O uso de vanilina de mosquitos
Há muito se sabe que a vanilina é um remédio eficaz para mosquitos, que já tem várias décadas... O composto, que tem efeito benéfico no homem, promove a liberação de hormônios e estabiliza o estado emocional, é capaz de espantar os insetos sugadores de sangue. Os métodos tradicionais envolvem o uso de baunilha em pó ou polpa de vagem, que são mais seguros do que os produtos do arsenal da indústria química, que muitas vezes representam uma ameaça para o homem devido à toxicidade.
Como funciona?
Vanilina de mosquitos é um remédio popular, cujo efeito é conhecido há muito tempo. Não foram realizados estudos científicos sobre os mecanismos de ação da baunilha, que repelem insetos. O principal pressuposto pelo qual a planta ajuda contra os parasitas sugadores de sangue é o aroma acentuado e específico dos frutos da videira perene. O cheiro, que causa sensações e associações agradáveis nos humanos, tem um efeito alarmante e assustador nos insetos. Os cientistas sugerem que a razão para este efeito reside nas características biológicas da videira perene.
- Antes de se tornar uma planta cultivada em vários países, a pérola da floresta tropical cresceu no México.
- Uma orquídea com frutas populares cresce nas árvores, sendo presa por raízes adventícias e fugindo do sol... Em seu habitat nativo, é polinizada apenas por abelhas de uma espécie.
- Os insetos benéficos têm apenas um dia para a polinização, enquanto a flor está aberta. Se não tiverem tempo para fazer isso, a flor cai e não dá frutos. Provavelmente, a propriedade do olfato de espantar outros insetos, exceto uma espécie de abelha, é baseada nisso.
- Palpitar - no longo amadurecimento da vagem (3/4 anos). O doce aroma repele as pragas da cápsula frágil.
Os métodos tradicionais baseiam-se na observação prática. Depois de ver que o cheiro do tempero da massa pode ajudar a se livrar dos mosquitos, as pessoas desenvolveram várias maneiras de aplicar com segurança na pele exposta de sugadores de sangue.
Isso ajudou a estar calmamente na rua à noite. Em seguida, descobriu-se que a baunilha tem a propriedade de repelir mosquitos, pulgas e carrapatos. Eles começaram a usá-lo como um meio para uma estadia tranquila na natureza, livrando os animais de estimação de parasitas.
As propriedades benéficas da baunilha têm sido adotadas por cosmetologistas, veterinários, fabricantes de meios para repelir insetos sugadores de sangue, química industrial e até medicamentos. Os curandeiros tradicionais têm várias receitas eficazes, métodos para fazer uma solução de vanilina contra mosquitos.
Como preparar o produto?
O principal segredo de qualquer receita é usar a baunilha natural como ingrediente principal, e não um sabor sintético que imita a presença de um tempero. Anteriormente, o pó e as vagens custavam muito dinheiro. Desde a domesticação da videira, seu custo tem diminuído, embora continue alto devido à necessidade de fazer tudo manualmente (do plantio à polinização). Portanto, na fabricação de um repelente de insetos eficaz, você pode usar componentes variáveis: polpa de vagem (cápsulas), pó de frutas secas, extrato pronto (em cápsulas lacradas), óleo de baunilha do arsenal dos aromaterapeutas.
Uma receita adequada de uma série de existentes é escolhida de acordo com vários parâmetros: a forma acabada do componente principal, a duração da permanência na zona de invasão dos insetos sugadores de sangue e outros.
Em publicações especiais, várias formas variáveis também são mencionadas, cuja adequação depende de uma série de condições:
- soluções (álcool e água) com baixa concentração e curto período de uso do pó de baunilha;
- solução de concentrado em ampolas, o mesmo remédio das cápsulas naturais da planta (mais precisamente, das sementes e da polpa, que têm um cheiro especialmente pungente);
- concentrado à base de álcool com vida útil ilimitada, adequado para viagens e caminhadas na natureza;
- mistura de detergente - Excelente forma de trabalhar no jardim e lavar após o acabamento;
- creme com baunilha em pó - um produto bem conservado, ideal para a pele infantil, mas não adequado para climas quentes devido à hiperidrose causada;
- bolsa de cristal permeável ou frutas secas (guardadas no guarda-roupa), adicionando o extrato a um frasco de abrilhantador para máquina de lavar.
Com o mesmo sucesso, você pode usar produtos cosméticos prontos: sabonetes, xampus e géis.
Coco e baunilha são sabores comuns, mas não há garantia de que o fabricante usou um remédio natural e não um sabor sintético que imita o perfume único com bastante precisão, mas não tem as propriedades do original.
Solução de água
Pode ser feito de vanilina em pó (vendida em sachês, não deve ser confundida com açúcar de baunilha - esta forma não é adequada para se fazer um remédio popular comprovado, só atrai insetos ávidos por doces). A peculiaridade da fabricação está na propriedade inerente aos cristais de precipitarem em água à temperatura ambiente. Mas se você aquecê-lo até 50 graus, o pó se dissolverá completamente e não ficará preso no borrifador. A falta de uma solução aquosa de cristais é fragilidade. É usado para o fim a que se destina, no máximo 2 dias.
É muito mais fácil misturar a substância líquida das cápsulas (na proporção de 1 cápsula para meio copo de água) e tratar a pele exposta com ela. A solução mais eficaz é considerada uma solução em vagens de baunilha.
Para prepará-lo corretamente, você precisa agir em etapas.
- Retire as sementes e a polpa das cápsulas. Eles têm o odor mais forte e pungente.
- Pegue algumas vagens e triture-as em uma panela de 3 litros em banho-maria por uma hora.
- Despeje a infusão em frascos, vire de cabeça para baixo, embrulhe em um cobertor e deixe por um tempo, até que esfriem completamente.
- Mergulhe-os por 3 semanas em um lugar escuro e bastante fresco... Se necessário, em tais condições, eles podem ser armazenados por muito tempo.
Você obtém um concentrado saturado, mas antes de usar deve ser diluído da seguinte forma: para cem mililitros de água, meia colher de chá da infusão resultante. E, se for para crianças, 2/5 da solução infundida serão suficientes para a mesma quantidade de líquido despejada no borrifador. O escopo de aplicação da infusão é amplo e o resultado é invariavelmente eficaz.
Pode ser usado como fragrância ambiente, spray, aplicado na pele e adicionado à água quente durante o banho.
Alcoólico
Como preparar e diluir a solução com álcool etílico também depende da fonte de baunilha.
- Uma solução alcoólica de vanilina cristalina é preparada com antecedência. Para preparar um remédio para sugadores de sangue, basta diluir 1 g de pó em uma colher de sopa de álcool. É conveniente levar uma tal composição com você em um frasco e trazê-la à concentração desejada no local, se necessário.
- Outra receita popular envolve o uso do conteúdo de caixas de baunilha... Em 200 ml de álcool de farmácia adicione a polpa de 5-6 frutos eviscerados. O recipiente é bem fechado e deixado por 3 semanas em um local escuro e fresco. Após o tempo prescrito, obtém-se um líquido marrom escuro com forte aroma de baunilha. Ele é armazenado por um longo tempo, não ocupa espaço na bagagem e está divorciado da condição exigida já no local.
- Uma solução alcoólica de vanilina líquida em ampolas é bastante simples de preparar. Ao misturar a cápsula do concentrado com meio copo de álcool puro, você pode obter um produto pronto para proteger a pele. Antes do uso, basta diluí-lo com água na proporção certa - e pode ser usado como um meio eficaz de proteção contra insetos irritantes em qualquer idade.
Não há segredos especiais no preparo de nenhuma das formulações descritas - desde que a planta tenha sido utilizada como ingrediente principal, e não um simulador de cheiros sintéticos. O resultado da aplicação é invariavelmente favorável. As crianças percebem o aroma com prazer: evoca associações agradáveis com doces e pastéis.
Como diluir o concentrado acabado?
O método mais simples é usar um concentrado pronto. As formulações caseiras são ainda mais fáceis devido a uma dosagem simples e precisa, é tomada 1 ampola por unidade de medida, os restantes ingredientes são calculados de acordo com ela. A vantagem do concentrado de ampola é sua compactação e facilidade de movimentação, preservação por longo prazo (até que expire o prazo de validade indicado na caixa). Várias formas de equipamento de proteção podem ser feitas a partir dele:
- água e álcool soluções;
- detergentes (Adiciona-se 1 cápsula ao sabonete líquido e ao xampu, mistura tudo bem);
- manteiga de baunilha - misturando a composição concentrada da ampola com qualquer óleo vegetal;
- abrilhantador - adicionar ao abrilhantador normal para a máquina de lavar.
Ao contrário do verdadeiro óleo de baunilha, que se comercializa em embalagens especiais e se utiliza em poucas gotas, preparado de forma independente (misturado com óleo de linhaça, azeite ou até mesmo de girassol) não só não agride a pele, mas, ao contrário, normaliza seu estado.
Como aplicar?
Você pode usar equipamentos de proteção preparados de acordo com as receitas populares em qualquer caso, quando uma pessoa precisar de proteção contra os parasitas sugadores de sangue que a cercam. Eles ajudam não apenas contra mosquitos, mas também contra mosquitos, pulgas, piolhos e repelem carrapatos.
Você pode usar detergentes e detergentes, óleo vegetal, melhorado por meio de baunilha, e todos os dias.
As soluções aquosas de curta duração devem ser consumidas dentro de um dia e meio. As bebidas alcoólicas duram muito mais tempo, por isso é melhor armazená-las em um recipiente bem fechado, diluí-las em pequenas porções assim que for necessário e consumi-las imediatamente.
Para outro método de cozimento, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.