Mosaico viral: tipos de doenças e formas de lutar

Contente
  1. Descrição e tipos de doença
  2. Razões para o aparecimento
  3. Métodos de tratamento
  4. Medidas de prevenção

O mosaico é uma das doenças mais perigosas causadas por vírus. Para superar essa doença, é necessário determinar exatamente que tipo de vírus afeta a cultura. Depois disso, você deve começar a lutar contra ele imediatamente.

Descrição e tipos de doença

O vírus do mosaico do tabaco é muito difícil de ser confundido com qualquer outra doença. A doença foi descoberta pela primeira vez no século XIX. Esta doença viral foi descoberta por Dmitry Ivanovsky. Uma doença desconhecida foi descoberta em plantações onde o tabaco era cultivado. Por isso foi chamado de mosaico do tabaco.

Você pode descobrir esta doença pelos seguintes sinais:

  • manchas de diferentes cores e tamanhos aparecem na folhagem, lembrando pedaços de um mosaico;
  • a placa da folha está deformada;
  • a planta se desenvolve lentamente;
  • os rebentos jovens secam gradualmente;
  • manchas marrons e podridão aparecem na superfície da fruta.

Você não pode comer frutos de plantas infectadas com doenças virais.

Em um livro de biologia, você pode encontrar vários tipos dessa doença.

Mosaico comum

O agente causador desta doença é o vírus "C". Os sinais de infecção aparecem imediatamente. Um grande número de pequenas manchas verde-amarelas aparecem nas folhas das plantas. Um pouco depois, eles ficam enrugados. A planta para de crescer e as flores começam a murchar. Os frutos estão cobertos de "verrugas".

Na maioria das vezes, essa doença afeta berinjelas, pepinos e abobrinhas. O portador desta doença são os pulgões.

Mosaico verde salpicado

Externamente, esse tipo de mosaico é semelhante a um mosaico comum. Mas essa doença é mais resistente às formas existentes de tratamento e, portanto, mais perigosa. Na maioria das vezes, a doença afeta pepinos e abóboras.

Mosaico branco

Esta doença afeta plantas cultivadas em casa de vegetação. Manchas de cor amarela ou branca aparecem nas folhas de pimentão, repolho ou tomate. Por sua forma, eles se assemelham a um asterisco irregular. Nesse caso, a folhagem afetada não muda de forma. Mas os frutos eventualmente ficam cobertos de listras amarelas.

O vírus pode persistir por muito tempo nos restos das plantas ou nas sementes.

Ponto de mosaico subcutâneo

Afeta mais comumente árvores frutíferas, como peras, ameixas ou macieiras. Logo no início da doença, a casca das árvores fica coberta de rachaduras e as folhas ficam manchadas. Um pouco depois, os frutos começam a se deformar.

Mosaico de flores

Esta doença afeta mais frequentemente as rosas. Após a infecção por esta doença, a estrutura das folhas e rebentos da flor muda. Os botões murcham e começam a perder as pétalas. O mosaico de flores se espalha muito rapidamente, por isso é muito perigoso.

Mosaico de veias

Esta doença viral afeta mais comumente arbustos de bagas, como framboesas, groselhas pretas ou groselhas. Após a infecção, as folhas das plantas começam a enrolar e as veias ficam mais claras. E também manchas amarelas aparecem em sua superfície.

Mosaico listrado

Esse tipo de vírus geralmente infecta batatas. Manchas escuras aparecem nas folhas inferiores e listras finas aparecem nas nervuras. Com o tempo, as folhas começam a cair e os caules secam. As frutas da batata perdem o sabor.

Razões para o aparecimento

Existem diferentes maneiras de infectar plantas com mosaicos virais. A doença pode ocorrer quando:

  • uso para semear sementes infectadas com o vírus;
  • seleção de estacas, porta-enxertos e mudas doentes;
  • colher, transplantar ou beliscar plantas;
  • se o suco das safras contaminadas entrar em contato com as ferramentas;
  • a presença de pragas no solo que podem espalhar esse vírus de muda em muda.

A doença infecta arbustos e vegetais mais rápido do que árvores. As plantas mais velhas são mais suscetíveis a esta doença do que as jovens.

Métodos de tratamento

É necessário lidar com o mosaico rapidamente, usando os meios mais eficazes. Esta é a única maneira de salvar plantas infectadas.

Como regra, as árvores ou arbustos são tratados com vários produtos químicos. Você pode usar "Carbosulfan", "Fitosporin", "Cypermethrin" ou "Fufanon". É melhor processar as misturas preparadas no início da manhã ou no final da tarde, quando o sol não está brilhando.

Se as plantas estão muito afetadas, não é mais possível salvá-las. Resta destruir os arbustos ou galhos infectados para evitar a propagação da doença. As plantas doentes devem ser queimadas junto com um torrão de terra nas raízes.

Medidas de prevenção

Não se esqueça da prevenção. Afinal, é muito mais fácil prevenir a infecção do local do que combater a doença.

  1. Em primeiro lugar, você precisa escolher sementes e mudas saudáveis ​​para o plantio. Em nenhum caso, eles devem estar infectados com a doença. Recomenda-se desinfetar as sementes antes do plantio. Eles podem ser processados ​​com produtos químicos e com uma solução de permanganato de potássio.
  2. O plantio em seu site é aquelas variedades de plantas que são resistentes a essas doenças. As hortaliças devem ser plantadas de forma que haja espaço livre suficiente entre os arbustos.
  3. Após a colheita, todos os resíduos vegetais devem ser queimados.
  4. Todas as ervas daninhas devem ser removidas regularmente. Freqüentemente, eles são os principais portadores da doença.
  5. Os equipamentos utilizados na obra devem ser desinfetados, assim como as caixas onde são cultivadas as mudas. Para isso, 2 colheres de sopa de permanganato de potássio e 4 colheres de sulfato de cobre são diluídas em um litro de água. As ferramentas são embebidas em solução por meia hora. Se as plantas forem cultivadas em estufa, as paredes também devem ser desinfetadas no final da temporada.
  6. Nos corredores, é necessário plantar plantas ou flores que espantem os insetos nocivos.
  7. Para que as plantas sejam saudáveis ​​e resistentes a doenças, elas precisam ser bem alimentadas, usando fertilizantes orgânicos e minerais alternadamente.

O mosaico viral é uma doença perigosa. É muito difícil lidar com isso e, em alguns casos, é completamente impossível. É por isso, percebendo sinais de infecção do local, não deixe tudo seguir seu curso. Devemos começar imediatamente a combater ativamente esta doença e então nada ameaçará a safra.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário