Tamanhos de parafusos
Os tamanhos dos parafusos são um tópico extremamente importante para qualquer pessoa interessada em fixadores. Em primeiro lugar, a produção em massa das categorias M3-M4 e M5-M6, M7-M8 e M10-M12, M14-M16 e M18-M20 merece atenção. No entanto, outros tamanhos de parafuso também precisarão ser examinados.
Dimensões padrão em milímetros
O parafuso M6 tem esse nome porque tem um diâmetro de rosca padrão de 6 mm. Neste caso, o comprimento do produto estrutural pode variar muito. O parafuso M2 também é bastante difundido. Ele tem uma seção transversal da haste igual a 2 mm. O comprimento da estrutura é de no mínimo 16 e no máximo 20 mm; enquanto o valor chave na mão é apenas 4.
No caso do M3, é formada uma haste de 12 mm. Em M4, a seção transversal nominal é previsivelmente igual a um segmento de 4 mm. Os seguintes parâmetros são característicos do M5:
-
valor nominal - 5 mm;
-
comprimento da cabeça - 3;
-
dimensão chave na mão - 8.
O hardware do grupo M7 pode variar em thread. É em casos diferentes 7-7,5 mm. Para fixadores M8, o comprimento varia de 8 a 100 mm. O diâmetro corresponde estritamente à designação da marca. O mesmo se aplica (com seu significado) aos fixadores M9 e M10.
Os parafusos M12 são produzidos com um maior nível de precisão. Este é exatamente o requisito estabelecido pela norma DIN. A seção transversal do bloco central para diferentes espécimes em cada lote enviado difere em não mais do que 0,3 mm (um cabeçote de alta qualidade é fornecido). A subchave é 18 mm (especificação).
O passo da ranhura pode ser menor ou maior - mas a diferença é de apenas 1/2 milímetro.
Para hardware M14, o comprimento máximo permitido é 300 mm. Neste caso, a cabeça é elevada em 8,8 mm. O mesmo comprimento limite é típico para o M16. Para esse hardware, o tamanho da chave é 24 mm. M17 é um tipo extremamente raro, cujos parâmetros são determinados não pelo padrão, mas por ordem.
No passado, os fixadores M18 atendiam aos padrões DIN 931. No entanto, hoje o lançamento de tais produtos não é permitido. Com a seção transversal nominal correspondente, o valor da ferramenta já é 1,5 vezes maior. O comprimento varia de 40 a 140 mm. Os parafusos M20 são uma haste - é claro, 20 mm de comprimento; têm cabeça de 12,5 mm e o comprimento varia de 50 a 150 mm.
O hardware de fixação M24 é equipado com roscas de parafuso novamente. Eles têm um comprimento de pelo menos 32 e não mais do que 200 mm. Tamanho da ferramenta - 36 mm. A unidade principal é elevada 15 mm. Para os parafusos M30 - já tradicionalmente - o tamanho da haste é indicado pelo número da marca atribuída, e a cabeça chega a 17 mm de altura.
No caso do M36, a cabeça pode crescer até 22,5 mm. Mas esta não é a única característica de tais fixadores. O tamanho da chave é 55 mm. Pode ser usado um passo de corte grosso (4 mm). Isso completa os principais índices "limpos". Mas também há:
-
М6х20 (hexágono 20 mm);
-
М6х30 (o mesmo, mas o comprimento é aumentado em 1,5 vezes);
-
Séries M8x20, M8x25, M8x30 e M8x40 - seção padrão 8 mm, comprimento é indicado na segunda parte da marcação;
-
М10х30 e mais longo M10x40 - respectivamente, com comprimento de 30 e 40 mm;
-
parafusos М12х50 - com um diâmetro total de 12 mm e uma dimensão linear da haste de 50 mm;
- М16х70 - neste caso, a seção transversal é aumentada em comparação com a versão anterior em 4 mm, e o comprimento - em 20 mm.
Tamanhos de parafuso em polegadas
As dimensões dos parafusos nesta versão não são menos significativas do que o tamanho do hardware emitido de acordo com o sistema métrico. A variedade também está presente aqui, porque da mesma forma os fechos podem resolver diferentes problemas. Devemos nos lembrar de cerca de 3 gradações de polegadas diferentes - escalas F, Lt, A. De acordo com o sistema F, os fixadores são diferenciados:
-
5/32;
-
15/64;
-
5/16;
-
35/64.
Para o hardware Lt, os seguintes valores são atribuídos:
-
0,750;
-
1;
-
1,500;
-
2,250.
O grau A inclui:
-
7/16;
-
9/16;
-
3/4;
-
2 1/4 (estes não são todos os itens, mas apenas alguns para fins ilustrativos, mais informações podem ser obtidas no pedido).
Como determinar?
Em teoria, pode-se confiar nas palavras dos vendedores e nas especificações dos fabricantes. Mas - apenas em algum mundo ideal. Na verdade, é importante verificar tudo isso com cuidado, principalmente porque às vezes é necessário descobrir qual é o tamanho do hardware se ele perdeu sua marcação por algum motivo. A designação geral em todas as descrições de produtos métricos geralmente segue o padrão DxPxL.
Estes são, respectivamente, o diâmetro, o passo das ranhuras e o comprimento total da estrutura. É nesta ordem que as medições independentes devem ser realizadas. A seção é determinada na prática profissional com um micrômetro.
Menos exatamente o mesmo resultado é dado por um calibrador. Uma estimativa aproximada é feita enrolando firmemente o fio (em múltiplos de 10 voltas) e medindo com uma régua.
A mesma régua pode ser usada para determinar o comprimento. Mas é mais profissional ter um paquímetro para esse propósito (especialmente porque provavelmente será útil mais de uma vez). Às vezes, a medição dá um resultado que não coincide com os valores da tabela. Nesse caso, é provável que o parafuso esteja com defeito ou feito de acordo com o padrão em polegadas. Ao usar uma cabeça escareada, seu valor é levado em consideração durante as medições e uma cabeça aberta pode ser ignorada.
O comentário foi enviado com sucesso.