O que pode afetar a podridão cinzenta e como lidar com ela?
Botrytis é uma palavra bonita, até poética. Mas, infelizmente, este não é o nome da cidade antiga e nem mesmo uma variedade de vinho, mas um fungo que pode destruir plantas silvestres e cultivadas. Em pessoas comuns - podridão cinzenta, o inimigo de morangos, groselhas, groselhas e muitas outras plantas. Além disso, o mofo aparece com mais freqüência durante o armazenamento da colheita ou transporte.
O que é isso?
A podridão cinzenta (Botrytis cineria) é causada pelo fungo Botrytis, um parasita de feridas. Escleródios e conídios encontrados em resíduos de colheitas no solo são apontados como a fonte da doença. Normalmente esta doença se manifesta em ambientes fechados, quando a umidade do gotejamento aparece nas partes mortas da planta. Primeiro, a doença ataca os brotos, depois as flores, a folhagem e os frutos de arbustos significativamente enfraquecidos.
Aliás, esse fungo desagradável, o bolor, pertence aos cogumelos superiores, ou seja, está na mesma categoria do boleto ou do cogumelo. Mas a podridão cinzenta não tem os mesmos benefícios para os humanos que os cogumelos citados acima. E também é perigoso porque por muito tempo esconde sua agressividade, e o jardineiro fica inativo. O bolor parece pouco atraente e também se alimenta de qualquer coisa. Esse comportamento do saprófito explica seu "amor" por serragem, tecido de algodão cru e vários resíduos orgânicos.
Se o fungo se instalar em um prédio residencial, você também não notará imediatamente. Mas assim que fica mais frio e úmido ali, é declarada a principal ameaça às flores caseiras. Ele também penetra na cozinha, "gerenciando" os armários e destruindo suprimentos. Ou seja, ele não mora apenas na estufa, no local como um todo, é um sério inimigo de toda a economia humana.
Curiosamente, no primeiro estágio, a planta não está desesperada após um ataque de botrytis. Ele, o fungo, encontra um ponto vulnerável na cultura e se liga a ele com uma substância mucosa. Isso não interfere em nada com a planta e não dá um sinal de que é hora de trazer um regimento de fitoncidas para a batalha. Enquanto o micélio está apenas ganhando força, o fungo se alimenta de tecidos de plantas mortas. Em seguida, vem um estágio mais agressivo: a podridão cinzenta libera muitos rebentos, que cavam ainda mais na planta. E esses sugadores começam a liberar ativamente enzimas que suprimem a imunidade da planta.
Junto com isso, finas e longas agulhas do fungo cavam na cultura afetada, projetadas para penetrar profundamente nas células vivas. Se houver açúcar suficiente no caldo da planta, o cogumelo só ganhará força, pois o bolor se alimenta de açúcar. Uma pessoa verá este ataque de podridão cinzenta com o aparecimento de uma mancha leve e úmida. Mas mesmo que não seja o fim, a planta ainda tem chance de lutar. Ou melhor, ficam com o dono, que viu apodrecer e rapidamente baixou a umidade (se possível), elevou a temperatura e organizou a entrada de ar fresco. Em casa e em uma estufa, é possível fazer isso. E muitas vezes isso é o suficiente para o insidioso Botrytis recuar.
A própria planta sabe se defender: a questão é se terá tempo para isso. Quando o fungo tiver comido todo o tecido morto, ele começará a atacar os vivos. Os ganchos o ajudam nisso, destruindo mecanicamente as paredes das células das plantas vivas. E aqui a cultura pode "se reunir" e derrubar muitos fitoncidas na podridão, então parte do fungo pode morrer e cair, e a outra parte junto com o fragmento de planta afetado.Ela, podre, está tão confortável - ela vai comer sua presa no chão.
Mas nem todas as plantas fazem isso, por vários motivos é impossível resistir sempre ao fungo. Existem colheitas enfraquecidas, existem espécies que são inicialmente instáveis à podridão cinzenta, então às vezes simplesmente não há chance. A perspectiva é obscurecida pelo fato de que Botrytis é um fungo onívoro.
O que é impressionante?
O agente causador da doença pode ficar muito tempo no local, comendo matéria orgânica, e o dono do local nem vai adivinhar. Mas, assim que a umidade do ar aumenta e a temperatura diminui, a probabilidade de as plantas contraírem a doença torna-se muito alta. Simplificando, a podridão cinzenta está à espera das condições certas para "atacar" girassóis, macieiras, ameixas, peras, etc.
Apenas as bagas, frutos ou raízes, cuja superfície já esteja danificada, podem ser afetados. Se, por exemplo, berinjela ou morango estão completamente inteiros, eles não têm medo da podridão cinzenta. Como não ter medo dela sentada no chão, alho inteiro e saudável, por exemplo. Existe até tal ditado - "um parasita de um cadáver quente", e é sobre podridão cinzenta. A princípio, o fungo se instala na área morta, e já a partir dela se desloca para o tecido saudável.
As flores também não resistem à doença: peônias, lírios, violetas, petúnias e floxes são freqüentemente afetados pela podridão cinzenta. As hortênsias, que estão na moda hoje, também têm medo dela. O repolho e a uva também são afetados pelo Botrytis. Sua doença afeta as raízes, ele já é considerado podridão kagat. As lavouras são mais vulneráveis na fase de enxertia, pois o fungo infecta tanto as mudas quanto a área de enxertia.
Causas de ocorrência
Um contexto adequado para o desenvolvimento da podridão cinzenta é o solo alagado, processamento de baixa qualidade e alta acidez. Se os proprietários não retirarem as folhas e frutos caídos a tempo, também aumenta o risco de fungos no território. Nas flores, a podridão geralmente aparece se houve um longo período de chuva, a temperatura caiu abaixo de +15 graus. O orvalho abundante também "ajuda" a apodrecer, e também o fator humano - isto é, o aumento da irrigação.
E mesmo que você retire as ervas daninhas prematuramente, há também o risco de formação de fungos. Se falamos de plantas de rua que habitam vasos e vasos, é possível que a formação de podridões esteja associada à rigidez do plantio e ao fato de a mistura de solo não se renovar há muito tempo.
Sintomas da doença
Quase todas as plantas cultivadas correm o risco de ser afetadas pelo mofo cinzento. Se estiver ventando lá fora, o risco só aumenta. Os sintomas para diferentes culturas são os seguintes.
- Tomates. O primeiro sinal é a detecção de manchas marrons, elas próprias secam rapidamente e o fruto começa a apodrecer. O assustador é que o fungo se espalha muito rapidamente para arbustos vizinhos, ainda saudáveis.
- Uva. Os primeiros esporos do fungo pousam em bagas maduras e aparecem com uma flor marrom fofa. Depois de alguns dias, todo o cacho vai secar. O fungo ataca as uvas mais rapidamente em climas úmidos e quentes.
- Morango. A flor cinza esbranquiçada pode ser usada para identificar o mofo nos morangos. A doença se espalhará com a mesma rapidez. O orvalho da manhã, as chuvas longas e o frio agravam a situação.
- Cenoura e beterraba. As culturas de raízes são geralmente atacadas por mofo nas áreas de armazenamento. A superfície das plantas é umedecida, elas amolecem visivelmente e o bolor cinza tenta cobrir toda a superfície.
- Pepinos. Nos caules e folhas aparecem manchas acinzentadas sem forma clara. Eles também podem se formar em flores. Se nenhuma medida for tomada, o fungo se transferirá para os frutos, eles apodrecerão e secarão.
- Repolho. O primeiro sinal é o dano aos pecíolos da folha na própria base. O bolor incha, acompanhado de pequenos pontos pretos.
- Legumes. A podridão se espalha com uma flor cinza ou verde-oliva. O fungo é especialmente impiedoso com essas plantações.
- Groselhas, groselhas. Em primeiro lugar, os rebentos de groselha são afectados por um fungo, depois as bagas. Eles rapidamente apodrecem e caem.Mas a groselha é mais resistente, embora também esteja sob ataque de podridão - que se manifesta por manchas marrons, transformando-se gradualmente em bolor negro.
- Cereja, cereja doce. Nesse caso, o fungo começa na fruta. Pelos crescimentos marrons e fofos, você pode determinar a doença. Então a doença se espalhará para os galhos, se tornará influxos, destrutivos para esta parte da árvore. O fungo prefere hibernar em frutos secos, por isso é tão importante retirá-los do local.
- Macieiras. O fungo se apodera dos frutos, o que leva à sua decomposição precoce. Se nada for feito, a podridão se espalhará pela madeira, infectará e começará a secar. Se você alimentar as árvores durante a estação de crescimento, a macieira ficará mais resistente à podridão cinzenta.
- Flores no jardim. Manchas marrons nas folhas crescem rapidamente de tamanho e se transformam em uma flor escura. Rachaduras-rugas começam a aparecer nas folhas e elas secam rapidamente. Quando o fungo se move para os botões, eles também morrem.
A inspecção regular das plantas da horta e da horta não é uma auto-admiração do proprietário pelo seu trabalho, mas sim um momento obrigatório no cuidado da colheita. Especialmente se o clima for favorável à atividade fúngica. Quanto antes o agrário se revelar para atacar, mais fácil será detê-lo.
Como tratar?
Você pode tratar plantas com drogas de lojas especiais, você pode usar métodos populares. UMA você pode escolher um tratamento de combinação em nome de um controle eficaz.
Drogas
Você pode encontrar fungicidas químicos e biológicos na loja. É lógico que a última opção ajudará a se livrar da podridão cinzenta com menos toxicidade do processo. Lista de medicamentos eficazes:
- para tomates, as opções adequadas são "Acrobat", "Euparen" e "Fundazol", "Switch";
- as flores do jardim ganharão vida após a aplicação do mesmo "Fundazol", e também "Flint", "Horus" (a pulverização só é possível antes e depois do pôr do sol);
- uvas podem salvar Cabrio-Top ou Basf AG;
- morangos (após a colheita) podem ser processados com "Horus" e "Strobi";
- árvores frutíferas e arbustos de bagas podem ser tratados com "HOM" ou líquido Bordeaux, "Fitosporin" (final do outono - após a frutificação, ou início da primavera);
- se o fungo também penetrou na varanda, atingindo as flores de interior, necessitarão de tratamento com "Teldor", "Horus EDG".
Uma das opções mais eficazes é a mistura de bordeaux. Mas você não pode usá-lo durante o amadurecimento da planta. E no início da primavera e no final do outono, as colheitas podem ainda não ter nada contra o que lutar.
Remédios populares
Existem alguns truques até mesmo no plantio de uma planta. Por exemplo, você pode salvar morangos da botrytis se plantá-los não com arbustos, mas com um tapete sólido. É imprescindível fazer caminhos entre as camas. Na primavera, os morangos são processados com o líquido bordalês, e no verão basta retirá-los em tempo hábil e destruir as plantas já infectadas com o fungo.
Quais remédios populares são considerados os mais eficazes?
- Solução de mostarda. 5 litros de água fervente requerem 50 g de pó. Esta mistura é infundida por dois dias. Antes de pulverizar as plantas afetadas, deve ser diluído com água um a um.
- Iodo. Uma composição semelhante à mostarda pode ser feita de iodo - 10 gotas por 10 litros de água. Insista por dois dias e dilua com água antes de usar.
- Alho. Envie 100 g de cascas de alho para um balde de água morna (cerca de 35-45 graus), e depois de um dia esta infusão pode ser usada.
- Sulfato de cobre, giz e cinzas. É necessária uma colher de chá de vitríolo, à qual se adiciona um copo de cinza de madeira e um copo de giz. Tudo isso é despejado em um balde d'água, e a cultura é tratada com uma solução.
- Bicarbonato de sódio e sabão. 4 colheres de chá de refrigerante (não mais, este componente é muito agressivo) são diluídas em um balde de água, um pouco de raspas de sabão em pó são adicionadas lá. Profilaticamente, a composição é usada uma vez por mês e meio, e se as plantas já estiverem com podridões, repetir o tratamento duas vezes por mês até que os sintomas desapareçam.
- Permanganato de potássio. Vai precisar de 3-4 g, é diluído em um litro de água em temperatura ambiente. A proposta é processar as plantas duas vezes ao dia, de manhã e à noite, durante uma semana.
- Solução de sabão de cobre. Combine 0,2% de sulfato de cobre e 2% de sabão em pó e leve para pulverizar plantas danificadas. Repita o tratamento após 2 semanas.
Se você quiser tentar superar a podridão cinzenta com os meios mais modernos, qualquer medicamento com esporos do fungo hiperparasítico Glyocladeum pode ser adequado para esse papel. Este microrganismo tem um excelente apetite por botrítis.
Medidas de prevenção
Você precisa cuidar da colheita antes mesmo de plantar as plantas. É por isso sementes e bolbos, antes de irem para o solo, são tratados com composições fungicidas adequadas. Geralmente são produtos à base de enxofre. Após a brotação das mudas, são borrifadas duas vezes com calda bordalesa, organizando-se um intervalo de 10 dias. E na terceira vez as plantas são pulverizadas somente após a colheita.
O que mais é importante para prevenir o mofo cinzento?
- A rotação de culturas é a parte mais importante da tecnologia agrícola, protegendo as plantas de uma variedade de doenças e fungos.
- Em tempo hábil, é necessário retirar do solo folhas, galhos, bagas e frutos, caules caídos e outras partes já inviáveis da planta.
- Muitas vezes temos que lutar contra pragas, mas essas são lagartas e mariposas, por exemplo, são capazes de morder frutas e se tornarão vulneráveis ao Botrytis. Portanto, as pragas não devem circular.
- Antes da colheita ir para o armazenamento, o local de sua "hibernação" deve ser completamente desinfetado.
- Durante a estação de crescimento, as lavouras não devem sofrer falta de potássio e magnésio, porque eles as ajudam a fortalecer suas defesas imunológicas.
- Seria bom plantar previamente no jardim plantas que emitem fitoncidas. Calêndula e capuchinha, mostarda e até mesmo malmequeres simples se dão bem com isso. No outono, o local deve ser desenterrado e as plantas com liberação ativa de fitoncidas são enterradas mais profundamente no solo. Na primavera, você pode plantar qualquer coisa neste lugar.
- Os residentes de verão iniciantes geralmente “pecam” ao usar fertilizantes de nitrogênio. Isso pode produzir massa verde abundante e engrossar o plantio. E se as bagas são sombreadas por folhagem densa, as frutas vão secar antes do tempo, respectivamente, rachar prematuramente e ficar vulneráveis à podridão cinzenta.
- As ervas daninhas devem ser removidas em tempo hábil. A capina é necessária para que as ervas daninhas não interfiram na movimentação do ar entre as plantas. Também evita que as frutas e inflorescências sequem prematuramente.
- De manhã, depois de o orvalho secar nas bagas, devem ser colhidas as bagas. Todos os infectados são removidos incondicionalmente e não permanecem no jardim ou no jardim. Os frutos devem ser colhidos com cuidado para não machucar ou prejudicar os saudáveis. É aconselhável resfriar o fruto colhido rapidamente de 0 a +10 graus para evitar que a doença se desenvolva na safra colhida.
- A cobertura morta também é uma boa maneira de prevenir a podridão cinzenta, limitando o contato da planta com o solo.
Se já houver podridão, é necessário salvar com urgência a colheita e, para evitá-la, está escrito acima o que fazer. Fungo não é uma frase, pode ser tratada. Haveria um desejo e uma abordagem competente!
O comentário foi enviado com sucesso.