Tudo sobre parafusos em U
Consertar canos, antenas de televisão, consertar sinais de trânsito - e esta não é uma lista completa de áreas onde um parafuso em U é usado. Considere o que é essa peça, quais são suas principais vantagens, quais as características técnicas que possui, onde é usada e como escolher o fixador certo.
O que é isso?
O parafuso em U é uma peça popular e frequentemente usado no processo de instalação de tubos. Graças à presença de um suporte, o material pode ser fixado em quase qualquer lugar. É uma boa escolha ao executar um gasoduto ou esgoto.
Dependendo da finalidade da aplicação, o parafuso é feito de uma forma diferente, por exemplo, em forma de ferradura com a presença de uma rosca correspondente. Se o trabalho de instalação estiver sendo executado, porcas e arruelas sempre serão úteis, que na maioria dos casos estão incluídas no kit.
Esse elemento é comprado tanto para a esfera industrial quanto para a civil. Para que a estrutura tenha uma espécie de suporte, será vendida uma placa especial junto com as ferragens.
Vamos considerar as principais vantagens de tal detalhe.
- Como os parafusos em U são fabricados em aço resistente, os fixadores são usados em casos de fortes oscilações de temperatura e alta umidade. Esse detalhe é considerado confiável.
- O parafuso em U tem roscas métricas em ambos os lados. As nozes são selecionadas de acordo com seus parâmetros.
- O produto é aplicável em obras de construção de estruturas horizontais e verticais.
- Para fixar a peça, são necessárias porcas e arruelas e, para uma fixação confiável, costuma-se usar placas especiais que são colocadas na base.
- É necessário atentar para o fato de que durante a fixação vale a pena deixar um pequeno espaço entre o parafuso e o material sobre o qual ele é fixado. Isso permite que a estrutura se mova livremente.
- Outra vantagem - graças ao suporte de braçadeira em forma de U, a estrutura é facilmente montada e os tubos são posteriormente facilmente ajustados.
- Para excluir a deformação do fixador, é necessário pensar sobre como evitar sobrecarga no ponto de fixação.
Ao escolher o tamanho do grampo, é necessário antes de tudo focar no diâmetro do elemento que está preso à estrutura. Os grampos são adquiridos separadamente.
Especificações
Todos os parafusos em U devem estar em conformidade com GOST, isso determina em grande parte a resistência da estrutura e a conformidade com as precauções de segurança. Os fechos não devem apenas ser duráveis, mas também estáveis em termos da natureza do seu trabalho.
Ao comprar tais elementos de construção, você deve levar imediatamente em consideração suas características técnicas. Normalmente, o comprador está interessado no diâmetro e no material de que a peça é feita. Os grampos são diferentes dependendo da função que executam.
O suporte da braçadeira é feito de aço inoxidável - este é um dos tipos de materiais mais duráveis para trabalhos de fixação na construção. A principal vantagem é que o aço quase não enferruja, é capaz de resistir a quaisquer mudanças nas condições de temperatura. Isso permite que você planeje a construção de estruturas que durarão décadas.
Áreas de uso
O principal uso dos parafusos em U é a fixação de tubos. De acordo com o GOST, tais dispositivos podem ser operados nas seguintes estruturas:
- para fixação de vigas;
- ao fixar tubos;
- ajuda a segurar antenas de televisão;
- usado para fixar sinais de trânsito.
Além disso, os grampos são usados em carros. Aí, o âmbito da sua aplicação também se reduz à fixação de tubos.
Visão geral da espécie
Entre os principais tipos de parafusos em U, encontram-se os olhais, os parafusos de manilha, galvanizados, com duas porcas. Eles diferem dependendo da finalidade da fixação, características técnicas e dimensões.
Por exemplo, as peças galvanizadas se destacam das demais por serem resistentes à ferrugem. Isso é importante para uma antena de televisão, de modo que o sinal não seja interrompido durante o tempo instável. A situação é semelhante com a fixação de tubos, só que neste caso a ferrugem leva a uma degradação da qualidade da água.
Se formos guiados pelo GOST, os seguintes tipos de parafusos podem ser distinguidos:
- M-4;
- M-5;
- M-8;
- M-10;
- M-12.
A faixa de tamanho é especificada dependendo do material para o qual a peça será usada para fixação, bem como dos furos existentes.
O que levar em consideração ao comprar?
Antes de prosseguir com a compra de produtos, você precisa pensar imediatamente sobre o volume da obra e ter esquemas aproximados. Como os parafusos diferem dependendo das características técnicas e podem ser combinados ou incompatíveis com outras peças, você também deve prestar atenção aos seus parâmetros.
Recomenda-se esclarecer com antecedência se os parafusos em U são adequados para um determinado tipo de construção, uma vez que a lista de áreas em que são usados é estritamente limitada.
Além disso, você pode verificar com o fabricante ou vendedor sobre a qualidade do material com o qual as peças são feitas. Dependendo das informações fornecidas, é necessário comparar seus preços.
O vídeo a seguir explica sobre os diferentes tipos de parafusos.
O comentário foi enviado com sucesso.