Como desparafusar um parafuso preso e como lubrificá-lo?
A conexão roscada com parafuso e porca é considerada a mais comum entre todos os tipos de fixação disponíveis. Encanadores, serralheiros, mecânicos de automóveis e outros especialistas em muitos campos de atividade usam essa combinação de peças. Quando a operação de longo prazo de um mecanismo específico requer reparo ou substituição de uma peça defeituosa, não se pode fazer isso sem torcer a conexão roscada. Nesse caso, muitas vezes você pode encontrar o problema de um parafuso preso.
Características do problema
A maioria dos parafusos e porcas usados para fixar acessórios de encanamento, bicicletas ou peças de automóveis são feitos de aço carbono. Durante a operação, se entrar poeira ou umidade, na presença de danos na superfície, será muito difícil desparafusar o parafuso danificado.
O parafuso pode grudar na porca por algum motivo.
- Corrosão de metal. A exposição contínua à água ou neve no ponto de fixação do parafuso, como uma torneira, pé de sanita ou roda de carro, pode causar ferrugem nas roscas do parafuso. Não é possível desparafusar o parafuso enferrujado, cujos recessos da rosca estão cheios de protuberâncias oxidadas, e não é possível desparafusar a porca dessa rosca com uma chave convencional.
- Roscas de parafuso danificadas, sua cabeça ou a integridade da porca com um forte impacto ou tentativas repetidas de desparafusá-la, ao apertar o parafuso não ao longo da rosca com o uso de forte impacto. Nesse caso, os riscos do parafuso podem ser gastos e o desparafusamento posterior do parafuso danificado pode se tornar um problema sério, especialmente no inverno.
- Penetração mútua de metais da parte principal e do parafuso de conexão. A difusão de metais pode ocorrer devido à exposição da junção a altas temperaturas, como o coletor de um silenciador de carro. Durante o processo de fusão, os metais da peça e os elementos de conexão formam um monólito difícil de destorcer.
Diante do problema de um parafuso enferrujado ou danificado que deve ser desparafusado, deve-se lembrar que é quase impossível lidar com este problema sem ferramentas e dispositivos especiais.
Para remover um vaso sanitário, uma batedeira, trocar uma roda de carro ou consertar uma avaria em um macaco, use métodos comprovados para se livrar de parafusos presos. Isso economizará tempo e evitará que a cabeça se quebre ou quebre o próprio parafuso.
Métodos de desenroscamento
Existem várias técnicas e métodos que podem ser usados para afrouxar parafusos presos. Você mesmo pode realizar essas manipulações em casa. Antes de usar esta ou aquela técnica, é necessário limpar completamente a junta de toda sujeira e, durante uma inspeção visual do ponto de fixação, tentar determinar o tipo de dano no parafuso. Dependendo do tipo de dano, você pode recorrer a um método mecânico, químico ou físico para desparafusá-lo.
Mecânico
Todos os métodos podem ser classificados como mecânicos, os quais envolvem o uso de grande esforço físico ao tentar quebrar uma conexão danificada. O método mecânico só pode ser usado se o parafuso estiver livre de rachaduras, lascas ou dobras.
O método mecânico envolve várias nuances.
- Usando chaves de caixa em vez de chaves convencionais. Uma vez que uma chave de boca comum é capaz de afetar apenas 3 facetas da cabeça quando desparafusada, como resultado de um forte impacto, essas faces podem ser apagadas e a chave deslizará. A chave de boca agarra todos os 6 cantos do parafuso, o que ajudará a aplicar mais força para afrouxar.
- Usando a alça de chave estendida como uma alavanca. Estender o cabo da chave ajudará a aplicar muita pressão no parafuso, de modo que a ferrugem que o impede de se soltar não seja um obstáculo.
Mas você só pode usar o método da alavanca se a cabeça do parafuso não estiver danificada e suas bordas não estiverem gastas.
- Aplicação de efeitos de força de curto prazo em diferentes pontos de uma peça de junta enferrujada. Você vai precisar de um martelo e um cinzel, com os quais você primeiro precisa abrir um entalhe na cabeça do parafuso e, em seguida, golpeá-lo com força na direção de desparafusá-lo. Esse efeito é mais poderoso do que ao desparafusar com uma chave inglesa e será possível desparafusar o parafuso preso com muito mais rapidez.
- Impacto de uma força de direção alternada no parafuso. Para afrouxar o parafuso com este método, você deve primeiro embrulhá-lo e, em seguida, tentar desparafusá-lo. Essa manipulação pode ser repetida várias vezes, já que movimentos alternados em diferentes direções ajudam a livrar o fio da ferrugem.
- Destruição da camada de ferrugem por golpes. É necessário aplicar golpes nas áreas do parafuso mais afetadas pela corrosão. A força aplicada ajudará a remover a ferrugem, mas as partes danificadas da conexão após tal exposição terão que ser substituídas por novas.
Fisica
Esses métodos de afrouxar parafusos enferrujados são baseados nas propriedades físicas dos materiais usados para fazer as conexões. Existem os métodos mais comuns e comumente usados.
- Aquecimento das partes do par de conexão. Para aquecer as peças, use qualquer fonte de calor ou fogo: uma tocha a gás, maçarico, ferro de solda, secador de cabelo de construção.
Você só pode aquecer a porca, então seu material se expandirá e a lacuna entre ela e o pino aumentará. Isso permitirá que todo o par de conexão seja desparafusado com mais facilidade.
Se você aquecer toda a estrutura de conexão, então, sob a influência de altas temperaturas, a ferrugem começará a entrar em colapso e cair dos elementos de conexão.
- Aplicação de líquido aos fios. Ao penetrar nos microfuros entre a porca e o parafuso, líquidos como gasolina, querosene, aguarrás, aguarrás podem reduzir o atrito entre as superfícies coladas, o que facilitará o desrosqueamento. O mesmo imóvel é possuído por meio denominado “chave líquida”, que pode ser adquirida em qualquer concessionária de veículos.
Químico
A ação dos métodos químicos baseia-se na dissolução de uma camada de ferrugem velha com ácidos. Os ácidos têm a propriedade que ajuda a destruir a camada de corrosão:
- sal;
- sulfúrico;
- limão;
- ortofosfórico.
Para dissolver a camada de ferrugem no par de conexão, a junta deve ser tratada com algumas gotas de reagente para que possam penetrar nos microfuros da rosca do parafuso. Se uma grande área estiver corroída, o parafuso pode ser embebido em ácido, se possível.
O tempo necessário para a exposição ao ácido deve ser de pelo menos 24 horas. Após a expiração, eles primeiro batem na conexão com um martelo para que grandes pedaços de ferrugem caiam e, em seguida, tentam desparafusar a porca com uma chave inglesa.
Uma vez que os ácidos, ao interagirem com o oxigênio, liberam vapores tóxicos, todo o trabalho deve ser executado com equipamentos de proteção para os olhos, mãos e órgãos respiratórios.
Seguindo as recomendações fornecidas, será muito mais fácil desparafusar a conexão travada. Se nenhum dos métodos acima tiver sucesso em arrancar o parafuso preso, você pode recortá-lo com uma esmerilhadeira ou furá-lo.Mas antes de aplicar essas medidas, é necessário pesar todos os seus aspectos positivos e negativos.
Medidas de prevenção
Mesmo que o parafuso preso possa ser puxado, depois das manipulações, sua rosca, ranhura ou cabeça provavelmente serão danificados. O uso de tal parafuso será impossível no futuro. Para preservar a aparência original das conexões e protegê-las da ferrugem, deve-se tomar cuidado para proteger as conexões aparafusadas mesmo antes de serem instaladas na peça. Para fazer isso, você pode usar as recomendações.
- Antes de instalar o par de conexão, lubrifique as roscas do parafuso e porcas com graxa ou óleo de máquina. Este lubrificante forma uma película protetora na superfície do metal e evita a corrosão.
- Se as peças de conexão são usadas para consertar as torneiras da cozinha ou do banheiro e muitas vezes são forçadas a entrar em contato com a água, então esse lubrificante pode eventualmente ser lavado de sua superfície. Neste caso, é aconselhável realizar a inspeção preventiva e a lubrificação das juntas pelo menos uma vez por ano.
- Para evitar que as peças de conexão expostas a altas temperaturas grudem umas nas outras, é necessário usar apenas pares de conexão feitos com processamento especial.
Você pode se familiarizar com outra maneira de desparafusar parafusos presos no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.