Doenças e pragas da cereja de feltro
A cereja de feltro é cultivada em diferentes zonas climáticas do país e é apreciada pela sua despretensão. Tendo plantado essa árvore em seu site, você pode contar com uma boa colheita. Para não ser prejudicado por insetos e diversas doenças, você precisa saber com antecedência tudo sobre como cuidar dessa planta.
Doenças e seu tratamento
O principal perigo para as cerejas de feltro são as doenças comuns. São eles que conseguem destruir os frutos maduros no menor tempo possível.
Doença de bolso
Esta doença fúngica se espalha muito rapidamente.... Um tipo incomum de ovário aparece nos galhos da planta. As frutas que aparecem depois também parecem bastante incomuns. Eles se assemelham a bolsas alongadas macias. Essas bagas devem ser removidas imediatamente, porque são criadouros de infecções.
A prevenção oportuna ajuda a salvar as cerejas de doenças de bolso. Para proteger as plantas, você precisa:
- escolha locais bem ventilados e secos para o plantio de cerejas jovens;
- podar árvores regularmente para que a copa não fique muito grossa;
- remova os galhos infectados e queime-os imediatamente.
Em março, como medida preventiva, as cerejas precisam ser tratadas duas vezes com uma solução de sulfato de cobre. O intervalo entre os procedimentos deve ser feito em 3-4 dias.
É necessário tratar cerejas para a doença da bolsa imediatamente após os primeiros sinais de seu desenvolvimento terem sido notados. Afinal, quanto mais se espalha, mais difícil é salvar a árvore.
No combate à doença, são utilizados fungicidas de alta qualidade. Você precisa usá-los seguindo as instruções da embalagem.
Moniliose
A moniliose é outra doença fúngica comum. Ela infecta inicialmente os frutos e depois se espalha para os galhos e folhas. O fato de a planta estar doente pode ser entendido pelos seguintes sinais:
- a cereja começa a secar imediatamente após a floração;
- as flores adquirem uma tonalidade marrom acobreada;
- as folhas secam e caem rapidamente.
Todos esses sintomas podem ser notados nos primeiros dias de verão. A árvore afetada desta forma seca muito rapidamente.
Se os galhos doentes não forem removidos a tempo, a doença também afetará as árvores vizinhas. A moniliose é perigosa para todos os tipos de culturas de frutas com caroço.
Cerejas infectadas podem ser tratadas com 1% de Bordeaux líquido, Horus ou vitríolo de ferro. Todos esses produtos devem ser aplicados após a floração. Antes de usar os produtos, você deve ler atentamente as instruções na embalagem.
Doença de Clasterosporium
Esta doença, como a anterior, é perigosa para todas as culturas de frutas com caroço. A doença das plantas é indicada por:
- o aparecimento de crescimentos marrons nos ramos;
- edema anormal dos rins;
- rachaduras na casca;
- o aparecimento de manchas castanho-avermelhadas escuras nas folhas.
Com o tempo, essas pequenas manchas secam e se desintegram, deixando buracos para trás. No último estágio da doença, os ramos da planta secam, a folhagem cai prematuramente.
Existem diferentes maneiras de lidar com essa doença. As preparações comprovadas são geralmente utilizadas para o processamento de madeira.
-
"Horus"... Três gramas do medicamento são diluídos em 10 litros de água. A árvore deve ser pulverizada com esse produto durante a estação de crescimento. Isso deve ser feito 2 a 3 vezes com um intervalo de 8 a 10 dias.
- "Cuproxat". O produto pode ser usado tanto como profilaxia quanto no combate ativo à doença.
- "Velocidade"... A solução é usada para tratar as plantas antes e depois da floração.Durante o processo de preparação, 2 ml do produto são diluídos em 10 litros de água. O consumo do fluido de trabalho depende da variedade selecionada e da idade da planta.
O último tratamento com qualquer uma das preparações selecionadas pode ser realizado o mais tardar 20 dias antes da colheita.
Coccomicose
Cerejas feltradas também são comumente afetadas por esta doença. Existem vários sinais principais desta doença:
- pontos vermelhos aparecem nas folhas;
- esporos se formam na parte inferior da folha;
- a folhagem se desintegra com o tempo.
É importante notar que uma árvore com coccomicose é instável à geada. Portanto, se não for curado a tempo, ele morrerá completamente.
Pragas e a luta contra elas
Vários insetos também podem prejudicar a cultura.
Pulgão
Esta praga é perigosa para as cerejas. É o que mais prejudica as folhas novas. Pulgões tornam a planta fraca e instável a várias doenças. Você pode notar o aparecimento de tais insetos no local por vários sinais:
- folhas na árvore ondulam;
- uma marca pegajosa aparece nos brotos;
- os ramos secam com o tempo.
Livrar-se dessa praga pode ser bastante simples. Para fazer isso, você pode usar produtos químicos como "Commander" ou "Iskra".
Ajudará na luta contra esta praga e remédios populares. A opção mais popular é uma solução concentrada de sabão. É preparado com 20 gramas de raspas de sabão e um litro de água morna. Soluções concentradas de cinzas, tinturas de tansy, cascas de cebola, tabaco ou celidônia também são adequadas para o processamento. Você precisa pulverizar não apenas as cerejas, mas também outras plantas.
Para consolidar o resultado, você precisa se livrar não só dos pulgões da região, mas também das formigas.
Os formigueiros podem ser tratados com produtos químicos especiais ou simplesmente regados com água a ferver.
Mariposa
Esta praga é uma pequena borboleta cinza. O próprio inseto não causa muitos danos às árvores. Mas suas larvas destroem rapidamente a colheita.
Vários meios podem ser usados para controlar essas pragas. Jardineiros experientes recomendam dar preferência aos inseticidas biológicos. Eles não prejudicam a saúde humana ou o meio ambiente. Para o tratamento de plantas, pode-se usar produtos como Fitoverm ou Iskra.
Outra maneira segura de se livrar da mariposa é uso de armadilhas especiais... Para criá-los, os recipientes são preenchidos com uma mistura de compota e cola. Em seguida, eles são pendurados em uma árvore. Depois de alguns dias, as armadilhas são limpas de insetos capturados. Você também pode usar cintas adesivas impregnadas com essa solução, que são fixadas no tronco da árvore.
Vários remédios populares também são usados para processamento. Ajuda bem a proteger as árvores solução de cinza concentrada. É preparado de forma muito simples. Um quilograma de cinza de madeira peneirada é diluído em 1 litro de água e fervido por 5-10 minutos. Depois disso, ele precisa ter permissão para esfriar.
Esta mistura é infundida durante o dia. Após o tempo certo, você precisa adicionar um quarto de um pedaço de sabão em pó ralado a este produto. Antes do uso, a mistura é diluída em água fria na proporção de 1 para 3.
Você pode borrifar plantas infectadas várias vezes. Isso vai livrar-se completamente dos insetos.
Rolo de folhas
Se as folhas da cereja de feltro começarem a enrolar, isso pode indicar que a planta foi atacada por um rolo de folhas. Esta praga é uma pequena lagarta verde. Eles comem frutas, brotos e folhas.
Combater essa praga não é tão difícil. Lagartas grandes podem ser colhidas manualmente e destruídas imediatamente. Se a infestação for muito forte, você pode usar inseticidas comprovados, por exemplo, "Ivanhoe".
Ácaro da ameixa
Esta praga se alimenta de suco de cereja... É muito fácil reconhecer sua aparência. Crescimentos verrucosos perceptíveis aparecem na árvore. É nesses bolsos que se esconde o ácaro da ameixa.
Você pode se livrar de tal inseto usando o método antiquado comprovado. A árvore só precisa ser despejada com água fervente. Isso vai matar as larvas do carrapato. A água quente não prejudica a própria planta.
Mas esse procedimento só pode ser realizado no início da primavera, antes mesmo do período de brotação.
A cereja de feltro pode ser prejudicada não só por insetos, mas também por roedores... No inverno, eles se escondem sob a neve em montes de neve e roem a casca de plantas jovens e adultas. Isso os torna mais fracos e mais suscetíveis a várias doenças.
Para proteger as cerejas dessas pragas, a árvore deve estar preparada para o inverno no outono. A parte inferior do tronco pode ser amarrada com ramos de abeto ou uma malha com pequenas células. Ratoeiras colocadas no local também funcionam. Além disso, um veneno comum pode ser usado. Mas isso deve ser feito com cuidado. Afinal, se houver animais de estimação no local, eles podem comer um camundongo infectado e também ser envenenados.
Medidas de prevenção
Para proteger as plantas da maioria das doenças e pragas, certas medidas preventivas devem ser seguidas.
- Na primavera, você precisa inspecionar a árvore e afinar sua coroa. É necessário livrar-se de todos os ramos enfraquecidos e secos.
- Cerejas de feltro, como outras frutas de caroço, são tratadas para prevenção com uma solução de 3% de Bordeaux líquido... Isso ajuda a protegê-lo da maioria das doenças fúngicas.
- No verão, para prevenção, a folhagem verde é borrifada com alho, tabaco ou infusão de cinzas... E também neste estágio de desenvolvimento, as cerejas podem ser tratadas com inseticidas leves ou fungicidas.
- No outono, o local deve ser limpo de folhas caídas.... Não é compostado, mas queimado em seu jardim.
- Antes do inverno, é recomendado remover todas as ervas daninhas perto da cereja, e também afrouxa o solo no círculo do tronco.
Jardineiros experientes também sabem que existem variedades de cereja que são mais resistentes a doenças fúngicas e ataques de insetos. São eles, se possível, que devem ser plantados em seu site. Vale a pena prestar atenção a variedades como "Crianças", "Alice", "Bom dia".
Cultivar uma boa colheita de cerejas feltradas não é difícil. Ao mesmo tempo, você não precisa perder muito tempo cuidando da planta. Basta manter o jardim limpo e monitorar cuidadosamente o estado das árvores.
Você pode encontrar outras dicas úteis para cuidar de sua cereja de feltro abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.