Doenças e pragas de morangos

Contente
  1. Doenças e seu tratamento
  2. Revisão e controle de pragas
  3. Medidas de prevenção

O cultivo de morangos de jardim em casa requer algum esforço. Para agradar a você e seus entes queridos com deliciosas frutas silvestres, você precisa aprender o máximo possível sobre esta cultura. Deve-se prestar atenção especial ao combate a doenças e pragas, que muitas vezes destroem tanto os arbustos jovens quanto as plantas adultas.

Doenças e seu tratamento

Muitas vezes, os arbustos de morango são afetados por várias doenças. Se você notar sinais da doença com o tempo, a planta pode ser salva.

Fusarium e murcha tardia

A requeima é uma doença bastante comum que geralmente afeta os morangos após um período de chuvas fortes. Você pode notar imediatamente os sinais da doença: a folhagem começa a murchar. Com o tempo, ele morre junto com as raízes, a frutificação do arbusto infectado para. Depois de um mês e meio, a planta morre.

Para proteger os morangos desta doença, as raízes das plantas devem ser desinfectadas antes do plantio. Também é importante não regá-los muito.

Os arbustos maduros devem ser inspecionados regularmente. Se você notar partes danificadas da planta, elas devem ser removidas e destruídas imediatamente.

Podridão cinzenta

Esta doença se espalha bem em tempo nublado e chuvoso. A infecção da planta é evidenciada pelo aparecimento nas folhas de manchas de crescimento rápido de cor castanho-acinzentada. Com o tempo, a doença começa a afetar os caules das folhas, botões e frutos. Os arbustos enfraquecidos que não recebem os devidos cuidados ou crescem em uma área habitada por pragas são os que mais sofrem com a doença.

Para evitar o aparecimento da podridão cinzenta, vale a pena escolher variedades resistentes a doenças fúngicas. Recomenda-se desinfetar as raízes das plantas antes do plantio. Também é importante observar a rotação de culturas. Os morangos precisam ser transplantados para um novo local a cada 2-3 anos. Também é recomendável desinfetar o solo antes do plantio.

As plantas maduras devem ser inspecionadas regularmente. Se manchas marrom-acinzentadas forem encontradas na folhagem ou nos caules, elas devem ser removidas e destruídas imediatamente. Para combater esta doença fúngica, vale a pena usar fungicidas comprovados.

Oídio

É muito fácil perceber o aparecimento desta doença nos arbustos. As folhas das plantas afetadas são cobertas por uma densa camada esbranquiçada. Com o tempo, ele se espalha para caules e frutas. Com uma infecção forte, as folhas do morango embrulham e secam em pouco tempo.

Você pode reduzir o risco de contrair esta doença, seguindo orientações simples. Para o plantio, você precisa escolher apenas mudas saudáveis. No outono, toda folhagem seca e afetada deve ser removida do local. Não pode ser usado para compostagem. A melhor solução é queimar as folhas afetadas. Em espaçamentos entre linhas, adubo verde pode ser plantado: endro, ervilha, colza, rabanete.

Existem vários remédios testados pelo tempo que podem ser usados ​​para combater o oídio.

  1. Infusão de cinzas. Para sua preparação, um copo de cinza de madeira peneirada é diluído em um balde de água. A solução é usada para regar os morangos pela raiz. Não só protege a planta de doenças fúngicas, mas também a alimenta.
  2. Infusão de verbasco. Um litro de produto fresco é diluído em 10 litros de água. A mistura é infundida ao longo do dia e é usada para regar morangos doentes antes e depois da floração.
  3. Solução de leite. É preparado com 1 litro de kefir e 10 litros de água. Os produtos são misturados em um grande recipiente, a mistura é usada para pulverizar arbustos.Em vez de kefir, você pode usar soro de leite ou leite ligeiramente azedo.

Além disso, para o tratamento de plantas, são usados ​​agentes como "Fitosporina" e "Topázio".

Mancha marrom da folha

Os sinais da doença podem ser vistos no meio do verão, ao se encontrar manchas escuras nas folhas dos morangos. Esta doença aparece se:

  • os arbustos de morango são plantados com muita densidade;
  • há muitas ervas daninhas no local;
  • arbustos são afetados por pragas que podem carregar esporos de fungos;
  • morangos são regados com muita frequência ou água fria é usada para isso.

Para combater a mancha marrom na primavera, os morangos devem ser pulverizados com preparações como Horus, Falcon ou Skor. Você também pode usar remédios populares.

  1. Permanganato de potássio. Para preparar uma solução, 5 gramas de permanganato de potássio são diluídos em 10 litros de água. O produto é usado imediatamente para pulverizar arbustos.
  2. Iodo. Em um balde de água, você precisa diluir 2 colheres de sopa de refrigerante e uma garrafa de iodo. Lá você precisa adicionar 20 gramas de aparas de sabão.
  3. Oxicloreto de cobre... As plantas precisam ser tratadas com uma solução 2 a 3 vezes por temporada. É necessário pulverizar não só a parte superior da folha, mas também a inferior.

Também é recomendável remover manualmente todas as folhas marrons após a colheita.

Mancha branca na folha

Após uma doença do morango, aparecem manchas pontilhadas nas folhas, que eventualmente começam a ficar brancas. Com danos graves, os pedúnculos secam. Normalmente, a mancha branca afeta arbustos em julho.

A destruição oportuna de todas as folhas e galhos da estaca ajuda a lidar com a doença. Produtos químicos contendo cobre também podem ser usados ​​para combater.

É necessário pulverizar com a solução preparada as partes externas e internas do arbusto.

Revisão e controle de pragas

Os insetos que se instalam nos arbustos também podem prejudicar as plantas.

Nematóide

A descrição do nematóide parece muito simples - trata-se de pequenos vermes leves de até 1 mm de tamanho. Você pode notar sua aparência pelos seguintes sinais:

  • as folhas se enrolam e se deformam;
  • a planta fica menor, se desenvolve lentamente;
  • as estacas são encurtadas e secam.

É muito difícil lidar com o nemátodo do morango, é mais fácil prevenir o seu aparecimento. Para o plantio, você deve sempre escolher apenas mudas saudáveis. Suas raízes devem ser desinfetadas antes do plantio. Também é importante monitorar a qualidade do solo em que as plantas são plantadas. Se forem vistos sinais de danos em arbustos adultos, eles devem ser imediatamente desenterrados e queimados.

Ácaro

Este inseto é uma das principais pragas do morango doméstico. Os ácaros danificam as folhas do morango, tornando-as enrugadas e os frutos pequenos. Se houver muitos insetos no local, a planta pode morrer.

Para proteger os morangos dos carrapatos, apenas mudas saudáveis ​​devem ser plantadas nos canteiros. Antes de arbustos floridos, as plantas devem ser pulverizadas com infusão de casca de cebola. Morangos infectados são tratados com "Neoron".

Se a lesão for muito severa, basta retirar as plantas do local.

Pulgão

Muitas vezes, os pulgões atacam os morangos. Você pode notar sua aparência, focando nos seguintes sinais:

  • as plantas tornam-se letárgicas e perdem a forma;
  • após a rega, eles não se recuperam;
  • um grande número de formigas é encontrado no local;
  • os arbustos crescem lentamente e seus topos são deformados;
  • nas folhas e rebentos existe um líquido viscoso e pegajoso secretado pelos pulgões.

Você pode combatê-la usando inseticidas e remédios populares. Como regra, os arbustos são tratados com medicamentos como Iskra, Fufanon ou Fitoverm. Infusões caseiras também são usadas com frequência.

  1. Solução de sabão. É preparado a partir de 1 colher de sopa de raspas de sabão. Você pode usar sabão em pó ou de alcatrão. O produto é diluído em um litro de água. Depois que a mistura é aquecida, infundida por toda a noite e depois usada para pulverização.
  2. Infusão de ervas. Para processar morangos de frutos grandes de pulgões, você precisa cortar folhas frescas e raízes de dente-de-leão. 400 gramas de plantas devem ser despejados em 10 litros de água e infundidos por 4 horas.
  3. Caldo de cebola. Para preparar uma decocção para processar arbustos, você precisa picar 2 cebolas junto com a casca. Depois disso, o produto deve ser vertido com um litro de água morna e deixado em infusão durante a noite. De manhã, pode ser usado para borrifar plantas. Você pode aumentar a eficácia desse caldo adicionando um pouco de raspas de sabão a ele.

Os arbustos de morango precisam ser processados ​​várias vezes até que os pulgões desapareçam completamente. Você pode usar infusões mesmo durante a floração das plantas. Para evitar que pequenos insetos voltem ao jardim, também é necessário se livrar da colônia de formigas.

Vespas

Muitas vezes, os morangos no jardim são destruídos por vespas. Se um inseto come bagas, você precisa se livrar delas. A luta deve ser complexa, caso contrário os insetos voltarão ao local e continuarão destruindo os frutos.

Como regra, os jardineiros usam armadilhas para se livrar das vespas. A opção mais fácil é uma garrafa de plástico agressiva, untada com uma mistura doce e cheia de líquido. Esta armadilha atrai muito bem as vespas. Uma vez lá, os insetos não podem mais sair e morrer lá.

De outros

Às vezes nas camas com morangos aparecem e gorgulhos... São pequenos insetos que roem buracos nas folhas de morango. As larvas do gorgulho também são perigosas para as plantas. Eles também destroem ativamente as folhas e os botões das plantas.

Para se livrar dessas pragas, os morangos são tratados com emulsão de karbofos alguns dias antes e depois da floração. Se um grande número desses insetos for encontrado no local, os arbustos podem ser tratados com preparações como Fitoverm ou Iskra Bio. Eles ajudam a proteger as plantas dos gorgulhos, mas são absolutamente seguros para as abelhas.

Morangos também podem ser prejudiciais lesmas... Preferem instalar-se em plantas com folhas delicadas e suculentas e danificá-las muito rapidamente. Métodos alternativos ou produtos químicos podem ser usados ​​para proteger as plantas de lesmas.

Como regra, os jardineiros usam metaldeído para combatê-los. Esta é a maneira mais eficaz de matar as pragas.

Medidas de prevenção

Para prevenir o aparecimento de pragas ou infecção de arbustos no local, certas medidas preventivas devem ser seguidas.

  1. É melhor comprar mudas de viveiros comprovados. Neste caso, você pode ter certeza da qualidade do material de plantio.
  2. Regue as camas com moderação. Use para isso deve ser água quente decantada. Se o verão for chuvoso, vale a pena evitar regar completamente, caso contrário as plantas podem ser afetadas por doenças fúngicas.
  3. Recomenda-se cobrir as camas com morangos. Agulhas, palha ou serragem podem ser usados ​​como cobertura morta.
  4. Vale a pena plantar plantas de adubo verde próximo ao local. Tremoço, colza, mostarda ou rabanete são os mais adequados para esse fim. Eles não apenas protegem as plantas de pragas, mas também enriquecem o solo.
  5. Uma vez por temporada, camas de morango precisam ser tratadas com enxofre coloidal. Desta forma, os arbustos podem ser protegidos de muitas doenças.
  6. Durante a floração, as plantas são pulverizadas com ácido bórico. Isso os torna mais resilientes e acelera o processo de desenvolvimento dos frutos.
  7. Após a colheita, os arbustos devem ser inspecionados. Todas as folhas e rebentos danificados ou secos devem ser destruídos. Ajuda a proteger os arbustos de doenças e pragas e da escavação do local no outono.

O bom cuidado com os canteiros de morango e seu processamento oportuno protegerá as plantas e proporcionará uma boa colheita.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário