas também em concreto armado. Separadamente, deve ser dito sobre os parafusos hexagonais.

A rosca hexagonal externa pode ser de tamanho padrão ou turnkey de tamanho pequeno.

Também existem produtos com altura de cabeça reduzida (e uma de suas subespécies é projetada para chaves pequenas). No entanto, produtos com hexágono interno são bons devido a:

  • mais conveniência;

  • força aumentada;

  • confiabilidade ideal.

Tipos e marcação

A classe de resistência dos parafusos na Rússia deve corresponder ao GOST oficial. É comum distinguir 11 categorias de tais fixadores. O grupo de alta resistência inclui apenas produtos não inferiores à classe 9.8. O primeiro número, quando multiplicado por 100, dá o indicador de maior força. Multiplicar o segundo dígito por 10 permite que você defina a força máxima correlacionada.

Um parafuso de alta resistência deve ser classificado para uso em climas adversos se estiver rotulado com as letras "HL". A designação "U" indica que o produto irá suportar um grau médio de resfriamento. Conexões controladas por tensão devem ser registradas em um registro especial.O valor calculado da força de torção não deve ser excedido em mais de 15%.

Voltando à marcação de acordo com GOST 22353-77, vale a pena observar a seguinte estrutura:

  • primeiro, a letra de designação do fabricante;

  • resistência de curto prazo (em megapascais), reduzida em 10 vezes;

  • Desempenho climático;

  • número do derretimento concluído.

Quanto ao GOST 2006, a marcação correspondente indica:

  • marca da empresa;

  • categoria de força de acordo com o padrão atual;

  • categoria climática;

  • número da bateria completada;

  • letra S (típica para produtos com dimensões turnkey aumentadas).

Materiais (editar)

Os parafusos de alta resistência são feitos à base de aço carbono com adição de componentes de liga. Escolha apenas os tipos de aço que são particularmente fortes e resistentes ao estresse mecânico. Tecnologias modernas bem desenvolvidas são "perturbadoras de espaços vazios" a quente ou a frio. Essas técnicas permitem aumentar significativamente a resistência da liga a ser produzida.

Adicionalmente, o tratamento térmico é realizado em forno elétrico, o que garante aumento das características anticorrosivas e preservação do produto a longo prazo; também aumenta a resistência do produto.

Dimensões e peso

A maneira mais fácil de descobrir esses parâmetros está na tabela abaixo:

Categoria

Peso

Dimensões chave na mão

М16х40

0,111 kg

24 mm

М16х45

0,118 kg

24 mm

М22х60

0,282 kg

34 mm

М20х50

0,198 kg

30 mm

Para parafusos M24, os indicadores principais são os seguintes:

  • cabeça de 15 mm de altura;

  • dimensões chave na mão - 36 mm;

  • intervalos de rosca - 2 ou 3 mm;

  • comprimento - não inferior a 60 e não superior a 150 mm.

Para M27, os mesmos parâmetros serão:

  • 17 mm;

  • 41 mm;

  • 2 ou 3 mm;

  • 80-200 mm, respectivamente.

Exploração

Preparação

Na década de 1970, os especialistas notaram que mesmo os fixadores de alta resistência requerem observação cuidadosa nos primeiros 1-3 anos. Neste momento, o "tiro" é provável mesmo sem manifestações visíveis de cargas externas. Portanto, são necessários preparativos muito cuidadosos antes de iniciar o uso. O hardware será preservado novamente durante o procedimento e limpo de sujeira e ferrugem. Além disso, as roscas são acionadas nos parafusos e porcas rejeitados, após o que a camada de lubrificante é renovada.

A preparação é feita de duas maneiras diferentes. Uma das opções envolve o uso de um recipiente de treliça (e para pequenos tamanhos de trabalho, eles usam apenas um balde no qual fazem furos com um prego). A água é fervida em um barril, onde é desejável adicionar um agente de limpeza selecionado aleatoriamente. Até mesmo sabão em pó serve.

Quando o ponto de ebulição é atingido, o recipiente é imerso ali e mantido por 10 minutos a ¼ hora.

Depois de drenar a água, os parafusos de alta resistência precisarão ser imersos por 60-120 segundos em um tanque contendo 85% de gasolina e 15% de autol. O hidrocarboneto logo evaporará dos produtos de metal aquecidos, e o óleo especial será distribuído em uma camada uniforme sobre a superfície. Como resultado, o fator de aperto será de 0,18. Se o fator de torção for reduzido para 0,12, será necessário encerar. Neste caso, a limpeza é feita de forma padrão. O próximo passo é colocar as nozes em parafina líquida por 10-15 minutos; após retirá-los, é necessário permitir que o excesso do reagente escorra.

Fixação

Se estiver prevista a instalação de fixadores aparafusados ​​com possibilidade de desmontagem posterior, recomenda-se a elaboração de um projeto especial que leve em consideração a carga de projeto. Em primeiro lugar, eles inspecionam todas as estruturas e descobrem o quanto elas correspondem às instruções do projeto e da seção SNiP III-18-75. Os furos são alinhados e, em seguida, todas as peças são conectadas usando plugues de montagem. Em seguida, você precisará de:

  • insira prendedores em canais livres (não fechados);

  • avaliar os parâmetros lineares dos conjuntos fabricados;

  • aperte bem a embalagem;

  • aperte os parafusos exatamente com a força prescrita no projeto;

  • retire os plugues;

  • insira os fechos restantes nas passagens liberadas;

  • puxe-os para cima com o esforço necessário.

A variação na espessura dos elementos, quando testados com calibrador de folga e almofada, pode ser de no máximo 0,05 cm.Se essa diferença for maior que 0,05 cm, mas não maior que 0,3 cm, então uma dobra suave é obtida alisando com uma lixa. O procedimento é realizado em uma área de até 3 cm da linha de corte da peça. A inclinação não deve ser mais íngreme do que 1 em 10.

Ao calcular o comprimento dos parafusos usados, considere principalmente a espessura da embalagem. Ao fazer furos em superfícies usinadas, apenas refrigerantes sem óleo podem ser usados ​​para instalar os parafusos. Importante: onde quer que sejam usados ​​parafusos de alta resistência, outros tipos de fixadores não podem ser usados, mesmo na fase de montagem. Isso desvaloriza todos os esforços para melhorar a resistência da união. Cada parafuso é fixado usando duas arruelas de maior resistência: uma sob a cabeça do parafuso e a outra sob a porca.

As porcas devem ser apertadas com a força registrada no projeto. Qualquer outra fixação não é necessária. No momento em que o parafuso é colocado, essas porcas devem girar indefinidamente nas ranhuras quando aplicadas manualmente. Se esta condição não for atendida, os fechos problemáticos são substituídos e os produtos reconhecidos como defeituosos precisam repetir os procedimentos preparatórios.

Recomenda-se apertar os parafusos ajustando as condições reais com precisão e variando a tensão de acordo.

O parâmetro necessário é calculado usando a fórmula M = PxdxK. Esses multiplicadores denotam, respectivamente, a força de tração (em quilograma-força), o diâmetro nominal, o fator de torção. O último indicador é obtido no nível de 0,18 (para parafusos de acordo com GOST 22353-77 e 22356-77) ou 0,12 (ao aplicar outros padrões). Os fatores de aperto indicados nos certificados da empresa não podem ser usados ​​para cálculos. Se não houver mais de 15 parafusos por unidade, bem como em locais de difícil acesso, o nível de tensão pode ser determinado por meio de torquímetros.

O torque gerado pela chave é registrado quando um movimento está em andamento, aumentando a tensão. Este trabalho deve ser executado com suavidade e sem o menor solavanco. Importante: todas as chaves de torque devem ser numeradas e calibradas. O último procedimento é realizado antes do início de cada turno. O torque de aperto real não pode exceder o valor calculado em mais de 20%.

Os inspetores verificam todos os parafusos de alta resistência, independentemente de como são tensionados. Eles devem descobrir se todos os fechos estão devidamente marcados. O ajuste das arruelas sob cada cabeça, sob cada porca também é controlado. A densidade da mesa no saco é avaliada usando um calibrador de folga com uma espessura de exatamente 0,3 mm. Esta sonda deve encontrar um obstáculo na área delimitada pelo disco.

Todos os pontos de conexão devem ser cobertos com a marca do contratante e a marca do controlador.

Quando os fixadores aparafusados ​​são preparados por enceramento, a letra "P" é aplicada próximo a esses selos com o mesmo núcleo. Para trabalhos em pequena escala, a força de tensionamento deve ser ajustada com um dispositivo manual para parafusos com seção transversal de 20 a 24 mm. Neste caso, a espessura da embalagem pode ser de até 14 cm. A embalagem de manutenção pode incluir até 7 corpos de trabalho.

O procedimento de aperto do parafuso é o seguinte:

  • aperte todos os fixadores usando uma chave de instalação com uma alça de até 0,3 m;

  • porcas e partes salientes são cobertas com riscos usando tinta ou giz;

  • as porcas são giradas em um ângulo de 150 a 210 graus (qualquer chave já é adequada aqui);

  • controle a tensão simplesmente pelo torque.

Para obter informações sobre como desparafusar um parafuso de alta resistência, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário