Tudo sobre parafusos de amarração

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Formulários
  3. O que eles são?
  4. Montagem

Saber tudo sobre parafusos de ancoragem é muito importante em uma ampla variedade de trabalhos. Existem modelos para cofragem e maçanetas, parafusos para madeira M16, janela e outros modelos. Antes de escolher e instalá-los, você precisará estudar o GOST especializado e outras nuances.

Peculiaridades

A construção de vários edifícios e estruturas é impensável sem muitas conexões. E em muitos casos é possível realizar essas mesmas conexões com a ajuda de parafusos de ancoragem. Este tipo de acessórios está se tornando mais popular a cada ano. Ao contrário da mesma mesa de concreto, ela pode ser facilmente desmontada, restaurada se necessário ou movida para um novo local. Além disso, o tempo de instalação é significativamente mais longo do que ao usar outras opções e não há nenhuma diferença particular na confiabilidade.

Este tipo de fixador é coberto pelo GOST 7798-70. De acordo com esta norma, deve ser utilizada uma cabeça sextavada de grau B. A seção transversal da rosca é de 6 a 48 mm. Além disso, vale a pena considerar o uso de GOST R 57899-2017. Esta norma estabelece as condições técnicas gerais para âncoras e tirantes usados ​​na fôrma.

Um tirante de alta qualidade conecta a cofragem de forma bastante eficaz. A deformação mecânica de misturas de concreto está excluída. Esta propriedade é típica mesmo ao instalar estruturas pesadas e poderosas.

Importante: pequenos elementos estruturais podem ser instalados sem o uso de tais parafusos, exclusivamente em taludes e apoios externos. Além dos fixadores principais, você terá que usar algumas porcas e algumas arruelas além das porcas.

Formulários

Os tirantes podem ser usados ​​não apenas para cofragem, mas também para maçanetas de portas. Uma solução semelhante é usada em folhas ocas da porta. Não há outra maneira de prender as alças a eles. Ressalta-se que, neste caso, o orifício para as amarrações deve coincidir na alça e na fechadura. No entanto, um soquete muito largo na alça ou uma fechadura fora do padrão podem causar muitos danos, então você precisa ser sofisticado de alguma forma.

Para uma barra, não apenas um simples parafuso de fixação pode ser usado, mas também sua modificação - um bloco de mola de "força". Algumas pessoas usam esses fechos para montar com sucesso até casas de madeira inteiras. Sua confiabilidade é bastante alta. Tal conexão proporciona não apenas a prevenção do deslocamento horizontal das vigas, mas também a compressão de diferentes elementos estruturais uns sobre os outros. Mesmo com uma tiragem forte em casa, está tudo efetivamente comprimido, portanto não haverá desvios.

Às vezes, são usados ​​parafusos de amarração para janelas. Seu uso em janelas de madeira, no entanto, é dificultado pela grande raridade de tais fechos. É facilmente usado, mas é extremamente difícil encontrar produtos adequados na rede de varejo. O nome mais comum é mesa de janela OSM-6. Informações mais detalhadas sempre podem ser obtidas com os consultores da loja.

O que eles são?

A gama de tamanhos dos fixadores de fôrma é agora bastante ampla. Sua resistência de acordo com DIN 18216 pode variar de 85 a 240 kN. Para a fabricação de tais parafusos, aço de St20 a St35 é usado. O tamanho M16 é relativamente raro. Produtos com diâmetro de 15, 20 ou 25 mm são muito mais comuns.

As estruturas com uma seção transversal de 15 mm têm uma seção transversal real de 177 mm2. Nesse caso, o peso específico de 1 m de produtos laminados será de 1,38 kg. O desvio máximo para todos os indicadores é considerado igual a 4%. Com uma seção transversal de 20 mm, estes parâmetros:

  • 314 mm2;

  • 2,44 kg;

  • 4%.

Com seção de 25 mm, serão:

  • 490 mm2;

  • 3,8 kg;

  • 4%.

Montagem

Um par de porcas especiais ajuda a fixar o parafuso de aperto da fôrma. Eles devem ser fundidos com precisão a partir de uma classe de ferro dúctil ou extra forte. Para evitar dificuldades no aparafusamento da porca no parafuso, o chanfro é removido para sua entrada. Neste caso, a área de contato com a blindagem da fôrma aumenta. Normalmente é 90 - 100 mm.

Mas Em situações particularmente difíceis, devido à adição de arruelas com uma seção transversal de até 180 mm, o tamanho da área de contato é aumentado ainda mais. Um tubo de polímero ajudará a evitar a destruição dos parafusos pela mistura de concreto. Graças a ele, o desmantelamento posterior da cofragem é bastante simplificado. A seção externa da atadura roscada deve ser de 1,7 cm e interna de 1,5 cm. A fundição da linha geralmente é feita imediatamente, mas pode ser cortada posteriormente.

Esses fechos são universais e compatíveis com cofragens de qualquer formato e tamanho. Portanto, ele pode ser usado ao trabalhar com uma ampla variedade de tipos de blocos de parede monolíticos. Além disso, é usado um tubo de plástico (que deve ser maior do que o parafuso na seção transversal). Os clipes do cone são inseridos em ambos os lados do tubo. Ao instalar um bloco de fixação sem proteção de plástico, a reutilização é impossível; se tal proteção for usada, o parafuso pode ser facilmente removido.

Os parafusos de cofragem de aço de baixa liga proporcionam os melhores resultados. Eles são feitos com produtos laminados a quente. Para sua informação: em fontes profissionais, o mesmo produto pode ser referido simplesmente como uma "gravata", uma haste de ancoragem ou mesmo um "grampo de cabelo". Juntamente com o parafuso de fixação, o seguinte pode ser usado:

  • Cordeiro;

  • hex;

  • tipo de porca articulada.

Antes de instalar as blindagens, é necessário perfurar canais de uma seção adequada no seu interior. Se for utilizado um parafuso de fixação típico, são utilizadas betonilhas com diâmetro de 2,2 cm, sendo necessário puncionar os canais não no rebordo em si, mas a pelo menos 10 cm do rebordo. Um cone de fixação, um tubo de plástico e o próximo cone de fixação são fixados ao parafuso inserido. A borda oposta do grampo sai por um orifício especial em outro escudo; as bordas do parafuso se estendem além das proteções até o ponto em que as porcas ficam frouxamente presas e as arruelas podem ser colocadas na frente delas.

As porcas são apertadas ao longo da rosca, alterando as folgas entre as proteções. Esta folga deve corresponder à espessura do projeto da estrutura em construção. Quando a mistura endurece, as betonilhas precisam ser removidas. Desaparafuse as porcas de ambos os lados e remova as arruelas. O pino deve ser retirado do tubo, mas o tubo e o elemento de fixação permanecem dentro.

O vídeo a seguir fala sobre o parafuso de fixação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário