Parafusos de olhal: regras para seleção e aplicação
Os parafusos giratórios são um tipo popular de fixadores de liberação rápida que têm um design original e uma gama bastante restrita de aplicações. Suas dimensões são padronizadas pelos requisitos do GOST ou DIN 444, existem certas restrições sobre o material de fabricação. Vamos dar uma olhada mais de perto em como escolher um parafuso giratório e quais tipos preferir para resolver problemas específicos.
Característica
Um parafuso pivô é um produto de metal que fornece uma conexão roscada de elementos. É feito de liga de aço, anti-corrosão A2, A4 e outras ligas (latão, bronze) com resistência aumentada suficiente para operação sob carga. Também há ferragens galvanizadas para uso em ambientes úmidos. No design do produto existe uma haste equipada com rosca total ou parcial, a ponta é complementada com um ilhó que substitui a cabeça.
A produção de parafusos giratórios é padronizada de acordo com GOST 3033-79. De acordo com os requisitos estabelecidos, os produtos de metal devem atender às seguintes características.
- Diâmetro da rosca - 5-36 mm.
- O comprimento deve ser de 140-320 mm para produtos com diâmetro de 36 mm, 125-280 mm - para 30 mm, 100-250 mm - para 24 mm, 80-200 mm - para 20 mm. Para produtos de dimensões menores, os indicadores são mais modestos: variam na faixa de 25 a 160 mm.
- Tipo de cabeça. Pode ser esférico ou bifurcado, bem como em forma de anel.
- Comprimento do corte da linha. Normalmente, ¾ do comprimento da haste.
- Passo da linha. Começa em 0,8 mm, para produtos maiores que M24 chega a 3 mm.
- Seção do anel. Varia na faixa de 12-65 mm.
Todas essas características determinam o escopo de aplicação do produto, seus tamanhos padrão e outros pontos importantes para a escolha dos parafusos com olhal.
Visualizações
Os parafusos giratórios ou DIN 444 com ilhó estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos padrão. As opções mais populares são M5, M6, M8, M10, M12. Os produtos fabricados de acordo com GOST 3033-79 também são procurados em uma versão de grande formato, podendo atingir o tamanho M36. A principal diferença entre os padrões é o uso de materiais recomendados.
De acordo com a DIN 444, é permitido fabricar produtos de metal a partir de aço carbono com ou sem revestimento galvanizado. Para parafusos operados em ambiente alcalino, utiliza-se aço A4 inoxidável, adequado para uso nas indústrias alimentícia e química. Hardware de aço austenítico é adequado para uso em ambientes de água salgada ou do mar. Latão também pode ser usado.
De acordo com os padrões, os seguintes tipos de parafusos com olhal são permitidos.
- Com cabeça redonda / esférica. Uma opção rara que permite fornecer uma conexão do tipo grampo. Quando totalmente aparafusado, é obtida uma trava confiável, que pode ser facilmente desmontada se necessário.
- Com furo para contrapino. A opção mais comum. Este parafuso de ajuste de bloqueio de giro é adequado para fazer conexões de contrapino. Eles também podem anexar mosquetões à estrutura, se for necessário armar.
- Com cabeça de garfo. É semelhante aos convencionais, mas possui um slot adicional que permite o uso de montagens articuladas.
Dependendo do tipo de projeto, os parafusos giratórios podem ser aparafusados com os respectivos elementos de alavanca. Em um ilhó arredondado, esse papel geralmente é desempenhado por uma haste de metal do diâmetro correspondente. Além disso, alavancas planas podem ser usadas para produtos com perfil alongado.
Regras de seleção
Existem certas diretrizes para a escolha dos parafusos de olhal corretos para uso em uma variedade de atividades. Vamos destacar vários parâmetros importantes.
- Tipo de material. Os produtos de aço clássicos são projetados para trabalhar fora de ambientes de alta umidade. Para ambientes úmidos e uso externo, são usados parafusos de aço inoxidável e niquelado. Os elementos de plástico são considerados utensílios domésticos, não são projetados para cargas pesadas, mas podem resistir facilmente a varais. Produtos de bronze e latão são usados em estruturas de navios.
- Comprimento de linha. Isso afeta não apenas a resistência da fixação, mas também as dimensões da parte funcional saliente. Para cordame e outros acessórios de mosquetão, os designs de rosca 3/4 são os melhores. Para conexões de contrapino, outras opções são mais adequadas para criar uma força de fixação. Neles, o fio está localizado ao longo de todo o comprimento da haste.
- Tamanhos padrão. Eles determinam a carga que um produto de metal pode suportar e também afetam a finalidade dos fixadores. A maioria das variedades domésticas são marcadas com M5, M6, M8, M10, correspondendo ao diâmetro do fio em milímetros. Você precisa se concentrar no tamanho do furo usado e nas características de parafusos específicos.
- Resistência à corrosão. Quanto mais alto, mais agressivo é o contato com o ambiente externo que o produto pode suportar. No exterior, são utilizadas apenas opções de galvanizado ou latão, que não têm medo da corrosão.
Estes são os principais parâmetros aos quais você deve prestar atenção ao selecionar parafusos com olhal para uso doméstico, durante a montagem ou construção.
Aplicativo
Os parafusos giratórios são um elemento de fixação indispensável para amarração. São utilizados no carregamento, levantamento de cargas volumosas, atuando como elemento de fixação de mosquetões na superfície de uma plataforma, contêiner, caixa ou outro tipo de contêiner. Na área de construção da ponte, cordões de estruturas estaiadas são instalados e mantidos com a ajuda de tais fixadores.
Neste caso, os fixadores são feitos de acordo com um padrão distinto, têm dimensões aumentadas e maior resistência, e são capazes de suportar as cargas mais intensas.
Este tipo de hardware também é procurado na indústria. Opções especiais de resistência ao calor são usadas em fornos onde a queima é realizada em altas temperaturas e pressões. Em fresadoras e furadeiras, geralmente atuam como fixadores de liberação rápida, garantindo uma fixação segura durante o uso. Geralmente, você pode ver os parafusos da dobradiça nas tampas da polia que bloqueiam o acesso ao fuso de substituição. Para fins industriais, são usados produtos de metal fabricados de acordo com GOST 14724-69.
Na indústria de móveis, os fechos articulados são usados para gerar a força descendente. No transporte de substâncias perigosas, é instalado para pressionar a tampa de forma a evitar o contato das substâncias transportadas com o ambiente externo.
Na vida cotidiana, esse tipo de fixador também encontra sua aplicação. Em primeiro lugar, é usado para tensionar várias cordas e estruturas de cordas. Os dispositivos de secagem de roupas feitos pelo próprio são fixados precisamente com um parafuso giratório ou parafuso do mesmo tipo. O produto de metal adere bem ao concreto e à madeira, adequado para uso em banheiros, se for escolhida uma versão galvanizada.
Além do mais, os parafusos com olhal são adequados para uso em vários projetos no jardim e no pátio de uma casa particular. Com a ajuda deles, você pode pendurar o telhado de uma barraca nas estrias, fazer uma cobertura temporária do sol e fortalecer um balanço do jardim. Não há necessidade de pré-preparar os fechos, para combiná-los: a estrutura já está pronta para uso, basta instalá-la no local escolhido. Isso é útil para o uso sazonal da rede. Ao término do tempo de uso, pode ser retirado e, em seguida, desligado novamente.
No campo da construção e reforma, o parafuso com olhal também pode ser útil. Ele pode ser usado para realizar operações de amarração simples em diferentes alturas sem um guincho.
Veja o vídeo a seguir para a produção de parafusos com olhal.
O comentário foi enviado com sucesso.