Qual é a diferença entre um parafuso e um parafuso?

Qual é a diferença entre um parafuso e um parafuso?
  1. O que é isso?
  2. As principais diferenças
  3. O que escolher?

Os conectores do tipo parafuso são muito populares, especialmente quando se trata de construção, reforma ou montagem de móveis. Os mais famosos representantes desse tipo são os parafusos e os parafusos, que podem ser facilmente confundidos entre si, sem que se conheçam suas características e características individuais.

Para determinar facilmente qual tipo de fixador você precisa, é recomendável que você se familiarize com as principais características distintivas e áreas de aplicação dos parafusos e parafusos.

O que é isso?

Antes de começar a identificar semelhanças e diferenças fundamentais, você precisa se familiarizar com as características e considerar as definições desses detalhes.

Parafusos

Os parafusos são fixadores que consistem em uma haste com uma cabeça. A cabeça tem uma superfície lisa e uma rosca tipo parafuso é aplicada na parte externa do parafuso. Na maioria das vezes, a cabeça do parafuso tem várias arestas e sua superfície plana exclui o uso de chaves de fenda. É por isso o trabalho aparafusado é feito apenas com chaves.

Na maioria das vezes, a cabeça do parafuso apresenta-se em forma de hexágono, embora existam exceções com quatro faces, mas tais opções são utilizadas, antes, como decoração, uma vez que não existem chaves desse tipo, e é difícil trabalhar com eles.

A fixação dos parafusos é geralmente realizada conectando a perna do elemento com uma arruela e uma porca e, apesar de todas as nuances, é considerada a mais forte e confiável.

É importante notar também que a parte roscada da perna do parafuso pode ocupar uma parte menor de todo o espaço, e esses produtos são mais frequentemente utilizados para fixação através de partes de qualquer estrutura.

Em alguns casos, é usada uma fixação com orifício roscado, mas aqui você precisa ter um cuidado especial. O parafuso deve caber confortavelmente neste orifício, o que significa que deve ter o mesmo tamanho. Se a peça girar e houver risco potencial de escorregar, é necessário encontrar outra peça para fixação, caso contrário, você pode esquecer a confiabilidade da estrutura.

Existe uma classificação dos parafusos em função do campo de aplicação e respetivo fabrico.

  • Tipo áspero de fixador é aplicado em áreas onde não há alto nível de tensões e é feito por estampagem a partir de uma liga de aço de alto carbono. É importante notar também que após a fabricação a peça não é submetida a processamento adicional.
  • Ao contrário da primeira opção acabamento tipo de fixadores passa por processamento integral no processo de fabricação, e a liga metálica - aço liga - é de qualidade superior. Conseqüentemente, essas características permitem que ele seja usado em áreas de instalação de alta carga.
  • O mais comum de usar é tipo semi-acabado de fixação, porque é algo entre os dois tipos anteriores e mais versátil.

Sua principal diferença reside no fato de que a cabeça do parafuso não é submetida a processamento adicional durante a estampagem de acordo com GOST, ao contrário da perna.

Os parafusos são marcados de uma determinada maneira, levando em consideração todos os padrões existentes... A cabeça do produto é estampada com dados do fabricante, classe de resistência do material e carga admissível e, em alguns casos, é indicada uma rosca à esquerda (como a rosca à direita é padrão, sua direção não é indicada).

Assim, se você vir um selo, por exemplo, com os números 9,9, você deve saber que tal conexão não pode suportar uma carga de mais de 9 toneladas por centímetro quadrado.

Parafusos

O próprio nome deste elemento é de origem alemã e é interpretado como "entalhe", o que indica diretamente a presença de quaisquer peças esculpidas para peças deste tipo. Este elemento é constituído por uma perna de forma arredondada e um fio na parte exterior, bem como uma cabeça, na parte superior da qual existe uma ranhura característica. A perna é aparafusada em qualquer superfície ou orifício correspondente, fixando assim várias peças. E a rosca na cabeça do parafuso é necessária para segurar a ferramenta que facilita o aparafusamento deste fixador.

A estrutura do parafuso é bastante monótona, mas, apesar disso, sua aparência pode diferir em alguns parâmetros. Por exemplo, pela altura da perna, o tamanho do gorro, que também é freqüentemente chamado de cabeça, ou seu tipo. Na maioria das vezes, existem produtos com determinados formatos de cabeça.

  • Forma cilíndrica ótimo para trabalhar com chaves de fenda hexagonais ou chaves inglesas.
  • Forma hemisférica mais adequado para interação com chaves de fenda plana e Phillips. Além disso, algumas cabeças deste tipo são feitas de forma que sejam adequadas para usar qualquer ferramenta de chave de fenda e são universais.
  • Forma de cone truncado é usado quando é necessário realizar algum tipo de trabalho oculto. Como regra, esse prendedor é aparafusado no corpo da peça e coberto com uma tampa especial.

Ao trabalhar com este tipo de cabeça, você pode usar uma chave sextavada e vários tipos de chaves de fenda.

Cada tipo de parafuso de fixação também é rotulado de acordo com seus parâmetros. Por exemplo, uma designação parecida com esta - 2x10, indica que o parafuso tem um pé, o diâmetro do qual é 2 milímetros e o comprimento da rosca é 10 milímetros. Graças a este tipo de marcação, mesmo na ausência de experiência em construção, você pode selecionar facilmente parafusos de tamanho adequado, bastando esclarecer os parâmetros iniciais das peças a serem fixadas.

O parafuso é preso de várias maneiras.

  • A perna do parafuso é aparafusada em um orifício especialmente preparado, que é bastante denso e fica em contato próximo com os fios, ou tem uma marcação interna correspondente, que não permite que o produto escorregue e fixe-o com segurança no interior.
  • A fixação é feita com porcas e arruelas. Este método é utilizado no caso de fixação de várias peças com furos passantes. Para consertar, primeiro você precisa colocar uma arruela na perna do parafuso e, em seguida, apertar a porca, que também tem uma rosca tipo parafuso na superfície interna.

As principais diferenças

Assim, tendo considerado as principais características e definições de parafusos e parafusos, podemos começar a identificar as características distintivas desses produtos.

  • Em primeiro lugar, eles diferem uns dos outros na forma de fixação. O parafuso, embora permita a utilização de porcas, destina-se, no entanto, à fixação em orifícios roscados, como um parafuso de ligação a certas peças.
  • Na maioria das vezes ao colocar o parafuso permanece estacionário, e apenas a parte que interage com ele está sujeita a rolagem. O parafuso, por sua vez, é totalmente girado durante a colocação, até o final da conexão roscada e totalmente preso.
  • Como mencionado anteriormente, ao trabalhar com essas peças, diferentes ferramentas são usadas e algum tipo de chave universal ou chave de fenda, infelizmente não existe.
  • A diferença entre esses fixadores também está no fato de que absolutamente todos os tipos de parafusos são equipados com uma cabeça, alguns parafusos ocultos não.
  • Além disso, esses elementos diferem uns dos outros porque suas cabeças são posicionadas de forma diferente quando fixadas. A cabeça do parafuso sempre permanece na superfície da junta, enquanto a parte superior helicoidal torna-se parte integrante da superfície à medida que é aparafusada na peça.
  • As marcações de rosca para esses elementos também podem variar um pouco.... Por exemplo, um pé de parafuso tem roscas em toda a superfície, enquanto um parafuso só tem uma rosca em uma determinada parte. Por esse fator, é muito fácil distingui-los.
  • Além disso, as diferenças residem na força da conexão usando esses fixadores. As conexões aparafusadas nos cálculos levam em consideração apenas a indicação da carga de tração ao longo do eixo, o que leva à ruptura.

As conexões aparafusadas são mais duráveis, pois levam em consideração não só os riscos de ruptura, mas também o cisalhamento.

O que escolher?

Para entender qual fixador você deve escolher, é recomendável prestar atenção na área em que serão aplicados.

Vamos dar uma olhada mais de perto na área de uso dos parafusos.

  • Muitas vezes são usadas conexões aparafusadas na fabricação e montagem de parafernália de móveis. Na hora de fazer o seu móvel, você terá que selecionar os parafusos por conta própria, mas no caso de compra de produtos acabados, todos os componentes estarão encaixados, assim como as ferramentas necessárias para trabalhar com os fechos.
  • Parafusos de um determinado tamanho são usados ​​ativamente em engenharia mecânica, especialmente para a adesão de peças importantes. Graças à confiabilidade de tais fixadores, não há dúvida sobre a segurança de várias estruturas automotivas e outras estruturas móveis.
  • Muitas vezes, alguns tipos de parafusos são usados no reforço de alvenaria e a adesão do material rodante das máquinas ao quadro principal. Esses parafusos são chamados de chumbadores e são os maiores e mais fortes de toda a gama desse tipo. Também podem ser vistos em uso na instalação de estruturas de janelas e portas, na fabricação de lâmpadas, bem como na instalação de tetos falsos e falsos.
  • Outra visão incomum - parafusos de olho, que têm um tamanho e escopo fora do padrão. Acontece que, em vez de uma cabeça, este elemento de fixação possui um anel de fixação, o que, em conjunto com as suas grandes dimensões, permite que seja utilizado em estruturas de fixação de cabos e correntes com mecanismo de elevação.
  • Além disso, não se pode deixar de mencionar o uso de parafusos de fixação. Em medicina, por exemplo, ao realizar cirurgia dentária ou ortopédica.

Quanto ao método de fixação por parafuso, ele também é usado ativamente em algumas áreas.

  • Rosca cônica em fechos de rosca permite a utilização de peças tanto com orifícios passantes como em estruturas cegas. Isso é mais frequentemente encontrado na conexão de elementos de móveis que não estão sujeitos a altas cargas, pois, caso contrário, a rosca pode se deformar e a estrutura desabar.
  • Extremidade plana os parafusos permitem seu uso na indústria e na agricultura, mas com uma ressalva - não podem ser aparafusados ​​nem mesmo no menor ângulo de inclinação, pois a confiabilidade do fixador só será garantida devido à disposição perpendicular.
  • Parafusos de cabeça oculta utilizado na montagem de móveis, ou melhor, na conexão de várias peças de madeira de formato plano. É com a utilização desse tipo de fixação que a estrutura pode ser proporcionada não só com confiabilidade, mas também com uma aparência atraente.
  • Os parafusos também são muito usados em engenharia mecânica, desempenhando diversas funções.

Você pode descobrir como o parafuso, parafuso e parafuso diferem no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário