Doenças e pragas da cebolinha

Contente
  1. Descrição e tratamento de doenças
  2. Tratamento de doenças da cebola
  3. Visão geral de pragas
  4. Medidas de prevenção
  5. Técnicas agrícolas.

Existem muitas doenças e pragas que afetam a cebola verde. É importante não perder os primeiros sinais de manifestação da doença para que ela não se espalhe para o restante das plantações.

Descrição e tratamento de doenças

Entre as muitas doenças da cebolinha, as doenças virais e fúngicas são as mais comuns.

Os vírus infectam tecidos vegetais vivos. Essas doenças não são curadas. Eles são evitados pelo controle de insetos que são portadores.

Os esporos dos fungos vivem nos próprios bulbos, nos restos das plantas, no solo. Os cogumelos começam a se multiplicar ativamente em alta umidade.

Fúngica

Os esporos de cogumelos são perigosos porque em poucos dias podem afetar todas as plantações de cebola, tanto no campo aberto quanto na estufa. Os cogumelos multiplicam-se muito rapidamente em condições adequadas. Germinando no tecido da planta, eles causam a morte das folhas.

As doenças fúngicas incluem:

  • aspergilose;
  • ferrugem de cebolas;
  • peronosporose;
  • alternaria;
  • podridão cervical.

A aspergilose afeta ativamente as cebolas em temperaturas de armazenamento elevadas e com pouca ventilação no ambiente. A maioria dos bulbos verdes e colhidos precocemente são afetados. Eles amolecem e secam, e uma poeira preta se forma sob as escamas. Esse material de plantio não é adequado para o plantio de cebolinhas.

A ferrugem da cebola é promovida por clima chuvoso, rega abundante e um maior conteúdo de nitrogênio no solo. São principalmente as cebolas perenes cultivadas para verduras que impressionam. A doença é caracterizada pela formação de manchas ovais convexas amarelas e vermelhas nas folhas. No curso da doença, o crescimento da pena pára e ela seca. O patógeno da ferrugem é contagioso e resistente.

O míldio ou oídio é uma doença fúngica que afeta rapidamente toda a cultura.

Seu desenvolvimento é facilitado por:

  • falta de luz solar;
  • clima frio e úmido;
  • falta de ar com pousos frequentes;
  • rega abundante;
  • orvalho da manhã.

No início da doença, manchas amarelas se formam nas folhas e, em seguida, tornam-se cinza-púrpura. Esta placa é especialmente perceptível no início da manhã. Afeta gradualmente a pena inteira, fica amarela e seca.

Alternaria aparece como manchas brancas nas penas com contorno aquoso. Com o tempo, eles se tornam marrom-vinho, crescem e fazem com que se pareçam com anéis anuais no corte de uma árvore. As manchas afetam uma área cada vez maior, a pena seca e se quebra.

Essa doença costuma atacar as folhas velhas e infectadas com peronosporose - elas ficam pretas e o bulbo aguado com uma flor marrom.

A podridão cervical é uma doença que destrói o bulbo. A doença é promovida pela alta umidade. Começa com o apodrecimento das penas, depois a podridão vai para a cabeça.

Os principais sinais são:

  • o pescoço do bulbo fica marrom e molhado;
  • a podridão se espalha de cima ao longo de toda a cabeça;
  • mofo cinza e pontos pretos se formam nas escamas.

Se esses bulbos forem plantados, as penas ficarão fracas e pálidas.

Viral

Mosaico é uma doença viral da cebolinha, que se manifesta na forma de listras amarelas claras e manchas nas folhas. Setas e folhas estão deformadas. A planta cresce mal e murcha. As lâmpadas afetadas tornam-se alongadas. O portador da doença é um ácaro do alho de quatro patas.

O vírus da icterícia da cebola é transportado pelas cigarras. Com esta doença, as flechas e penas começam a amarelar. O amarelecimento ocorre a partir das pontas e captura toda a parte verde.As cebolas param de crescer e as folhas se achatam. As plantas infectadas devem ser destruídas, pois não adianta combater o vírus.

De outros

A cebola crespa não é considerada uma doença independente. É provocada por vários vírus ou danos pelo nemátodo do caule da cebola. A ondulação é caracterizada pelo entrelaçamento e ondulação das penas, assim como pelo estalo do bulbo, o que leva à morte da planta.

Manchas amarelas nas cebolas nem sempre significam doença ou infestação de pragas. Com muita umidade, as penas se deformam e mudam de cor, e o calor intenso provoca murchamento prematuro.

Outra razão para o amarelecimento é o nitrogênio insuficiente no solo. É necessário alimentar as plantas com fertilizantes contendo nitrogênio.

Cuidados inadequados também afetam o amarelecimento da pena. Antes de começar a cultivar cebolas, você precisa entender todas as complexidades desse processo.

Tratamento de doenças da cebola

Para o tratamento de doenças fúngicas, os remédios populares com soro de leite, ervas verdes e cinzas de madeira têm se mostrado bons. Para casos não liberados, você pode tratar com infusão de dente-de-leão e urtiga.

Zelenka é um bom anti-séptico devido à combinação do cobre na composição. É usado para o oídio e peronosporose.

Para preparar uma solução para 10 litros de água, use:

  1. 2 litros de soro de leite;
  2. 10 ml de verduras;
  3. 50 g de ureia.

Cebolinhas plantadas em terreno aberto ou em estufa são pulverizadas com esta solução uma vez a cada 7-10 dias. A pulverização é realizada à noite em clima seco e calmo.

Tratamento com medicamentos antes do plantio.

  1. As camas são regadas com solução de Fitosporina na proporção de 2 colheres de sopa por 10 litros de água.
  2. Pulverizado com uma solução de sulfato de cobre. 40-50 g da substância são levados para um balde de água. Trate 1 m² com 1 litro de solução.

A "Fitosporina" também é usada para irrigação no cultivo de cebolas. Em 10 litros de água, 2 colheres de sopa do medicamento são diluídas e regadas uma vez por semana.

Com a manifestação de doenças fúngicas, é necessário:

  • polvilhe as camas com cinzas;
  • aplicar fertilizantes de nitrogênio;
  • reduzir a rega;
  • afrouxe o solo.

Ao cultivar cebolas para verduras, é inaceitável combater doenças com agentes químicos. Não será possível comê-lo.

As doenças virais da cebolinha são mais fáceis de prevenir do que remediar. Os portadores do vírus são pequenos insetos sugadores:

  • carrapatos;
  • nematóides;
  • pulgão

A seiva da planta serve de alimento para eles. Movendo-se de uma instância para outra, eles carregam vírus. Para prevenir a infecção, você precisa de:

  • remova as ervas daninhas a tempo;
  • evitar o alagamento do solo;
  • observe a moderação no vestir.

Para o tratamento de mosaicos com remédios populares, é feita uma tintura de cinza. Dilua 300 gramas de cinza de madeira em um balde de água, leve para ferver e ferva por 30 minutos. A solução é resfriada à temperatura ambiente, em seguida, 35 ml de sabão líquido são adicionados a ela e a cebola é pulverizada.

Visão geral de pragas

O cultivo bem-sucedido de cebolinhas pode ser evitado não apenas por doenças, mas também por pragas de insetos. Eles danificam o sistema radicular e as penas.

A traça da cebola começa com a umidade excessiva. É uma pequena borboleta marrom. Tem apenas 8 mm de comprimento e envergadura de 10 a 17 mm. Durante o verão, ela põe ovos no solo ou nas folhas. Os ovos chocam pequenas lagartas amarelas com manchas marrons que danificam a pena da cebola. Primeiro, listras longitudinais aparecem nas folhas, depois ficam amarelas e secas.

Você pode lutar contra as traças da cebola com remédios populares. Para isso, a cada 7 dias as lavouras são tratadas com infusão de alho ou tabaco. Eles precisam pulverizar a área de plantio.

Agentes de controle inseticida:

  • "Fagulha";
  • Metafos;
  • "Residente de verão".

Esses fundos são usados ​​conforme indicado nas instruções.

A mosca da cebola ocupa uma posição especial entre as pragas. É um pequeno inseto cinza. É diferente de uma mosca comum em uma barriga verde-amarelada. Ela põe ovos em escamas de cebola. Depois de uma semana, as larvas eclodem. Eles se alimentam de polpa de cebola.

A derrota de uma mosca da cebola é determinada pelos seguintes critérios:

  • o crescimento da planta diminui;
  • a cabeça da cebola começa a apodrecer;
  • a pena seca e murcha;
  • a presença de pequenos ovos brancos nas penas.

A escavação do solo após a colheita é utilizada para prevenir a ocorrência de moscas. Assim, as pupas da mosca morrerão de geada.

No estágio inicial, os métodos populares são eficazes.

  1. Processado com infusão de dente de leão. 200 g de raízes de dente de leão são colocadas em um balde de água por uma semana. A solução é filtrada e as plantas são pulverizadas uma vez a cada 10-14 dias.
  2. Despeje com uma solução de sal na proporção de 250 g por balde de água uma vez a cada 10 dias.
  3. Polvilhe com uma mistura de cinza de madeira, tabaco e pimenta-do-reino. Para 200 g de cinzas, tome uma colher de chá de pimenta e tabaco. O processamento é realizado antes do aparecimento dos insetos e durante a postura dos ovos.

Se esses métodos não derem o efeito desejado, então preparações inseticidas industriais são usadas para pulverização:

  • Aktara;
  • Tabazol;
  • "Mukhoed".

Os tripes da cebola infectam o próprio bulbo e a pena e também são portadores de vírus. Estes são pequenos insetos marrons ou amarelos. Eles estragam as penas da cebola, deixando manchas claras nas folhas. Ao cultivar cebolas em uma pena, é melhor usar remédios populares para combater os tripes.

  1. Infusão de celidônia. 100 gramas de grama seca são infundidos em 1 litro de água por 2-3 dias. A infusão pronta é usada para pulverização.
  2. Infusão de alho. Uma colher de sopa de alho picado é derramada com um copo de água e insistida por um dia, filtrada e borrifada com plantas.
  3. Armadilhas com cola para captura de insetos são colocadas entre as camas.

Medidas de prevenção

É mais fácil prevenir doenças virais e fúngicas das plantas do que tratá-las posteriormente. A prevenção oportuna ajudará a melhorar a qualidade da colheita, em particular, o tratamento das sementes e do local antes do plantio.

As sementes podem ser desinfetadas de diferentes maneiras.

  • Mergulhe o material de plantio em uma solução de sulfato de cobre (3 gramas por 1 litro de água).
  • Método térmico. As sementes são mergulhadas em água quente por 15 minutos antes do plantio. A temperatura da água é de 45-50 graus Celsius. Em seguida, despeje água fria por 10 minutos.
  • O tratamento com estimulantes de crescimento "Biostin", "Zircon", "Cytovit" protegerá adicionalmente os bulbos de doenças e aumentará a imunidade.

Remédios populares também são usados.

  1. Mergulhe as sementes por 5 minutos em uma solução de sal. Para 1 litro de água - uma colher de sopa.
  2. Mergulhe por 30 minutos em uma solução de permanganato de potássio (deve ser roxo) e lave com água.
  3. Despeje em uma solução de cinza de madeira por 5 minutos - 250 gramas por 5 litros de água.

Métodos de processamento do local antes do plantio.

  1. Todas as ervas daninhas e restos de plantas são removidos do local selecionado para o plantio no outono.
  2. Regado com solução de Fitosporina ou solução de sulfato de cobre.
  3. A mostarda é semeada no local de futuras camas. Impede o desenvolvimento de patógenos e cura o solo.

Técnicas agrícolas.

Plantas saudáveis ​​e bem cuidadas são menos suscetíveis a várias doenças e mais resistentes às condições climáticas. Observando técnicas agronômicas simples, você pode melhorar significativamente a qualidade da colheita:

  1. escolha um local ensolarado e ventilado para o plantio;
  2. desinfete as sementes antes de plantar;
  3. observar rotação de culturas;
  4. fertilizar o solo a tempo;
  5. remova as ervas daninhas dos canteiros em tempo hábil e solte o solo;
  6. regada, evitando o alagamento excessivo do solo;
  7. As plantas são regularmente examinadas quanto à presença de pragas e, ao primeiro sinal, começam a combatê-las.

Como lidar com a praga da cebola, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário