Por que as folhas de groselha ficam amarelas e o que fazer a respeito?

Contente
  1. Razões possíveis
  2. Como consertar erros de atendimento?
  3. O que fazer quando as pragas aparecem?
  4. Tratamento de doenças
  5. Profilaxia

Não nos surpreendemos quando a folhagem fica amarela no outono ou depois de muito tempo ao sol. No entanto, a groselha favorita de todos fica amarela em casos de cuidados inadequados e com muitas doenças diferentes. Em momentos críticos, você corre o risco de ficar sem colheita. A planta requer observação cuidadosa, prevenção e cuidados.

Razões possíveis

As violações das regras de cuidado ocupam o papel dominante entre as várias causas de doenças da baga amada e saborosa. Além disso, as folhas das groselhas (vermelhas e pretas) muitas vezes ficam amarelas e ressecam devido à atividade negativa de vários insetos. Doenças de natureza viral e fúngica são as causas mais perigosas de murchamento das folhas de uma cultura que requerem intervenção imediata.

O amarelecimento ocorre no início da estação de crescimento, após a floração e no final do verão.

  • Na primavera, os galhos secam principalmente devido a cuidados inadequados e deficiências nutricionais. Os arbustos jovens podem sofrer de falta de potássio e nitrogênio. Em maio, o amarelecimento ocorre devido à baixa nutrição e umidade.
  • No verão, chuvas fortes podem lavar compostos úteis para a planta na área do tronco. As folhas ficam menores, ficam amarelas e secas. A alimentação oportuna será importante aqui.
  • Se você encontrar folhas amarelas em junho, na maioria dos casos são pragas. Sua atividade de demolição geralmente se manifesta no meio do verão.

O cuidado do analfabeto enfraquece a groselha, estimulando o desenvolvimento de todo tipo de doenças. Ela cresce mal e às vezes morre.

Como consertar erros de atendimento?

Para saber as razões do aparecimento de amarelecimento nas folhas da groselha em maio, bem como no verão (em junho ou julho), todos os períodos de saída são analisados ​​cuidadosamente. A correção de erros geralmente começa com uma operação de desbaste e verificação da distância entre os patamares.

  • Quando os arbustos são plantados próximos uns dos outros, eles podem ter deficiência de luz solar. Por este motivo, é importante desbastar plantações desnecessariamente densas, replantando algumas plantas.
  • Vizinhos doloridos bem próximos, especialmente groselhas, também podem contribuir para o aparecimento de doenças. Portanto, a distância padrão entre os patamares deve ser de pelo menos 1,5 m.
  • O plantio excessivamente precoce de mudas em campo aberto na primavera tem um efeito prejudicial sobre as groselhas. Por isso, recomendamos o plantio da safra no outono, antes mesmo das geadas.
  • Os arbustos com mais de 15 anos costumam ficar amarelos naturalmente, com o advento da velhice.

Existem outras causas de amarelecimento. Eles também precisam ser eliminados.

  • Erros de rega. Os arbustos de bagas, especialmente os escuros, são extremamente sensíveis à seca prolongada. Na ausência de chuva e clima quente, eles devem ser regados com água estabilizada. O solo fica umedecido em 50-60 cm. Uma medida é necessária em tudo, já que o excesso de umidade prejudica os arbustos. Uma abundância de umidade leva ao apodrecimento do sistema radicular da planta e à falta de nutrição na parte superior da cultura. A eliminação do erro consiste em interromper as atividades de irrigação até que o solo seque e definir a taxa de umidade. Cerca de 10-20 litros de água por mês devem ser gastos em um arbusto, levando em consideração as especificidades do clima. Para evitar consequências negativas, uma camada de drenagem especial deve ser organizada para as plantas e o solo sob os arbustos deve ser regularmente solto.
  • Com um fraco desenvolvimento das raízes da groselha, deve-se realizar a poda dos arbustos, deixando 5-6 ramos jovens e saudáveis. Isso irá promover o desenvolvimento produtivo da raiz.
  • Solos pobres. Certas variedades de bagas crescem de forma produtiva exclusivamente em solos férteis. E se eles carecem de nutrição, isso pode levar ao amarelecimento da folhagem. Se houver sinais de amarelecimento, deve-se alimentar os arbustos com fertilizantes orgânicos ou complexos minerais. As folhas novas começam a cair apenas quando o solo está fortemente esgotado e, portanto, a situação pode ser corrigida. As plantas precisam ser alimentadas.

As pequenas covas de plantio também podem se tornar uma das causas da doença dos arbustos. As raízes nessas depressões não crescerão corretamente, uma vez que com tal plantio, o fornecimento de nutrientes e umidade para elas é interrompido. No momento do plantio é importante fazer as reentrâncias do tamanho correto.

Uma deficiência ou excesso de meio nutriente no solo leva a custos tangíveis no cultivo de groselhas. Assim, na falta de nitrogênio, os galhos crescem com caules finos, e o amarelecimento das folhas começa com nervuras. Em tais condições, a adição de fertilizantes orgânicos nitrogenados será útil. Se as folhas começarem a amarelar nas bordas, isso indica falta de potássio. As próprias folhas permanecem verdes. Os fertilizantes à base de potássio são aplicados sob os arbustos durante o período de amadurecimento das bagas. A deficiência de potássio pode ser reposta com suplementos de potássio-magnésio, sulfato de potássio e outros compostos de potássio.

A falta de magnésio se expressa no amarelecimento das folhas do fundo dos arbustos. As veias mantêm sua cor natural, mas o espaço entre elas fica amarelo. Os aditivos podem melhorar a cultura: cinza de madeira, sulfato de magnésio ou farinha de dolomita. Com deficiência de fósforo nas folhas, podem aparecer manchas avermelhadas e roxas. Nesse caso, as bordas das folhas são dobradas, a folhagem pode até cair. Com excesso de fósforo, a parte inferior das folhas e suas estacas ficam vermelhas. Para evitar isso, no outono, os arbustos são alimentados com composto, superfosfato e sulfato de potássio. Com a falta de ferro, a folhagem fica amarela e as bordas das placas começam a secar. Para compensar a deficiência, são introduzidos sulfato de ferro e quelato (na forma de alimentação foliar). O excesso de ferro causa letargia e clareamento das folhas.

O que fazer quando as pragas aparecem?

Outra causa comum de folhas amarelas é a invasão de insetos nocivos. Os sinais de tais ataques são manchas e pontos, várias protuberâncias e protuberâncias. Uma inspeção cuidadosa das plantas revelará tais sinais. Na maioria das vezes, as pragas aparecem durante os períodos de floração e formação de frutos. O uso de produtos químicos para proteção de plantas neste momento não é recomendado. Jardineiros experientes para salvar a colheita simplesmente removem os galhos e folhas infectados e, em seguida, queimá-los. Os insetos maliciosos são detectados nas partes superiores e inferiores das folhas, porque são visíveis visualmente. Seus danos às plantas têm outras consequências.

Pulgão

A invasão do pulgão biliar é indicativa de inchaço nas faces superiores das placas foliares. Eles aparecem onde a praga perfura com sua tromba. A folha infectada começa a ficar vermelha, amarelece e morre gradualmente. O inseto causa danos significativos às groselhas até cerca da segunda década de julho, e depois passa para outras plantas cultivadas no jardim. No outono, os pulgões colocam seus ovos nos galhos. As garras resistem com segurança ao inverno e, no início da primavera, as larvas aparecem.

Quando aparecem os primeiros sinais de pulgão, os ramos devem ser tratados com preparações inseticidas (Tanrek, Iskra). É necessário processar os dois lados da folha.

Ácaro-aranha

Os ácaros da aranha são uma causa comum de amarelecimento e ressecamento das folhas da copa das plantas. As pragas consomem nutrientes das folhas, o que esgota as plantas. Normalmente, uma teia de aranha aparece nos locais onde estão agrupadas. Para o alerta precoce da propagação da praga, é realizada irrigação abundante das folhas.Se as "aterrissagens" transmitidas por carrapatos forem grandes, as plantas serão borrifadas com uma composição de sabão. Nesses casos, são úteis infusões de cebola, alho, dente-de-leão e tabaco. Em casos críticos, os arbustos são tratados com acaricidas.

Copo de groselha

A infecção por vidro de groselha é mais difícil de detectar. Quando as folhas ficarem amarelas e secas ao mesmo tempo, junto com os brotos, corte a parte doente do caule e examine-a por dentro. A presença de pontos pretos nas seções é uma evidência convincente do aparecimento de larvas. A borboleta coloca sua ninhada em microfissuras na casca e, em seguida, as lagartas emergem dos ovos. Em situações avançadas, as larvas roem os caules até o chão. Para expulsar pragas perigosas, você precisa eliminar absolutamente todas as áreas infectadas. As preparações químicas não darão resultado. O afrouxamento regular do solo próximo aos arbustos, tanto na primavera quanto no verão, ajuda a resistir ao aparecimento de vidro.

Ácaros renais

É difícil identificar visualmente os ácaros dos botões: eles se escondem nas escamas dos botões dos frutos e sua atividade pode causar sérios danos à cultura. Eles são detectados por deformações e alargamento não natural dos botões, bem como por folhas amarelas nos ramos. Além disso, um rim pode conter até vários milhares de insetos que deixam seu abrigo durante a reprodução excessiva. Eles rapidamente passam para plantas jovens que já estão dando frutos. Em arbustos infectados, a folhagem aparece com atraso e os próprios brotos crescem pequenos e deformados. Para remover carrapatos, são usados ​​agentes químicos: "Fosfamida", "Karbofos", enxofre. Pulverizado na fase de brotamento.

Na luta contra insetos nocivos, uma série de remédios caseiros caseiros também são produtivos. Suas vantagens são a inocuidade, a eficiência e a possibilidade de utilizá-los durante todo o período vegetativo. Seu uso é baseado no fato de que os parasitas não toleram odores pungentes e, portanto, as decocções são feitas de plantas aromáticas e especiarias.

  • Uma solução de mostarda é preparada dissolvendo duas colheres de sopa de especiarias secas em 10 litros de água fervente. Usado após resfriamento. As plantas devem ser pulverizadas com o produto pela manhã ou à noite. Também auxilia no combate a diversos fungos.
  • Com pequenas quantidades de insetos nocivos, a tintura de alho ajuda significativamente, feito a partir de uma cabeça triturada de tamanho médio, enchida com 1 litro de água fervida (em infusão por uma semana). Antes das fábricas de processamento, 50 ml da infusão são diluídos em 8-10 litros de água. A infusão tem um efeito produtivo em moscas-brancas, cochonilhas, carrapatos e cochonilhas.
  • Uma solução de cinza de madeira salvará os arbustos do oídio. Para fazê-lo, é necessário diluir cerca de 1 kg de cinza de madeira em 8-10 litros de água (a mistura é mantida por 4 dias). Em seguida, adicione cerca de 50 g de sabão em pó.

O procedimento de processamento é realizado 2 vezes por mês. Com o início da primavera, os arbustos são polvilhados com cinzas.

Para combater a infecção fúngica, usa-se soro de leite (1 litro de soro de leite para 9 litros de água). A cultura é regada abundantemente, molhando cada folha. O interior das folhas, onde o fungo geralmente se multiplica, deve ser bem umedecido. A irrigação é feita com pistola ou escova macia. Após cada procedimento, as plantas devem ser examinadas cuidadosamente: os esporos dos fungos são extremamente resistentes às influências negativas. O primeiro procedimento é realizado antes da abertura dos rins. Isso é seguido por um gráfico como este:

  • ao limpar arbustos excessivamente densos;
  • durante o processamento de trabalho durante a estação de crescimento;
  • durante a colheita e queima das folhas no outono;
  • com rega abundante antes do inverno e soltando o solo;
  • com poda sanitária;
  • durante o tratamento com anti-sépticos;
  • durante o período de escavação nos troncos.

Tratamento de doenças

Doenças que surgem nos arbustos da cultura por fungos e vírus, em sua maioria, danificam os pecíolos e as folhas. As primeiras manifestações de doenças patogênicas começam em março.E se as plantas não forem tratadas em tempo hábil, as folhas secam, caem e os arbustos podem se perder durante a estação. O processo de tratamento dos arbustos é feito até o surgimento dos botões, bem como ao término da coleta dos frutos. Para o tratamento, você pode fazer soluções de várias composições para regar as plantas.

Spheroteka

Esta é uma doença fúngica. As plantas ficam cobertas de flor, que primeiro fica branca e fica mais escura à medida que a doença progride. Gradualmente, os fragmentos infectados ficam amarelos, ressecam e ondulam, e os frutos caem sem amadurecer. Nas formas críticas da doença, aparecem manchas escuras, enquanto os ramos secam e a colheita perece. As espécies de groselha morrem dessa doença com menos freqüência do que a groselha preta. Os fragmentos infectados devem ser aparados e queimados. Para o tratamento, cerca de 300 g de sulfato de ferro são dissolvidos em 8-10 litros de água e os arbustos são irrigados. Durante os primeiros períodos da doença, é utilizada uma solução de 50 g de carbonato de sódio, 50 g de sabão em pó e 8 a 10 litros de água. A composição é bem misturada e o procedimento de pulverização é repetido várias vezes.

Antracnose

Uma das doenças mais perigosas. Afeta todas as fruteiras: jovens e maduras. Devido à sua onipresença, é muito difícil evitar esta doença, que atinge seu máximo durante os períodos chuvosos em pleno verão. A doença se manifesta em pequenas manchas marrons acidentadas que crescem ao longo de toda a lâmina foliar. Os esporos causadores de doenças sobrevivem com sucesso ao inverno em folhas caídas. Por esse motivo, toda folhagem restante deve ser removida e destruída em tempo hábil.

Se um arbusto doente morreu no jardim em um local específico, então nesta área do solo em nenhum caso uma nova planta deve ser plantada. Imediatamente após o aparecimento dos sintomas iniciais, a doença é tratada com o líquido Bordeaux. Após a colheita dos frutos, o procedimento é repetido. Na maioria das vezes, os arbustos de groselha vermelha estão infectados com a doença. O fungo leva ao aparecimento de manchas marrom-amareladas, depois a folhagem se enrola e morre. Se não houver um tratamento oportuno, os frutos verdes cairão, deixando você sem uma baga. Os fungicidas são eficazes para a cura: "Oxyhom", "Strobi", "Alirin B".

Spotting

Doença de origem fúngica que se desenvolve nos frutos remanescentes após a colheita do outono. Os esporos são levados para os arbustos pelo vento, infectando rapidamente a massa verde. Muitas manchas redondas e marrons aparecem na folhagem. Conforme a doença progride, as manchas tornam-se brancas na parte central e permanecem marrom-escuras nas bordas. Eles caem mais cedo do que o tempo prescrito, e a derrota dos arbustos torna-se significativa. Essas invasões massivas de parasitas ocorrem no final do verão. Os esporos resistem ao inverno nas folhas caídas.

Trate a doença com uma solução de sulfato de cobre (40 g por 8-10 litros de água). Desde o início da primavera, os botões ainda não se abriram, os arbustos também são tratados com "Phytodoctor" ou "Nitrofen", e com alto grau de abandono da doença - com líquido de Bordéus. Na maioria das vezes, os arbustos de bagas pretas estão infectados e com manchas. Curiosamente, as infecções atacam as groselhas individualmente e em grupos. Portanto, a derrota das plantas ocorre rapidamente, a folhagem fica amarela e cai. Em tais casos, medidas complexas especiais são tomadas: medidas preventivas são combinadas com remédios populares e produtos químicos de uma ampla gama de ação.

Ferrugem

Dois tipos de ferrugem tornaram-se inimigos perigosos para as plantas: cálice e colunar.

  • Se aparecerem pequenas manchas amareladas nas folhas, bem como crescimentos em tons de laranja claro, então você está lidando com ferrugem colunar. Eles combatem esta doença com uma solução de Bordeaux líquido a 1% ou fungicidas. Neste caso, vários tratamentos são realizados. Primeiro, as plantas são pulverizadas durante o período de aparecimento do folheto. O segundo procedimento é realizado na época da floração e o terceiro as atividades são realizadas no final da floração.No caso de lesões em grande escala, o processamento adicional dos arbustos é realizado 2 semanas após o último procedimento. Toda a folhagem afetada é removida e queimada.
  • O aparecimento na folhagem de placers de grandes almofadas amareladas indica uma doença de plantas com ferrugem cálice. Com tal infecção, recomenda-se que as partes afetadas das plantas sejam cortadas e queimadas imediatamente. As plantas podem ser curadas com Bordeaux líquido ou Fitosporin. O tratamento com medicamentos é semelhante ao tratamento da ferrugem colunar.

O solo sob os arbustos deve ser drenado. Fungicidas e composições preparadas com base em enxofre e cobre lidam de forma bastante produtiva com as doenças. As atividades são realizadas em intervalos de duas semanas. Quando ocorre a ferrugem, os frutos são cobertos por uma flor branca e tornam-se intragáveis. Normalmente, em meados do verão, a folhagem das plantas cai completamente, apenas os ramos permanecem e os rebentos não se desenvolvem.

A ferrugem pode reduzir o rendimento de uma baga de duas a três vezes.

Profilaxia

Para privar as pragas da capacidade de botar ovos, medidas preventivas devem ser tomadas no outono. Nesse caso, será útil aderir a uma série de regras.

  • Toda folhagem amarelada deve ser recolhida e queimada.
  • No final da queda das folhas, os arbustos são regados abundantemente, as áreas próximas ao caule são completamente afrouxadas, sem tocar nas raízes superficiais.
  • É imperativo produzir acabamentos higiênicos e regulamentares. Os galhos que engrossam os arbustos são removidos. Os caules fracos e doloridos são cortados e cobertos com verniz de jardim, o que reduz a probabilidade de microorganismos entrarem no interior dos caules.
  • Se os arbustos foram afetados por insetos, no outono eles realizam um tratamento adicional com inseticidas. Na primavera, as pulverizações com fungicidas são realizadas para excluir infecção secundária dos ramos com fungos. Medidas preventivas com inseticidas podem ser realizadas antes da abertura dos rins.
  • Para que as larvas não penetrem na casca das plantas, os cuidados são realizados da forma mais cuidadosa, sem agredir a casca.

Curar uma cultura pode ser rápido e demorado. Freqüentemente, os arbustos podem ser salvos mesmo com medidas extremas. Não negligencie as medidas preventivas, até a escolha de variedades de groselha resistentes a doenças. A implementação hábil e oportuna da prevenção salvará as groselhas de infecções por várias doenças, bem como de pragas. O cumprimento das regras agrotécnicas e a inspeção visual regular e completa dos arbustos também são relevantes.

É necessário iniciar a cura da cultura assim que forem detectados os primeiros sinais da doença. Seguindo essas recomendações, problemas sérios podem ser evitados.

Para obter informações sobre por que as folhas de groselha ficam amarelas e o que fazer a respeito, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário