Como são os furos e como lidar com as pragas?
As plantações de hortas e hortaliças são freqüentemente afetadas por todos os tipos de pragas. Uma das pragas mais comuns é a mariposa, uma mariposa que pode causar enormes danos às plantas. As características de tal parasita e os métodos de lidar com ele devem ser conhecidos por todos os residentes de verão.
O que é isso?
As colheres pertencem à família Lepidoptera. São borboletas comuns, que, independentemente da espécie, apresentam uma cor imperceptível: marrom, cinza, marrom. Os tamanhos dos insetos variam: há tanto borboletas muito pequenas, de 10 mm, quanto representantes de outras maiores, que chegam a 130 mm. A envergadura também varia. As asas lembram a forma de um triângulo, enquanto as da frente são sempre mais longas. Há um padrão peculiar nas asas, que é popularmente chamado de "padrão em concha". As manchas não são uniformes em comprimento e tamanho. As asas posteriores são mais curtas do que as anteriores e são definitivamente mais brilhantes.
Existem insetos mesmo com asas traseiras vermelhas ou azuis.
O furo é um inseto noturno, quase nunca visto durante o dia. No escuro, a borboleta põe ovos. As primeiras embreagens podem ser vistas já um dia após o início do vôo dos insetos, mas a maior parte dos ovos é colocada em uma semana. Na maioria das vezes, a alvenaria está localizada nas partes inferiores da chapa de chapa. Os ovos são verde-amarelados, minúsculos, em uma ninhada podem haver até 200. Se o tempo estiver estável, os ovos eclodirão em alguns dias. As lagartas surgidas podem ter cores diferentes. Portanto, os mais comuns são indivíduos verdes, mas existem pragas marrons e cinzas. Os jovens se alimentam da seiva da folhagem, mordiscando as pontas. Crescendo, as lagartas movem-se para as partes centrais das placas das folhas e também começam a comer os frutos das plantações do jardim, as flores. Algumas variedades parasitam dentro dos caules (intra-tronco).
Depois de algum tempo, a lagarta se transforma em pupa. O processo de pupação na maioria das espécies ocorre no solo, mas as pupas também podem ser encontradas em folhas caídas e restos de plantas. A filmagem dura de uma semana a um mês, dependendo da espécie. Então, a borboleta da próxima geração emerge do casulo e o ciclo começa de novo. As mariposas habitam quase todo o território do globo. Eles até vivem em desertos árticos, no topo de montanhas, na tundra. No total, cerca de 35 mil espécies desses insetos já foram estudadas no planeta. O número de espécies na Rússia é de 2 mil.
Os parasitas infectam um grande número de plantas. Eles vivem de vegetais, flores e até ervas daninhas.
Descrição das espécies
Apesar do fato de que existem muitas espécies de conchas, nem todas estão disseminadas. Os jardineiros identificaram várias variedades mais comumente encontradas em estufas e jardins no país.
Inverno
A colher de inverno é uma das subespécies da borboleta roedora.... O inseto é bastante grande, parece uma mariposa noturna. A cor é principalmente cinza ou marrom-acinzentada, mas também são encontrados espécimes amarelados. As primeiras borboletas das mariposas de inverno começam a voar no final de maio. Colocam a sua alvenaria tanto no solo como na parte inferior das placas de folha. As lagartas aparecem após cerca de 14 dias.
Durante o dia, os insetos se escondem e à noite saem em busca de alimento. Eles comem sementes, crescimento jovem, roem os caules, sugam o suco das folhas. As lagartas têm um apetite invejável, não desdenham de nada.Os parasitas comem milho, uva, pepino, tomate e pimentão. Freqüentemente, eles podem ser encontrados em árvores frutíferas. No outono, as lagartas vão para o chão. Lá eles suportam facilmente geadas e, na primavera, tornam-se pupas e se transformam em borboletas.
Ogorodnaya
Esta é a espécie mais popular entre as conchas. A borboleta é grande, com asas avermelhadas. O inseto começa a voar em maio, pondo ovos imediatamente. Uma embreagem conterá até 70 ovos. As lagartas são verdes ou amareladas. Os parasitas emergentes gostam especialmente de colheitas de crucíferas. Mas eles também gostam de batatas, cenouras, pepinos. As lagartas mais velhas consomem completamente a folhagem, deixando apenas as veias.
As maiores borboletas aparecem se a ninhada fosse de girassóis ou beterrabas. O desenvolvimento de lagartas nessas plantas progride muito mais rápido. Os insetos preferem hibernar no solo.
Repolho
Outra variedade onipresente de pragas de jardim. A colher do repolho é uma mariposa cinza ou marrom-acinzentada com uma envergadura de aproximadamente 5 centímetros. Um padrão claro com listras amarelas rasgadas e duas grandes manchas são visíveis nas asas.
A praga não difere no aumento da fertilidade, mas disso não deixa de ser perigosa. A comida preferida das colheres de repolho é, claro, o repolho, e é aqui que botam os ovos. As lagartas jovens comem a folhagem e as mais velhas chegam às cabeças do repolho. Então você não pode comer esses produtos e, no jardim, eles se tornam um terreno fértil para as bactérias. Além do repolho, as lagartas da mariposa podem infectar beterrabas, uvas, folhas de tabaco, ervilhas, girassóis e outras plantas do jardim.
Pinho
Esta borboleta danifica árvores decíduas e pinheiros... Come principalmente pinho, cedro, zimbro e outras plantas semelhantes. Em árvores decíduas, é menos comum, mas também é bem possível. A colher de pinho tem uma envergadura de cerca de 35 mm. A cor pode ser cinza, marrom ou avermelhada. Os ovos são predominantemente brancos, às vezes amarelos com uma tonalidade esverdeada. As lagartas são verdes.
Os anos de colheita do pinheiro começam em março e terminam em maio. As garras estão localizadas nas agulhas, as primeiras larvas aparecem após 3 semanas. As lagartas jovens preferem os brotos das coníferas de maio, e os espécimes mais velhos comem qualquer agulha. No início do verão, a lagarta cria pupas no solo e dorme até a próxima primavera. Em março, as borboletas emergem das pupas, começando imediatamente a botar ovos.
Gama metálica
Grande borboleta cinzenta com uma envergadura de 40 mm. Seu nome deve-se ao pontinho branco nas asas, que lembra a letra de mesmo nome do alfabeto grego. As borboletas começam seus anos assim que o ar esquenta até 20 graus Celsius. A maioria das garras está localizada em ervas daninhas, mas os ovos também podem ser encontrados em beterrabas, batatas e ervilhas.
As lagartas comem folhas rapidamente, bem como flores e botões. Tendo terminado com uma planta, eles passam para a próxima. Eles hibernam no solo, resistem bem ao frio. Se houver muita neve no inverno, as borboletas serão ainda mais férteis.
Exclamação
Essas mariposas são muito comuns em muitas regiões do país, são encontradas até na Sibéria. A cor é diferente, existem indivíduos amarelados e castanhos. As lagartas são em sua maioria cinza com uma tonalidade marrom.
As colheres de exclamação começam a voar no final do último mês da primavera e colocam suas garras nos restos de plantas e folhas caídas, às vezes diretamente no solo. As lagartas se alimentam de todos os tipos de plantas, incluindo folhagens de árvores frutíferas e grãos.
Alfafa
Esta colher tem uma aparência normal e é de tamanho médio.... As lagartas das borboletas adoram alfafa, trevo, girassóis, amendoim e uma variedade de vegetais. Muitas vezes, a praga parasita em ervas medicinais. A borboleta é cinza; transbordamentos verdes e amarelos também são traçados nas asas. Nas regiões norte, os insetos aparecem pela primeira vez em julho, nas regiões sul - em abril.Os ovos dessa borboleta são primeiro brancos, depois tornam-se verdes ou laranja. Após cerca de uma semana, os ovos eclodem e se transformam em larvas. As lagartas comem massa verde, flores e sementes, depois de um mês tornam-se pupas no solo. A borboleta emergente imediatamente dá uma embreagem e morre.
Grão cinza
Este parasita danifica as plantações. Alimenta-se de trigo, milho, cevada e outras plantas semelhantes. A borboleta tem uma cor cinzenta com tonalidade laranja, o seu tamanho é médio. O verão começa em maio, ao mesmo tempo em que a borboleta põe os ovos. Eles são brancos, como bolas pares. As lagartas são marrons, primeiro vivem dentro dos ovários, depois se movem para um espaço aberto. Os insetos hibernam nas camadas superiores do solo ou sob os restos de plantas.
Fita
Existem vários tipos de vermes. Existem espécimes grandes, médios e pequenos. Em sua maioria, as borboletas são marrons, não são encontradas apenas em chalés de verão, mas também em terras aráveis, em florestas, ravinas, áreas de jardinagem. Eles começam a voar em junho, então há uma pausa. Os próximos anos são comemorados em agosto. Em um ano, as borboletas dão apenas uma geração.
As lagartas se alimentam de trevo, uvas, plantas ornamentais, azeda, urtiga.
Cinza terroso
A colher cinza é um dos maiores representantes da minhoca. Manchas brancas são claramente visíveis nas asas. Geralmente, essas borboletas são encontradas em zonas florestais, mas também podem voar para chalés de verão.
Apenas uma geração de insetos aparece por ano. Mariposas cinzentas terrestres começam a voar em junho e terminam em setembro. As lagartas jovens são amarelas, com uma tonalidade cinza e uma faixa clara no dorso. Alimentam-se de framboesas, dentes-de-leão, amoras-pretas, uvas e muitas outras culturas.
Batata
É uma borboleta marrom com manchas vermelhas nas asas. Os anos começam no final do verão, os ovos são colocados na folhagem. Nesse caso, o inseto prefere placas de folhas de cereais. As lagartas aparecem em abril, sua característica distintiva é uma faixa vermelha no dorso. Primeiro, eles comem cereais e, em seguida, mudam-se para outras plantas.
Apesar do nome, a colher de batata parasita não apenas batatas. Ela também adora tomates, alho e morangos. Ele também não desdenha as flores. As lagartas não são enviadas para o inverno. Esta subespécie de conchas passa o inverno na forma de alvenaria.
Algodão
Esta espécie de concha tem uma cor cinza-amarelada das asas. As lagartas podem ser marrons, verdes ou brancas. A alvenaria está localizada em qualquer parte das plantações. Durante todo o período de verão, as borboletas fazem várias garras, criando assim várias gerações ao mesmo tempo.
As lagartas comem folhas, pedúnculos, frutas. Eles parasitam pimentões, abobrinhas e abóbora, tomates, pepinos, repolho. Muitas vezes aparecem plantas jovens nas folhas das árvores frutíferas, causando danos irreparáveis a estas últimas.
Sinegolovka
Uma grande borboleta com asas lilases cinzentas. Ele começa a voar no outono, pousando nos galhos das árvores frutíferas. Após o inverno, lagartas com cabeça azul ou azul aparecem dos ovos, o que deu origem ao nome da subespécie. As lagartas comem folhagens e botões e abrem caminho até as frutas. Aqueles que são mais velhos, rastejam sob a casca, formando casulos ali. A dieta da lagarta bluehead inclui todas as árvores frutíferas, bem como arbustos de bagas e avelãs. Freqüentemente, também podem ser encontrados em árvores decíduas.
Curiosidade: o maior furo é Agripina... A envergadura de uma dessas pessoas é de cerca de 28 centímetros. A borboleta é linda, com uma tonalidade azulada. Vive na América e no México, adora clima quente. Até o momento, a agripina tem sido pouco estudada, mas as pesquisas disponíveis sugerem que ela prefere comer legumes.
No Brasil, a borboleta está sob proteção, pois esta espécie está ameaçada de extinção.
Como se livrar dos insetos?
As conchas devem ser descartadas assim que aparecerem no site.As borboletas em si não são prejudiciais, mas suas lagartas são capazes de comer tudo o que está ao seu alcance. Você pode lutar contra pragas tanto por métodos populares quanto por meios químicos. Vamos dar uma olhada em algumas opções interessantes.
- Quando o ano da borboleta começa, você precisa colocar imediatamente tigelas com alguma substância doce no local. Deve ser viscoso. Os insetos chegarão, atraídos pelo açúcar, e ficarão atolados por dentro. Os recipientes devem ser renovados diariamente.
- Para evitar a postura de ovos, você pode usar uma infusão de absinto. É a grama florida que é necessária. Deve ser recolhido (cerca de 300 gramas) e depois picado. As matérias-primas são despejadas com 10 litros de água fervente. Assim que a massa esfriar, deve-se suplementar com cinza de madeira (200 gramas) e sabão líquido (20-25 gramas). Será uma excelente ferramenta com a qual você pode envenenar as borboletas que chegam.
- Além do absinto, outras plantas podem ser usadas. As colheres não gostam de odores fortes, então ervas e plantas com odores fortes serão capazes de afastá-los. Para uso, são recomendadas infusões de culturas como cebola e alho, mostarda, pimenta e tomate. É costume fazer toda a pulverização à noite, pois a borboleta não voa durante o dia.
- Se os insetos já puseram ovos, você deve cavar o solo nos corredores... Em seguida, você precisará polvilhar com cascas de ovo de galinha esmagadas. O método será eficaz se as mariposas depositarem seus ovos no solo.
- É mais fácil destruir lagartas quando ainda são pequenas.... Para fazer isso, use inseticidas. Boas drogas serão "Fufanon-Nova", "Decis", "Arrivo", "Confidor". É impossível fazer experiências com as proporções do veneno, portanto, a diluição das preparações é realizada estritamente de acordo com as instruções. Dentre as medidas de controle biológico, a Lepidocida tem se mostrado da melhor forma. Para 10 litros de água, serão necessários 50 gramas do produto. Os tratamentos também são realizados à noite.
A fim de evitar o aparecimento de colheres em seu site, será útil que os jardineiros aprendam algumas medidas preventivas.
- As colheres costumam aparecer em áreas negligenciadas com abundância de ervas daninhas. Portanto, as ervas daninhas devem ser removidas regularmente.
- Examine as plantas em seu jardim sistematicamente. Se for encontrada alvenaria, ela deve ser imediatamente removida e queimada.
- Depois que a safra for colhida, arrume a área. Colete folhagens e outros restos de plantas, porque os ovos podem estar escondidos neles. Desenterre a camada superficial do solo enquanto a maioria das espécies de mariposas hibernam lá.
- Um bom resultado é obtido plantando em uma área de plantas com forte odor. Por exemplo, a colher é impedida por cebolas, malmequeres, alho, hortelã e outras culturas.
- Aves benéficas e insetos enfermeiras também podem ser atraídos aos locais para destruir a concha.... Este é o método mais inofensivo e eficaz.
O comentário foi enviado com sucesso.