Tudo sobre marcação de parafusos
Os produtos modernos para quase todos os fins - desde o doméstico ao industrial - são feitos com fixadores: parafusos, porcas, parafusos, parafusos. O fixador possui marcações próprias, graças às quais é possível determinar suas características. Para entender todas as complexidades do hardware, você precisa entender como eles são marcados e o que essa marcação significa.
Características de marcação
As características dos parafusos são variadas: você pode encontrar modelos com diferentes roscas, um certo tipo de estrutura de cabeça. As dimensões da haste também diferem. Todas as informações sobre o hardware necessárias para o usuário possuem uma designação localizada em sua cabeça. Antes de escolher o hardware, é necessário determinar sua resistência, que será necessária para realizar uma conexão de fixadores de alta qualidade. A resistência depende do tipo de aço do qual o hardware é feito. Por exemplo, os requisitos de resistência para parafusos de móveis serão menores do que para juntas de ancoragem que podem suportar uma carga de mais de 100 kg.
Em alguns casos, a composição química do parafuso e sua estabilidade sob a influência de várias substâncias estão sujeitas a esclarecimento.
Certas tarefas podem vir acompanhadas de requisitos específicos para o tipo de thread. Por exemplo, os parafusos usados em áreas difíceis em um ambiente industrial exigirão um tipo especial de rosca no corpo da haste de metal. A rosca pode ser localizada à direita ou à esquerda durante o corte - esta característica do hardware também se reflete em sua marcação padrão. É necessário conhecer todas as propriedades e características do parafuso antes de iniciar o trabalho de instalação, e é a marcação padrão geralmente aceita que ajuda nesta questão.
Como é rotulado de acordo com GOST?
As marcações dos parafusos em nosso país são regulamentadas pelos rígidos padrões da GOST. O GOST foi adotado em 1977 e para o hardware de base - em 1980. Em 2006, um novo GOST apareceu, mas como os antigos problemas de hardware, como mostra a prática, ainda estão em uso entre os consumidores, você precisa ser capaz de ler a marcação de ambos os padrões.
A marcação padrão em cada hardware possui designações alfabéticas e numéricas.
Como regra, na cabeça de um parafuso produzido internamente, há designações de letras na parte superior e os símbolos digitais estão localizados abaixo delas.
A marcação de acordo com GOST 22353-77 de 1977 tem suas próprias regras de leitura.
- Na linha superior de designações, há um carimbo pertencente ao fabricante. Cada planta tem sua própria marca. Assim, nas cabeças dos parafusos de fabricação soviética, você pode ver as letras latinas WT, OC, L, D ou russo, por exemplo, Ч e outras.
- Na designação digital, o primeiro dígito indicará a resistência final do parafuso.
- Após os números, você pode ver (mas não em todos os produtos) uma marcação com as letras ХЛ. É assim que eles marcam o hardware que pode ser usado em um clima frio em condições de baixa temperatura, por exemplo, no Extremo Norte. O aço de tais produtos pode suportar temperaturas extremas e não se torna quebradiço, mantendo todas as suas propriedades de resistência.
- Em seguida, a rotulagem indicará o lote do fundido. Essa designação informa quando e em qual lote o produto foi feito na produção. Caso o parafuso tenha rosca esquerda fora do padrão, haverá uma pequena seta ao lado do lote de fabricação, indicando o sentido anti-horário. Se não houver tal seta, o parafuso tem rosca normal à direita.
No GOST R52644-2006 de 2006, algumas mudanças foram incluídas.
- Primeiro, vêm as designações das letras na forma da marca registrada do fabricante. Eles não mudaram e são executados da mesma forma que faziam de acordo com o antigo GOST.
- Além disso, os números indicam os parâmetros de força do produto de hardware. Esses parâmetros já devem atender aos padrões do novo GOST.
- Após a designação da resistência por meio de símbolos alfabéticos, indique o âmbito de aplicação do produto em relação às condições climáticas. Também aqui nada mudou na marcação e HL ainda significa que os parafusos podem ser usados a baixas temperaturas.
- Em seguida, indique o número do lote do fundido.
- Em seguida, a força do hardware será indicada. Por exemplo, a letra latina S significa que na sua frente está o hardware com a maior força de desempenho.
Vimos as marcações completas dos parafusos, que contêm muitas informações. Mas também há uma pequena marcação que informa ao usuário os parâmetros do hardware: seção e comprimento.
Por exemplo, se você pegou um parafuso com a designação 16X25, isso significa que à sua frente está uma ferragem com uma seção de 16 mm e um comprimento de 25 mm.
Decodificando números
A marcação mais completa dos parafusos de montagem é fornecida na tabela. Ele tem um significado alfabético e numérico, e todos esses símbolos estão localizados em uma ordem GOST estritamente definida. Se você indicar tal marcação na especificação de um projeto de construção ou instalação, qualquer engenheiro pode entender facilmente que tipo de hardware está em questão e quais características eles possuem.
Como exemplo ilustrativo, considere a designação do hardware, para o qual a marcação está localizada na cabeça: Parafuso A3M12x1.50LH-4gx60.66. S. 097.
- O primeiro é o nome do produto. A palavra "parafuso" pode ser substituída pelo nome de outro produto, que está sujeito a marcação.
- A letra A denota a classe de precisão do produto. No total, existem 3 classes de precisão: A, B, C. A significa que a precisão do parafuso é alta.
- O número 3 nos fala sobre o tipo de execução do produto. De acordo com as normas, existem 4 tipos de execução, mas o tipo 1 não é indicado na marcação.
- A próxima letra é M informa sobre o tipo de rosca na haste do parafuso. O tipo de fio distingue-se por cônico, métrico ou trapezoidal. A letra M significa métrica.
- Numero 12 indica o diâmetro em milímetros na haste do parafuso. Vale ressaltar que apenas os produtos classe A possuem a marcação M12.
- Número 1,50 fornece informações sobre o passo em que o parafuso é rosqueado. Se o passo da rosca for padrão para o diâmetro, não é indicado na marcação.
- Letras LH mostre que o parafuso tem rosca à esquerda. No caso em que o rosqueamento é feito como padrão com a mão direita, isso não é exibido na marcação.
- Designação 4g informa sobre a classe de precisão. A linha é cortada com uma precisão em uma escala de 4 a 8. Quanto mais baixo o indicador, mais precisamente a linha é feita na ferragem.
- Número 60 indica o comprimento do parafuso. Neste exemplo, é 60 mm.
- Número 66 fala de força. Esses parâmetros de dureza temporários são separados do comprimento por um ponto.
- A próxima letra denota o grau da liga de açodo qual o parafuso é feito. A letra C significa que o hardware é feito do chamado aço calmo. Se a letra A estivesse na marcação, isso significaria que o aço é automático.
- Dígitos 097 mostre que tipo de revestimento o hardware possui. No total, 13 tipos de revestimento são distinguidos, com o número 9 marcando as ferragens galvanizadas. O número 7 denota a espessura do revestimento em mícrons, no nosso caso a espessura do revestimento galvanizado é de 7 mícrons.
Requisitos uniformes de ferragens e sua marcação, adotados em nosso país, permitem selecionar fixadores com precisão e rapidez. Para produtos de produção europeia ou americana, a marcação é diferente, já que as dimensões são indicadas em polegadas. As tabelas de conversão são usadas para ler as designações de polegadas.
Tudo sobre marcação de parafusos no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.