Tudo sobre parafusos de aço inoxidável
Saber tudo sobre parafusos de aço inoxidável, incluindo parafusos de aço inoxidável GOST, é muito importante para qualquer artesão iniciante. Portanto, deve-se prestar atenção aos parafusos M6, M8, M10 e outras categorias. É igualmente importante compreender a diferença entre os parafusos da roda e da âncora, seus materiais, tamanhos e recursos de escolha.
Peculiaridades
O próprio termo "parafusos de aço inoxidável" implica uma ampla gama de produtos de metal fabricados em aço inoxidável... Sua aparência é simples - é uma haste cilíndrica com uma rosca especial. Uma borda da estrutura é equipada com uma cabeça especial. A principal tarefa do parafuso é fixar com firmeza as peças a serem conectadas. Juntamente com a fixação no volume interno da peça, também pode ser realizada a fixação com uma porca.
A natureza destacável das conexões parafusadas pode ser uma vantagem e uma desvantagem, dependendo da situação específica. Vários tipos de aço são usados para a produção de parafusos. Componentes de liga comprovados são adicionados a ele, aumentando a resistência à corrosão e os parâmetros técnicos e operacionais.
É a utilização do aço inoxidável que garante a maior confiabilidade estrutural.
GOST 7798-70 aplicado anteriormente a parafusos de aço inoxidável... Agora ele foi substituído pelo GOST R ISO 3506-1-2009. De acordo com a norma atual, os testes de conformidade com as características declaradas são realizados em temperaturas não inferiores a -15 e não superiores a +25 graus. Uma diferença significativa nos parâmetros mecânicos é permitida quando a temperatura ultrapassa esses limites. A resistência à corrosão, a taxa de oxidação e os parâmetros mecânicos em condições não padronizadas devem ser acordados pelos fabricantes e destinatários.
Os procedimentos de teste são realizados em dispositivos especiais com pinças de centralização automática. Isso evita os efeitos das cargas de flexão. O erro ao medir dimensões não pode exceder 0,05 mm. As forças de escoamento são definidas usando parafusos e pernos pré-montados. O próprio procedimento envolve a determinação do grau de alongamento do parafuso sob a carga de tração axial.
Visão geral da espécie
Os parafusos de roda de aço inoxidável são amplamente utilizados. Como o nome sugere, a principal área de aplicação é a fixação de discos em rodas de automóveis. A diferença entre modelos específicos pode ser expressa:
- no tamanho da cabeça;
- nas dimensões do fio;
- nas características da superfície de fixação.
É o último aspecto - a superfície de pressão - que é mais importante. A capacidade de pressionar firmemente o disco contra o cubo ou a parte do freio depende disso, bloqueando o deslocamento. Na maioria das vezes, são usados elementos cônicos com um ângulo de 60 graus na frente da cabeça. Esses designs podem ser equipados com um apoio de cabeça de 0,13 cm, embora isso não seja necessário.
Vários parafusos usam uma tolerância excêntrica de 0,24 cm.
Esses projetos são adequados para a montagem de discos de uma ampla variedade de carros. No entanto, neste caso, as dimensões dos cubos e discos devem ser limitadas aos mesmos 0,24 cm. Para pressionar a roda de forma estável, todas as superfícies são lubrificadas com um composto à base de grafite. Recomenda-se seguir as instruções do fabricante. Para confiabilidade, vale a pena usar parafusos com cabeças "secretas".
Deve-se prestar atenção aos fechos de ancoragem. Esses produtos são utilizados principalmente na construção civil e industrial, na decoração de interiores. Com a ajuda de um chumbador, você pode consertar itens decorativos e eletrodomésticos em situações em que pregos, parafusos ou parafusos comuns não ajudam.Eles se encaixam perfeitamente mesmo em concreto duro. Além disso, este fixador é adequado para trabalhar em tijolos, blocos de espuma, blocos aerados e paredes de pedra natural.
A fixação necessária se deve a:
- força de fricção;
- o efeito de colagem de adesivos;
- a interação do bloco espaçador com as paredes de passagem.
A grande maioria das âncoras são para tipo cunha ou espaçador. Essas soluções ajudam a aumentar a seção externa das peças de trabalho. Ao mesmo tempo, a intensidade do atrito aumenta. O revestimento especial bloqueia o efeito corrosivo e prolonga a vida útil. O tamanho de um produto específico é determinado na marcação.
Âncora Bolt é considerado um tipo universal de fixador. No entanto, devido ao seu custo bastante elevado, é impraticável usar tais estruturas em casas com paredes de madeira. Com o uso adequado, o seguinte é garantido:
- aumento da resistência ao estresse;
- cumprimento claro da tarefa (já que o alcance é muito amplo);
- a capacidade de aumentar a resistência de uma estrutura já montada;
- facilidade de instalação;
- longa vida útil;
- excelente resistência à vibração.
No entanto, as desvantagens do chumbador podem ser consideradas não apenas seu alto custo, mas também a necessidade de perfuração antecipada e a necessidade de escolher fixadores de acordo com o material a ser processado.
O parafuso de ancoragem pode ser fixado mecanicamente e com uma mistura adesiva. A segunda opção é adequada para trabalhar em uma parede frágil, que é feita de concreto aerado. O desenho em cunha, ou pino de aço com a adição de uma luva de pinça, implica um aumento do diâmetro durante a torção da haste e seu calçamento dentro da cavidade. Depois de inserir tal elemento no orifício, a porca precisará ser apertada com uma chave de boca.
Quando o prisioneiro é aparafusado, a bucha cônica toca a pinça. Ao mesmo tempo, ele mesmo se abrirá e sofrerá uma cunha. Esta solução garante maior resistência ao estresse. Mas milagres não acontecem - de acordo com as leis da mecânica, o estresse é simplesmente distribuído por toda a área de contato.
Portanto, é inaceitável aparafusar tais fixadores em concreto celular.
Por outro lado, uma âncora de manga com porca é ideal para esta tarefa.... Parafuso de pinça com espaçador - sua posterior modernização. A capacidade de carga é a mesma do produto em cunha. O projeto é adequado para uso em tijolos ocos e concreto leve. A única desvantagem é o preço alto.
Parafuso hexagonal pode ser feito para uma variedade de tamanhos de chave. Subtipo - parafusos da tampa com um hexágono rebaixado. Somente a ferramenta Torx especial ajuda a trabalhar com eles. Esses fixadores são procurados na indústria automotiva, mas raramente são usados desnecessariamente.
O final da pesquisa é apropriado para os parafusos articulados. Além do GOST principal, eles também devem cumprir a norma DIN 444. Esses fixadores são adequados para os casos em que é necessário desmontar (desmontar) periodicamente a estrutura. Ou para situações em que a fixação do parafuso é crítica.
Este produto é utilizado nas partes corporais de todos os tipos de equipamentos.
Materiais (editar)
A2
Este tipo de aço também é denominado "aço inoxidável de qualidade alimentar". É atóxico e não magnético por padrão. Esta liga não é endurecida. A resistência é aumentada pela deformação a frio. Semelhanças estrangeiras - AISI 304, AISI 304L.
A4
Esta é uma modificação do aço A2... Ele difere da liga austenítica de grau alimentício pela introdução de molibdênio. A adição de metal de liga não é inferior a 2% e não superior a 3% (os desvios são raros). Os parafusos obtidos desta forma funcionam por muito tempo no ambiente de petróleo e derivados, na água do mar.
Eles não corroem e não são venenosos.
Dimensões (editar)
O tamanho do parafuso é determinado pela seção transversal nominal. Assim, para M6, o comprimento pode variar de 12 a 50 mm; M6x40 é freqüentemente usado. Os fixadores M5 são geralmente executados de acordo com GOST 7805-70. Neste caso, a altura da cabeça pode chegar a 0,35 cm. A rosca é feita com passo de 0,8 mm (não são feitos menores).
O tamanho de 140 mm só pode ter um parafuso roscado de 24 mm.Seu comprimento varia de 5 a 20 cm. Os parafusos também são amplamente exigidos:
- M8 (tamanho da cabeça de 0,53 cm, passo de rifling de 1 a 1,25 mm);
- M10 (0,64 cm; 1,25 / 1,5 mm, respectivamente);
- M12 (sempre com uma categoria de alta precisão DIN);
- M16 (cortes finos 1,5 mm, grosso - 2 mm, comprimento - de 3 a 12 cm).
Como escolher?
Não é difícil entender que Escolher os parafusos certos é complicado. Você terá que prestar atenção às condições de uso futuro e à carga de projeto na junta. Ao mesmo tempo, a resistência à tração e a resistência ao rasgo são claramente distinguidas. A marcação exigida deve estar na documentação que o acompanha e na cabeça do próprio produto de metal. Além disso, é comum subdividir os parafusos nas seguintes categorias:
- Engenharia;
- mobiliário;
- estrada;
- relha de arado (agrícola);
- elevador (para transportadores de materiais a granel).
E há vários exemplos altamente especializados.
A maioria dos consumidores escolhe os fechos hexagonais tradicionais. Mas pode haver produtos com cabeça escareada. A cabeça semicircular difere porque o "bigode" ou o apoio de cabeça não permitem girar em uma posição normal. Produtos para condições de uso particularmente difíceis são equipados com lavadora de pressão.
Ele amortece vibrações fortes com muito mais eficiência do que arruelas simples.
Você pode aprender a polir um parafuso de aço inoxidável para móveis no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.