O que fazer se as folhas de groselha ondularem?
Folhas retorcidas em um arbusto de groselha indicam um problema. Dependendo de quais outros sintomas complementam esse formato incomum das placas das folhas, você deve escolher um método de tratamento da planta. Para estabelecer que tipo de doença a safra de frutas e bagas encontrou, examine cuidadosamente a folha danificada.
Causas
A causa da ondulação das folhas em arbustos de groselha são infecções fúngicas e pragas. Fatores favoráveis para o seu desenvolvimento são umidade excessiva, baixa temperatura e violação das regras da tecnologia agrícola.
Cada problema tem sua própria solução, portanto, com sinais de doença da groselha, em primeiro lugar, você precisa determinar o que exatamente ele está doente.
Doenças
Se, apesar das condições climáticas favoráveis, cuidado cuidadoso e rega oportuna, as folhas da groselha ainda começam a enrolar, então a causa da doença não tem nada a ver com a deficiência de umidade e nutrientes. A planta é provavelmente afetada por um fungo. Os sintomas dessa infecção geralmente aparecem do início da primavera a meados do verão. Um sinal claro de que a groselha encontrou uma infecção fúngica é o dobramento das placas das folhas na ausência de amarelecimento e outros sintomas de murcha.
Na maioria das vezes, as folhas se enrolam e enrugam com várias patologias.
Antracnose
Infecção fúngica geralmente transmitida por rajadas de vento ou insetos voadores. A doença pode ser determinada por pequenas manchas marrons - aparecem nas folhas da groselha e atingem 3-4 mm em questão de dias. Depois disso, a lesão se espalha para pecíolos, galhos e até bagas. Normalmente, com a antracnose, as folhas dos ramos inferiores começam a amarelar primeiro. À medida que a infecção se espalha, o rebento doente fica exposto na direção da copa, como resultado, o arbusto tem apenas algumas folhas nas extremidades dos ramos.
Se você não tomar medidas, em meados de junho as folhas do arbusto começarão a se torcer, formando tubos com as pontas dobradas para dentro. Depois de algumas semanas, essa placa de folha seca e cai. O próximo estágio no desenvolvimento da antracnose é a morte dos rebentos jovens e, como resultado, uma forte deterioração da frutificação.
Ferrugem de taça
Outro fungo que se desenvolve em condições de alta umidade. Os primeiros sintomas da doença são o aparecimento de almofadas marrons nas lâminas das folhas. Se você pressionar esse acúmulo, ele se rachará e o pó de esporos espirrará de dentro. As pústulas crescem rapidamente e logo causam o enrolamento das folhas.
Se você não tratar o arbusto, ele derrubará a folhagem muito antes do final do ano, e isso inevitavelmente levará ao congelamento da planta na primavera.
Ferrugem colunar
Com a doença, manchas marrom-enferrujadas aparecem nas folhas da groselha, que logo se transformam em brotos. Eles crescem muito rapidamente e formam o que parece ser cabelos amarelados. O fungo se espalha rapidamente por todo o arbusto - isso causa ressecamento e ondulação das folhas. Todos os verdes caem da planta em meados de agosto e, até o outono, o arbusto fica nu. Isso enfraquece muito sua imunidade e minimiza as chances de um inverno bem-sucedido em baixas temperaturas.
Septoríase
Manchas marrom-acastanhadas indicam a presença dessa patologia. Primeiro, eles aparecem na borda da lâmina foliar e logo cobrem toda a sua área.Normalmente, a infecção é promovida pelo excesso de umidade e espessamento das plantações. Especialmente os arbustos de groselha que crescem na sombra são afetados por esta doença. ESe você não iniciar o tratamento na hora certa, as folhas das plantas doentes se enrolam e caem em meados do verão.
Spheroteka
Este fungo é conhecido como oídio americano. Na maioria dos casos, afeta a groselha preta, embora também possa ser encontrada em outras variedades. O primeiro sinal da doença é o revestimento das placas foliares com uma cobertura esbranquiçada, logo aparecem manchas nos ramos e até nos frutos. Na ausência de tratamento, após algumas semanas, a placa fica marrom, o último estágio da lesão é o enrolamento e queda das folhas. Pouco tempo depois, o arbusto descarta completamente toda a cultura, em última análise, a atividade do fungo leva à morte da planta.
Pragas
Se as folhas dos arbustos de groselha saudáveis de repente se enrolaram em um tubo sem razão aparente, então, muito provavelmente, as larvas de insetos-praga se instalaram lá dentro. Para confirmar este diagnóstico, você precisa cortar os galhos com cuidado. Se você notar anéis escuros e manchas nas fibras internas, significa que o arbusto está afetado por lagartas.
- Rolo de folhas. Esta é uma das pragas mais comuns de groselhas de várias variedades. Parece uma pequena borboleta discreta. Por si só, esse parasita é inofensivo, mas suas larvas roem áreas bastante grandes nas lâminas das folhas. Elas eclodem no dorso das folhas e logo formam uma espécie de rolo delas, coberto por uma fina teia por dentro.
- Gall pulgão. Muitas vezes, as groselhas atraem pulgões de uma ampla variedade de espécies; o enrolamento das folhas geralmente causa uma variedade de galhas. Você pode determinar a presença de uma praga inchando nas lâminas das folhas. Eles crescem rapidamente e ficam cobertos de manchas marrom-avermelhadas.
- Ácaro-aranha. Uma praga muito pequena, quase microscópica. É quase impossível notá-lo a olho nu, mas os traços de sua atividade são visíveis de longe. A presença de um carrapato pode ser determinada por formações esbranquiçadas que lembram uma teia de aranha. Normalmente, quando infectado com um ácaro-aranha, o rolamento das folhas é acompanhado pelo aparecimento de pontos brancos, que escurecem rapidamente. E logo uma teia fina aparece nos frutos e na superfície das folhas. Esta praga se multiplica muito rapidamente e literalmente em 2 a 4 dias a planta pode ser atacada por uma enorme colônia de parasitas.
- Fabricante de vidro. Borboleta preta e branca com asas transparentes. O principal dano aos arbustos de groselha é causado por suas larvas - elas penetram nos brotos jovens e causam o enrolamento das folhas.
A complexidade da luta contra as pragas de insetos nos arbustos de groselha é que os próprios rebentos parecem saudáveis por muito tempo. Portanto, a causa do enrolamento da folha pode ser difícil de determinar. Como resultado, o tratamento é demorado e a colheita fica prejudicada.
Como se livrar?
Ao processar arbustos de groselha, você deve seguir certas regras. Experimente primeiro um remédio moderado, especialmente nos estágios iniciais de uma lesão. Apenas em caso de eficácia insuficiente pode-se mudar para produtos químicos fortes.
Os produtos químicos são usados apenas para ferimentos graves. Se o grau da doença permitir, é melhor dar preferência aos produtos biológicos. Qualquer processamento deve ser realizado o mais tardar um mês antes da colheita. Ao usar remédios populares, esse período é reduzido para 2-3 semanas.
Matéria orgânica
O maior efeito para a destruição de pragas de insetos e fungos é dado por agentes químicos. Tais medicamentos são agressivos, portanto, após sua aplicação, a planta necessita de nutrição e alimentação. Na maioria das vezes, são usados uréia, sulfato de cobre ou amônia. Com a antracnose, as groselhas são tratadas com Bordeaux líquido 1%.Lembre-se de que esse fungo costuma hibernar nas folhas caídas, portanto, todos os resíduos de plantas ao redor do arbusto devem ser coletados e queimados. A terra no círculo próximo ao tronco também deve ser eliminada. Com o spherotek, você pode tratar o arbusto com medicamentos como o Tiovit Jet e o Topázio.
Se as folhas da groselha torcidas como resultado da derrota do arbusto pelos insetos, então um bom efeito é dado:
- "Fufanon" - eficaz contra pulgões de todos os tipos;
- "Avant" - ajuda no combate às borboletas vermes;
- "Kinmix" - lida perfeitamente com vidro.
Preparações bioativas podem ser usadas para combater o enrolamento das folhas de groselha. Ao usá-los, você precisa seguir as regras:
- o processamento deve ser feito dentro de 1,5-2 horas após a preparação da composição;
- a temperatura ambiente não deve ser superior a +30 graus.
A maioria dos produtos biológicos perde sua eficácia nos raios ultravioleta, por isso todos os tratamentos são realizados à noite ou com tempo nublado.
Alguns dos fungicidas mais eficazes que podem combater eficazmente o fungo da groselha incluem:
- Riverm;
- Trichodermin;
- Mikosan.
E se a torção das folhas da groselha foi o resultado da atividade de pragas de insetos, então acaricidas de origem biológica são usados para pulverização:
- Fitoverm;
- "Lepidocida";
- "Bitoxibacilina";
- Dendrobacilina.
Importante: tais composições não destroem os insetos, apenas interrompem seu desenvolvimento.
Remédios populares
Nos primeiros estágios do dano, a planta pode ser curada com remédios populares. Eles não têm um efeito imediato, mas ao mesmo tempo são absolutamente seguros para pessoas e insetos benéficos. Além disso, o processamento com tais formulações requer um tempo mínimo de espera para a colheita (geralmente dentro de 2 semanas).
- Cebola e alho 100 g picados, despejados com água quente e deixados por um dia. Antes do uso, a solução é filtrada e, em seguida, cada arbusto é pulverizado por meio de um borrifador. A composição auxilia no combate a curuquerê, pulgões, larvas e lagartas de outros insetos.
- 3 kg de erva celandine fresca são despejados em água quente e mantidos por 20-30 horas. Após a pulverização com tal infusão, pulgões e vidraria morrem em questão de minutos.
- 3 kg de topos de tomate são despejados com água e deixados por 5 horas. Depois disso, ferva por cerca de meia hora e dilua com água na proporção de 1 para 4. Dá um bom efeito contra o muco-biliar da groselha.
- A tintura de dente de leão funciona bem contra pulgões. Para fazer isso, 400 g de folhas e raízes da planta são despejados com água quente e deixados por 2-3 horas. O arbusto é pulverizado com infusão do colo da raiz até o topo.
- A solução de iodo tem um alto efeito na luta contra o oídio. Para preparar a composição de trabalho, 10 ml de tintura de farmácia são diluídos em um balde de água.
- 1 kg de cinza de madeira é transformado em cinza e dissolvido em um balde de água. O líquido resultante é deixado por 5 dias, antes do uso, adicione sabão em pó ralado ou uma solução pronta de sabão verde. A composição é derramada em um recipiente com um frasco de spray e folhas de groselha são borrifadas.
- Uma solução simples de sabão ajuda na luta contra uma pequena colônia de pulgões. É melhor usar sabão em pó para isso - é esfregado em um ralador e dissolvido em água, a composição deve ser concentrada.
- Se as folhas dos arbustos de groselha são torcidas devido à atividade da curuquerê, então a postura de ovos pode ser evitada borrifando-se com infusões de calêndula e absinto. O cheiro dessas plantas repele a praga.
- Quando um ácaro-aranha ataca, recipientes com amônia podem ser instalados ao redor das plantações. Esta praga, como muitas outras, tem medo de odores fortes.
- Os remédios populares raramente são usados contra doenças fúngicas. Via de regra, eles não fornecem a eficiência necessária. A única exceção é a ferrugem do cálice - nos estágios iniciais, a doença pode ser curada com infusão de tabaco. Para isso, 200 g da substância são diluídos em 3 litros de água e insistidos por três dias.
Medidas de prevenção
Se as folhas das groselhas começarem a enrolar, quaisquer tratamentos com remédios químicos, bioativos e populares devem ser complementados com medidas agrotécnicas. Todos os brotos danificados (secos e deformados) devem ser cortados imediatamente após a detecção. Isso irá localizar as lesões e prevenir a propagação da doença. O solo no círculo próximo ao tronco das groselhas deve ser removido periodicamente, uma vez que esporos de fungos e larvas de pragas geralmente se escondem na grama.
Formigueiros localizados nas proximidades estão sujeitos à destruição obrigatória, especialmente se as folhas dos arbustos estiverem enroladas devido à invasão de pulgões. Para fazer isso, eles devem ser desenterrados e escaldados com água fervente. Na primavera e no outono, o solo próximo às plantações de groselha deve ser escavado. Isso destruirá os esporos prejudiciais que permanecem nas camadas superiores do substrato. Pulverizar arbustos de groselha com água comum antes da floração ajudará a prevenir o aparecimento de um carrapato. O fato é que essa praga tem medo de alta umidade. Nos dias quentes, os arbustos são abundantemente regados e brevemente cobertos com filme plástico. Importante: ramos e folhas danificados recolhidos do solo devem ser queimados imediatamente. Em nenhum caso devem ser despejados em uma fossa de compostagem, uma vez que o fungo que permanece neles sobrevive com sucesso e, com o início dos dias quentes de primavera, é imediatamente ativado. Quaisquer doenças fúngicas e invasão de pragas de jardim são muito mais fáceis de prevenir do que se livrar de suas consequências mais tarde. É por isso que, ao cuidar de um arbusto de groselha, devem ser tomadas medidas preventivas.
No início da primavera, imediatamente após o derretimento da neve, os arbustos de groselha podem ser borrifados com líquido Bordeaux ou solução de ácido bórico a 1%. Este tratamento oferece proteção eficaz contra a antracnose e outras doenças fúngicas. No outono, quando a groselha perde completamente as folhas, o arbusto é tratado com uma solução de sulfato de cobre.
Para se proteger do oídio americano, de vez em quando você deve inspecionar as plantações em busca de folhas caídas e galhos danificados. As folhas e rebentos danificados são imediatamente cortados.
Para obter informações sobre como processar a groselha em junho-julho de pragas perigosas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.