O que é septoria e como lidar com isso?
Septoria ou mancha branca é uma das doenças fúngicas mais comuns. Afeta plantas silvestres e cultivadas. Qualquer jardineiro, confrontado com uma doença, muitas vezes fica perdido, sem saber como tratá-la.
No momento, existem muitos medicamentos e tratamentos alternativos para a septoria. Nem todos são muito caros, mas eficazes.
Descrição
Septoria é uma doença fúngica do gênero Septoria, que pertence à família Mycosphaerellaceae, que faz parte da ordem Capnodiales. Como mencionado anteriormente, a mancha branca pode infectar absolutamente qualquer planta, mas na maioria dos casos afeta as famílias dos Meatlikovs, Cereais, Legumes e Solanovyh.
Os sintomas da doença podem ser vistos quase imediatamente nas folhas da planta. Normalmente, são manchas brancas com uma borda preta. A cor das manchas e das bordas pode ser diferente, pois depende do tipo de patógeno e do tipo de planta.
A doença geralmente parasita quando há condições normais para o desenvolvimento de esporos: clima quente, umidade elevada. O fungo parasita plantas enfraquecidas que podem já ter sido afetadas por alguma outra doença. Se o tratamento não foi iniciado a tempo, a mancha septória também se espalhou para as folhas saudáveis da planta. A mancha branca é especialmente perigosa para tomates, trigo, uvas.
No primeiro estágio da septoria, aparecem pequenos pontos claros que mal são visíveis a olho nu. No segundo estágio, aparecem uma borda preta e pequenos pontos pretos que afetam quase todas as partes da planta: das folhas ao sistema radicular.
Sinais de mancha branca:
- a formação de manchas cinza-esbranquiçadas em toda a superfície do limbo foliar;
- o aparecimento de pontos pretos ao redor das manchas;
- murcha e secagem rápida das folhas danificadas.
Se não for tratada, a planta perde rapidamente a vitalidade, podendo até morrer, pois o fungo passa muito rapidamente para o caule e sistema radicular. A doença é muito comum em hortas.
Razões para o aparecimento
A causa da ocorrência são os esporos do gênero Septoria. Eles sempre se desenvolvem em boas condições climáticas (temperaturas de 10 a 20 graus e alta umidade). Septoria é a causa da morte e do enfraquecimento de muitas plantas. Assim, no tomate, a princípio aparecem pequenas manchas de cor marrom acinzentada. Posteriormente, cobrem gradualmente toda a lâmina foliar. Normalmente, a infecção do tomate começa nas folhas velhas mais baixas, aumentando gradualmente e infectando os rebentos jovens. Se a lesão for muito forte, as folhas podem mudar não só a cor, mas também a forma: elas se enrolam. Como mencionado anteriormente, na ausência de tratamento, ocorre a morte do tomate.
A septoria nas espigas do trigo de inverno é uma das doenças mais comuns. Sempre se desenvolve em tempo chuvoso. Extensas manchas amarelas aparecem nas hastes, que gradualmente se transformam em marrom, cinza e preto. A planta seca muito rapidamente e para de se desenvolver. A doença reduz significativamente a produção de trigo, pode destruir plantações inteiras... Para evitar o aparecimento de septórios, os agrônomos tratam previamente as safras de grãos com produtos químicos especiais. A Septoria costuma pousar nas folhas da groselha.
Normalmente, a doença passa em 2 fases: precoce (em março-maio) e maciça (no meio do período de verão)... Os cogumelos danificam as lâminas das folhas muito rapidamente, por isso é importante monitorizar constantemente o estado dos arbustos. Além do clima chuvoso, plantações densamente plantadas também podem afetar o desenvolvimento do fungo. Pontos pretos quase imperceptíveis aparecem nas folhas enfraquecidas inferiores, que rapidamente passam para as folhas saudáveis. Caules e arbustos inteiros são gradualmente infectados.
Quando surgem os primeiros sinais da doença, é importante iniciar o tratamento com urgência, monitorar constantemente o estado dos arbustos e, se necessário, aparar os arbustos danificados. Como medida preventiva, a cada temporada vale a pena tratar as plantas com produtos químicos especiais. Mancha branca de pepinos sempre ocorre devido a cuidados inadequados, em particular, rega. É importante observar o correto sistema de rega, afrouxamento e ventilação.
O patógeno também pode afetar as folhas de groselhas, framboesas, soja, girassóis, roseiras. Para evitar que a doença atinja a planta, é importante realizar o tratamento preventivo em tempo hábil.
Tratamento
Se ocorrer septicemia, é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível. Nos estágios iniciais, não será difícil curar a doença, e a planta permanecerá forte e saudável. Jardineiros experientes conhecem muitos métodos de tratamento, desde remédios populares a boas drogas profissionais.
Fundos adquiridos
Se não for possível preparar medicamentos por conta própria, você sempre pode usar a ajuda de medicamentos armazenados.
- "Ábaco". Derivado do grupo dos fungicidas, o país de origem é a Alemanha. O medicamento geralmente é aplicado durante o período de crescimento da planta. Como o "Abacus" é uma preparação de dois componentes, ele é aplicado na planta danificada 2 vezes. Além de prevenir e tratar septórios, o medicamento também protege contra outras doenças fúngicas, além de aumentar a produtividade das plantas, aumenta a resistência ao estresse e permite maior penetração de nitrogênio no sistema radicular.
- "HOM"... É um tanto semelhante em ação ao sulfato de cobre. A preparação também contém um fungicida. Para se obter uma solução, 30 gramas do medicamento são despejados em 10 litros de água. Todas as plantas são tratadas com um produto recém-preparado. Este medicamento pode ser usado tanto para tratamento quanto para prevenção. A ação do remédio é suficiente para cerca de 4 semanas. "HOM" não pode ser usado durante a floração, pois prejudica não só as plantas, mas também os insetos que as polinizam. Algumas semanas antes da colheita, é necessário interromper o tratamento com o medicamento.
- "Agat 25-K"... O medicamento também pertence ao grupo dos fungicidas. Foi produzido e registrado em 2016 sob a orientação de cientistas de dois países: Rússia e Ucrânia. O medicamento geralmente é usado para o tratamento de cereais (trigo, soja). Eles são tratados com um produto uma vez durante a estação de crescimento, a composição também é adequada para uma estufa. A ferramenta é altamente eficaz e protege contra grupos inteiros de doenças fúngicas.
- "Akanto Plus 28". Agente altamente eficaz contra septoria. É eficaz em qualquer estágio da doença. Foi desenvolvido por agrônomos suíços em 2015. É capaz de proteger contra outras doenças fúngicas, portanto, com uma única aplicação, não só protegerá a planta, mas também aumentará significativamente o rendimento.
- Sulfato de cobre. Esse remédio é eficaz durante a estação de crescimento. 10 litros de água são adicionados a 100 gramas da substância. Tudo é bem misturado e as plantas afetadas são regadas. Vale ressaltar que você precisa processá-lo uma vez, e a solução é preparada apenas 1 vez. No futuro, ele perde sua eficácia. É desejável realizar esse tratamento para plantas em uma estufa.
- Thanos... Outra droga muito eficaz. Projetado para processar qualquer tipo de planta. Para diluição em 10 litros de água, bastam 6 gramas do medicamento.Eles também são tratados com ele durante a estação de crescimento, uma vez por estação. A única desvantagem dessa ferramenta é o preço alto.
- Líquido bordeaux. No tratamento da septoria, geralmente são usados fungicidas e preparações de cobre. O cobre ajuda a prevenir doenças fúngicas, acelerar o crescimento, aumentar a produção e resistir a vários microorganismos patogênicos. Para obter um líquido, é necessário misturar sulfato de cobre, cal viva em partes iguais e, em seguida, despejar 10-15 litros de água. Misture tudo bem e processe a planta até a floração. Este medicamento tem um efeito de curto prazo, portanto, as plantas devem ser tratadas cerca de 4-5 vezes por temporada.
- Planriz. Um produto biológico que consiste em bactérias benéficas do solo. É usado apenas para o tratamento de sementes antes do plantio. Uma pequena quantidade do medicamento é despejada com água, misturada, deixa-se fermentar um pouco e as sementes são embebidas na solução de acordo com as instruções. Em seguida, as sementes são plantadas no solo preparado.
Métodos tradicionais
Também se pode tratar uma planta em casa com métodos folclóricos, para isso basta conhecer algumas medidas de controle e manejar com habilidade tanto as plantas já adultas quanto as mudas.
- Solução de iodo. Considere uma receita popular incomum para uma solução de iodo, que não apenas combate efetivamente fungos e infecções, mas também acelera o processo de amadurecimento dos frutos do mato. Portanto, prepare 1 litro de leite desnatado sedimentado, 10 litros de água e 20 gotas de iodo. Misture tudo e pulverize os arbustos após a floração uma vez por semana.
- Decocção de cavalinha. Para manter a imunidade dos arbustos, espigas e folhas das plantas, os especialistas usam uma decocção de cavalinha. Para preparar o caldo, você precisa ferver 150 gramas de rabo de cavalo fresco em 1 litro de água (em fogo baixo por 30 minutos). Em seguida, coar o caldo e diluir em 5 litros de água. Você precisa pulverizar os arbustos após o pôr do sol uma vez por mês.
- Solução de alho... Forma uma película nas folhas que protege contra os esporos. Uma infusão de alho é preparada com 10 cabeças de alho picadas em mingau e um litro de água morna. A mistura é infundida por 2 horas, depois diluída em um balde de água e deixada por um dia em local escuro. A solução resultante é filtrada, despejada em um pulverizador e as áreas afetadas são tratadas. É necessário borrifar toda vez que o filme ficar mais fino.
- Solução de sabão. Rale meia barra de sabão em pó e dissolva em um balde de água morna. Trate as folhas afetadas. É muito importante inspecionar diariamente os arbustos da planta: se as manchas brancas não desaparecerem, vale a pena recorrer a preparações químicas.
- Solução salina. Dissolva cerca de 2 copos de sal em 10 litros de água, misture tudo bem. Esta solução pode ser usada para tratar a planta nos estágios iniciais, quando apenas pequenas manchas foram percebidas nas folhas.
Profilaxia
Para evitar que a septoria incomode as plantas, o jardineiro precisa se lembrar de algumas regras.
- A planta deve ser plantada em local adequado. Deve ser suficientemente ventilado. É muito importante encontrar um lugar que tenha sombra e sol. Então, nem uma única doença fúngica afetará definitivamente a planta.
- Para evitar que o excesso de umidade fique estagnado no solo, ele deve ser constantemente afrouxado... Isso não apenas protege contra fungos e outras doenças, mas também satura o sistema radicular com uma quantidade suficiente de oxigênio.
- A cobertura é muito importante para qualquer planta.... Se você não aplicar vários fertilizantes, ele rapidamente se tornará letárgico e enfraquecido, o que levará ao desenvolvimento de várias doenças e à morte. Para evitar que isso aconteça, a cobertura deve ser aplicada não só na primavera, mas durante toda a estação, enquanto a planta dá frutos.
- Em ferramentas de jardim, vários microrganismos muitas vezes se acumulam, portanto antes de cavar ou afrouxar, é imperativo tratar a ferramenta com uma solução química especial.
- O lixo no site definitivamente não é o lugar... Além de poluir o meio ambiente, também acumula diversos microorganismos patogênicos que podem entrar facilmente na planta.
- Vale a pena monitorar constantemente as condições da planta.... O fato é que mesmo arbustos e folhas saudáveis e de aparência forte podem ser afetados pelo fungo. Se não for notado a tempo, a planta provavelmente morrerá, por isso é importante verificar o estado das lâminas das folhas todos os dias.
- Na primavera e no outono, é imperativo cortar o excesso de caules, botões e folhas. Isso proporcionará o desenvolvimento de novos brotos, mais saudáveis e fortes.
- Como medida preventiva, vale a pena tratar periodicamente todas as plantas com produtos químicos. Isso protegerá contra a penetração de qualquer tipo de doenças fúngicas.
As medidas agronômicas adicionais são as seguintes.
- Sanitização... Para evitar o desenvolvimento de septórios em caules e arbustos saudáveis, as partes danificadas devem ser removidas imediatamente e cortadas tratadas com cal virgem diluída.
- Cuidar do solo ao redor da planta. Esta é a limpeza do outono e a destruição das folhas caídas, nas quais permanece a forma invernal dos patógenos.
- Substituição de arbustos infectados por novos... As estacas devem ser cortadas do terço superior da parte aérea, pois essa parte não é afetada por fungos.
Jardineiros experientes recomendam escolher variedades de plantas de alta qualidade que são resistentes a vários tipos de doenças fúngicas. Todas as sementes e mudas devem ser pré-tratadas e tratadas para profilaxia. Nesse caso, você pode colher uma rica colheita e deixar as plantas fortes e saudáveis. Septoria é uma doença grave para qualquer planta. Se o jardineiro não notar o dano a tempo, os arbustos e caules podem morrer.
Remédios populares comprovados e produtos químicos desenvolvidos por agrônomos avançados ajudarão a realizar não apenas medidas preventivas, mas também tratamentos complexos.
O comentário foi enviado com sucesso.