Por que as folhas dos tomates ficam amarelas em campo aberto e o que fazer?

Contente
  1. Motivos principais
  2. Solução
  3. Profilaxia

Muitos jardineiros cultivam tomates. Um vegetal caseiro é muito mais aromático, saboroso e saudável do que um vegetal armazenado. No entanto, o processo de crescimento em si não é tão simples. Freqüentemente, em campo aberto, as folhas dos tomates começam a amarelar. Nesse caso, você deve identificar com urgência as necessidades necessárias da planta e agir.

Motivos principais

As folhas podem ficar amarelas em qualquer estágio de crescimento. É muito importante determinar a causa, pois só assim é possível salvar a planta.

As folhas dos tomates em campo aberto ficam amarelas por vários motivos.

  1. Espaço insuficiente. Plantar com muita força pode levar ao amarelecimento das folhas. A planta simplesmente não consegue absorver a quantidade certa de umidade e nutrientes do solo. E, em tal situação, os tomates não têm luz suficiente.
  2. Iluminação insuficiente. Neste caso, as folhas ficam amarelas devido a uma violação da fotossíntese. Os tomates devem ser plantados no lado ensolarado do jardim. A luz afeta não apenas o estado das folhas, mas também a qualidade e o sabor do próprio tomate.
  3. Rega inadequada. A falta de umidade é ruim para o estado da planta. A rega deve ser feita regularmente. A quantidade de água depende do estágio de desenvolvimento. A rega deve ser aumentada durante a floração e no início do aparecimento dos frutos.
  4. Rizoma danificado. Nesse caso, a planta simplesmente não consegue absorver os nutrientes do solo. Como resultado, os topos ficam amarelos. Se as raízes forem danificadas, as folhas inferiores ficam amarelas. A rega e a alimentação irão acelerar o processo de recuperação. Os tomates geralmente se recuperam em 1-2 semanas.
  5. Fertilizante insuficiente ou excessivo. Se a planta está morrendo de fome, as folhas se curvam e ficam amarelas. Para melhorar a situação, é necessário aplicar fertilizantes minerais e orgânicos. Para um desenvolvimento adequado, uma planta precisa de toda uma gama de nutrientes. O fornecimento de magnésio, nitrogênio, ferro, potássio e cloro deve ser garantido. A deficiência de cada substância tem seus próprios sintomas. Sem nitrogênio, o tomate se estende, as folhas permanecem pequenas e amarelam. Ao mesmo tempo, as veias do segundo lado são vermelho-azuladas. Com a falta de potássio, as folhas novas se curvam e o restante fica amarelo. Gradualmente eles escurecem, as bordas são cobertas por manchas marrons. Com a falta de magnésio, o amarelecimento ocorre ao longo das veias. Mas se não houver ferro suficiente, a cor muda perto da base da folha. Uma quantidade insuficiente de molibdênio faz com que o topo fique amarelo claro. E também pela aparência, é possível determinar o excesso de fósforo. Nesse caso, as folhas ficam amarelas nas bordas. Os inferiores sofrem mais, enrolam-se rapidamente e morrem.
  6. Hipotermia durante o transplante. As mudas devem ser transferidas para o solo corretamente. Se, após o procedimento, as folhas inferiores começassem a ficar cobertas de manchas amarelas, então ocorria hipotermia.
  7. Doenças. Os fungos são os mais perigosos. Essas doenças estão se espalhando ativamente durante uma onda de frio e alta umidade. O amarelecimento pode causar murcha do fusarium. O fungo entra na planta pela raiz, que logo começa a apodrecer. Como resultado, as folhas ficam amarelas e secas, e veios marrons podem ser vistos nos brotos. As doenças virais também podem ser perigosas. Então, onda clorótica, a bacteriose não tem cura. O arbusto infectado é desenterrado e queimado para evitar a propagação da doença.
  8. Pragas. Os insetos quebram a integridade do prato de folhas e bebem seu suco. Como resultado, a clorofila é perdida e o amarelo aparece. Normalmente, os tomates são atacados por pulgões, tripes, ácaros, urso, mosca branca. Os insetos se espalham em matagais úmidos. A zona de risco pode ser uma plantação densa ou erva daninha. Se forem encontrados parasitas, o tratamento deve ser realizado à noite ou em tempo nublado.

Identificar a causa do amarelecimento das folhas permite salvar a cultura.

Acontece que os topos mudam de cor. Isso pode ser devido ao fato de que os tomates queimam demais ao sol. Você deve tentar uma das maneiras de resolver o problema e avaliar o resultado. Se as folhas ou manchas amarelas desaparecerem, a cultura será salva.

Solução

Depois de identificar a causa do amarelecimento, você precisa fazer o que for necessário para melhorar a situação. É importante que os tomates sejam plantados inicialmente no padrão correto. A escolha exata depende do tamanho dos arbustos. A distância máxima entre os pousos deve ser observada:

  • para tomates de baixo crescimento - 30-40 cm;

  • para arbustos de tamanho médio - 50 cm;
  • para tomates altos - 60 cm e mais.

Recomenda-se plantar em um padrão quadriculado. Portanto, cada arbusto receberá a quantidade máxima de calor e luz solar. Cuidar dos tomates com este esquema de assento também é muito mais fácil. Os arbustos plantados de perto precisam ser transplantados.

O trabalho é realizado em um momento em que não há sol escaldante. É melhor replantar antes da floração. O arbusto deve ser retirado junto com um pedaço de terra e transferido para um novo local. Depois disso, as raízes são cobertas e a planta é regada em abundância.

Cuidado correto

Cubra os tomates com tampas de papel imediatamente após o plantio em terreno aberto. Se esfriar à noite, adicionalmente os tomates são cobertos com agrofibra. É importante escolher a época de plantio certa para que não haja hipotermia. Melhor agendar um evento para o final de abril ou maio.

A hora exata deve ser selecionada com base nas características das condições meteorológicas. As mudas podem ser transferidas para um terreno aberto assim que o solo e o ar se aquecerem. Se houver possibilidade de geadas, vale a pena adiar o procedimento. Os tecidos não tecidos ajudam a isolar os arbustos.

A rega regular é muito importante para os tomates. Cobertura da terra com húmus ou turfa reduzirá o número de procedimentos. A camada extra manterá a umidade no solo por mais tempo. A água para irrigação é preliminarmente recolhida em barril, aquecida em estufa ou ao sol, só depois é vertida sobre os canteiros.

Durante a rega pela manhã ou à noite, é importante não lavar a sujidade. Não deve haver água na parte verde da planta. Após o procedimento, você deve soltar o solo. Assim, a umidade será bem absorvida junto com todos os componentes úteis do solo.

Esquema de rega:

  • a cada 5 dias, 4 litros por arbusto até a formação do fruto;
  • a cada 3 dias, 3 litros por planta durante a frutificação.

Quando maduro, a rega diminui. Neste momento, o amarelecimento das copas é natural, não associado a problemas e doenças.

Em meados do final do verão, começa a murchar. As folhas secas e amarelas devem ser removidas.

Tratamento de doenças

O amarelecimento da folhagem é um sintoma específico de que os tomates são afetados por Fusarium, a requeima. Existem outras doenças, mas são menos comuns. Primeiro, você deve diagnosticar e determinar a doença exata. Depois, você pode ir diretamente para o tratamento. Se a doença for detectada em um estágio inicial, será muito fácil superá-la.

O Fusarium se desenvolve devido à disseminação do fungo. Simplesmente não existe um tratamento específico. O arbusto afetado deve ser desenterrado e queimado para proteger o resto dos tomates. Os principais sintomas do fusarium são:

  1. todas as folhas se enrolam, ficam amarelas e começam a secar;
  2. é necessário cortar o caule - no interior dá para ver listras castanhas;
  3. os sintomas aparecem primeiro na parte inferior da planta.

A requeima é ainda mais fácil de reconhecer. As copas começam a secar, tornando-se amarelo-acastanhadas.A doença se desenvolve como resultado de lesões da requeima. Esta infecção fúngica pode se espalhar de um arbusto para outro.

Tratar tomates é muito simples.

  • Remova todas as folhas secas. Recomenda-se que você os queime.
  • Efetue o tratamento com um dos medicamentos: "Tricófito", "Bravo", "Consento", "Fitosporina", "Quadris", "Kuproksat".

Existem também receitas populares para o tratamento dessa doença. Primeiro você precisa preparar uma solução de iodo de leite. Adicione 0,3 litros de leite e 5 gotas de iodo a 3 litros de água. Os componentes são completamente misturados. A composição é usada para pulverizar tomates.

A maneira mais fácil de combater os fungos é com produtos químicos. É necessário usar preparações com cobre, por exemplo, "Topázio", "Oksikhom". Os agentes biológicos serão uma alternativa. Você pode tentar Gamair ou Previkur. Eles não se acumulam no tomate, portanto, são totalmente seguros para as pessoas.

Em qualquer caso, a pulverização é necessária para o tratamento. Um tratamento a cada 7 dias é suficiente.

Se os sintomas persistirem e o arbusto estiver gravemente afetado, você terá que recorrer a medidas extremas. É preciso desenterrar a planta e queimá-la para que a doença não se espalhe para outras culturas.

As doenças virais são uma grande ameaça para o tomate, devido ao qual o amarelecimento aparece na folhagem. Eles não podem ser curados, você terá que cavar e se livrar de todo o arbusto. Essas doenças incluem onda clorótica... Nesse caso, o topo fica deformado e as folhas ficam amarelas ou verdes claras. A presença de manchas amarelas em mosaico na parte superior é um sinal claro de uma doença viral.

E também os tomates são altamente suscetíveis bacteriose... A doença provoca um vírus que contribui para o murchamento do mato. Para o diagnóstico, você pode interromper o tiro. Se houver manchas escuras e acúmulo de líquido em seu interior, o diagnóstico está correto. O arbusto deve ser desenterrado e queimado, e o solo após ele deve ser tratado com Fitolavin.

Livrando-se de pragas

Se aparecerem insetos nos tomates, você deve agir imediatamente. Se o período de frutificação ainda não começou, são usados ​​inseticidas. Um bom resultado é obtido por medicamentos como Fitoverm, Aktara, Confidor. É necessário processar em um momento em que não há sol escaldante.

Acontece que os insetos aparecem durante o amadurecimento das frutas e deve-se evitar o uso de química. Em tal situação, pode-se lembrar dos métodos populares. As pragas não toleram o cheiro de amônia, absinto e alho. Com base em qualquer componente, você precisa fazer uma infusão e usá-la para pulverização.

Profilaxia

O cumprimento das técnicas agrícolas evitará o amarelecimento das folhas. Se os tomates crescerem em um microclima adequado, eles se desenvolverão corretamente. Nesse caso, as folhas murcham naturalmente. Listamos as principais medidas preventivas.

  1. Você deve plantar variedades que não tenham medo das mudanças de temperatura e sejam resistentes a doenças.
  2. O cumprimento do padrão de pouso é de grande importância. Caso contrário, o fertilizante e a água não serão absorvidos pela planta na quantidade certa.
  3. Escolher o local certo no seu jardim tornará mais fácil cuidar dos tomates.
  4. A rega deve ser adequada ao estágio de desenvolvimento da planta.
  5. Afrouxar e aplicar cobertura morta no solo permitirá que os tomates se desenvolvam adequadamente.
  6. A remoção de ervas daninhas é muito importante. As ervas daninhas podem simplesmente bloquear o acesso da cultura a tudo que é útil no solo.
  7. A alimentação regular permite que você reabasteça a quantidade de nutrientes do solo. A regularidade deve coincidir com o estágio de desenvolvimento da planta.
  8. É importante formar arbustos de tomate, amarrá-los se necessário.

Mais atenção deve ser dada à prevenção de doenças e insetos. No primeiro caso, você pode usar preparações industriais, fungicidas. Popular entre os jardineiros são Fundazol, Fitosporin e Ridomil. Porém, se antes do amadurecimento da fruta for inferior a 3 semanas, então é melhor dar preferência aos remédios populares.

A maneira mais fácil é fazer uma infusão à base de cinza e polvilhar com tomate.

Os tratamentos sistemáticos ajudam a proteger as plantas de pragas. É importante usar medicamentos que não se acumulem nas frutas e folhas. Muitas pessoas preferem drogas como Fitoverm ou Agravertin. No outono, você deve desenterrar os canteiros, então as larvas dos insetos estarão na superfície e não sobreviverão ao frio.

Você também pode espantar os insetos com remédios populares. A maioria das pragas não tolera pó de tabaco, calêndula, malmequeres, cascas de cebola. Com base nessas plantas, você pode fazer tinturas e borrifar tomates com elas. Calêndulas e malmequeres podem até ser plantados próximos aos canteiros. As pragas se assustam com seu cheiro.

Para obter informações sobre o que fazer se as folhas dos tomates ficarem amarelas, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário