Por que as folhas de pimenta ficam amarelas e o que fazer?

Contente
  1. Como ajudar no cuidado impróprio?
  2. Combater a doença
  3. Como se livrar de pragas?

Muitas pessoas gostam de cultivar seus próprios vegetais em seu jardim, incluindo pimentões. Esta planta é altamente sensível e exigente em termos de cuidados. Freqüentemente, a folhagem amarela pode ser observada neste vegetal. Como isso pode ser causado e o que fazer em tal situação, diremos no artigo.

Como ajudar no cuidado impróprio?

Na maioria das vezes, o amarelecimento das folhas está associado a causas naturais, ou seja, ao seu murchamento. No entanto, isso só se aplica quando se trata das folhas inferiores de mudas ou plantações adultas. Se o amarelecimento também for observado na folhagem superior, isso indica problemas, muitos dos quais podem ser causados ​​por cuidados inadequados.

Perturbação da rega

A rega inadequada é uma das muitas razões pelas quais as folhas da pimenta ficam amarelas, murcham e caem. Na maioria das vezes, isso se deve a um déficit ou excesso de umidade. Nesses casos, após o amarelecimento e queda das folhas, isso começa a ser observado nos ovários e nas flores da planta, e em uma situação crítica seu caule começa a amolecer. Como resultado, o pouso pode simplesmente morrer.

Para evitar esses problemas, é preciso controlar a umidade dos canteiros onde a pimenta é cultivada. As secas não deveriam ser permitidas, mas a cultura também não tolera solo pantanoso e água estagnada perto das raízes. Além disso, uma quantidade excessiva de umidade pode contribuir para o desenvolvimento de doenças fúngicas ou o aparecimento de lesmas nocivas, o que também não deve ser permitido.

Outra razão para o amarelecimento da folhagem das plantações associada à rega é temperatura da água errada.

A rega com água fria é fortemente desencorajada, pois com isso a planta deixa de absorver tanto a água quanto as substâncias de que necessita.

Falta de nutrição

Os pimentões requerem uma manutenção cuidadosa. Ele é especialmente exigente com fertilizantes. Se esta planta carece de nutrientes ou elementos, isso afeta imediatamente sua condição: as folhas começam a ficar ativamente amarelas, secas e murcham. E isso se aplica não apenas a pimentas adultas, mas também a mudas.

Neste caso, a planta é necessária alimentação, mas primeiro vale a pena determinar quais são as substâncias específicas que faltam no plantio, caso contrário corre-se o risco de prejudicá-lo ainda mais.

Então, na maioria das vezes, o amarelecimento das folhas aparece devido a uma deficiência de nitrogênio. No entanto, a falta de nitrogênio, zinco, ferro e boro também pode causar um fenômeno semelhante.

Luz ruim

Uma planta cultivada como o pimentão é amante da luz... Com a falta de iluminação, que geralmente ocorre no cultivo de plantações no parapeito de uma janela ou em casa de vegetação, a pimenta cresce mal, seu desenvolvimento fica mais lento, o que ocorre devido à diminuição do metabolismo. Os caules dessas plantações ficam enfraquecidos e geralmente têm uma cor verde-clara, o que indica que estão doloridos. A mesma situação pode ser observada com as folhas das plantas. Quanto aos arbustos, eles começam a se esticar e crescer em curvas.

Para resolver este problema, é necessário evitar o plantio de pimentas em áreas sombreadas do jardim.

Mudanças de temperatura

Pepper adora conforto e estabilidade. Saltos bruscos de temperatura são contra-indicados para ele, por causa deles ele começa a crescer e se desenvolver às vezes mais devagar, e suas folhas começam a amarelar e cair. Além disso, este vegetal é muito sensível ao frio, isto é, a temperaturas abaixo de +12 graus e a altas temperaturas, que estão acima de +32 graus. Em condições desfavoráveis, ele também pode apresentar problemas foliares semelhantes.

Danos na raiz

Um problema semelhante pode ocorrer durante a colheita de mudas e plantio em campo aberto ou em estufa. Não é difícil prejudicar as raízes de plantio durante o afrouxamento profundo ou se livrar de ervas daninhas.

Portanto, fraqueza, deformação e danos ao sistema radicular ainda não formado podem levar a um crescimento lento do plantio, bem como a baixos rendimentos e problemas com a folhagem.

Combater a doença

Se falamos sobre doenças das plantas, então na maioria das vezes ocorre o amarelecimento da folhagem nas pimentas devido a uma doença fúngica chamada fusarium. Quando uma doença afeta uma planta, a troca de nutrientes entre suas raízes e a folhagem é interrompida. Por causa disso, ocorre o amarelecimento das folhas, que eventualmente caem. Tentar fazer qualquer coisa com uma planta doente é inútil - é melhor se livrar dele imediatamente para que a doença fúngica não infecte as plantas vizinhas.

Pimentas muitas vezes podem ter doenças como mosaico, cuja principal característica é o aparecimento de manchas características nas placas foliares, assim como a fitoplasmose. Nesses casos, tratar a planta também é inútil e deve ser destruída o mais rápido possível para evitar a disseminação ativa do vírus.

Outra doença que pode causar descoloração da folhagem é praga tardia... Muitas vezes pode ser confundido com falta de água no solo, porém, com rega, a situação só vai começar a piorar, e a doença se desenvolverá várias vezes de forma mais ativa.

A requeima é uma doença fúngica que causa folhagem amarela e a formação de manchas podres marrons; se parece muito com a podridão marrom. Com o desenvolvimento da doença, a folhagem simplesmente murcha e cai. Esta doença é formada nas camadas inferiores das folhas, após o que se move gradualmente para as camadas superiores. Se você não começar a tratá-la a tempo, a doença logo se espalhará para a fruta.

É possível combater essa doença, porém, se aparecerem manchas marrons no plantio, indicando um estágio crítico da doença, será um exercício inútil. É necessário iniciar o tratamento de plantio o mais rápido possível. Para isso, a planta precisa ser tratada com um preparo especial, por exemplo, "Ridomil", "Barreira" ou "Oxyhom".

Observe que, muito provavelmente, você não conseguirá fazer um único tratamento, e a pimenta terá que ser borrifada várias vezes.

Como se livrar de pragas?

Os pratos folhosos do pimentão ondulam e também começam a amarelecer devido aos ataques ativos de insetos nocivos, que sugam todos os seus sucos e nutrientes. Posteriormente, a planta simplesmente para de crescer, descarta a folhagem e deixa de dar frutos e logo morre.

As principais pragas da pimenta são os pulgões e os ácaros.... Aparecem devido à manutenção inadequada da planta, ou seja, devido à baixa umidade e altas temperaturas. Esses parasitas costumam ser encontrados em estufas, mas também podem ser vistos em canteiros de jardins.

Para evitar a propagação desses parasitas, é necessário primeiro inspecionar continuamente a folhagem da planta. É fácil notar pulgões neles, mas com um ácaro, que também é portador de muitos vírus perigosos para a pimenta, será um pouco mais difícil: é um parasita microscópico e sua aparência só pode ser reconhecida pela presença de uma teia fina na planta.

É necessário livrar-se dos insetos nocivos o mais rápido possível, de preferência assim que aparecerem. Nos estágios iniciais de aparecimento, podem ser eliminados com a ajuda de remédios populares.Soluções à base de sabão de alcatrão, alho, mostarda, casca de cebola, cinza de madeira, tabaco, pontas de tomate ou dente-de-leão são perfeitas contra pulgões e ácaros. Você mesmo pode fazer em casa, não vai demorar muito.

Em situações críticas, os residentes de verão costumam recorrer ao uso de produtos químicos, quando outros métodos são impotentes. Muitos não gostam deles, pelo fato de serem bastante tóxicos, por isso, se usados ​​incorretamente, podem prejudicar não só os insetos parasitas, mas também o homem, os animais de estimação e o meio ambiente em geral. No entanto, este tipo de fundos é altamente eficaz e rápido.

Os mais populares entre os residentes de verão são produtos químicos como Inta-Vir, Fufanon e Iskra.

Observe que eles devem ser usados ​​estritamente de acordo com as instruções na embalagem, observando as precauções de segurança e utilizando equipamentos de proteção: luvas de borracha e uma máscara de proteção no mínimo. Além disso, deve-se ter em mente que se for necessário retratar insetos nocivos, é necessário o uso de outro medicamento, caso contrário os parasitas podem desenvolver dependência e o agente perderá sua eficácia. A pulverização com substâncias tóxicas é necessária apenas em tempo ensolarado. Não adianta fazer isso na chuva, pois o remédio será simplesmente lavado e o processo de plantio terá que ser repetido.

Para combater os parasitas, é permitido o uso de métodos biológicos.... Este método geralmente significa o uso de ajudantes naturais, ou seja, insetos ou cepas de bactérias do solo que são inimigos naturais dos parasitas. Os métodos biológicos são igualmente eficazes e, ao mesmo tempo, totalmente seguros para plantas e humanos, mas a sua utilização pode parecer um pouco difícil.

Por exemplo, joaninhas são usadas para combater ataques ativos de pulgões. Para atraí-los, é necessário plantar várias ervas ao lado da pimenta, por exemplo, calêndula, endro, tanásia, trigo sarraceno ou trevo doce. Esses insetos, devido à sua gula, podem ajudá-lo a lidar com outras pragas: carrapatos, moscas brancas.

Outro ajudante natural é ácaro phytoseiulus. Ele o ajudará a lidar não apenas com os ácaros da aranha adultos, mas também com seus ovos e larvas. Você pode comprar esse tipo de inseto em lojas especializadas. Para livrar a estufa da população de pragas deste ácaro, é necessário operar lá semanalmente e em grandes quantidades. Para a prevenção, 5-10 desses indivíduos serão suficientes, os quais deverão ser lançados na estufa em intervalos de 2 semanas.

Se falamos sobre meios biológicos de controle como cepas e esporos de bactérias do solo, isso implica no uso de produtos biológicos especiais: "Entobacterina", "Biotlin", "Fitoverma" ou outros... Eles não representam perigo para humanos, animais e pássaros, ou insetos polinizadores benéficos. Mas em insetos nocivos, essas drogas, entrando em seus corpos, podem causar intoxicação intestinal, que invariavelmente leva à morte de parasitas.

No entanto, será mais fácil tentar evitar o aparecimento de parasitas do que combatê-los. Isso requer a adoção de certas medidas preventivas que podem proteger o plantio de pimenta contra doenças e insetos nocivos.

Portanto, a planta deve ser fornecida com os devidos cuidados: observar as regras de rotação de culturas, monitorar o nível de umidade, ventilar regularmente a estufa, aplicar os fertilizantes necessários em tempo hábil e inspecionar continuamente a folhagem quanto à presença de parasitas. Se ocorrerem doenças, as áreas afetadas devem ser eliminadas imediatamente. Após a colheita final, é necessário desenterrar o terreno, o que vai eliminar as pragas desse inverno no solo.

Observando todas estas regras simples, conseguirá definitivamente cultivar plantas saudáveis, que posteriormente irão deliciá-lo com uma boa colheita.

Para obter informações sobre por que as folhas da pimenta ficam amarelas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário