Por que as mudas de pepino ficam amarelas e o que fazer?

Contente
  1. De onde isso vem?
  2. Como lidar com o problema?
  3. Medidas de prevenção

Os produtores de vegetais gostam dos pepinos por suas muitas qualidades, de modo que podem ser vistos em qualquer site. No entanto, não é segredo para ninguém que esta cultura é muito caprichosa e muitos problemas podem surgir durante o cultivo. Freqüentemente, as mudas de pepino começam a secar sem motivo aparente. Para lidar com isso, basta determinar qual é o problema.

De onde isso vem?

Mudas de pepino ficam amarelas na maioria das vezes devido a cuidados inadequados. As plantas delicadas são muito exigentes não só para o regime de rega, mas também para a iluminação, bem como para a alimentação. Um ponto importante no cultivo de pepinos é a composição correta do solo.

Não devemos esquecer o afrouxamento, pois também afeta o estado das mudas.

Pobre cuidado

Você deve começar a cuidar das mudas de pepino assim que as sementes eclodirem. E você tem que fazer isso direito. Para que a planta cresça bem e fique protegida de doenças, na primeira fase suas sementes devem ser embebidas em solução de permanganato de potássio. Você também pode usar ativadores na forma de preparações especiais ou cinzas comuns. Especialmente é necessário prestar atenção às mudas quando aparecem as primeiras folhas do cotilédone, já que nessa época os arbustos são muito vulneráveis.

O cuidado impróprio com pepinos é muito crítico para os jardineiros, especialmente se eles vivem em áreas com climas frios. Eles não têm tempo para plantar mudas uma segunda vez se o problema aconteceu com a anterior. Um curto período de aquecimento faz com que você faça tudo certo e sem erros na hora.

  • A umidade insuficiente é um problema muito comum que as mudas murcham. Pepinos em um copo no peitoril da janela começam a amarelar se a rega não for realizada todos os dias. Nesse caso, é necessário afrouxar o solo uma vez a cada 7–8 dias. Para irrigação, você deve usar água em temperatura ambiente. Se a rega for regular e as mudas plantadas ainda ficarem amareladas, vale a pena verificar se há furos nos copos, pois o excesso de umidade pode se acumular nas raízes. É necessário que o excesso de líquido seja drenado para o reservatório.
  • Uma pequena quantidade de macro e microelementos faz com que as folhas inferiores fiquem amarelas. Nesse caso, pode haver falta de nitrogênio, manganês, potássio, enxofre, cálcio. Você pode determinar o que exatamente os pepinos precisam se olhar mais de perto as folhas. Por exemplo, com falta de manganês, as veias das folhas ficam amarelas. Pouco potássio é visível ao longo das bordas marrons. Folhas caídas indicam falta de nitrogênio e potássio. Segundo jardineiros experientes, para que as mudas cresçam bem, após o plantio, a proporção de potássio deve ser 2 vezes maior que a proporção de nitrogênio. Manchas na folha falam diretamente de problemas de nitrogênio.
  • Em campo aberto, as mudas podem sofrer queimaduras solares. Isso é fácil de entender se você olhar as folhas, ou melhor, suas pontas. Se danificados por raios escaldantes, eles ficarão roxos e retorcidos. Claro, pepinos gostam do sol, mas devem ser protegidos da exposição prolongada, principalmente se as mudas estiverem úmidas, caso contrário, ficarão cobertas de manchas amarelo-claras.
  • Pepinos gostam de espaços abertos mais do que muitas outras culturas. Eles não gostam muito de sombra, e isso deve ser levado em consideração quando eles crescem no peitoril da janela e no jardim. No primeiro caso, você pode entender sobre iluminação insuficiente pela forma como as mudas são esticadas. Para iluminação adicional, vale a pena usar lâmpadas especiais.Você também pode instalar uma proteção de folha ao redor dos arbustos para refletir a luz.
  • Na etapa de mergulho, deve-se ter extremo cuidado com as mudas, pois é fácil danificar as delicadas raízes. É importante evitar vincar o sistema radicular, caso contrário, o arbusto não crescerá. Após o transplante para canteiros abertos, os pepinos recebem vários dias para se recuperarem.

Se as folhas começaram a amarelar, vale a pena alimentar de acordo com o esquema padrão.

Doenças

O amarelecimento dos pés de pepino, bem como a secagem perto das raízes, pode aparecer com várias doenças. Quando aparecem manchas amarelas nas folhas, deve-se lembrar de doenças comuns.

  • A peronosporose (ou míldio) é determinada pela secagem de caules e folhas. Normalmente, o fungo cresce em solo excessivamente úmido. Não é incomum que os primeiros sinais apareçam nos arbustos imediatamente após a chuva ou rega excessiva. Baixas temperaturas à noite também podem causar doenças. Muitas vezes, as plantas adoecem se estiverem molhadas e em temperaturas abaixo de nove graus.
  • Uma infecção como a podridão da raiz é comum em mudas jovens. Como resultado, o caule fica amarelo e enfraquecido. E então o amarelo começa a aparecer na folhagem.
  • A doença viral em mosaico geralmente se manifesta 10-14 dias após os arbustos serem transplantados para o solo. Pode ser visto por folhas dicotiledôneas amarelas e ressecadas. Este problema deve ser resolvido o mais rápido possível, uma vez que afeta quase que instantaneamente todos os arbustos vizinhos.

Pragas

É fácil entender que os parasitas começaram nos pepinos olhando para a borda da folha. Você também pode ver os arbustos de baixo.

  • As larvas da mosca germinativa representam um perigo para as mudas. Isso se deve ao fato de que a planta é alimento para eles durante todo o período de crescimento. Portanto, quando os arbustos não se desenvolvem, vale a pena submetê-los a um exame minucioso.
  • Os ácaros da aranha são identificados por arbustos amarelos. O solo é o local de inverno para pequenos insetos vermelhos. Portanto, deve ser calcinado antes do uso e tratado com uma solução de permanganato de potássio. Em arbustos, os ácaros podem ser encontrados no verso das folhas. Outro sinal são listras de mármore.
  • Se as mudas começaram a amarelar e o cuidado com elas está correto, então, provavelmente, a culpa é da mosca-branca. Este inseto se alimenta de suco de pepino, que é sugado das folhas e caules. Tem a aparência de uma mariposa. É interessante notar que as larvas da praga também se alimentam de seiva, mas é difícil vê-las sem ampliação.
  • Outra pequena praga que se alimenta de suco de pepino são os pulgões. O inseto, com dois milímetros de comprimento, é de cor verde e é bem visível nas folhas.

Como lidar com o problema?

Se as mudas estiverem em uma estufa ou no parapeito de uma janela, os arbustos amarelados (devido à influência de pragas ou doenças) devem ser pulverizados com agentes especiais. No entanto, você precisa saber quando parar e ventilar completamente após o procedimento. Os produtos químicos só podem ser usados ​​até que os pepinos comecem a endurecer. Jardineiros com vasta experiência recomendam o uso de produtos químicos de jardim e remédios populares ao cultivar em terreno aberto, porque mesmo que substâncias nocivas sejam absorvidas pelo solo, depois de um tempo, elas serão lavadas pela água ou pelas chuvas.

Nesse caso, se as mudas começaram a amarelar e secar por conta de cuidados inadequados, vale a pena tentar uma nova técnica agrícola. Em caso de alimentação insuficiente, é importante realizar a alimentação em tempo hábil. Por exemplo, antes que as flores apareçam, você pode alimentar com cinzas e fertilizantes com potássio e fósforo. Depois de transplantar arbustos de pepino, muitas vezes surgem problemas que são resolvidos com a alimentação das plantas. Depois que os pepinos estiverem em um local permanente, você deve fazer 3 curativos em intervalos de sete a dez dias.

Quando as folhas estão ligeiramente danificadas, pode ser corrigido com fertilizantes orgânicos (como pó de cinzas, ervas ou decocção de leite). A matéria orgânica praticamente não pode prejudicar as mudas de pepino. Curativos inorgânicos padrão incluem broto, superfosfato, azophoska, amofos, agricultura. É considerado normal regar pepinos com água morna em pequenas quantidades, mas todas as noites. Em nenhum caso você deve regar os arbustos com água, cuja temperatura é inferior a 18 graus. A estagnação da umidade também deve ser evitada.

Quando transbordar, remova o excesso de água usando materiais absorventes (como pano ou papel). Você pode derramar areia calcinada por cima.

É importante não só combater as doenças, mas também proteger os pepinos na fase de semente. Para isso, você pode usar medicamentos especiais. Vale a pena ficar atento às mudas para discernir os primeiros sintomas e escolher o tratamento quimioterápico adequado.

Se o amarelecimento das folhas for causado por baixa temperatura, então recipientes com água quente são instalados ao lado das mudas. Você também pode reorganizar os arbustos em um local diferente ou colocar espuma quente, espuma ou esteiras de jornal sob os vasos. É importante ter cuidado e remover todos os rascunhos. Porém, vale lembrar que as plantas também não gostam de calor excessivo. Para eles, a temperatura ideal é de 23 a 25 graus.

Às vezes, aparece amarelecimento no caso de usar recipientes muito apertados. Neste caso, você terá que transplantar os pepinos para recipientes maiores ou plantá-los em um local permanente. Ao detectar a podridão da raiz, um remédio chamado "Previkur" vai ajudar, e com o míldio - "Fitosporin", "Topázio" ou "Ridomil". Se apodrecer for encontrado, você pode polvilhar as plantas com cinzas. No combate à hiperesporose, também é utilizada uma solução de soro de leite.

Na luta contra os ácaros da aranha ajuda "Fitoverm", uma infusão de cascas de cebola, uma solução de permanganato de potássio a um por cento. Para pulgões, recomenda-se o uso das preparações "Akarin" ou "Iskra". Você também pode enxaguar as folhas com uma solução de sabão em pó, cinco litros de água, dez gotas de iodo e 500 ml de leite.

Medidas de prevenção

A prevenção começa com a preparação de sementes de pepino e o cultivo do solo. A etapa mais importante é o endurecimento da semente. Isso é feito pela alternância de temperaturas quentes e frias, após o que a desinfecção é realizada com uma solução de permanganato de potássio. Os procedimentos parecem muito simples, mas tornam as plantas resistentes a doenças. É recomendável plantar mudas em solo turfoso. Formulações especiais podem ser adquiridas em lojas de jardinagem. O cultivo é primeiro realizado em uma janela ou em uma estufa. Você pode até aquecer o solo a 90 graus, colocando-o no forno. Isso vai matar vários microorganismos e patógenos que estão no solo.

Ao transplantar para um leito aberto, ele é cuidadosamente preparado. É desenterrado e fertilizado. Neste caso, é desejável aplicar 5 kg de fertilizante por metro quadrado. É melhor que o canteiro seja feito em um novo lugar a cada ano. É importante ter cuidado para não fazer no local onde a abóbora ou abóbora costumava crescer. A rega adequada é de grande importância, pois é necessário não secar demais o solo e evitar transbordamentos. Cobrir o cume com palha ou grama pode ajudar nisso. Como medida preventiva, as mudas podem ser tratadas com solução láctea a cada dez dias. No entanto, isso só é permitido se mais de três folhas aparecerem nos arbustos.

Para evitar doenças fúngicas, você pode regar as plantas com uma solução de refrigerante.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário