Por que as cerejas secam e o que fazer a respeito?

Contente
  1. Razões de secagem
  2. O que fazer para restaurar a cereja?
  3. Conselhos sobre cuidados

Os residentes de verão podem frequentemente observar um fenômeno como o ressecamento de folhas de cerejeira, galhos e até frutas. Tal problema não pode ser ignorado, porém, para resolvê-lo, é necessário estabelecer com precisão a causa de sua ocorrência. Por que as cerejas estão secando e como lidar com isso, serão discutidos neste artigo.

Razões de secagem

Após o pouso

Existem muitas razões pelas quais uma cerejeira muito jovem, recém-plantada, seca. Esses motivos incluem o plantio de sementes de má qualidade, o local errado para cultivar a árvore, frio extremo e cuidados inadequados. Cuidados inadequados podem significar irrigação insuficiente ou, ao contrário, irrigação abundante e falta de fertilizantes.

Em geral, as mudas de cereja não requerem nenhum cuidado especial e não são exigentes a esse respeito. Se você plantar uma árvore no outono, então a muda deve ser isolada, além de cobrir o solo com turfa e serragem, que futuramente, na primavera, servirá de local para as cerejas obterem substâncias orgânicas úteis que contribuirão ao seu crescimento, desenvolvimento e resistência à geada.

Além disso, é necessário fornecer aos jovens a plantação a quantidade necessária de água e alimentação oportuna.

Depois da floração

Imediatamente após a floração, muitas vezes você pode observar a seguinte imagem: as folhas, ovários e brotos de uma cereja ficam amarelos, depois ficam pretos e parecem carbonizados, suas flores murcham e secam, após o que os ramos caem e secam nas pontas. Todos esses sintomas indicam que a árvore está doente com uma doença fúngica como a moniliose.... Os primeiros sintomas desta doença podem ser notados já no início do verão, em junho, e às vezes só mais perto de julho. Além disso, se você não iniciar o tratamento, a doença começa a progredir.

Em outra hora

Em qualquer outro momento, as cerejas ressecam e murcham por vários motivos. Ao mesmo tempo, nota-se que suas folhas ficam amarelas, ondulam e caem, além disso, pode haver problemas com os frutos cereja.

A causa de tais problemas pode ser, por exemplo, as peculiaridades da variedade, que é muito caprichosa em termos de cuidado. - isso se aplica principalmente a cerejas de feltro. Muitas vezes acontece que os insetos nocivos - traça, gorgulho e pulgão cereja - são os culpados por esses problemas com as cerejas. Esses parasitas causam grandes danos aos frutos e a toda a árvore como um todo, alimentando-se ativamente de seus sucos, e também são os principais transmissores de várias infecções, capazes de infectar o plantio com uma ou outra doença.

Várias doenças também podem ser a principal razão para o ressecamento da folhagem e dos ramos da planta. Além da moniliose, pode ser uma doença como antracnose, coccomicose, falsa amora.

Seja qual for o motivo, uma coisa é certa: se você não deseja perder uma rica colheita de frutos silvestres, e não planeja esperar pelo momento em que a cereja seque completamente, então o problema precisa ser resolvido, e logo quanto possível, a fim de salvar a cereja e não iniciar a situação ...

O que fazer para restaurar a cereja?

Cumprimos as regras da tecnologia agrícola

O cumprimento das regras agrotécnicas ajudará a prevenir a ocorrência de pragas e doenças, ou ajudará a eliminá-las nos estágios iniciais de seu aparecimento.

Agrotécnica significa a eliminação oportuna das partes afetadas da árvore e, em seguida, a desinfecção completa desses locais. Isso também inclui a colheita obrigatória de folhagem velha após a colheita final.Esporos de fungos ou larvas de insetos podem permanecer nos restos da planta, os quais, se não removidos, podem causar grandes danos à árvore. Você não deve negligenciar a caiação da cereja, o cuidado com seu círculo próximo ao caule e o afinamento periódico de seus galhos.

Vale a pena dar atenção especial à seleção da matéria-prima para o plantio. Recomenda-se dar preferência a variedades de cerejas que sejam altamente resistentes a certas doenças e pragas. Ao mesmo tempo, ao plantar uma cereja, você não deve aprofundar profundamente suas raízes, caso contrário, o sistema radicular pode começar a apodrecer.

Se falamos de regas, então devem ser oportunas, mas também não vale a pena permitir o alagamento do solo, pois nessas condições existe o risco de surgimento e desenvolvimento ativo de fungos e doenças fúngicas. Portanto, se choveu muito, é melhor aguardar com rega.

Não se esqueça da alimentação regular e do processamento da árvore. Deve ser processado não só durante o período de pragas e doenças, mas também para prevenção.

Para isso, não é necessário recorrer ao uso de produtos químicos, às vezes basta usar remédios populares, que podem ser feitos com as próprias mãos em casa.

Nós tratamos doenças

Se estamos falando de moniliose ou queimadura monilial, então esta doença se manifesta 2 semanas após a infecção e começa a se espalhar ativamente em condições de alta umidade e temperatura de +20 graus. Quanto mais cedo você souber que a árvore está doente, melhor. Para fazer isso, é recomendável inspecioná-lo regularmente. A doença pode ser tratada com uma solução à base de uréia. Para fazer isso, para uma árvore, são necessários 0,5 quilo do componente principal, 5 litros de água e um pouco de sabão para aderência. Além disso, é necessário caiar a árvore com cal e remover e queimar algumas de suas áreas afetadas em tempo hábil.

Se falamos de coccomicose, então com esta doença pode-se observar a formação de manchas vermelhas na folhagem e depois o aparecimento de placa. Além disso, a folhagem começa a desmoronar e a própria árvore inibe o crescimento e perde sua resistência à geada. Esta é uma doença fúngica, cujo agente causador se espalha ativamente em condições de umidade e baixas temperaturas. Para prevenir o aparecimento da doença, é necessário eliminar os resíduos vegetais antigos e, durante o período de inchaço dos botões, tratar a árvore com fungicidas, que contêm cobre.

Falando de uma doença como a antracnose, vale a pena dizer que são as bagas que mais sofrem com isso. Esta doença se desenvolve principalmente em condições de alta umidade e ventos fortes. Nos primeiros estágios, aparecem pequenas manchas nos frutos, que aumentam com o tempo, e já aparece uma camada rosada neles, então o fruto é mumificado. Portanto, na presença de condições favoráveis, a doença pode destruir a maior parte da safra. Para curar a antracnose, é necessário destruir os frutos doentes e usar meios especiais. Perfeitamente adequado "Poliram" e uma solução de sulfato de cobre, que são usados ​​antes e depois da floração, e no início da primavera, você pode aplicar Bordeaux líquido com uma concentração de 1%.

Vale ressaltar a septoria, que também provoca torção e ressecamento da folhagem da cerejeira. Ao mesmo tempo, na casca, podem-se observar manchas de uma cor amarelada característica, que logo mudam de cor para marrom. As cerejas começam a secar. Para evitar a ocorrência da doença, é necessário borrifar periodicamente as árvores com solução de Bordéus. Para o tratamento da doença, recorrem a medicamentos como o "HOM" e o "Abiga-Peak".

O último desta lista será uma doença como a falsa amora. Provoca apodrecimento dentro da cereja.Excessiva fragilidade dos ramos, veias escuras, crescimentos perenes no tronco da cereja e o aparecimento de um fungo amarelado indicam o aparecimento da doença. Esta doença não tem cura, e uma árvore doente deve ser eliminada e queimada para não infectar plantações saudáveis.

Livrando-se de pragas

Freqüentemente, você pode ver parasitas na árvore, que se alimentam de seus sucos e são capazes de infectá-la com esta ou aquela doença.

Se falarmos da mariposa caulinar, então durante a primavera as lagartas desse parasita infectam os botões das cerejeiras, que ainda não floresceram. Eles também prejudicam a folhagem jovem, botões e ovários. Para destruir os insetos nocivos, bem como prevenir o seu aparecimento no futuro, as cerejas devem ser tratadas com agentes químicos como "Aktara", "Iskra" e "Decis". Isso é feito durante o início dos rins.

Há também uma segunda praga da cereja - o pulgão. Ele absorve os nutrientes da folhagem da árvore, o que posteriormente leva à deformação dos brotos e ressecamento dos galhos. O aparecimento de pulgões é evidenciado principalmente pela ondulação da folhagem. Para prevenir a ocorrência deste parasita, é necessário eliminar regularmente as ervas daninhas e, se houver um aumento perceptível do número de pragas, é necessário recorrer ao tratamento das cerejas com insecticidas.

Vale a pena mencionar sobre o gorgulho. Este é um inseto de cor verde com tonalidade bronze. Ele come ativamente os botões antes que a árvore comece a florescer e, em seguida, prejudica os frutos. Muitas vezes, a luta contra esse inseto nocivo é realizada manualmente.

Essa luta envolve cavar o círculo do tronco, caiar o tronco e também eliminar o parasita com as próprias mãos. Além disso, você pode usar produtos químicos especiais.

Como vencer a terapia de goma?

A remoção de goma ou hommose é outra doença característica principalmente das cerejas de feltro. Quando ocorre uma doença, a árvore libera ativamente a resina âmbar, visivelmente inibe o crescimento e, subsequentemente, seca. Esta doença surge devido à abundância de água e à supersaturação da árvore com cobertura.

É necessário tratar a doença gengival o mais cedo possível. Para tal, é necessário cortar as zonas onde se observa a presença de resina, tratar as zonas afectadas com uma solução de sulfato de cobre com concentração de 1%, sumo de azeda ou var de jardim também é adequado para estes fins. Se os ramos foram gravemente afetados, eles devem ser completamente eliminados.

Conselhos sobre cuidados

Para que uma árvore lhe agrade com uma rica colheita todos os anos, ela deve ser inspecionada regularmente em busca de pragas ou doenças. Isso ajudará a se livrar dos problemas nos estágios iniciais e não a iniciá-los. Atenção especial deve ser dada às plantações jovens, pois são menos resistentes a doenças, parasitas e ao frio.

Não negligencie os tratamentos com inseticidas. Os remédios populares, é claro, são bons, seguros e eficazes, mas os produtos químicos ainda são muito mais eficazes.

Podar a árvore regularmente para formar a copa. Isso é feito principalmente depois que a neve derrete para remover galhos quebrados, congelados e doentes. Cortes, rachaduras e outros tipos de danos são limpos e depois cobertos com var. Além disso, a poda é realizada no outono para evitar a formação de um grande número de brotos e para garantir a circulação normal do ar.

Não ignore a cal das cerejas. Isso permitirá que você evite a ocorrência de certas doenças fúngicas e insetos parasitas.

Além do mais, Forneça às cerejas as substâncias orgânicas e minerais necessárias, bem como a quantidade certa de água. E após a colheita final, é altamente recomendável coletar resíduos de plantas antigas para evitar a ocorrência de fungos ou parasitas na próxima safra.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário