Como desapertar o parafuso corretamente?
Muitas pessoas estão empenhadas na auto-reparação de móveis, diversos equipamentos, eletrodomésticos. Neste caso, muitas vezes você pode encontrar um problema desagradável - danos na cabeça do parafuso, o que torna impossível removê-lo da base. No entanto, existem muitas maneiras de fazer isso com muito cuidado, sem deformar a peça que está sendo reparada, e todas essas soluções realmente funcionam, mesmo se o parafuso for rebaixado na espessura do material.
Ferramentas e materiais
Retificar as bordas de um parafuso, parafuso ou parafuso é uma ocorrência comum e, em seguida, é extremamente difícil desparafusá-los. Isso é chamado de lamber, o resultado é a torção de uma chave de fenda, a impossibilidade de remover e recolocar. Uma situação semelhante ocorre devido ao fato de que um elemento de fixação inicialmente de má qualidade foi adquirido. Outro motivo é o uso incorreto das ferramentas de aperto.
Às vezes você pode resolver o problema que surgiu com uma chave ou com a mesma chave de fenda, se agir com cuidado e não se apressar.
Quando não funcionar, não se aborreça - existem outras ferramentas e acessórios disponíveis que o ajudarão a extrair a peça.
Para cada caso específico, um determinado dispositivo de desenroscamento é adequado.
- Se houver uma cabeça saliente, você pode puxar os fixadores com uma chave de gás. Você pode movê-lo, afrouxá-lo e removê-lo com um alicate ou uma chave inglesa batendo com um martelo ou uma chave de fenda de impacto.
- Para parafusos presos, usa-se um cinzel, mas deve-se trabalhar com cuidado para não cortar a peça.
- Se a rosca estiver enferrujada, é recomendável tentar bater no fixador com uma chave: se a ferrugem rachar, o parafuso pode ser puxado. Outro método é o uso de querosene, onde o monte é despejado com líquido. Depois de corroído, é muito mais fácil desparafusar o parafuso. Uma broca de impacto também pode ajudar a remover a ferrugem.
- Se a cabeça do parafuso estiver danificada, uma serra para metal pode ajudar: uma fenda é feita para ela, depois a peça é enrolada com uma chave de fenda.
- Uma chave de fenda ou furadeira elétrica é usada quando você precisa remover a ferrugem. Isso é possível com suficiente potência da ferramenta.
- Para facilitar a remoção, você pode usar fluido de freio para reduzir o atrito entre o fixador e as superfícies de contato.
- Solventes são usados para remover elementos rasgados com presença de corrosão: fluido de combustível, aguarrás. Se isso não ajudar, use o aquecimento com um queimador de gás e, em seguida, resfrie bem os fechos com água fria.
Existem outras ferramentas para lidar com fixadores teimosos que não podem ser removidos:
- puxador de unhas;
- cortadores laterais;
- chave catraca;
- carrapatos;
- broca fina (menor que o diâmetro do parafuso);
- chave de fenda plana;
- fio de aço com ponta afiada e achatada;
- núcleo com o uso subsequente de uma broca.
Além disso, para desmontar parafusos e porcas com a cabeça danificada, uma ferramenta útil como um extrator é adequada.
Esta é uma ferramenta especial feita de aço cromo vanádio de alta resistência que permite remover parafusos de fixação sem danificar a estrutura principal.
Instruções
A situação é especialmente difícil quando a parte da qual o parafuso quebrado abaixo da superfície deve ser removido é feita de metal macio sujeito a deformação. Deve-se ter cuidado para não danificar as roscas.O desparafusamento pode ser feito sem uma chave, mas você precisará de um núcleo de bancada manual para marcar, de preferência um fino que permita posicionar a broca com precisão.
O algoritmo de trabalho será o seguinte:
- primeiro, com a ajuda do núcleo, o centro é delineado;
- uma torneira é tomada - um parafuso de corte com uma rosca reversa e um diâmetro menor que o diâmetro do parafuso;
- um orifício não muito profundo é feito sob ele;
- a torneira é inserida no recesso e corta a linha;
- ao girar em um círculo completo, será possível puxar o parafuso.
Se for necessário remover os parafusos oxidados do alumínio ao consertar um carro, especialmente quando a porca é removida e somente os óxidos os seguram, resta usar o aquecimento com queimador a gás. Mas você precisará aquecer e resfriar repetidamente a peça com água fria (5 a 6 vezes).
É bom se puder ser removido e imerso em água completamente. No entanto, para isso você também pode usar soluções químicas: álcalis, querosene, essência de vinagre.
Ao mesmo tempo, é necessário extrair e girar periodicamente o parafuso, se necessário, cortar várias voltas com uma rebarbadora.
Como desapertar parafusos diferentes?
Qualquer parafuso quebrado ou lambido pode ser removido ou desaparafusado do furo usando ferramentas improvisadas e alguns materiais, incluindo várias soluções químicas. Se o parafuso quebrado não for desparafusado, ele é removido realizando ações monótonas destinadas a afrouxar e cunhar, usando apenas ferramentas diferentes.
- Em peças com uma rosca de chave de fenda Phillips, é feito um recesso que será menor em tamanho do que a ferramenta usada. Em seguida, você precisa cravar um cinzel nesse buraco e prendê-lo. Isso fará com que o vinco saia da base.
- O asterisco do parafuso externo pode primeiro ser derramado com o líquido penetrante VD-40 e, em seguida, retirado com um alicate. Se for interno, então com a ajuda de uma esmerilhadeira ou serra de metal, é necessário lavá-lo com uma chave de fenda com lâmina chata. Você também pode perfurar o parafuso com uma broca.
- Um parafuso não muito endurecido exigirá a abertura de uma ranhura para uma chave de fenda; você também pode aquecê-lo com um maçarico para facilitar a retirada.
- Os parafusos ovinos, cujas cabeças quebram após serem apertados, podem ser removidos com um queimador a gás ou extrator anti-rasgo.
- Se você precisar retirar um pequeno parafuso quebrado com um diâmetro de cerca de 1,5 mm, os profissionais aconselham soldar o botão nele para soldagem a frio e, em seguida, desparafusá-lo segurando-o com uma pinça.
Às vezes é necessário desapertar os fechos rasgados do hexágono interno.
Para isso, é feito um corte vertical com uma amoladora na tampa, após o qual o parafuso é desparafusado com uma chave de fenda.
O parafuso sextavado também pode ser afrouxado usando um orifício de lima de tamanho diferente e é facilmente removido com uma chave inglesa.
Vários problemas com danos aos fixadores são resolvidos de maneiras específicas.
Com as bordas arrancadas
É mais fácil remover o parafuso se suas bordas forem arrancadas após a aplicação de um líquido penetrante, combustível combustível ou querosene. Em seguida, é importante bater ou aquecer, tornando o metal mais maleável. Somente após essas manipulações, é necessário retirar a peça - com um alicate ou chave ajustável.
O parafuso com a cabeça arrancada projetando-se acima da superfície é puxado para fora com um alicate de bico redondo, uma chave de gás no sentido anti-horário. Parafusos com cruz e cabeça danificados são removidos da seguinte forma:
- um fio à esquerda é feito nos restos do corpo;
- então você precisa fixá-los com cola;
- a torneira esquerda é rosqueada por 60 minutos;
- óleo é aplicado ao fio principal.
Depois que a cola endurecer, você pode desapertar o grampo de cabelo quebrado.
Em um lugar difícil de alcançar
A remoção de fixadores defeituosos de equipamentos com muitas peças que não oferecem espaço suficiente para o trabalho é um problema específico. Isso é especialmente difícil se o parafuso se romper rente à superfície ou abaixo.
Quando você precisar remover os fixadores quebrados do bloco do motor do carro, será necessário fazer vários orifícios no corpo do parafuso restante para formar um grande recorte no qual a chave de fenda se encaixa.
Isso permite desparafusar as sobras. Você também pode cortar uma rosca esquerda no corpo de um parafuso danificado, mas essa é uma tarefa mais difícil.
Oxidado
Parafusos arrancados, parafusos auto-roscantes e parafusos enferrujados são mais facilmente removidos batendo com um martelo, afrouxando, aquecendo com um ferro de solda, uma tocha, bem como aplicando combustível combustível, gasolina, líquidos penetrantes. Uma solução de iodo, qualquer solvente, conversores de ferrugem especiais que facilitam o desenroscamento e a extração também são adequados para isso.
Outras opções envolvem o uso de uma chave inglesa e um tubo de aço gasto nela, o uso de um cinzel e um martelo, mas tais soluções requerem certas habilidades e precisão, caso contrário, você pode quebrar ferramentas e não obter um resultado.
De outros
Um dos tipos de quebra mais difíceis é a quebra de descarga. Nesse caso, é extremamente difícil estabelecer o diâmetro do furo. Para remover os prendedores quebrados, você terá que primeiro limpar a superfície, determinar as lacunas e, em seguida, furar o parafuso. Se a seção do penhasco tiver uma forma curva, use primeiro um núcleo e, em seguida, faça um orifício através do qual os restos do parafuso são puxados para fora com um gancho.
É possível dispensar o uso de medidas de emergência em caso de quebra de ferragens de fixação na superfície.
Se a peça se projeta fortemente acima do plano da estrutura, alicates, alicates e outras ferramentas simples devem ser usados. Às vezes, uma máquina de solda pode ajudar nessa questão. Com sua ajuda, uma alavanca é soldada ao parafuso, que pode posteriormente desparafusar ou desparafusar os fechos sem muito esforço.
Como desapertar qualquer parafuso, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.