O que fazer se as folhas dos pepinos no campo aberto ficarem amarelas?

Contente
  1. Possíveis causas de folhagem amarela
  2. Como os pepinos podem ser processados?
  3. Curativo superior para deficiências nutricionais
  4. Recomendações

O amarelecimento das folhas dos pepinos é um problema sério que exige que o jardineiro tome medidas urgentes para eliminá-lo. Ignorando esse sintoma, o morador de verão corre o risco não só de ficar sem plantação, mas também de perder completamente as plantas em qualquer fase do verão. O que pode indicar o amarelecimento da folha do pepino? Como podem ser processados ​​pepinos com folhas amarelas?

Possíveis causas de folhagem amarela

Jardineiros experientes afirmam que, na maioria dos casos, o amarelecimento das folhas em pepinos que crescem em terreno aberto ocorre devido a cuidados analfabetos, irregulares ou insuficientes. As observações mostram que este problema é mais frequentemente encontrado por jardineiros inexperientes e novatos que não seguem as regras da tecnologia agrícola para o cultivo desta cultura.

Em outros casos, o amarelecimento da folha do pepino ocorre devido a condições climáticas desfavoráveis, desenvolvimento de doenças ou danos de pragas. Em qualquer caso, o jardineiro deve, o mais rapidamente possível, determinar a causa do amarelecimento das folhas e eliminá-la.

Cuidado impróprio

No âmbito deste parágrafo, devem ser destacados os seguintes motivos pelos quais as folhas dos pepinos que crescem em terreno aberto ficam amarelas:

  • rega analfabeta, insuficiente ou irregular;
  • falta de nutrientes por falta ou falta de alimentação;
  • o ingresso de herbicidas nas folhas durante o processamento do território;
  • plantio incorreto de mudas no local.

O amarelecimento da folhagem do pepino devido à rega inadequada é geralmente encontrado por jardineiros novatos que não regam as plantas com freqüência suficiente. Deve ser lembrado que pepinos são uma cultura que adora umidade, portanto, com a falta de água, eles começam a amarelar e secar. No entanto, as plantas também não podem ser derramadas - quando a água fica estagnada no solo, suas raízes e caules começam a apodrecer.

A irrigação com água fria não é menos perigosa para os pepinos. Por serem plantas termofílicas de origem tropical, os pepinos toleram regar com água fria de poço de forma extremamente dolorosa. Com rega regular com água na temperatura errada, esta cultura sensível pode morrer rapidamente. A temperatura ideal da água para irrigação é considerada na faixa de + 22 °… + 25 ° С.

A rega inadequada de pepinos pode causar queimaduras solares, que se parecem com manchas amarelas disformes de tamanhos diferentes. A água, caindo sobre as plantas sob a luz direta do sol, age segundo o princípio de uma lente que queima as folhas delicadas. Para evitar isso, regue os pepinos estritamente sob a base das hastes pela manhã ou à noite, quando o sol está menos ativo.

A deficiência de nutrientes é outra causa comum de amarelecimento e murcha da folhagem dos pepinos. Na maioria das vezes, os jardineiros que cultivam esta cultura em solos pobres e inférteis e negligenciam a alimentação oportuna são confrontados com isso. Para evitar o amarelecimento da folhagem dos pepinos, as plantações devem ser regularmente alimentadas com fertilizantes contendo micro e macroelementos (veja abaixo para mais detalhes).

Muitas vezes, o amarelecimento da folha do pepino é o resultado do uso impróprio de herbicidas. - produtos químicos tóxicos usados ​​para matar ervas daninhas e suprimir seu crescimento. Normalmente, os herbicidas atingem as folhas das plantas cultivadas em campo aberto ao pulverizar em dias de chuva ou vento, bem como quando o jardineiro infringe as regras e técnicas de utilização desse tipo de produto. Se as folhas dos pepinos amarelaram com a entrada de herbicidas, é necessário enxaguar as plantas com água morna usando regador com difusor. As plantas devem ser lavadas à noite (ao pôr do sol ou após).

O plantio incorreto de mudas de pepino também pode causar amarelecimento de suas folhas. O erro mais comum que os jardineiros novatos cometem ao plantar pepinos em terreno aberto é a escolha errada do local das plantas. Se você plantá-las à sombra ou à seca, logo as mudas vão adquirir uma aparência dolorida, amarelecer e esticar.

Outro erro está relacionado ao posicionamento incorreto das raízes das mudas de pepino na cova de plantio. Se você plantar as mudas descuidadamente, cortando, machucando ou não endireitando as raízes, logo após o plantio das folhas nas mudas, não recebendo nutrição adequada das raízes, elas começarão a amarelar e enrolar.

Clima

O amarelecimento das folhas em pepinos de campo aberto é frequentemente associado a uma mudança repentina nas condições climáticas. Quando a temperatura do ar sobe acima de + 28 ° C durante o dia, bem como com a exposição prolongada à luz solar direta, a folhagem dos pepinos começa a amarelar e murchar. Praticamente o mesmo acontece com uma queda acentuada na temperatura do ar, como resultado da qual os pepinos podem não apenas ficar amarelos, mas também morrer.

Para proteger os pepinos do frio, uma estufa improvisada é disposta acima deles, usando arcos e um material de cobertura não tecido branco (spunbond). No calor, as camas são sombreadas com o mesmo material de cobertura, ou um abrigo de luz é erguido sobre elas por meios improvisados.

Outra razão para o surgimento do problema em consideração é a baixa umidade do ar. Nesse caso, a situação pode ser corrigida pulverizando-se as plantações com água pela manhã e à noite.

Doenças e pragas

O amarelecimento das folhas dos pepinos pode sinalizar sua derrota por pragas ou patógenos de várias doenças. Para identificar a causa do problema, as plantas afetadas devem ser examinadas cuidadosamente com uma lupa. Ao examinar as folhas do lado inferior, muitas vezes é possível identificar colônias de pulgões que se alimentam da seiva celular das plantas. Parasitando pepinos, essa praga causa seu esgotamento e murcha rapidamente. Para a destruição de pulgões, são usados ​​os inseticidas "Fitoverm", "Fufanon", "Aktara", "Biotlin".

As mesmas drogas são usadas para matar os ácaros da aranha. - uma pequena praga que representa um sério perigo para as plantações. Assim como os pulgões, esse parasita suga a seiva das folhas das plantas, fazendo com que amarelem e morram. Para salvar os pepinos da praga, os jardineiros destroem as folhas afetadas (queimam-nas), tratam as plantas e o local onde são plantadas com inseticidas e acaricidas.

Se as folhas dos pepinos ficarem amarelas primeiro e depois ficarem cobertas de manchas cinzentas sujas, isso indica que as plantas estão afetadas pelo oídio. Para curar as plantas afetadas, os jardineiros experientes fazem o seguinte:

  • cortar e destruir as folhas e caules afetados;
  • pare temporariamente de regar e alimentar;
  • trate as plantas com uma solução de calda bordalesa a 1% ou com uma solução de bicarbonato de sódio (50 g por balde de água) com a adição de uma pequena quantidade de sabão.

Amarelecimento e murcha da folha do pepino podem indicar a derrota das plantas por uma infecção fúngica perigosa - Fusarium. Esta doença se desenvolve na maioria das vezes devido a uma violação da tecnologia agrícola de cultivo de pepinos e negligência das regras para cuidar deles.O combate ao fusarium é extremamente difícil, pois os agentes causadores dessa doença afetam o sistema vascular das plantas, destruindo-as por dentro. Para evitar a propagação da doença por todo o local, os jardineiros desenterram as plantas afetadas pela raiz e as queimam. A terra em que cresceram os pepinos afetados pelo fusarium é derramada com uma solução de sulfato de cobre. A fim de evitar plantas saudáveis ​​no local são pulverizadas com fungicidas.

O mosaico viral é outra doença perigosa que pode levar à morte não de um, mas de todos os pepinos em geral no local. Um sintoma característico desta doença é o amarelecimento em mosaico (fragmentário) das folhas. O patógeno infecta e destrói plantas no nível celular. O combate à doença começa com a restauração do cuidado integral às plantas, criando as condições mais confortáveis ​​para o seu crescimento e desenvolvimento. Tal como no caso do oídio, a rega é temporariamente interrompida (durante 3-4 dias), substituindo-os por sprays. Além disso, os pepinos são pulverizados com uma solução de 1% de mistura de bordeaux.

Pepinos, muito danificados pelo mosaico, são desenterrados pela raiz e queimados. Junto com eles, as ervas daninhas retiradas dos canteiros são queimadas. É estritamente proibido enviar plantas afetadas por mosaico para a pilha de compostagem.

Como os pepinos podem ser processados?

A escolha do produto para o tratamento do pepino depende do motivo do amarelecimento da folhagem. Então, quando os pepinos são afetados por uma infecção fúngica, as plantas são processadas preparações fungicidas. Para combater pragas de insetos, use inseticidas... Quando os pepinos são afetados por um ácaro, eles são processados agentes acaricidas... Quando os pepinos mostram sinais de qualquer doença de origem desconhecida, é permitido borrifar as plantas com uma solução rosa claro permanganato de potássio... Este remédio não só suprime a atividade dos patógenos, mas também preenche a necessidade da planta por manganês, em cuja deficiência também se nota o amarelecimento pontual das folhas.

Se as folhas ficarem amarelas, não associadas ao desenvolvimento de doenças ou pragas, os pepinos podem ser tratados com uma solução de iodo-leite. Para prepará-lo, misture 10 litros de água, 1 litro de leite e 30 gotas de iodo. Pulverizar pepinos com esta solução pode aumentar a imunidade das plantas, eliminar o amarelecimento das folhas e prevenir o desenvolvimento de doenças. O tratamento com solução de soro de leite ajuda a melhorar o estado dos pepinos. Para prepará-lo, misture 10 litros de água, 2 litros de soro de leite, 0,5 xícara de açúcar. A solução resultante é usada para tratar pepinos de manhã ou à noite.

Você pode estender a frutificação de arbustos velhos e amarelados borrifando com infusões e decocções de ervas medicinais. Bons resultados são obtidos pulverizando pepinos com infusões de urtiga, bardana, quinua.

Curativo superior para deficiências nutricionais

Durante o período de crescimento ativo e durante a floração, os pepinos que crescem em campo aberto precisam de alimentação regular. Na falta de micro e macroelementos importantes, as folhas das plantas ficam amarelas e onduladas, poucos ovários se formam nos cílios e os frutos são pequenos e tortos. Normalmente, o amarelecimento das folhas em pepinos indica uma falta de nitrogênio. Para atender às necessidades das plantas por este macronutriente, durante a estação de crescimento, elas são alimentadas com fertilizantes complexos contendo nitrogênio.

Estrume podre é um excelente fertilizante orgânico que contém nitrogênio. Para preparar o top dress, é necessário enchê-lo com água na proporção de 1: 5 e deixar por uma semana. Em seguida, as plantas são alimentadas com infusão, após diluição de 1 litro de concentrado em 10 litros de água. É importante observar que é proibido o uso de esterco fresco para fertilização. De acordo com jardineiros experientes, é capaz de "queimar" as raízes das plantas e causar o desenvolvimento da podridão radicular.

Para repor a demanda de nitrogênio das plantas, você pode alimentá-las com uréia - um fertilizante barato, mas muito eficaz. Para preparar a solução nutritiva, 50 g da substância são diluídos em um balde com água, após o que as plantas são regadas estritamente sob a base do caule. O amarelecimento das folhas dos pepinos nas bordas geralmente indica que a planta recebe menos molhos contendo potássio.

A floração deficiente e poucos ovários são outros sinais de deficiência de potássio.

Para eliminar o problema, neste caso, são utilizados curativos à base de potássio. Na maioria das vezes, o sulfato de potássio é usado para esses fins - um fertilizante inorgânico valioso. Para alimentar as plantas, utiliza-se grânulos do medicamento, que ficam espalhados nos canteiros (observando todas as taxas de consumo prescritas), e, com auxílio de um pequeno ancinho de jardim, são cuidadosamente enterrados no solo. Após o plantio do fertilizante, as plantas são regadas normalmente.

Outro fertilizante popular e eficaz usado por jardineiros para alimentar pepinos e eliminar o amarelecimento de suas folhas é o humato de potássio. Este agente aumenta a imunidade e produtividade das plantas, estimula o seu crescimento e frutificação, prolonga a frutificação. Para o preparo do tempero, 50 ml do produto são diluídos em um balde com água. A solução resultante é usada para regar as raízes e pulverizar as plantas.

Pepinos respondem muito bem ao molho de potássio feito de cascas de banana. Para preparar um produto tão simples e eficaz, você precisa colocar água quente fervida em uma jarra de três litros e adicionar 3-4 cascas de banana frescas ou 10-12 secas. A alimentação deve ser infundida por 6-7 dias. Em seguida, o concentrado de nutrientes acabado deve ser diluído com água na proporção de 1: 1 e regado ou pulverizado com pepinos. É aconselhável repetir este procedimento após 3-4 dias.

Elimine o amarelecimento das folhas e aumente o rendimento potencial de pepinos durante o período de crescimento da massa verde e durante a floração usando o complexo fertilizante solúvel em água "Crystalon Cucumber" de Fertika. Este produto contém micro e macroelementos necessários para o crescimento de alta qualidade e o desenvolvimento total dos pepinos.

Recomendações

Para evitar o amarelecimento das folhas dos pepinos que crescem em campo aberto, é necessário seguir as regras da tecnologia agrícola em todas as fases do cultivo.

  • Ao plantar mudas em terreno aberto, não engrosse as plantações. É aconselhável colocar não mais do que 3-4 plantas em 1 metro quadrado de terreno. Com essa densidade de plantio, os pepinos não terão falta de luz e nutrientes.
  • O plantio de mudas de pepino é feito com muito cuidado para não danificar as raízes frágeis. Qualquer, mesmo o menor dano ao sistema radicular pode causar não apenas amarelecimento e ressecamento das folhas e caules, mas também a morte da planta.
  • A frequência de rega durante o cultivo de pepinos em campo aberto deve ser ajustada com base nas condições climáticas. Em clima frio ou chuvoso, a rega é temporariamente interrompida. Em climas quentes, os pepinos são regados pelo menos 5 vezes por semana. Menos rega pode causar amarelecimento e murcha das folhas. Em tempo seco, os jardineiros recomendam combinar a rega com a pulverização de plantas com água morna.
  • Para o cultivo ao ar livre, é recomendado dar preferência a variedades de pepino em zonas, adaptado às condições climáticas de uma determinada área. Variedades caprichosas e híbridos, tolerando dolorosamente a seca e as temperaturas extremas, são melhor cultivados em estufas e viveiros.

O vídeo a seguir mostrará por que as folhas dos pepinos no campo aberto ficam amarelas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário