Remédios populares para mosca-cebola

Contente
  1. Lutando com amônia
  2. Uso de pó e cinzas de tabaco
  3. Usando salmoura
  4. O que mais você pode regar ou borrifar?
  5. Profilaxia

Uma solução de amônia é a droga mais produtiva na luta contra as larvas da mosca da cebola. Suas composições com vários graus de concentração são mais utilizadas para irrigação, mas às vezes também é realizada pulverização. Para melhorar a eficácia do produto, o álcool de amônia é frequentemente misturado com outros componentes. Esses remédios populares universais são usados ​​não apenas contra moscas parasitas, mas também como cobertura do solo.

Lutando com amônia

Externamente, a mosca da cebola se parece com uma mosca comum - um inseto de cor cinza-amarelado e cerca de 8 mm de comprimento. Seu habitat é amplo o suficiente. O principal perigo de uma mosca para plantas bulbosas são suas larvas, que produzem até 50-60 unidades. para o seu ciclo de vida. Deixa embreagens em quaisquer irregularidades e dobras das superfícies bulbosas, geralmente de até 10 ovos oblongos e claros, com aproximadamente 1 mm de tamanho.

Além da cebola tradicional, as larvas da mosca também infectam bulbos e outras plantas (alho-poró, batun, narciso, tulipa).

A praga deve ser combatida ativamente, sem demora - as larvas da mosca eclodem rapidamente, na primeira semana após a postura, logo atingindo um tamanho de cerca de 1 cm. Todo o grupo larval devora a parte mole do bulbo com relativa rapidez, formando uma espécie de toca. As larvas vivem cerca de 3 semanas e depois vão para o solo, onde se transformam em pupas e nasce uma nova geração de moscas. Todo o processo é cíclico, e a mosca pode prejudicar o plantio durante toda a temporada, a partir de abril. A mosca passa o inverno no solo, a uma profundidade de cerca de 20 cm em forma de pupa.

Falando sobre os sinais de danos às plantas bulbosas por moscas, notamos o mais óbvio. Depois de encontrá-los, você deve definitivamente iniciar o controle de pragas:

  • a presença de um murchamento geral das penas bulbosas com irrigação adequada;
  • revelando o branqueamento das pontas da pena, que é substituído pelo seu amarelecimento gradual e morte;
  • o aparecimento de um cheiro óbvio de podridão no jardim.

Se você encontrar esses sinais, precisará retirar alguns arbustos do jardim e estudá-los cuidadosamente. Larvas semelhantes a larvas não serão difíceis de detectar.

Os especialistas recomendam iniciar o combate às larvas com amônia, que é considerada um dos meios mais produtivos para a destruição das larvas das moscas. Para o combate, são preparadas soluções de várias concentrações e composições, inclusive amônia.

Por si só, esse remédio é amônia diluída, usada para fins medicinais (pode ser adquirida em farmácias). Com seu cheiro forte e desagradável, afugenta as pragas, obrigando as larvas a abandonarem os territórios anteriormente ocupados por elas. Ao ser absorvida pelo solo após a rega, essa solução cria uma nuvem perfumada de odores que, espantando as moscas, as impede de pôr ovos.

A produtividade do uso de soluções de amônia é considerada alta, mas não sem desvantagens. A amônia é usada para fertilizar solos onde há falta de nitrogênio. Suas composições aceleram o desenvolvimento das lavouras, melhoram a qualidade da formação das raízes. Mas com suas quantidades excessivas, os efeitos opostos também podem aparecer - amarelecimento das penas e seu ressecamento, cessação do crescimento dos bulbos e sua morte. Portanto, é importante observar a precisão na dosagem e na frequência de rega.

Normalmente, a amônia é diluída com água fria, agitada e, se necessário, outros componentes são adicionados à solução.As soluções resultantes devem ser utilizadas imediatamente após o preparo, pois a amônia logo irá evaporar. Não existem proporções exatas para o preparo das soluções, pois, ao prepará-las, deve-se conhecer as características do estado das coberturas do solo. Uma proporção típica é de 10 ml do produto para 9-10 litros de água fria. Flutuações na concentração das soluções são permitidas.

  1. A versão clássica saturada da substância ativa é 60 ml por 10 litros de água. Os pontos de crescimento dos bulbos são tratados com esta solução. Gotas da solução não devem cair sobre os brotos bulbosos, isso causará queimaduras e flechas amarelas. O procedimento de irrigação é repetido após cerca de 9 a 10 dias.
  2. Uma solução com sal e amônia. Aqui, 10 litros de água levam 5 ml de amônia e um copo de sal. A solução é misturada intensamente e, em seguida, os leitos são regados com ela. As plantas são tratadas desta forma no máximo 2 vezes a cada 4 semanas. Caso contrário, o solo se torna salgado e suas propriedades nutricionais diminuem. O método também é usado contra a mosca da cenoura.
  3. Soluções de amônia e iodo são usadas para obter resultados rápidos. Neste caso, vários componentes são usados ​​- em 10 litros de água, 20 ml de álcool, 3 gotas de iodo, 5 ml de ácido bórico são diluídos. O solo é irrigado duas vezes a cada 4 semanas. Este último, possuindo qualidades inseticidas, aumenta o efeito da amônia.

A taxa de utilização da mistura para irrigação é de cerca de 10 litros por 2 m2. Em cerca de 7-8 dias, o inseto desaparece das camas. Existem outros remédios populares para combater essa praga desagradável.

Uso de pó e cinzas de tabaco

Muitos jardineiros têm medo de tratar plantas com pó de tabaco no controle de pragas - afinal, a nicotina. No entanto, no jardim, esse remédio é menos perigoso do que alguns inseticidas caros. A ferramenta é usada de várias maneiras:

  • trazer para o chão;
  • usado na forma de decocções e infusões;
  • fumigar as camas.

Por exemplo, pó de tabaco de uma mosca por polinização:

  • para uma porção de pó de tabaco, leva cerca de 50 g;
  • adicione um saco de pimenta-do-reino moída e 200 g de cinzas;
  • a composição é misturada;
  • Polvilhe a composição com uma superfície de 10 cm de diâmetro ao redor do caule da planta, duas vezes por temporada e durante os períodos mais perigosos, de abril a julho.

A cinza não é apenas um excelente fertilizante, mas também uma substância produtiva no combate às moscas. É preparado a partir de ervas daninhas e ramos secos, após a queima da qual as cinzas são diluídas em 8-10 litros de água. Para aumentar o efeito, uma pequena quantidade de fezes de frango, esterco ou folhas de tabaco picadas são adicionadas à solução. A irrigação dos solos com esta solução não só os fertilizará, mas também contribuirá para a eliminação da mosca da cebola.

Ao mesmo tempo, é recomendável espalhar as cinzas (como medida preventiva) sobre o solo antes da semeadura.

Usando salmoura

O sal de mesa é uma proteção eficaz contra as moscas. Seu uso é produtivo, porém, o solo acumula-o em tempo hábil, o que afeta negativamente as plantas. Portanto, recomendamos usar a receita do sal em um único modo, de acordo com a receita - cerca de 250 g por 10 litros de água. Neste caso, regue as cebolas por baixo das raízes e, ao fim de 4 horas, regue os canteiros com água pura. Você não deve repetir o procedimento - o sal queimará o espaço de pouso.

O que mais você pode regar ou borrifar?

Uma maneira bastante comum de se livrar da mosca da cebola e de suas larvas é usar uma solução de permanganato de potássio, que a praga teme. O método é usado a cada duas semanas, e a solução é preparada com saturação média. O procedimento de rega é repetido no dia seguinte para salvar completamente as plantas das larvas restantes. O manganês, ao mesmo tempo que ajuda no combate à mosca-praga, tem um efeito positivo na qualidade do solo.

Absinto recentemente colhido - espanta de forma excelente a mosca do jardim de cebola. Uma erva daninha perfumada é espalhada entre as fileiras de cebolas e, à medida que os ramos do absinto murcham, eles são substituídos por novos. Mas muitas vezes uma infusão especial também é preparada de absinto - cerca de 1,5 kg de galhos após a moagem são derramados com 9 a 10 litros de água e mantidos por três dias.Em seguida, a solução infundida deve ser filtrada e um leito de regadores deve ser derramado com ela. Use o método como profilaxia uma vez a cada duas semanas.

Durante o período de postura dos ovos, uma mistura de areia e naftaleno na proporção de 10: 1, que é borrifada nas camas, é produtiva. Durante o verão, o procedimento é aplicado 1-2 vezes. Na luta contra uma praga, uma simples barra de sabão em pó não vai falhar. Dissolva em 8-10 litros de água e pulverize as cebolas com água com sabão.

Querosene

O cheiro de querosene também repele bem a mosca. Para preparar a mistura, pegue meio balde de areia, no qual é despejado 200 ml de querosene, e o conteúdo é bem misturado. É melhor preparar a mistura com luvas de proteção especiais. No futuro, os corredores da cebola serão polvilhados com o agente preparado uma vez a cada 2 semanas. O resultado não demorará a chegar. Ao mesmo tempo, os cheiros do querosene não se transferem para a cultura e não ameaçam as cabeças.

Solução de alcatrão

Para preparar este produto, dilua 1 colher de sopa. eu. em 9-10 litros de água e, em seguida, adicione cerca de 20 ml de sabonete líquido ali, a consistência resultante é misturada. Nesta solução, é profilaticamente útil suportar as lâmpadas sevka por 2-3 horas. Os canteiros de lâmpadas são pulverizados com a mesma solução durante a estação de crescimento.

Naftaleno

Este produto "perfumado" estraga com sucesso não apenas a traça, mas também a vida da mosca da cebola. Já essa ferramenta, com seu "aroma" específico, é vendida no varejo na forma de bolinhas, que são convenientes para o uso doméstico. No entanto, ao utilizá-los em jardins, os produtos devem ser triturados. Uma pequena proporção de naftaleno triturado (8-10 bolas trituradas) é misturada com areia (cerca de 5 litros), e as camadas são despejadas com a mistura.

O procedimento é útil no verão, cerca de uma vez por semana, durante a fuga e postura dos ovos pela praga.

Agulhas de pinheiro

A serapilheira perfumada, útil para a cobertura morta das camas, também se revelou bem ao lado das cebolas. Um efeito maior pode ser alcançado regando as camas 1 vez em 12 dias com uma nova decocção de agulhas de pinheiro jovens, o que priva as moscas da oportunidade de colocarem os ovos no local pretendido por elas. O solo, abundantemente coberto com palha de pinheiro, é garantido para garantir o surgimento de mudas saudáveis. Para a sua produção, cerca de 1/3 do balde é enchido com ramos de pinheiro finamente picados e a seguir a água é vertida, fechada e infundida durante 4 dias. Em seguida, a consistência é filtrada e, após terminar a próxima rega, é derramada entre as fileiras com uma fragrante droga conífera.

Cenoura

Um método ecologicamente correto e extremamente produtivo de conter o domínio das moscas é o plantio conjunto de bulbos e cenouras em canteiros, o que afasta as pragas com seu aroma perfumado. Mas esse método tem seus inconvenientes, já que dez dias antes da colheita dos bulbos, deve-se interromper a rega para que as cabeças possam alcançar com sucesso o solo seco. E as cenouras adoram umidade e não toleram esse "cuidado com a cebola".

Portanto, o procedimento para o plantio misto de culturas deve ser pensado de forma a não prejudicar ambas as culturas, mas para obter benefícios tangíveis.

Calêndula

O aroma de tagetes (malmequeres) perturba muito a mosca-praga. Para plantá-los nos canteiros, é melhor usar suas variedades subdimensionadas. Normalmente, os tagetes são semeados ao redor de canteiros de cebola, mas um sucesso ainda mais significativo é alcançado se as sementes de calêndula forem semeadas em ranhuras transversais no jardim, alternando-as a cada 3-4 linhas de cebola.

Profilaxia

As medidas preventivas visam criar condições sob as quais uma mosca nociva não pode apenas voar, mas também se multiplicar. Proteger é verificar. Portanto, a principal e, talvez, a medida prioritária deve ser uma verificação completa da qualidade das sementes de plantio. O plantio deve ser de altíssima qualidade, sem danificar os bulbos, evitando-se o uso de sementes minimamente podres.

Após a verificação do estoque de sementes, as mesmas são processadas, para o qual existem dois métodos.

  1. Tratamento das sementes em água quente (até 50 graus), em 15 minutos, depois são bem secas e plantadas. Em seguida, eles são simplesmente secos e plantados.
  2. O segundo método é o tratamento com permanganato de potássio (1 g por litro de água). Na solução, as sementes são mantidas por cerca de meia hora, depois são secas e plantadas.

No outono, você deve cavar profundamente o solo para futuros canteiros de cebola. Como no inverno a mosca parasita (suas larvas) se esconde no solo, a profundidade de sua ocorrência chega a 20 cm, mas após a escavação do outono, uma vez na superfície, as larvas congelam e morrem na primeira geada.

Quaisquer pedaços da última colheita que a praga usará para reprodução não devem ser deixados nos sulcos.

Na primavera, alguns preparativos são usados ​​para prevenir o aparecimento de um inseto nocivo. Nada mal, por exemplo, "Bazudin", 30 gramas do qual deve ser misturado com 500 g de areia ou serragem, e a mistura resultante polvilhe o solo sob as camas. Outros medicamentos são produzidos que podem proteger a colheita futura - "Mukhoed", "Teradox", "Diazinon", "Muravyin" e "Medvetox" com "Dachnik" servem. No entanto, ao cultivar cebolas para ervas, alguns meios não devem ser usados. Portanto, ao escolhê-los, você deve estudar cuidadosamente as instruções que acompanham os medicamentos.

Como processar cebolas de uma mosca de cebola, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário