Tudo o que você precisa saber sobre parafusos de móveis

Contente
  1. descrição geral
  2. Formulários
  3. Visão geral da espécie
  4. Aulas de força
  5. Materiais (editar)
  6. Dimensões (editar)
  7. Características de escolha
  8. Dicas de instalação

Móveis feitos de madeira, vidro ou metal não podem ser imaginados sem ferragens de fixação. Para que os móveis sejam duráveis ​​e bonitos, é importante usar um fone de ouvido devidamente selecionado, que deve estar em harmonia com o material do produto e sua ideia de design. Mesmo um simples parafuso de móvel desempenha um papel importante na fabricação de móveis - sem esse elemento, é bastante problemático realizar uma montagem sólida de peças. Os fixadores podem ser feitos de diferentes tipos de metal e vêm em uma ampla variedade.

descrição geral

Até o aparecimento dos fechos de metal, as peças dos móveis eram montadas com cavilhas ou cantos de madeira. Um parafuso de mobiliário moderno é feito de acordo com os padrões GOST, na indústria de móveis ele ocupa uma das principais posições. Um parafuso para montar armários ou cadeiras difere do hardware de construção, também chamado de parafuso. O hardware do tipo móvel oferece não apenas fechos fortes, mas também não prejudica a aparência estética do produto acabado.

Entre outras ferragens para móveis, o parafuso é o elemento mais comum. Seu desenho consiste em uma haste de trabalho em forma de um longo cilindro e uma cabeça.

A haste cilíndrica possui uma rosca métrica que fixa a porca à haste do parafuso. Os mais populares são os parafusos, nos quais a cabeça parece um hemisfério.

A confiabilidade do hardware é explicada pelo fato de ser feito de ligas duráveis. Na maioria das vezes, os parafusos são galvanizados para proteger a montagem da corrosão. Às vezes, você pode encontrar ferragens para móveis feitos de liga de alumínio ou plástico de polímero. Se compararmos a resistência dos parafusos de construção, então as ferragens dos móveis, é claro, são inferiores a eles, uma vez que não precisam suportar cargas de peso excessivamente grandes. Por esta razão ferragens de móveis são mais baratas do que parafusos de construção.

Formulários

O único e principal objetivo do hardware para móveis - conexão de elementos pré-fabricados... Mas ferragens de tamanhos menores são usadas para montar acessórios decorativos com o propósito de prender a alça, e eles também agem como um laço para montar e conectar firmemente as partes do corpo do móvel umas às outras.

Apesar do fato de as mesas de móveis serem inferiores em resistência metálica ao hardware de construção, seu potencial de constrição é bastante alto.

Em alguns casos, os construtores também usam as propriedades de conexão de um parafuso com cabeça semicircular, nos casos em que os fixadores de conexão não estarão sob um grande peso ou carga de ruptura.

Na produção de móveis modernos, o hardware é usado para os seguintes produtos:

  • para a fabricação de sofás, armários de cozinha, guarda-roupas e armários, bancadas, mesas de jantar, cômodas e poltronas, camas e outros itens;
  • para realizar trabalhos de restauração com forte deterioração de acessórios e fechos de móveis;
  • para o dispositivo de gazebos de jardim, toldos, bem como para a fabricação de escadas de madeira localizadas no interior da casa;
  • em todos os outros casos, quando o conjunto assume um parafuso de cabeça redonda seguro - na fabricação de letreiros, estruturas leves, na fabricação de acessórios, fechaduras de portas e assim por diante.

Ao comprar móveis novos, poucos de nós prestamos atenção aos tipos de parafusos com os quais os fechos são feitos. Mas para quem está envolvido na produção de móveis, é muito importante saber que tipos de fechos para móveis existem, como escolher o tipo e o tamanho corretos.

Visão geral da espécie

Dependendo de como a estrutura do móvel será usada, também existem tipos de parafusos de cabeça redonda. Ferragens de móveis são divididas entre si por design e tamanho. Além disso, os modelos podem ser diferentes na cor - pode ser preto ou prata, amarelado ou cobre.

Por design

Além dos parafusos com cabeça redonda, os fabricantes de móveis têm outros tipos de ferragens em serviço, diferindo uns dos outros em seu design.

  • Confirmação (parafuso Euro) - esta ferragem tem a forma de uma haste de trabalho na forma de um cilindro longo com uma cabeça escareada localizada em uma das extremidades. Na superfície da cabeça, existem ranhuras concebidas para uma chave de fenda Phillips ou um hexágono. O tamanho da haste de trabalho de uma estrutura cilíndrica depende da finalidade do parafuso Euro. Por exemplo, para unir um cartão com 16 mm de espessura pelos padrões, é necessária uma confirmação de 16 mm de comprimento. Às vezes, um hardware mais longo é usado para conectar dois elementos, cujo comprimento pode chegar a 50 ou 60 mm.

Os parâmetros mais comuns do parafuso Euro são 7x50 mm, e a configuração de suas ranhuras é mais frequentemente exigida para um hexágono interno. Você pode aparafusar essa confirmação com uma chave de fenda ou chave de fenda, na qual uma ponta com seis faces é inserida.

Além das ranhuras hexagonais, as formas cruciformes não são menos populares, mas em comparação com as contrapartes hexagonais, esse hardware não fornece uma fixação apertada e se solta rapidamente.

  • Amarração de parafuso - O suporte possui 2 partes, que incluem um parafuso, uma rosca externa e uma porca em forma de cilindro. Ao torcer e apertar duas partes do móvel, uma parte é atraída para a parte final da segunda parte. Para realizar os fixadores, um orifício do tipo passante é feito em uma peça do móvel e seu diâmetro é ligeiramente maior do que um parafuso roscado. Na segunda peça de trabalho, à qual a primeira é adjacente, são feitos 2 furos. O primeiro furo deve ser igual ao diâmetro da primeira peça de fixação e o segundo furo é feito para a porca do barril. Em seguida, você precisa fazer a conexão exata dos orifícios com o hardware.

O parafuso Euro é utilizado na fabricação de móveis para criar uma fixação rígida e forte das peças umas nas outras. Tal fixação não teria sido possível se não fosse pela rosca métrica no corpo de trabalho do parafuso Euro. As desvantagens da confirmação são que é bastante difícil realizar fixadores com ele, uma vez que este procedimento requer grande precisão. Além disso, o design do fecho é visível no produto de mobiliário, tampas decorativas especiais ajudam a escondê-lo, mas isso não pode ser feito completamente.

  • Acoplador mini-fix (cônico) - para instalá-lo, não é necessário fazer nenhum furo passante no móvel. O tipo de fixação é semelhante à fixação por parafuso descrita anteriormente. A diferença está no fato de que, na fixação, a haste cilíndrica é fixada na parte prensada da peça, puxando-a com um laço. O aperto das peças deve-se ao parafuso. Freqüentemente, esse tipo de mesa é encontrado em locais onde o tampo da mesa é fixado à base de suporte ou em elementos de móveis frontais do tipo moldura.

É muito difícil usar um acoplador cônico, portanto, é necessário um alto grau de habilidade e experiência para criar tal fixador. Uma desvantagem adicional é que o hardware possui um pequeno recurso de ciclos repetidos de desmontagem e montagem de um móvel.

Segundo os especialistas, na maioria dos casos, este fixador é descartável e, em caso de reinstalação, é necessária a sua substituição completa.

  • Porta prateleira - este fixador ajuda a segurar com segurança as prateleiras dos armários, ao mesmo tempo que com esta função o hardware cria rigidez para toda a moldura do produto. O suporte é feito de 2 partes - o mecanismo de suporte para a prateleira e a haste que a segura. Durante a instalação, a haste de hardware é aparafusada na parede do gabinete por dentro, e a parte de suporte da estrutura é fixada na própria prateleira. A essência do fecho reside no fato de que a haste entra no elemento de gancho do dispositivo excêntrico, como resultado, girando o parafuso, a prateleira é pressionada contra as paredes internas do gabinete.

Este tipo de hardware também é difícil de instalar e requer um artesão altamente qualificado. Para acoplar com precisão os elementos do móvel, você precisará não apenas fazer as marcações corretas, mas também furar com fresagem. Essas manipulações são realizadas apenas com a utilização de equipamentos especiais.

  • Acoplador interseccional - é utilizado quando é necessário interligar os módulos de móveis de gabinete. O design do hardware é uma espécie de parafuso combinado com uma porca. A estrutura oca de uma parte da braçadeira atua como um parafuso na forma de uma luva roscada. Um elemento roscado é aparafusado nesta manga, que atua como um laço. Na parte externa da luva existem ranhuras redondas que impedem que a ferragem gire no orifício de amarração, portanto, é a parte aparafusada que deve ser girada durante a instalação, e não a própria luva.

Este tipo de acessório é bastante fácil de usar. Esta é uma opção de hardware confiável para montagem de móveis, podendo ser reutilizada.

A mesa tem uma forma rígida de fixação e serve para combinar headsets de diversos itens ou armários para a cozinha, transformando-os em um único sistema, nivelando pequenas diferenças de altura de estruturas suspensas ou de piso.

  • Parafuso com cabeça semicircular ou decorativa - a rosca na superfície de uma haste cilíndrica está completa ou só pode ocupar uma parte dela. Alguns modelos de parafuso estão disponíveis com encosto de cabeça quadrado equilátero ou bigode. Esses dispositivos são necessários para que a porca não se desenrole durante a rotação, enfraquecendo assim a resistência do fixador. O apoio de cabeça retangular do parafuso serve como um batente que entra em contato com a superfície do elemento do móvel e evita que a porca gire.

Quanto à cabeça semicircular, essa forma lisa fornece ao consumidor um uso confortável e seguro, sem a ameaça de lesão das projeções do hardware. Esse tipo de parafuso não é apenas confiável e seguro, mas também não prejudica a aparência geral do móvel. Você pode ver hardware semelhante em quase todos os designs de cama, cadeira ou sofá.

Por formulário

As ferragens dos móveis podem diferir umas das outras não apenas nas características de design, mas também na aparência. Para um determinado tipo de montagem, diferentes tipos de fixadores são usados.

  • Tipo de flange - hardware com uma arruela plana redonda, que está localizada sob uma cabeça semicircular.
  • Tipo clássico - possui corpo cilíndrico com rosca métrica na extremidade e estrutura de cabeça hexagonal.
  • Tipo âncora - consiste em uma haste com fio cheio, uma cabeça de várias estruturas e um tubo de metal com perfuração em forma de cortes, que é colocado no corpo da haste. A cabeça da âncora pode ter ranhuras adequadas para chaves de fenda hexagonais ou de cabeça chata. É usado na união de estruturas pesadas de móveis por peso.
  • Tipo dobrável - em vez de um chapéu, a ferragem tem apenas uma haste com orifício redondo, que é adaptada para um hexágono.
  • Olhal - em vez de uma cabeça, há um laço na extremidade da haste cilíndrica, na qual as porcas são aparafusadas.

A densidade da junta de fixação do móvel depende do tipo de betonilha e da sua forma.A escolha de ferragens insuficientemente fortes pode levar à deformação do produto de mobiliário acabado ou à sua destruição.

Aulas de força

O tipo de aço com o qual as ferragens do móvel são feitas determina sua classe de resistência. Na indústria moveleira, são utilizados fechos cuja resistência varia de 4,6 a 12,9. A decodificação desses números é a seguinte:

5,6 é 5x100 = 500 N / mm2, enquanto a razão de rendimento do material é 60%.

Os mais procurados na indústria moveleira são as ferragens, cuja classe vai de 4,6 a 6,6 e 6,8 inclusive. Se for necessário conectar as partes pesadas e mais críticas da estrutura do móvel, são utilizadas ferragens cuja resistência é de 8,8 - são chamadas de alta resistência. Quanto maior for a resistência do hardware, mais caro será seu custo.

Materiais (editar)

Ferragens de móveis de alta qualidade não estão sujeitas à corrosão, pois são fechos galvanizados ou feitos dos seguintes materiais:

  • aço inoxidável - estes são os fixadores mais duráveis, a liga dos quais inclui níquel e carbono, e o hardware acabado é sujeito a galvanização adicional;
  • cobre - resistente à corrosão e temperaturas extremas, mas tem pouca resistência sob carga pesada;
  • latão - possuem resistência à corrosão, propriedades de alto desempenho e aparência apresentável.

Em alguns casos, o hardware pode ser feito de aço inoxidável A2 ou A4. Eles são resistentes à corrosão, ácidos e mais duráveis ​​do que hardware e latão. Esses fechos de alta resistência são adicionalmente zincados.

Dimensões (editar)

Os fabricantes modernos produzem ferragens para móveis em uma ampla variedade de tamanhos. Os parâmetros do parafuso são indicados usando uma cifra, por exemplo, M8x30, M4 6x40 ou M5 6x50 A4, onde:

  • M5 é uma rosca métrica e seu passo na haste de hardware, há marcações M4, M6, M8, M10, M12;
  • número 6 - diâmetro do pino do parafuso, excluindo a rosca, em mm;
  • o número 50 é o comprimento do hardware, em mm;
  • A4 - classe de aço inoxidável.

O comprimento mínimo das ferragens do móvel é de 40 mm, e o máximo pode chegar a 120 e até 150 mm (em produtos com encosto de cabeça quadrado). O diâmetro do parafuso do móvel varia de 5 a 7 mm.

Características de escolha

Ao comprar fechos de móveis, preste atenção à sua aparência. Não use parafusos com rosca irregular, cabeça torta ou haste para montar os móveis. Eles também prestam atenção à presença de ferrugem, lascas ou rachaduras no hardware - esses defeitos causarão rápido desgaste dos fixadores.

Ao comprar um parafuso, você precisa inspecionar a resistência de seu revestimento de zinco.

Se for verdade, não haverá vestígios em suas mãos depois de girar o parafuso, mas se o produto for pintado com tinta prata, imitando a galvanização, a composição de coloração ficará com você na forma de marcas em suas mãos.

Você pode verificar a qualidade dos fixadores se tentar combinar um parafuso e uma porca antes de comprar - ambas as ferragens devem ter o mesmo tamanho e ser facilmente unidas.

A escolha de hardware de alta qualidade é mais bem feita em redes de varejo especializadas comprovadas que valorizam sua reputação ou confiam o processo de compra a uma pessoa experiente que pode facilmente determinar a qualidade do produto, o tamanho e o tipo de fechos necessários para montar um produto de mobiliário.

Dicas de instalação

Na compra de móveis de gabinete, um conjunto de ferragens para montagem está incluso em sua embalagem. Se você mesmo estiver montando móveis, precisará estocar um certo tipo de ferramentas:

  • chave de fenda hex e Phillips;
  • Chave de fenda;
  • furadeira e furadeira elétrica;
  • chave inglesa.

      Para montar móveis estofados ou armários, é necessário primeiro marcar os furos futuros - é preciso abordar essa etapa do trabalho com responsabilidade, pois esse momento é a chave para uma montagem precisa e bem-sucedida. Depois de concluir a marcação, você precisa fazer os furos de acordo com as marcações usando uma broca e uma broca. Às vezes, esses furos já são feitos na indústria de móveis.

      Seguindo as instruções, é necessário fixar todos os elementos do móvel com as ferragens fornecidas no kit. Para que os fixadores sejam confiáveis, você precisa apertar todo o hardware, mas esforços excessivos são desnecessários aqui - você pode arrancar a rosca do parafuso. É necessário apertar os parafusos e travas do móvel com um hexágono ou chave de fenda.

      Uma chave de fenda com bits é usada em baixa velocidade.

      As conexões de móveis são descritas no próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário