Por que a ferrugem apareceu nas folhas e o que fazer?

Contente
  1. Visualizações
  2. Razões para o aparecimento
  3. Tratamento
  4. Medidas preventivas

A ferrugem é uma doença fúngica comum que afeta plantas silvestres e domésticas. Se não forem tomadas medidas a tempo de combater esta doença, ela pode destruir completamente a cultura.

Visualizações

Existem várias variedades desta doença que afetam diferentes culturas.

  • Pepinos. Essas plantas adoecem em condições de alta umidade e baixas temperaturas. Tanto os pepinos em estufa quanto aqueles que crescem em terreno aberto podem sofrer. A folhagem e os caules das plantas doentes são cobertos de manchas marrons. Quanto maior a umidade interna ou externa, mais rápido a doença se desenvolve. Se você não se livrar das partes infectadas do arbusto a tempo, as consequências podem ser muito tristes. As plantas morrem dessa doença em um período bastante curto.

A ferrugem se desenvolve com a mesma rapidez em tomates, pimentões e todas as sementes de abóbora.

  • Coníferas. Esta doença pode afetar não apenas as agulhas, mas todas as partes aéreas da árvore. A superfície dos galhos, do tronco e até dos cones é coberta por manchas, que acabam se transformando em crescimentos volumosos. Na primavera, eles começam a rachar. Durante esse tempo, feridas superficiais se formam na superfície da árvore. Ao mesmo tempo, os esporos do fungo se espalham pelo ar, infectando árvores e outras plantas que crescem nas proximidades.
  • Roses. As flores do jardim sofrem de doenças fúngicas com bastante frequência. Manchas marrons geralmente aparecem na folhagem. No início, eles só podem ser vistos nas brotações. Em seguida, eles aparecem na folhagem. Com o outono, essas manchas escurecem.

Se você não começar a lutar a tempo, essa doença se manifestará com renovado vigor na primavera. Nesse caso, será muito mais difícil tratar as plantas.

  • Peônias. Essas plantas desenvolvem ferrugem no verão. Após a floração, aparecem manchas cinza-amareladas na superfície da folhagem, que crescem com o tempo. Posteriormente, preenchem toda a parte inferior das folhas. Quando isso acontece, as folhas começam a enrolar e secar. O arbusto agora parece muito ruim e depois morre completamente. Ao mesmo tempo, os esporos do fungo se espalham ainda mais.
  • Peras. Os primeiros sinais de uma doença nas árvores são o aparecimento de manchas amarelas na folhagem. Isso geralmente acontece no meio da primavera. No futuro, a ferrugem se espalha para os brotos e frutos. O pico da doença ocorre no outono. Neste momento, as formações tornam-se mais escuras e volumosas. No mesmo período, plantas vizinhas são infectadas.
  • Macieiras. Essas árvores frutíferas também costumam estar enferrujadas. As manchas aparecem principalmente nos brotos e na folhagem jovem. Pontos amarelos se formam na parte inferior. O topo da folhagem é coberto por listras enferrujadas ou formações mais elevadas. Em locais onde os esporos se acumulam, aparecem crescimentos escuros.

Com uma infecção forte, os brotos das macieiras começam a secar e a casca começa a rachar. A doença se manifesta da mesma forma em ameixas e cerejas.

  • Groselha. Nas groselhas, uvas e groselhas, as manchas de ferrugem aparecem logo no início da primavera, durante a abertura das folhas. De cima, a folhagem é coberta por manchas amarelo-alaranjadas. No futuro, a doença interfere na formação dos frutos nos arbustos. Se as plantas adultas e frutíferas estiverem doentes, as bagas nelas murcham rapidamente e caem.
  • Framboesas. Os arbustos são propensos a enferrujar em condições de alta umidade. Isso geralmente acontece em maio. Nesta época, a folhagem está coberta de manchas marrom-avermelhadas. Úlceras cinzentas aparecem nos brotos. No outono, eles se transformam em uma densa floração cinza-escura.Os arbustos enferrujados dão frutos muito mal e secam rapidamente.
  • Morango. É muito fácil notar o aparecimento de ferrugem nos morangos. Neste momento, manchas vermelho-violeta brilhantes se formam na folhagem. Com o tempo, eles mudam de cor e ficam marrom-escuros. No futuro, a folhagem do morango seca.

Com uma infecção forte, o rendimento dos arbustos diminui e o sabor das bagas deteriora-se significativamente.

  • Cenoura. Nas cenouras, a ferrugem afeta os topos. Manchas amarelo-acastanhadas aparecem nele. Eles crescem muito rapidamente. A folhagem e os caules das cenouras ficam castanhos e secos nesta altura. As cenouras afetadas ficam muito pequenas e enrugadas.
  • Cebola. As cebolas geralmente infeccionam em tempo chuvoso. Após uma chuva prolongada, pequenas ondas marrom-alaranjadas se formam na superfície das penas. Eles são organizados em grupos. Gradualmente, essas almofadas de esporos ficam pretas.

As verduras das cebolas enfermas secam muito rapidamente e as cabeças que ficam no subsolo tornam-se menores.

  • Alho. Esta planta é freqüentemente afetada pela ferrugem. No estágio inicial, os verdes são cobertos por manchas amarelas em relevo. No futuro, tubérculos avermelhados se formam neles. Com o tempo, eles ficam pretos.

Se as plantas infectadas não forem removidas da área, os esporos dessas plantas se espalharão rapidamente pelo ar, infectando seus vizinhos.

  • Plantas de casa. A ferrugem da folha e do caule afeta muitas flores de interior. Manchas amarelas claras aparecem em sua superfície. Neste momento, almofadas de esporos ovais podem ser encontradas na parte inferior da folhagem.

Se você não começar a tratar as flores caseiras a tempo, elas começarão a murchar e morrer rapidamente.

  • Cereais. A ferrugem afeta todos os tipos de plantações. Mas na maioria das vezes o trigo marrom sofre com isso. As plantas rapidamente ficam cobertas de pequenas manchas marrons. A doença afeta negativamente o sabor dos produtos feitos de grãos.

Em geral, a ferrugem é igualmente perigosa para todas as plantas do jardim e da horta. Portanto, esta doença deve ser levada a sério.

Razões para o aparecimento

Como outras doenças fúngicas, a ferrugem aparece em locais com alta umidade. Ela se desenvolve mais rapidamente nos verões quentes e chuvosos. Mas existem outras razões para o aparecimento desta doença.

  1. Territórios imundos. Os esporos de fungos freqüentemente permanecem nas folhas caídas ou nos galhos quebrados. Para evitar a propagação da doença, o local deve ser limpo de todos os restos de plantas. Os restos de plantas doentes devem ser queimados ou retirados do local.
  2. Alimentação incorreta. Tanto a falta de fertilizantes quanto seu excesso podem prejudicar as plantas.
  3. Falta de potássio. Este elemento aumenta a resistência das plantas a várias doenças, incluindo a ferrugem.

O principal perigo dessa doença é que seu patógeno pode se adaptar facilmente ao frio. Portanto, mesmo que pareça a uma pessoa que já derrotou a doença, na primavera ela pode retornar ao local com renovado vigor.

Tratamento

Para curar plantas infectadas com ferrugem, jardineiros e jardineiros usam uma variedade de medicamentos.

Produtos químicos

Os produtos químicos ajudam a lidar com a doença mais rapidamente. Vale a pena prestar atenção aos medicamentos a seguir.

  1. Mistura de bordeaux. É um dos fungicidas mais populares do mercado. É usado não só em caso de infecção de plantas, mas também para profilaxia. Normalmente, as plantas no local são tratadas com mistura de bordeaux duas vezes por ano. Na primavera, uma solução de fungicida a 3% é usada, no outono, um produto a 1% é usado.
  2. Pico da Abiga. Esta preparação é adequada para o tratamento de plantas e flores de jardim. Ele contém cobre. Portanto, atua com o mesmo princípio do líquido bordalês. É comum pulverizar várias vezes as plantas infectadas. O processamento é realizado em intervalos de duas semanas.
  3. "Topázio". Este medicamento de ação rápida permite que você enfrente a doença rapidamente. Você precisa usá-lo seguindo as instruções. A dosagem do produto para o controle da ferrugem nas diferentes plantas é diferente. O topázio não pode ser combinado com outros produtos químicos.
  4. Strobe. Este remédio também é usado para combater e prevenir a doença. O produto pode ser alternado com outros fungicidas. Recomenda-se usá-lo para usinas de processamento em seu site, no máximo três vezes por temporada.
  5. Fitosporin. É um fungicida biológico de qualidade que pode ser usado em todas as fases de desenvolvimento das plantas. A droga é usada tanto em estufa quanto em campo aberto.
  6. "HOM". Este medicamento é considerado um dos melhores. Não faz mal às pessoas, mas ajuda a combater rapidamente o fungo. O produto pode ser usado em combinação com outros removedores de ferrugem.

Todos os produtos químicos devem ser utilizados de acordo com as instruções, não esquecendo os equipamentos de proteção individual. Não processe plantas se houver animais ou crianças pequenas nas proximidades.

Receitas folclóricas

Os remédios populares são freqüentemente usados ​​para combater a ferrugem. Como regra, os jardineiros e jardineiros escolhem os seguintes produtos para o trabalho.

  1. Sérum. Este produto é diluído em água na proporção de 1 a 10. Você pode tratar arbustos, árvores ou flores com esta preparação imediatamente após a preparação. O produto não só ajuda no combate a doenças fúngicas, mas também serve como excelente nutrição para as plantas. Portanto, o tratamento ajuda a tornar as plantas mais saudáveis ​​e mais resistentes a outras doenças.
  2. Estrume. Verbasco podre é usado para plantas de processamento. É combinado com água na proporção de 1 para 3. Em seguida, o produto é infundido em água por três dias. Depois disso, o produto é usado para borrifar os arbustos. Isso geralmente é feito à noite.
  3. Soda. Este produto é seguro para plantas. Preparar uma solução à base de refrigerante é muito simples. Para fazer isso, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de chá de sabão líquido ou detergente lava-louças. Esses componentes são interligados e despejados com cinco litros de água. Em seguida, adicione uma colher de sopa de óleo de girassol e um comprimido de aspirina ao recipiente. O conteúdo é misturado novamente e, em seguida, usado para pulverizar as plantas. O site é tratado com uma solução semelhante várias vezes. O intervalo entre os procedimentos é de 10 dias.
  4. Infusão de ervas. Para a preparação deste produto, as ervas daninhas verdes são esmagadas e colocadas em um recipiente. Em seguida, as verduras são derramadas com água quente. O conteúdo do barril é infundido por vários dias, mexendo ocasionalmente. Em seguida, o produto é filtrado em gaze e usado no tratamento de plantas em uma folha.

Todas essas ferramentas ajudam a lidar com a doença nos estágios iniciais da infecção da planta. Eles também podem ser usados ​​para o tratamento preventivo do local, uma vez que não prejudicam em nada as plantas.

Medidas preventivas

Prevenir a ferrugem é muito mais fácil do que curar plantas doentes. Portanto, jardineiros e jardineiros são aconselhados a tomar medidas para evitá-lo.

  1. Escolha variedades resistentes a doenças fúngicas para o plantio. Hoje em dia, você pode encontrar essas variedades de árvores, arbustos e outras plantas em muitas lojas.
  2. Plante em áreas ensolaradas protegidas de ventos frios. Todos eles devem estar localizados a uma distância suficientemente grande uns dos outros. Afinal, as plantas em plantações espessas ficam doentes com muito mais frequência.
  3. O alagamento da terra não deve ser permitido. Se o verão for chuvoso, as plantas não são regadas.
  4. O controle de pragas é importante durante os meses mais quentes. Afinal, os insetos podem se tornar distribuidores de esporos de fungos. Na maioria das vezes, a doença é transmitida pelo pulgão comum. Portanto, não deve ser permitido que apareça no site.
  5. Alimente as colheitas com competência. Os fertilizantes de nitrogênio geralmente são usados ​​apenas na primavera e no início do verão.No resto do tempo, as plantas são alimentadas com alimentos ricos em potássio e fósforo.
  6. No início da primavera, recomenda-se que as plantas sejam tratadas com fungicidas. As árvores nesta época são caiadas de branco com cal apagada. Uma pequena quantidade de sulfato de cobre é geralmente adicionada a ele. Esse tratamento ajuda a proteger as plantas não só da ferrugem, mas também de outras doenças comuns.
  7. Para plantar em seu local, você deve escolher material de plantio saudável. Mudas e mudas devem ser compradas em lojas ou viveiros confiáveis. Ao podar e replantar plantas, use ferramentas desinfetadas. Eles podem ser processados ​​com uma solução fraca de permanganato de potássio.
  8. No outono, o local deve ser cuidadosamente limpo. Todos os resíduos vegetais devem ser destruídos. É aconselhável desenterrar o local após a colheita. Isso ajuda a matar os esporos de fungos que podem hibernar no subsolo.

Em geral, lidar com a ferrugem não é tão difícil quanto parece à primeira vista. O principal é não iniciar esta doença e utilizar os métodos corretos de tratamento.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário