Doenças e pragas do endro

Contente
  1. Doenças e seu tratamento
  2. Revisão e controle de pragas
  3. Medidas de prevenção

O endro é considerado uma planta extremamente despretensiosa. Basta plantar uma vez a semente e ela crescerá. O endro tem umidade suficiente da precipitação natural. Além disso, a planta não precisa de alimentação. No entanto, o endro também pode ser vítima de parasitas de plantas e fungos. Portanto, é melhor descobrir imediatamente quais problemas você pode encontrar ao cultivar e plantar esta cultura. Medidas oportunas ajudarão a salvar a safra da invasão de insetos nocivos ou infecções fúngicas.

Doenças e seu tratamento

A planta possui naturalmente boa imunidade, que foi repassada a diferentes variedades de endro durante a seleção. No entanto, existem fatores pelos quais a planta fica doente e seca. O endro pode ser vítima de um fungo, contra o qual a planta não tem proteção.

Peronosporose

Se manchas esverdeadas aparecerem na planta, pode ser míldio... As áreas afetadas são oleosas ao toque e podem variar de verde escuro no início da lesão a marrom no final. Por dentro, a folha é recoberta por uma flor cinza, as manchas vão se ampliando cada vez mais até atingirem toda a planta. As folhas perdem gradualmente a cor e depois se desfazem em pedaços separados. Um sinal característico da peronosporose é o amarelo, os verdes secam e perdem o sabor e o cheiro característicos.

A doença atinge a planta em muito pouco tempo, em poucos dias... Os esporos de fungos são transportados de planta em planta por pulgões e moscas brancas. A doença pode desenvolver-se com mudanças de temperatura em diferentes momentos do dia ou com chuvas frequentes.

Outro fator no desenvolvimento do fungo é a rega com água gelada.

Oídio

Esta doença afeta as plantas com mais frequência, incluindo o endro. O fungo se desenvolve em condições de alta umidade (mais de 70%), bem como se no verão a temperatura cair abaixo de 20 graus... Os esporos são transportados por insetos que sobem nas folhas e caules em busca de alimento. As folhas da planta afetada são cobertas por um pó marrom esbranquiçado. A placa torna-se gradualmente mais dura e torna-se castanha. A planta se enrola, seca e morre. Esse endro pode ser comido, mas não terá sabor e cheiro pronunciados.

Se você encontrar oídio antes que tenha tempo de infectar a planta, você pode corrigir a situação.... Para fazer isso, o endro é tratado com uma tintura de flechas de cebola jovem ou alho. Você pode usar uma solução de pó de mostarda. Se o fungo aparecer nas folhas ou ramos individuais, eles são removidos. Após a remoção das áreas afetadas, a planta é borrifada com espuma de sabão em pó. O sabão de alcatrão também é adequado para a solução. O fungo morre rapidamente em um ambiente ácido, então você pode usar solução de kefir... Você pode prepará-lo misturando kefir e água na proporção de 1: 10. Um pouco de iodo deve ser derramado na solução.

Fomoz

As cenouras são mais afetadas por esta doença do que o endro, embora as plantas sejam membros da mesma família. A cromose aparece em climas quentes com alta umidade... Outro fator que provoca o desenvolvimento da doença é a falta de boro no solo.

Nas folhas das plantas afetadas, podem ser traçados pontos acastanhados ou cinza-esbranquiçados com borda escura. O dorso das folhas torna-se azulado e as folhas inferiores podem ficar completamente rosadas. As plantas afetadas secam rapidamente e depois morrem. Se você arrancar um arbusto de endro do solo, poderá ver feridas acinzentadas no rizoma. A raiz sob essas manchas literalmente se desintegra quando tocada.

Murcha vertical

Esta doença afeta mais frequentemente raízes e arbustos, mas o endro também pode morrer. O período de incubação da doença é longo - 2-3 anos. Nesse momento, a planta parece normal, mas a doença se desenvolve no solo. Depois de muito tempo, a planta começa a se deformar, murchando lentamente. Os fatores de desenvolvimento são calor acima de 25 graus, bem como baixa umidade. O fungo bloqueia os vasos pelos quais a umidade passa. Conseqüentemente, os líquidos úteis simplesmente não chegam ao rizoma da planta. Omas começa a faltar nutrientes e vitaminas. Nesse caso, o fungo libera toxinas que envenenam os tecidos vegetais. As plantas infectadas são caracterizadas por frouxidão e subdesenvolvimento das raízes.

As folhas inferiores secam rapidamente e caem. A rega não resolve o problema de forma alguma. No futuro, a planta para de se desenvolver, as folhas ficam vermelhas. Ao mesmo tempo, manchas esbranquiçadas que lembram uma teia de aranha podem aparecer em superfícies previamente verdes; no entanto, isso não é um pré-requisito para a veticilose.

Esta doença é frequentemente confundida com a atividade do ácaro-aranha e acaricidas são usados ​​no tratamento de plantas, o que acaba não ajudando.

Cercosporose

É um fungo extremamente perigoso que pode se desenvolver em todas as plantas, inibindo o desenvolvimento de arbustos verdes. Devido ao fungo, a fotossíntese não é realizada, o que faz com que não se formem novas folhas e a planta "congela" no desenvolvimento. O fungo é ativo durante o frio e a alta umidade, e é ótimo em temperaturas não superiores a 20 graus.

A doença é caracterizada pelo aparecimento de pequenas manchas marrons delimitadas por uma faixa avermelhada. As superfícies infectadas são aveludadas ao toque. As manchas crescem gradualmente em torno do perímetro e preenchem toda a folha. As folhas logo começam a apodrecer e cair.

Perna negra

A doença afeta mais frequentemente os brotos jovens, matando a maioria das mudas. A doença pode aparecer devido à rega frequente. O caule começa a secar e fica mais fino. A planta literalmente cai no chão e morre.

Se aparecerem os primeiros sinais da doença, a rega deve ser reduzida. Não se deve parar de regar as plantas, basta umedecer o solo para que não seque. Para regar, você pode usar uma solução especial - os cristais de potássio são diluídos em água, depois do que fica rosado. Após a rega, é necessário afrouxar o solo nas raízes para que a água não fique estagnada no solo.

Fusarium murchando

Uma doença extremamente perigosa que afeta quase todas as plantas. O fungo destrói os tecidos das plantas, envenenando-os com secreções tóxicas. Frutas infectadas não podem ser comidas. O fungo se sente bem em solo ácido, mas não tolera substrato de argila. A doença se desenvolve no calor, no ar úmido. É por isso que o endro que cresce em estufas pode ser vítima de fungos. Os esporos são transportados por insetos que se alimentam da seiva das plantas - ácaros, pulgões e moscas brancas.

As folhas, inflorescências e galhos afetados ficam amarelos e murcham. Em tecidos doentes, manchas aquosas são visíveis, que aparecem primeiro nas raízes e, em seguida, em toda a planta. Se você cortar uma planta doente, pontos pretos serão visíveis nos vasos cortados - mortos. Formações branco-rosadas podem aparecer nas raízes.

Revisão e controle de pragas

Devido à abundância de óleos essenciais, o endro tem um aroma bastante pungente. Isso se torna a defesa natural da planta contra os insetos. Mas o cheiro forte não protege a planta de todas as pragas.

Mariposa endro

A borboleta também é chamada de mariposa "cenoura".... O inseto é pequeno e tem asas marrons opacas. Manchas vermelhas aparecem na borda dianteira das asas. Os insetos adultos põem seus ovos diretamente no solo ou nas plantas. As lagartas que emergem dos ovos começam a comer ativamente os tecidos moles da planta. As lagartas também são verde-avermelhadas.

Os mosquitos comem tecidos moles - inflorescências e botões.Eles trançam os guarda-chuvas de endro com uma substância que lembra uma teia de aranha. Você pode destruir o inseto arrancando o guarda-chuva. Pulverizar e quaisquer medidas adicionais não são tão eficazes quanto eliminar o guarda-chuva de endro afetado.

Lírio de cenoura

São pequenos insetos verdes com até 2 mm de diâmetro. O inseto tem pequenas asas transparentes com um tom esverdeado. No outono, os piolhos põem ovos no rizoma das plantas. Na primavera, as larvas emergem dos ovos, que sugam a seiva das plantas. As larvas têm uma cor verde pálida, em seus corpos há crescimentos em forma de franja. É muito difícil ver as larvas - elas se fundem com a planta e se escondem sob as folhas. Insetos jovens se instalam na folhagem, alimentando-se da seiva da planta. Logo as folhas começam a secar, deformar e cair.

Você pode se livrar dos besouros de folhas, se você pulverizar as plantas com uma configuração de cascas de frutas cítricas, pó de mostarda e água. Você pode cobrir o solo com cinza de madeira, à qual você precisa adicionar folhas secas de tabaco e pimenta moída. A praga não tolera o cheiro de cebola, então você pode plantar cebolas ao lado dos canteiros de endro.

Além disso, como medida preventiva, você pode plantar arbustos de trigo sarraceno, que têm o mesmo efeito sobre esse tipo de praga.

Mosca da cenoura

É um inseto em miniatura com cerca de 5 mm de comprimento. As larvas são muito pequenas e apresentam uma cor amarelo pálido. O período de atividade das moscas começa no início de maio e dura cerca de um mês. Normalmente, as macieiras e os freixos das montanhas começam a florescer nesta época.

As larvas, saindo dos ovos, vão para o rizoma. No solo, as pragas começam a aderir a raízes delicadas. Eles se infiltram em tecidos que assumem uma tonalidade de tijolo. As plantas começam a crescer mais lentamente, os caules adquirem uma forma irregular. As folhas ficam roxas e eventualmente secam.

Percevejo listrado

A praga é chamada de escutelo governado, inseto italiano e grafimosa listrada. O inseto italiano foi batizado devido às semelhanças com as flores da forma dos militares do Vaticano. Existem listras pretas e vermelhas na carapaça do percevejo. O inseto adora não só endro, mas também cenoura e salsa. O inseto adora calor, então é simplesmente impossível vê-lo no norte da Rússia. Na planta, você pode ver imediatamente o bug do escudo. Eles vivem em grandes grupos em guarda-chuvas de endro, alimentando-se da seiva da planta. Com isso, as sementes não têm tempo para amadurecer ou ficam deformadas, o que prejudica sua germinação.

O inseto é lento e mal disfarçado.... As cores vivas parecem alertar sobre o perigo do inseto, embora na verdade não seja perigoso para as pessoas. Os escaravelhos podem ser recolhidos à mão, os guarda-chuvas de endro podem ser colocados na água. Pulverizar com diclorvos e aerossóis anti-pulgas também ajudará.

Como regra, o cultivo contínuo dos canteiros não é necessário. Uma exceção é a situação em que uma praga infecta maciçamente as plantas.

Medidas de prevenção

É melhor tomar medidas preventivas imediatamente que salvem a cultura da invasão de parasitas ou doenças fúngicas. Você pode evitar muitos problemas seguindo medidas preventivas simples para preservar os verdes aromáticos:

  • planta endro em novos lugares a cada temporada;
  • com a chegada do outono, cave nas camas;
  • não se esqueça de colher e queimar os topos restantes após a colheita;
  • arrancar plantas guarda-chuva, incluindo hogweed, ao redor do perímetro do local;
  • mantenha o nível de umidade do solo sob controle, não se empolgue com regas frequentes;
  • fazer lacunas entre mudas plantadas e mudas;
  • antes de plantar, é necessário desinfetar as sementes mergulhando-as em uma solução de permanganato de potássio para evitar o aparecimento de lesmas.

Se todas as plantas são afetadas por doenças, você pode tratá-las com uma composição especial. Você pode usar soluções químicas, no entanto, existem muitos análogos populares e completamente seguros:

  • tintura de cascas de tangerina, laranja ou limão (para 1 litro de água pura, toma-se cerca de 100 gramas de cascas de cítricos, a mistura é infundida por três dias);
  • tintura de cebola e flechas de alho (200 gramas de matéria-prima por 1 litro de água);
  • sabão em pó dissolvido em água (10 litros exigirão cerca de 200 gramas de sabão);
  • tintura de tabaco (aproximadamente 50 gramas são necessários para 1 litro de água);
  • cinzas diluídas em água (50 gramas de cinzas por 1 litro).

Se após a aplicação das formulações não houver resultado, pode-se tentar pulverizar as plantas com outra infusão orgânica.... Os produtos químicos devem ser usados ​​por último. Para ajudar os jardineiros, um grande número de produtos especiais são vendidos para proteção contra fungos e insetos. - Bordeaux líquido, fungicidas, oxicloreto de cobre. Na maioria das vezes, as medidas preventivas aplicadas de forma adequada ajudam a proteger o endro e a lidar com o problema muito rapidamente. A prevenção é especialmente relevante se o processo de doenças de plantas ou infestação de insetos estiver apenas começando.

Mesmo uma planta tão tenaz e forte como o endro pode ser vítima de pragas ou infecções fúngicas. Bastará ao jardineiro fazer o mínimo esforço para que as plantas do jardim se deliciem com a força e a beleza e, com isso, uma excelente colheita.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário