O uso de soro de leite para pepinos

Contente
  1. Propriedades do soro
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Como preparar a solução?
  4. Quando você pode usar isso?
  5. Métodos de aplicação
  6. Medidas de precaução

Todo jardineiro deseja obter uma colheita decente com o menor custo. É por isso é imperativo alimentar as plantas para que fiquem fortes e saudáveis. Os pepinos são a cultura vegetal mais comum, assim como os tomates. Nem todo jardineiro usará produtos químicos. Alguem dá preferência produtos ecológicos, fertilizantes naturais. Um deles é o whey.

Propriedades do soro

Soro de leite é produto residual resultante da fermentação do leite. É quase 95% de água. A substância contém uma variedade de oligoelementos necessários para a maioria das plantas. O soro contém potássio, fósforo, magnésio, cálcio, nitrogênio, aminoácidos e vitaminas. É junto com as bactérias do ácido láctico que podem ajudar significativamente a cultura do pepino no crescimento, desenvolvimento e frutificação. Você também pode usar soro de queijo cottage.

A microflora do líquido contribui para a aceleração da decomposição das substâncias orgânicas em elementos mais simples, que são assimilados pelas plantas. Essas bactérias têm um efeito avassalador sobre a atividade vital da microflora patogênica, que é a causa de muitas doenças da cultura, incluindo o oídio.

O soro contém as seguintes substâncias:

  • lactose;
  • minerais;
  • proteínas;
  • vitaminas;
  • aminoácidos.

O soro de leite é usado diluído para evitar queimaduras. É aplicável como tempero para a maioria das hortaliças (tomate, pepino e outros).

Para alimentação

Whey é um excelente fertilizante que pode ser usado para alimentar plantações de vegetais. É realizada rega ou pulverização. A primeira rega pode ser feita na fase de muda, quando surgem duas ou três folhas verdes crescidas. Essa alimentação evita que os brotos saiam, fortalece o sistema imunológico, o que é especialmente importante no plantio de mudas em condições de terreno aberto. Essa medida é muito importante, pois promove a formação de safras saudáveis ​​e uma boa colheita, além de um crescimento correto.

Na segunda vez, o fertilizante é aplicado em campo aberto após o plantio das mudas, após 10 dias. Para cada plantio, 1 litro da solução preparada será suficiente. A substância é derramada a uma distância de 50 cm do caule. O fertilizante é melhor aplicado à noite, antes da rega. A rega deve ser feita com cuidado, evitando que a solução atinja as partes verdes das plantas. Isso ajudará a prevenir queimaduras.

A cobertura deve ser alternada com a fertilização foliar. Certifique-se de coar o soro antes de usar. O curativo foliar envolve pulverizar as partes inferiores das folhas com um borrifador.

O curativo foliar é realizado em tempo nublado. Antes do processamento, todas as folhas e brotos danificados e secos são removidos das plantações, os frutos maduros são coletados, se houver.

Para o período de floração e formação de frutos, o seguinte remédio é adequado:

  • 2 litros de solução básica de soro de leite;
  • 1 Colher de Sopa. uma colher cheia de cinzas;
  • 10 gotas de iodo;
  • 5 colheres de sopa. colheres de mel.

A mistura deve ser infundida por dois ou três dias. A alimentação da raiz é realizada. Pode ser realizado durante todo o período vegetativo. Não há necessidade de se preocupar com a qualidade da colheita, pois o soro é um produto totalmente natural.

A frequência ideal de alimentação é de 10 a 12 dias. A chuva pode facilmente lavar a mistura, por isso vale a pena alimentar em tempo seco. É indesejável manusear durante a floração.

De doenças e pragas

Whey também é bom no combate a pragas e doenças, em particular o oídio. Não há necessidade de usar produtos químicos prejudiciais. Para curar o oídio do pepino, você precisará preparar uma solução usando os seguintes meios:

  • soro e ervas - 2 litros de cada produto;
  • xarope de açúcar - 50 ml;
  • sabonete líquido - 30 ml;
  • água - 6 litros;
  • "Brilhante" ou "Baikal EM-1" - 30 ml cada.

Todos os elementos constituintes são bem misturados e fermentados por meia hora. A solução resultante é pulverizada sobre a cultura. Como alternativa, você pode aplicar a seguinte solução:

  • soro - 3 litros;
  • 200 g de açúcar granulado por 200 ml de água;
  • ervas - 2 litros;
  • “Jardim Saudável” ou “Ecoberin” - 20 comprimidos cada;
  • sabonete líquido - 40 ml;
  • água - 10 litros;
  • Preparação EM - 30 ml.

A melhor hora para pulverizar é de manhã cedo, quando o orvalho ainda está úmido. Para a prevenção e tratamento do oídio, uma solução com 10 gotas de iodo também é adequada. O curativo foliar é realizado. O processamento começa em julho.

Para o oídio, a seguinte solução também é adequada:

  • soro - 3 litros;
  • água - 7 litros;
  • sulfato de cobre - 10 g.

Esta é uma composição altamente eficaz que atua contra fusarium, podridão, requeima e muitas outras doenças. Iodo ou verde brilhante podem ser usados ​​como sulfato de cobre. Eles são introduzidos ao longo da folha ou na raiz. Use apenas solução preparada recentemente.

Para eliminar o míldio, uma solução de três componentes é usada:

  • 3 litros de soro de leite;
  • 7 litros de água;
  • 10 g de sulfato de cobre.

Esta composição é muito eficaz em doenças como fusarium, podridão, requeima e muitas outras. Se não houver sulfato de cobre, ele pode ser substituído por verde brilhante ou iodo. O método de aplicação é por folha ou raiz.

É preferível usar exclusivamente solução preparada na hora.

O soro repelente de insetos é usado como armadilha. Despeje cerca de 1/3 do soro em um copo (não diluído) e deixe durante a noite. Este produto demonstrou sua eficácia contra insetos como pulgões, mariposas, mosca da cebola e pulgas crucíferas.

O whey será eficaz quando houver poucos pulgões e moscas brancas. Um litro de leite líquido é dissolvido em um balde de água e 50 g de sabão em pó são adicionados. Pulverize três vezes, em intervalos de cerca de 10 dias.

Vantagens e desvantagens

Whey tem suas vantagens e desvantagens. Primeiro, vamos falar sobre os profissionais.

  1. Não tóxico e inofensivo. O soro também é usado durante o período de frutificação, sem medo de prejudicar as plantações. A pulverização pode ser realizada quase até a própria colheita da fruta. Por causa dessa propriedade, medidas de proteção adicionais não precisam ser aplicadas.
  2. A solução está sendo preparada simples e rápido.
  3. O soro está completo por conta própria e tem uma composição variada que permite substituir todos os outros fundos. Ele contém todos os macro e microelementos necessários. Cada um desses elementos contribui para o pleno desenvolvimento da planta.
  4. A composição inclui ácidoque criam condições inadequadas para a propagação da microflora prejudicial.
  5. Trate com soro de leite útil para repelir pragas... Por exemplo, os pulgões definitivamente terão medo desse remédio.

Existem apenas duas desvantagens.

  1. Após o tratamento com soro de leite, uma película muito fina se forma na superfície das plantas.... Tem curta duração e é rapidamente lavado pela precipitação. Portanto, você terá que processá-lo com frequência.
  2. O soro contribui para a acidificação do solo, por isso a desoxidação é imprescindível. O agente redutor de acidez mais comum é a conhecida cinza. Basta acrescentar muito pouco à solução.

Como preparar a solução?

Existem duas regras básicas para a preparação de um remédio popular à base de soro de leite.

  1. Não exponha a altas temperaturas por muito tempo... O tratamento térmico de longo prazo destrói bactérias valiosas no soro de leite. A pasteurização também mata essas bactérias, deixando apenas uma pequena fração delas. Com isso, o pH do soro torna-se ácido, impossibilitando o uso deste produto em solos com alto índice de acidez.
  2. Para preparar o produto, use apenas leite caseiro, não fervido ou pasteurizado. Esse leite contém microorganismos prejudiciais à saúde humana do gênero Pseudomonas. Eles contribuem para a rápida deterioração do leite, mas são úteis para o solo. Esses bastões são especialmente cultivados para a produção de produtos farmacêuticos.

Com base nessas duas regras, preparar o soro para uso na horticultura é mais fácil do que prepará-lo para consumo. O processo ocorre em várias etapas:

  • pegue o leite caseiro cru e mantenha-o em temperatura ambiente até azedar;
  • filtrar em gaze, previamente dobrada em várias camadas;
  • o líquido filtrado é usado para plantas.

Atenção! É impossível que o produto azeda a ponto de aparecer bolor ou amargor no sabor. É necessário preservar a microflora benéfica e prevenir o desenvolvimento de outras patogênicas.

Com água

A concentração da solução pode ser diferente e é determinada pelo objetivo da aplicação. Para a irrigação radicular, é necessário diluir o soro com água em uma proporção de 1: 10. E para o processamento em uma folha, usamos uma solução com uma concentração mais alta - 1: 3.

Com verde brilhante

A solução de soro de leite com verde brilhante é usada como agente profilático e terapêutico. Tem se mostrado bem no tratamento de doenças como o oídio. Para preparar uma solução, tome por litro de água 1 ml de verde brilhante, 0,5 litros de soro, 25 g de ureia. Três tratamentos são realizados em uma estação - antes da floração, durante a formação dos ovários e após a floração.

Com iodo

Essa receita é boa quando você precisa salvar a colheita com urgência. Uma solução aquosa simples não ajudará; o iodo deve ser usado. Tome 10 gotas de iodo por meio litro de soro... Este último se dissolve melhor em uma substância quente. Vale a pena pulverizar todos os dias, prestando especial atenção à folhagem.

Não há limitação quanto à idade das plantas no processamento - tanto as mudas jovens quanto as plantações crescidas podem ser processadas. É importante lembrar que a solução deve ser diluída em água para reduzir a concentração.

Com cinzas

Como cobertura foliar, utiliza-se uma solução de 2 litros de soro de leite, 5 colheres de sopa de mel, 10 gotas de iodo, 200 g de cinzas. Todos os componentes são bem misturados e mantidos por três dias.

Com ervas

Para cozinhar, você precisa de grama cortada. Pegue um barril com capacidade para 50 litros e encha com grama, adicionando 5 litros de cinza. Cheio de soro. Deixe a mistura fermentar por três dias em local aquecido.

Ao alimentar, dilua em proporções iguais.

Outras receitas

Pegue um litro de iogurte para 9 litros de água em temperatura ambiente, adicione 5 gotas de iodo. É usado várias vezes por mês para acelerar o crescimento e o desenvolvimento da cultura.

Outros "ingredientes" podem ser usados ​​para melhorar as propriedades nutricionais do soro de leite. Por exemplo, uma receita com açúcar e fermento é boa. Levará uma semana para preparar essa solução. Porém, vale a pena.

Dejetos de pássaros são combinados com cinzas de madeira em um balde e um litro de soro de leite é adicionado. Dilua separadamente 200 g de fermento em água em temperatura ambiente, adicionando uma colher de sopa de açúcar. O tempo de infusão da mistura é de 7 dias. Antes de usar, pegue um litro da mistura e dilua em água na quantidade de 10 litros. 10 gotas de iodo são adicionadas por último. Para processar um plantio, você precisará de cerca de 500 ml da solução preparada.

Outra receita eficaz com mel. Você vai precisar de iodo, soro, cinza de madeira, mel. Um litro de soro de leite leva 200 g de cinzas, 3 colheres de sopa. colheres de mel, 10 gotas de iodo. A mistura preparada é mantida por 4 dias.Às vezes, a amônia é adicionada. É preferível processar pepinos durante a fase de floração. Essa alimentação é uma excelente prevenção da queda do ovário.

Todos esses molhos só vão deixar os vegetais mais saborosos. E não se preocupe com o tempo de processamento. O produto não é tóxico.

Com a requeima, você deve usar a seguinte composição:

  • litro de soro de leite;
  • iodo - 30 gotas;
  • sabão em pó - 20 g;
  • água - 10 litros.

Como resultado da mistura dos ingredientes acima, é obtida uma composição muito poderosa, que é processada a cada 10 dias.

Aqui está outra receita com ureia:

  • soro - 500 ml;
  • iodo - 5 gotas;
  • ureia - 20 g;
  • água - 2 litros.

A seguinte receita contém sulfato de cobre. Esta substância é freqüentemente usada na horticultura. Precisaria:

  • soro - 2 litros;
  • sulfato de cobre - 5 g;
  • iodo - 10 gotas;
  • água - 5 litros.

Quando você pode usar isso?

Por ser totalmente inofensivo, o soro pode ser utilizado na horta em qualquer fase - tanto para mudas quanto até na frutificação, sem prejudicar a qualidade dos frutos.

Jardineiros experientes acreditam que o melhor efeito pode ser obtido alternando a alimentação foliar e a fertilização da raiz. A primeira é aconselhada a ser realizada na fase de muda com o aparecimento das primeiras folhas.

1,5 semanas após o plantio em campo aberto ou em estufa, as mudas também precisam de fertilização adicional. Além disso - depois de mais 14 dias. O próximo fertilizante é aplicado somente depois que as flores desabrocham. Na última vez, recomenda-se regar com solução nutritiva durante o período de formação dos frutos e frutificação ativa.

O curativo foliar é feito uma semana após o plantio das mudas, com intervalos de uma semana, até a planta ficar mais forte e formar um par de folhas fortes. No futuro, somente tratamentos médicos serão realizados se as flores caírem.

Métodos de aplicação

O soro de leite pode ser usado com eficácia tanto em campo aberto como fechado. A principal diferença aqui é o nível de concentração da solução. Em estufas, é necessária uma solução mais fraca, cerca de 40%. Fertilize na raiz imediatamente após umedecer o solo. Como a solução não deve entrar em contato com a planta, use regadores com bicas alongadas. A estufa deve ser ventilada após cada tratamento.

Prevenção

Todos sabem que é melhor prevenir a doença do que curá-la. Isso também é verdadeiro para as hortaliças. A maioria dos jardineiros prefere realizar tratamentos profiláticos com soro de leite. Os pepinos podem ser processados ​​assim que florescem. É conveniente usar um borrifador para esses fins.

O melhor momento para os tratamentos é a formação de massa verde ativa. Durante o procedimento, preste atenção às flores e tente, se possível, não cair sobre elas ao pulverizar. De fato, neste caso, uma película protetora se forma nas flores, o que interfere no desenvolvimento normal das flores. É por isso convém realizar todos os tratamentos após a floração.

O processamento é preferível durante o dia, alguns dias antes da rega. Isso é necessário para evitar a lavagem dos nutrientes das plantas.

Irrigação de soro

A rega de raiz usual é realizada. A melhor época para regar é de manhã e à noite.

Regras de pulverização

Para preparar a solução, você precisará de um balde de água morna (5 litros), de preferência em temperatura ambiente. 500 ml de soro preparado de fresco são introduzidos nele e cerca de 6 gotas de iodo são adicionadas. Antes de pulverizar, remova todos os ramos danificados e secos. A planta está pronta para pulverizar. O curso é repetido após 14-21 dias.

Medidas de precaução

O principal no uso de soro para plantas é não usar mais do que o necessário, pois isso pode causar distúrbios no equilíbrio ácido-básico do solo, o que certamente afetará a saúde das plantações. Várias recomendações para uso seguro:

  • o soro é usado exclusivamente na forma diluída;
  • para pessoas alérgicas a laticínios, deve-se ter mais cuidado ao trabalhar com essa substância, apesar de não ser tóxica;
  • para preparar a solução, use somente água morna com temperatura de 23-24 graus acima de zero, a água deve ser decantada;
  • é preferível que o soro não seja termicamente processado;
  • o conteúdo dos ingredientes especificados na receita não deve ser excedido;
  • a solução preparada é usada imediatamente após a preparação, caso contrário, podem aparecer patógenos nela.

O uso do soro é bom porque não é capaz de prejudicar as plantas, desde que tomada a medida. Não representa um perigo sério para os insetos benéficos.

O Whey é um produto totalmente natural que pode ser usado no jardim para quase todos os fins. Também é adequado como cobertura completa, pois contém uma grande quantidade de nutrientes na composição. Tem se mostrado um agente de atividade microbiológica do solo, na prevenção e tratamento de doenças causadas por fungos e outros patógenos, na formação de composto. Whey é um produto eficaz e seguro para qualquer cultivo hortícola.

Mais sobre o uso do soro de leite para pepinos no vídeo abaixo.

1 comentário
0

Concordo que o soro pode ser útil até certo ponto na proteção contra doenças fúngicas. Mas como fertilizante - não. Julgue por si mesmo: o soro contém 0,15% de potássio, metade do fósforo, nenhum nitrogênio, oligoelementos estão presentes em quantidades escassas: cálcio, ferro, manganês, zinco. E, por exemplo, para tomates, você precisa adicionar 90 g de nitrogênio, potássio e fósforo por 10 sq. m. Então, como o soro vai ajudar? Além disso, o soro não pode ser misturado com cinzas. As cinzas contêm uma grande quantidade de carbonato de potássio (potássio), que reage instantaneamente com os ácidos do soro de leite.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário